Ferrari em… Como perder uma posição

Não é forma de satirizar o erro que a Ferrari mais uma vez cometeu com Massa no domingo, mas mostrar algo que todos já sabemos: A Scuderia é extremamente fraca quando o assunto é troca de pneus nos boxes e sentiu da pior forma o que isso significa em Nürburgring, onde jogou fora a defesa que Felipe excerceu sobre Vettel em um erro bobo.

A porca saiu voando na minha frente e eu saí acompanhando a porca. […] Foi uma boa corrida, pena o que aconteceu no final.

Foram essas as palavras de Felipe quando, após sair do carro, sentiu mais uma vez a falha chave da Ferrari na última volta do GP da Alemanha. A história é simples: Era a última volta e, por força do regulamento, Vettel e Massa precisavam parar. A vantagem do RB7 em pista era clara, mas o heróico é que Felipe conseguia segurar um “não tão preocupado em passar” Vettel.

Mas, em poucos segundos, o quarto lugar que Massa viria a conquistar (sua melhor posição no ano) foi apagado por este erro dos mecânicos de Maranello, que viram Vettel, que havia entrado colado em Massa nos boxes, passar para o 4º lugar.

Ao contrário do que muita gente opina por aí, não acho nem um pouco que a Ferrari prejudique massa de propósito. Mesmo com Alonso na frente, seria uma atitude realmente desleal tirar o quarto posto de Massa em benefício de… Vettel? É, a Ferrari nunca faria isso para ajudar Alonso, até porque mesmo o que ocorreu aumentou em dois pontos a vantagem de Sebastian para Alonso no campeonato do que ela poderia ser agora.

O ponto é: A Ferrari era constantemente (mesmo que com maior frequência no caso de Massa) e isso poderá custar uma série de resultados no futuro. Se por algum milagre Alonso chegar com chances de título no Brasil, 1 ponto atrás de Vettel, o replay de hoje se Fernando fosse Felipe seria catastrófico.

Em suma, se reparado isso, a Ferrari poderá coletar mais frutos dos seus acertos.

11 pensamentos sobre “Ferrari em… Como perder uma posição

  1. Onde foi parar o perfeccionismo da Ferrari na era Schumy? Sim, concordo que a Ferrari não cometeu esse erro de propósito com Felipe. Mas temos que pensar não só nos pilotos atuais, como aqueles que virão. Já pensou, vacilarem assim com o simpático Peres, com Sebastian ou qualquer um que tenha “coragem” de ir para lá, rs. O que eu quero dizer é que a imagem da Ferrari de “equipe dos sonhos” pode acabar com essas lambanças!

  2. Eu sou brasileiro, mineiro, churrasqueiro, skolzeiro, motoqueiro, rancheiro, trabalhador com carteira assinada e sempre fico de olho pra ver se no fim de semana tem corrida de F1, fico buscando aquela grande alegria de outros velhos e bons tempos quando corrida de F1 éra garantia de espetáculo e não rara as vezes um compatriota levantava o caneco e o Velho Mundo tinha que aceitar(nem sempre o fez de bom gosto), um tupini no alto do pódio, emoção somente comparada com uma vitória do timão. Confesso que tinha um test drive já agendado em uma concessionária da fiat, eu iria testar e apresentar a minha familia o novo uno em uma segunda Feira. Acontece que no domingo, aquela “ordem” vinda dos boxes de que o Alonso estava mais rápido que meu compatriota, e cujo resultado todos sabem, me tirou do sério, me deixou perplexo, nervoso e humilhado, reuni a familia e anunciei que o test drive tava cancelado, recebi apoio de todos, desde os vizinhos até os amigos do trabalho,também da turma do futebol, da galera do churrasco e inclusive da Dª Emiliana, minha sogra. Tivemos conhecimento de que assim como eu, várias pessoas também tiveram esse comportamento, não com só com a Fiat, mas também com um certo banco, pois o fato é que além de tudo o que somos, também somos consumidores, e isto faz a diferença. Se a F1 e em especial a Ferrari não levarem tal fato em consideração, terão um futuro negro com possibilidade de ventos fortes e furacoes Indys vindo direto dos EUA. Grande abraços a todos. Obrigado pelo espaço.

    • Seja bem-vindo ao blog Drezzito.

      Compartilho seu comentário mas também opino que a F1 não tem somente graça com pilotos brasileiros em chances de vitória – É preciso entender que em uma imensidade de países e pilotos com dinheiro e também talento estão surgindo.

      Não se pode esquecer que no ano passado tivemos quatro brasileiros no grid, e que três deles não tenham um carro ‘de ponta’ não significa que sejam invisíveis em pista. Mas é claro, a estadia na F1 é difícil e isso se sente na pele aqui na Argentina, que está sem um piloto faz 10 anos – e que foi demitido.

      O Brasil tem um piloto na Ferrari, outro na Williams, as duas equipes mais clássicas da F1 ao lado da McLaren, ambos tem vitórias, Poles e pelo menos um vice-campeonato na conta. Se a realidade deles for outra hoje, é outra história, mas nem sempre se pode pedir tudo.

      Sobre a Ferrari, ela nunca irá entrar em um futuro negro, e isso fica bem claro a cada pressão de Montezemolo e decisão da FIA, ou a história dela e as vendas de carros. Porque não creio que ninguém que frequente o blog possa comprar uma.

      • drezzito, o problema para se achar um piloto realmente competitivo no Brasil, vem junto com o PAItrocinio, a ultima possibilidade, de algum brasileiro conseguir entrar neste mundo, caro e competitivo. A infelicidade dessa ação, vem do fato, que nem sempre quem tem um bom paitrocinio é um piloto de qualidades acima da média, o que nos leva a sofrer, com a falta de gente mais qualificada, já que muito dinheiro não é sinonimo de qualidade final do “produto”. Em todas as categorias do automobilismo no Brasil de hoje, eu não vejo nenhum “peladeiro”, aquele, que se torna um Pelé, Garrincha, etc……. As montadoras no Brasil, que comprovadamente vendem os carros mais caros do mundo, investem muito pouco na formação de pilotos brasileiros, talvez, para sobrar mais para sustentar as suas fabricas deficitarias no resto do mundo. .

  3. É impressionante o que a Ferrari erra de pit-stops, ainda que nas duas ultimas corridas estavam melhores, mas pra não fugir da regra erraram denovo na Alemanha. Isso acaba com uma boa corrida de um piloto, e pode fazer muita diferença.

  4. Galera, a Ferrari reconheceu o erro que cometeu com o Felipe no pitstop do último GP da Alemanha (http://grandepremio.ig.com.br/formula1/2011/07/27/ferrari+admite+falha+na+alemanha+e+diz+que+trabalha+para+melhorar+pit+stops+10467699.html). Através de seu chefe de opereações de pista, Diego Ierno. Ok, isso não dá certeza de que os pitstops vão melhorar, que é do interesse de todos na Ferrari, mas é bom ver o gesto de humildade da escuderia.
    Para encerrar, uma notícia positiva: o engenheiro de Felipe, Rob Smedley, juntamente com sua esposa, Lucy, vão participar de um evento em favor da Zoe’s Place Baby Hospices, e de um leilão para ajudar essa instituição que atende crianças em estado terminal (http://grandepremio.ig.com.br/formula1/2011/07/26/engenheiro+de+massa+comanda+leilao+para+ajudar+bebes+em+estado+terminal+10467684.html).
    Abraço para todos!

  5. Bolão, contagem não oficial, qualquer erro ou duvida avisar o Tomás, URGENTE!!!

    No Pódio:
    * 1. Crizan,413
    * 2. Claudio,390
    * 3. Geovani Aparecido de Brito,364

    * 4. David Matheus,352
    * 5. Marcelo Andrade,329
    * 6. Fernando Barreto,329
    * 7. Vitor Barbosa,315
    * 8. Nastassja Almeida Febras,314
    * 9. Mac,314
    * 10.Lucas Ferreira,302
    * 11. Elton de Oliveira,296
    * 12. Alex Bogardden,289
    * 13. Maria C Barbosa De Almeida,286
    * 14. Edgard,277
    * 15. Altair Cordeiro,272
    * 16. Jocimar,269
    * 17. Roberto Seabra,261
    * 18. J. Floriano,260
    * 19. Débora Longen,258
    * 20. Hugle,258
    * 21. Rochester,256
    * 22. Juliano,242
    * 23. Rafael McL 2010-11 ,241
    * 24. Vitor Alves,235
    * 25. André,232
    * 26. Jobson,230
    * 27. Viktor,219
    * 28. William Cairo M. Pires,215
    * 29. Lucimara G. Cardoso de Brito,209
    * 30. Leandro Penaquini,209
    * 31. Domingos Lins,195
    * 32. Mauricio,191
    * 33. Edgas Mutute,187
    * 34. Dylan Almeida Febras,186
    * 35. André/Pira,185
    * 36. Paulo Patullo Neto,179
    * 37. Alcides Tavares Araújo,178
    * 38. Carlos Roberto,177
    * 39. Everton Ferreira,177
    * 40. Geraldo Catel Junior,177
    * 41. Raphael Ângelo,175
    * 42. Willian Ferreira,174
    * 43. Newton Velloso,173
    * 44. Lucas Desiderato,171
    * 45. Ester,170
    * 46. Renato Gouveia,159
    * 47. MCD,158
    * 48. Cassius Clay Regazzoni,149
    * 49. Hudson,143
    * 50. Will,136
    * 51. Davi Antunes da Costa,133
    * 52. Lucas – SJC,127
    * 53. Vito,126
    * 54. Élton,122
    * 55. Diego Trindade,105
    * 56. Luiz,97
    * 57. Edson Basilio Ladeira Carvalho,97
    * 58. Léo Henry,96
    * 59. Leonardo Felix “Latino Heat”,95
    * 60. Luiz Arthur,94
    * 61. Guilherme Rovida,90
    * 62. Valtinho,90
    * 63. Leandro Vascon,73
    * 64. KBK,72
    * 65. Victor Albergaria,65
    * 66. Willian Rochadel,65
    * 67. Francis Junior,63
    * 68. Osias Neves Carvalho,60
    * 69. Jorge Schroter,47
    * 70. Gabriel Pogetti Junqueira,42
    * 71. Cruz calvario,42
    * 72. Daniel Machado,38
    * 73. Vinicius Nogueira de Sena,37
    * 74. Fábio Carlos,33
    * 75. Aluisio,33
    * 76. Betosimas,30
    * 77. Marcos Gonçalves,30
    * 78. Vitor, o de Recife,30
    * 79. Joao Vitor,28
    * 80. Carlos Tavares,24
    * 81. Douglas Caires,23
    * 82. Márcio Almeida,16
    * 83. Maicon Lira,15
    * 84. William Richard Dias Rodrigues,15
    * 85. Marcellopaz,15
    * 86. Marcelopruss,12
    * 87. Diego Ribeiro,8
    * 88. Diego Wendhausen,6
    * 89. Marcelo Brum,2
    * 90. Diego Raphael,0
    * 91. Ricardo Cesar L Silva,0
    * 92. Ricardo Rik,0

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s