Vitória para Lewis no impressionante GP da Alemanha

Incrível corrida terminada agora pouco desde Nürburgring, circuito o qual a F1 não pisava desde 2009, e mais incrível ainda foi a vitória de um determinado Lewis, que largava na primeira fila, para vencer a segunda prova na temporada. Decidiu tudo no pit com Alonso restando poucas voltas para o término, mas a Ferrari não conseguiu com que Fernando voltasse na frente e teve que se contentar com o segundo lugar, o que de todas formas é um ótimo resultado.

Quem surpreendeu, negativamente, foi Vettel. Errou, foi ultrapassado, e praticamente não brilhou na corrida em ‘sua casa’. Só ganhou o 4º lugar no final por um erro da Ferrari no pit stop de Massa e terminou distante do vencedor. Primeira ausência de Sebastian no pódio durante esta temporada, enquanto Webber pode saborear o fato de terminar pela primeira vez na frente do companheiro em 2011.

Um pouco mais atrás, algo para os fanáticos torcedores alemães comemorarem: Três pilotos da casa, com destaque para Sutil, preenchem o 6º, 7º e 8º lugar. Adrian marcando o melhor resultado da temporada, tanto para ele quanto para a Force India, completando na posição de largada do seu colega Di Resta em Silverstone. A Force India parece ter avançado, a meta deverá ser o 6º lugar no campeonato de construtores.

Continuando com o trio alemão, Rosberg levou a melhor sobre Schumacher e aumenta em mais dois pontinhos a sua diferença na tabela para Michael que, curiosamente, é bem menor em comparação à do ano passado. Com esse resultado, a Mercedes abriu mais 9 pontos de vantagem para a Renaault no campeonato, sendo que a atual diferença é de 12. Uma briga interessante, mas que parece estar melhor voltada para a Mercedes.

A Renault que conseguiu apenas um pontinho com Petrov (décimo). Em 9º aparece o sempre obstinado Kobayashi, deixando a Sauber com seus merecidos pontos no caso da ausência de Pérez, o 11º. Koba está logo atrás das duplas da Mercedes e Renault na tabela, e tem coisa para disputar nessa temporada ainda.

———————————————-

Mais tarde, análise da corrida e dos pilotos. Por enquanto, a sessão de comentários está aberta para a opinião de todos!

  • Resultado da corrida:
Pos No Piloto Equipe Tempo Voltas Grid
1 3 Reino Unido Lewis Hamilton Reino Unido McLaren 01:37:30.340 60 2
2 5 Espanha Fernando Alonso Itália Ferrari +3.980 60 4
3 2 Austrália Mark Webber Áustria Red Bull +9.788 60 1
4 1 Alemanha Sebastian Vettel Áustria Red Bull +47.921 60 3
5 6 Brasil Felipe Massa Itália Ferrari +52.252 60 5
6 14 Alemanha Adrian Sutil Índia Force India +1:26.208 60 8
7 8 Alemanha Nico Rosberg Alemanha Mercedes +1 volta 59 6
8 7 Alemanha Michael Schumacher Alemanha Mercedes +1 volta 59 10
9 16 Japão Kamui Kobayashi Suíça Sauber +1 volta 59 17
10 10 Rússia Vitaly Petrov França Renault +1 volta 59 9
11 17 México Sergio Pérez Suíça Sauber +1 volta 59 15
12 19 Espanha Jaime Alguersuari Itália Toro Rosso +1 volta 59 16
13 15 Reino Unido Paul di Resta Índia Force India +1 volta 59 12
14 12 Venezuela Pastor Maldonado Reino Unido Williams +1 volta 59 13
15 18 Suíça Sébastien Buemi Itália Toro Rosso +1 volta 59 24
16 20 Finlândia Heikki Kovalainen Reino Unido Lotus +2 voltas 58 18
17 24 Alemanha Timo Glock Reino Unido Virgin +3 voltas 57 19
18 25 Bélgica Jérôme D`Ambrosio Reino Unido Virgin +3 voltas 57 21
19 22 Austrália Daniel Ricciardo Espanha HRT +3 voltas 57 22
20 21 Índia Karun Chandhok Reino Unido Lotus +4 voltas 56 20
NC 23 Itália Vitantonio Liuzzi Espanha HRT Mecânica 37 23
NC 4 Reino Unido Jenson Button Reino Unido McLaren Hidráulica 35 7
NC 11 Brasil Rubens Barrichello Reino Unido Williams Motor 16 14
NC 9 Alemanha Nick Heidfeld França Renault Batida 9 11

Volta mais rápida: Lewis Hamilton, volta 59: 1:34’302.

  • Campeonato de Pilotos:
Pos Piloto Equipe Pts
1 Alemanha Sebastian Vettel Red Bull 216
2 Austrália Mark Webber Red Bull 139
3 Reino Unido Lewis Hamilton McLaren 134
4 Espanha Fernando Alonso Ferrari 130
5 Reino Unido Jenson Button McLaren 109
6 Brasil Felipe Massa Ferrari 62
7 Alemanha Nico Rosberg Mercedes 46
8 Alemanha Nick Heidfeld Renault 34
9 Rússia Vitaly Petrov Renault 32
10 Alemanha Michael Schumacher Mercedes 32
11 Japão Kamui Kobayashi Sauber 27
12 Alemanha Adrian Sutil Force India 18
13 Espanha Jaime Alguersuari Toro Rosso 9
14 México Sergio Pérez Sauber 8
15 Suíça Sébastien Buemi Toro Rosso 8
16 Brasil Rubens Barrichello Williams 4
17 Reino Unido Paul di Resta Force India 2
  • Campeonato de Construtores:
Pos Equipe Motor Pts
1 Áustria Red Bull Renault 355
2 Reino Unido McLaren Mercedes 243
3 Itália Ferrari Ferrari 192
4 Alemanha Mercedes Mercedes 78
5 França Renault Renault 66
6 Suíça Sauber Ferrari 35
7 Índia Force India Mercedes 20
8 Itália Toro Rosso Ferrari 17
9 Reino Unido Williams Cosworth 4

72 pensamentos sobre “Vitória para Lewis no impressionante GP da Alemanha

  1. Yes, vitória da McLaren num impressionante GP da Alemanha! É uma pena para Jesson não ter terminado o GP, mas é bom ver Ferrari e McLaren se aproximando da Red Bull!
    Parabéns, Lewis!!!!!!!!!

  2. Corrida incrível. Belas ultrapassagens. Os primeiros estão de parabéns, mas o Hamilton foi demais. Foi uma pena o Massa ter perdido a posição nos boxes.:D

  3. como e chato ver o galvao falando do alonso ,eu percebo que so pode ser porque ele ta detonando o massa ,ae ele quer falar que alonso e de outro mundo pra ae sim nivela os outros piloto com o massa,webber sai do pit stop e da 2 voltas com o pneu hamilton entra no box e sai com pneu frio e faz uma bela manobra ultrapassando webber,alonso sai do box com pneu frio e hamilton tbm o ultrapassa ,moral da historia o hamilton passou os dois da mesma forma,sem contar quando webber ultrapassa hamilton e logo depois o hamilton ultrapassa webber e d+ ver corrida do hamilton.
    calaboca galvao hamilton,vettel,alonso tudo no mesmo nivel, quem viu o vettel passar algum carro de ponta? porque eu nao vi mais em compensaçao vi hamilton passar 2 sendo uma rbr duas vezes a de webber e uma ferrari de alonso 1 vez.

    • Concordo que o Galvão só está gavando o Alonso pra justificar o banho que o espanhol está dando o Massa, só que ele tá falando a verdade pelo menos.

      Fernando Alonso é o melhor piloto da F1 atualmente, ele faz milagres com a Ferrari, pra mim o Hamilton fez milagre também esse fim de semana, mas a McLaren tem mais chances de vencer a Red Bull, um carro mais consistente e praticamente encostado na RBR. Enquanto a Ferrari se ganhou em Silverstone foi por puro mérito de Alonso.

      _______________

      WOOOOOOOOOO FIZ 52 PONTOS NO BOLÃO.

  4. Grande corrida do Hamilton. Alonso também teve uma atuação bem consistente. A Red Bull tem o carro mais veloz, mas a McLaren e a Ferrari andam melhor durante a corrida, ambas conseguem um desempenho mais regular. Outro piloto que merece destaque é o alemão Adrian Sutil. Ficou na dele o tempo todo, praticamente não apareceu, mas teve um desempenho muito bom, terminando em 6º lugar, garantindo um ótimo resultado para a Force India.

  5. Não Misturando as coisas pois não tem nada ver ninguem acreditava no Hamilton tiro essa conclusão pelo Bolão onde nem os torcedores da Maclaren apostaram na mesma, o unico que acertou o vencedor foi o Rochester entusiasta da Williams (torcedor sofre).

    Agora voltando a Corrida, foi uma daquelas que o talento individual sobresaiu, Hamilton é bom, onde o Alonso é melhor? na constância, enquanto Hamilton tem lampejos de brilhantismo.

    Notas: A RBR parece ter sofrido com temperatura de pneus e Freios na fria pista da Alemanha. A Maclaren e Ferrari chegaram, mas a RBR não caiu tanto, em condições normais com desgaste de pneu normal a RBR ainda é bem superior com os pneus mais duros, onde houver maior consumo de pneu o trecho com a Borracha mais dura será maior ai tudo equilibra.

  6. a corrida de Hamilton foi fantástica! Ele, que foi bastante criticado nas últimas apresentações (leia-se Mônaco, Canadá e Valencia) deu a volta por cima hoje. Estava determinado, como há algum tempo não se via! A maré parece querer mudar.

    Vettel foi decepcionante! E quem merece destaque mesmo a meu ver foi o Kobayashi. largou em 17º e chegou em 9º, atrás das Mercedes. Ele é o mito mesmo!

  7. Corridaça. Começou meio morna, mas depois da ultrapassagem do Alonso no Vettel, pegou fogo. Hamilton, Alonso e Massa correram muito. Já Vettel e Webber estavam muito mal, acho que tinham setup de chuva em seus carros.

  8. Em termos de campeonato ficou até melhor para Vettel, antes da corrida Webber tinha que tirar 8,88 pontos por prova, agora ficou pior, Webber tem que tirar 9,65 para alcançar Vettel.

    Mesmo com todos os problemas(rodada e freios) Vettel foi até bem, não jogou resultado fora, sua obrigação até o final do ano é chegar atrás do vice líder da tabela, feito isso já será campeão com folga! Na Alemanha conseguiu esse objetivo, chegou logo atrás de Webber.

    Vettel pelo que já fez esta até no direito até de errar, mesmo quando acontece o erro ele pontua bem, o carro teve problemas de freio e ele levou até o final, missão cumprida. A RBR foi inteligente na tática de esperar a Ferrari ir para os boxes na última volta.

    O canguru vencendo todas as corridas (8) iria somar 339 pontos, Vettel com 2 segundos(36), 6 terceiros(90), iria para 342.

    Duro é Webber vencer 8 corridas seguidas, Vettel chegando em terceiro em todos os Gps já será campeão.

    O jovem alemão só perde o título se uma desgraça acontecer, e ele não merece isso, mas que o Galvão e a pachecada jogam PRAGA, isso não tenho duvidas!!!

    Com relação ao erro da Ferrari nos boxes com Felipe, a equipe não ia sacanear Massa de propósito, ele já estava atrás de Alonso, Massa chegando a frente de Vettel até beneficiaria Alonso na tabela, iria diminuir a vantagem entre o espanhol e o líder Vettel.

    É ZICA mesmo, sempre dá algo errado com Rubens e Felipe, é Karma…

    • O Vettel já é campeão Mac, isso ninguém vai discutir. Mas o brilho da conquista, se ele seguir esse caminho de ‘vitórias só vem com pole’, vai ser menor sim.

    • “Com relação ao erro da Ferrari nos boxes com Felipe, a equipe não ia sacanear Massa de propósito, ele já estava atrás de Alonso, Massa chegando a frente de Vettel até beneficiaria Alonso na tabela, iria diminuir a vantagem entre o espanhol e o líder Vettel.”

      Exatamente o que eu opino, mas Galvão influencia na opinião geral.

      • Tomas……..Mas quem chegar algum dia aqui no Blog e disser o Galvão ta certo, merece ser Bloqueado e banido do Blog definitivamente…..

      • Essa de que o Galvão influencia na opinião geral é antiga, mas ainda latente! Mas vamos lá, não é só ele que fala besteira não, acho que os únicos que podem dar uma escapadinha são o Luciano Burti e outros pilotos que de vez em quando vão acompanhar, o Cacá e o Popó, por exemplo!🙂

      • Claudio, por sorte fica claro que aqui no blog ninguém (ou quase, se for mais confortável) leva a opinião de Galvão como referência, o que me refiro é a opinião ‘geral’ que muitas vezes circula pelo Twitter, mas todas influenciadas por ele.

        O importante aqui é o debate, sempre muito bom.

  9. Infelizmente, para o bem do campeonato, Webber não venceu.

    Se Vettel for inteligente daqui pra frente, irá administrar os pontos, sem querer arriscar demais as posições, pois McLaren e Ferrari estão no mesmo nível praticamente, uma irá tirar pontos da outra, e o Webber é um ‘Massa 2’, ou seja, o Alemão deve apenas curtir o final da temporada, que mesmo assim será campeão com umas 3 corridas de antecedência.

  10. Bem que falaram que coisas estranhas iam acontecer com o carro do Button, ACONTECEU MESMO, mas só ACONTECE com um carro!

    Enquanto o queridinho da equipe tem carro para disputar vitória, Jenson se ARRASTA na pista brigando com Renault e Mercedes LIXÃO. Estão sacaneando Button legal, tudo para favorecer Hamilton na equipe! Dx eu ligar para o pai de Jenson, nessa hora ele já teve ter ENFARTADO, e é a segunda vez! A primeira foi quando deixaram a roda solta no GP da Inglaterra.

    • Exato, “Mãe do Button (Mac)”!

      Exatamente como aconteceu no GP Brasil 2009, onde o Barrichello fez pole e o queridinho da equipe, praticamente levantando a taça, foi um mero 14º.

      Depois saiu reclamando do carro:
      “Estava com muitos problemas de saída de traseira na primeira parte do treino. Depois nós mudamos algumas coisas, mas aí o carro passou a sair de frente e não melhorou. Estava terrível”

      Agora, imaginem se isso acontece entre Hamilton x Button, com ambos disputando o título.🙂

      Ou seja > Conspiração… Quem quer arrumar, arruma, inventa e esperneia.

  11. O Vettel deveria tomar aulas com o Hamilton de como fazer uma ultrapassagem.

    Hamilton fez a melhor apresentação de um piloto de F1 nos últimos 10 anos.

    Ele simplesmente decidiu que ninguém iria tirar sua vitória e não tomou conhecimento dos adversários.

    Humilhou Webber e Alonso, os únicos que ousaram desafiá-lo no dia de hoje.

    Realmente, Hamilton tem um estilo que o leva a cometer mais erros do que os outros, afinal, sua agressividade é sempre levada ao limite, porém, quando não se envolve em acidentes, ele dá os maiores espetáculos da categoria.

    Torço muito para que a McLaren tenha carro para que ele continue literalmente apavorando a concorrência.

    Vettel está muito burocrático, não consegue ou não se arrisca a ultrapassar ninguém, só leva nos boxes (copiando muito a era Schumy).

    Alonso é aquele piloto estilo Prost, guia com grande perfeição mas não se mete em situações que tragam muito risco, prefere esperar o erro alheio.

    Webber é um merda, a única coisa que sabe fazer é a pole (com a diferença de performance da RedBull nos treinos), mas, nas largadas, está se especializando em prejudicar Vettel e ceder posição para o segundo colocado. É uma lástima.

    Rosberg fez sua corridinha de sempre, larga em tal posição e chega nela ou atrás no final da corrida.

    Massa tomou outra naba da Ferrari, que pode ter entregue dois pontos que certamente farão diferença em um improvável caso de final de campeonato acirrado.

    Schumy, sem um carro competitivo, está que nem um doido, mas para a galera que está assistindo é bem legal.

    Sutil fez uma bela corrida em casa.

    Koba fez o de quase sempre, cehgou nos pontos.

    Petrov foi a chicane ambulante da prova e garantiu uns pontos.

    Barrichello está tomando pau do Maldonado e ainda vem dar desculpas, está fazendo hora extra.

    O resto é resto.

    • “Vettel está muito burocrático, não consegue ou não se arrisca a ultrapassar ninguém, só leva nos boxes (copiando muito a era Schumy).”

      Até que enfim concordamos em algo caro Cassius, a ultrapassagem é o ponto fraco de Seb, e mesmo que seja clichê dizer isso, ontem vimos que é a pura verdade.

      • Vettel esta Errado???? todo mundo joga o carro pra cima dele e diz, “quem tem mais a perder eu ou tu? Vettel freia e diz eu” Shummi quando ganhou tudo não tinha essa discursão pois andava muito a frente de todos, e o Proprio Alonso é especialista, quando da pra ganhar ganhamos quando não dá faremos o maximo de pontos possiveis sem se arriscar a toa…..Pensem no futuro e se perguntem quantos titulos ganharão Vettel e Alonso e quantos ganhara o sempre combativo Hamilton???? aposto pelo menos 3 titulos pro Vettel e 3 p/ Alonso, se Hamilton ganhar pelo menos mais estará no lucro.

      • Claudio falou tudo, se o Hamilton ganhar mais um título é lucro mesmo, ele se compara tanto ao Senna mas escrevendo rápido aqui, nos 4 primeiros anos de Senna na McLaren ele conquistou 3 títulos, já Hamilton em 4 anos teve 3 oportunidades claras e conquistou apenas um título, em 2007 foi por burrice, 2008 quase perdeu, e ano passado tinha claras chances se não tivesse cometido erros bobos em Singapura e Monza…..

        Ou seja, de que adianta ele ser audacioso, agressivo e não sei o que lá se
        não tem “cabeça” como o Alonso por exemplo?

      • É, outro dilema claro, ser cerebral e ir ganhando pontos ou disputar cada ultrapapassagem como se fosse título mundial? Acho que os dois extremos não servem, mas o indiscutível é: Hamilton perdeu no mínimo um título por ser agressivo demais, e Button ganhou o seu único sendo cerebral e levando o carro até o fim.

      • Pode crê, o Vettel não ultrapassa ninguém. Se largar atrás só ganha se for nos boxes. Bem lembrado Regazzoni.

      • Crizan, todos nós sabemos o real motivo de 2007, ninguém precisa ser gênio da lâmpada para perceber que estava armado. Teve o caso da espionagem, que, apesar de eu ser torcedor assíduo da McLaren, digo que era caso de exclusão do resto do campeonato, mas não fizeram. E se a McLaren ganhasse, o que aconteceria? Com certeza daria um bafafá enorme, dizendo que tal equipe roubou e ganhou e a FIA não tomou providências. Outra coisa, desculpe o modo que falarei, mas nenhum piloto é retardado o bastante para apertar o botão N (neutro) em pleno ‘S’ do Senna.

        Para finalizar, 3 paradas em Interlagos com aquele carro que era o melhor do ano? Bom, todos nós também sabemos que com 2 paradas ele chegaria na posição que precisava para ser campeão e até a frente. Tem gente que fala que é conspiração isso, mas acredito nessa versão, sem contar a corrida da China, como ele foi parar na brita? Mesmo com o pneu todo desgastado o carro ainda tangencia corretamente e todos sabem que aquela entradinha dos boxes de Shanghai é bem fechada, os pilotos sabem, então não há o que dizer.

        Isso foi para mostrar que quem roubou não venceu o campeonato. Não tirando o mérito do Raikkonen, senão não teria disputado o título até o fim.

  12. olha aí ! quem diria , o vetel tomar aulas de ultrapassagens com o hamilton ?
    Hamilton fez a melhor apresentação de um piloto de f1 nos ultimos 10 anos ?
    Humilhou Alonso e Weber ?
    caro cassius, eu entendo seu descontentamento, afinal voce mais do que ninguém é torcedor fanático do alemãozinho voador, e adora falar em números , mais não foi pra tanto , na minha opinião o Hamilton foi sim o melhor do fim de semana aproveitando todas as oportunidades, mais todos vimos que o circuito é muito ruim , não permite ultrapassagens e já deveria está fora do calendario da f1. Mais todos sabemos que mesmo que o Alonso ou o Weber chegasse no Hamilton não iria passar , basta ver a luta do Button contra o Petrov, do Massa contra o Rosberg, do Vetel contra o Massa, acho que qualquer um dos tres ponteiros saindo na frente depois do ultimo pit venceria e o Hamilton decidiu justamente ali na saida do pit, nesse ponto ele fez a diferença,
    No caso do Vetel está claro que o Weber colocou um pouco de pressão nele , afinal o cara estava deitando e rolando , eu sempre venho dizendo que o carro esconde a realidade, bastou equilibrar as coisas pra gente poder ver, e voce ainda zombou do meu comentário um dia desses, quando eu falei que o Vetel poderia ser um grande piloto, agora vc já está dando paulada nele e pegando carona com o hamilton.
    Meu amigo o Hamilton não umilhou ninguém, ele chegou à 03 seg, do Alonso , que não é bobo e não quis tentar chegar pois sabia que iria dar merda, por isso ficou na dele.
    E nos ultimos 10 anos tivemos corridas sim melhores que a do Hamilton hoje, nesse ano mesmo no canadá com o Button, foi demais. mais não vem ao caso. no mais concordo com vc, abraços,

    • Willian a vitória do Button no Canadá esse ano foi épica sim, mas não podemos esquecer que ela veio com uma boa pitada de sorte, e em qual momento? Nos vários momentos em que o Safety car entrou na pista e desintegrou a diferença criada por Vettel na pista.
      A RBR tb errou na escolha de pneus do Vettel em uma parada de box, agora hj, a vitoria do Hamilton começou sendo construida no sábado, qdo conseguiu alinhar seu carro na primeira fila no braço, depois, na corrida, não contou com nenhum fator extra para triunfar, não ganhou posição nos boxes, não contou com erro de ninguem, simplismente não tomou conhecimento de ninguem e venceu com maestria.
      Só queria expor isso á vc, pois ao meu ver pesa mto ao avaliarmos o desfecho final de uma corrida, abraços

  13. Terminando de ver a Moto GP em Laguna Seca, e me pergunto, pra que circuito novo nos EUA se tem Laguna Seca um circuito sensacional………..A grana vem antes da emoção segundo a FIA….

    • Só vendo a quantidade de circuitos sem alma na ásia e oriente vemos que a FIA realmente quer dinheiro e divulgar a F1 em países não acostumados com ela, o que no lado do ne gócio é benefício, mas os traçados de Tilke são medíocres e as arquibancadas estão quase vazias.

      Voto pela introdução de Algarve.

    • As do Vettel foram *agadas dele mesmo, não tem o que punir. A do Button ele defendeu a posição contra Hamilton e o Alonso fechou demais em cima dele.
      Nesse caso, Buemi fez aquilo desnecessariamente, a toa mesmo, até porque ia ficar na frente.

      • Então, por que o Schumacher foi punido na batalha com o Kobayashi (Inglaterra 2011)?
        Só o Vettel pode fazer ‘cagada’? Essa é boa!

        Se o Button defendeu a posição, Buemi também, pois o Heidfeld estava mais rápido. É só assistir as imagens.

        Mais um exemplo…
        Lewis Hamilton foi punido na Malásia 2011 na batalha com o Alonso, mas em 2010, quando fez muito pior pra cima da Renault, não recebeu punição. Veja as imagens.

        Só não vê quem não quer.

  14. Eu sempre acreditei nesta máxima:
    ” Há tempos bons, outros nem tanto e uns que são péssimos, mas nada dura para sempre”
    E acho que Hamilton e Vettel são provas disso.
    O inglês sofreu uma enxurrada de críticas há poucos meses atrás e nada como boas colocações para trazê-lo de volta aos merecidos elogios.
    Para Sebastian, bastou um ou dois finais de semanas difíceis, comum para qualquer mortal, para o mesmo ter que responder a um inquérito com acusações de imperícia, pilotagem apática e de ineficiente quando o carro está em condições ruins, como se qualquer piloto não pudesse ter estes mesmos problemas… Isso são coisas engraçadas da vida.

    • Cara Deusy,

      Eu continuo achando Vettel tão bom quanto Hamilton ou Alonso, aliás, suas qualidades são indiscutíveis, porém, ele precisa urgentemente demonstrar mais combatividade quando as coisas derem errado no final de semana.

      Sua apatia e excesso de zelo são ótimas para a conquista do título mas péssimas para o público.

      Os trocos que Hamilton deu em Alonso e Webber para conseguir a vitória, são daquelas manobras que serão lembradas daqui a 20 anos, as corridas burocráticas de Vettel de ponta a ponta ninguém irá lembrar.

      É algo injusto mas é a verdade.

      Em síntese, não acho que Vettel tenha de ter a agressividade de Hamilton, que muitas vezes acaba até por prejudicar o inglês, mas ele precisa pelo menos tentar a ultrapassagem, correr o risco ao menos uma vez e não ficar atrás como ficou durante mais de 15 voltas sem ir efetivamente pra cima nenhuma vez, afinal, ele tem quase 80 pontos de vantagem no campeonato.

      • É bastante curioso mas eu penso que o propósito de Vettel (mesmo com esse caminhão de pontos de vantagem) é ser o mais ‘calmo’ possível para, além de não perder pontos, conseguir construir uma imagem de piloto cerebral, que não perde tudo em uma manobra. Justamente para apagar o retrospecto de algumas bobagens no ano passado e imagem que Hamilton ainda busca e Alonso já conseguiu, por exemplo.

        Seria bom Vettel arriscar, mas ele, e muito menos a Red Bull, não quer dar margem para perder esse título, e está certo.

      • Concordo com você, Tomás, Sebastian não quer se arriscar. Mas e quando ele não tiver o título em mãos? Quando a equipe do alemãozinho não disparar na frente no inicio da temporada ou sequer ele tiver esse carro voador como eles tem desde o meio de 2009?
        Quando o campeonato estiver mais embolado ou ruim para lado do Seb, ele vai ter que mostrar que sabe ganhar corridas no braço, e que sabe mais que fazer grandes poles com um carro mega rápido e um companheiro não tão competitivo assim, e depois sair disparando na frente.
        Concordo que é na combatividade que se constroem os grandes pilotos!

      • Oi Cassius,

        Eu concordo com você que para se fazer história na F1 é necessário mais do que números de vitórias, é preciso construir uma história especial. Entretanto, não existe um padrão ideal de estilo de condução para ser chamado de GRANDE, até porque cada piloto é único e constrói sua história baseada em seu talento, o tempo em que está inserido e sua subjetividade.
        E a torcida tende a escolher aquele perfil que a agrada mais, isso é o legal do esporte…
        No caso do Sebastian, como você mesmo falou, ele não deve buscar se espelhar na forma de condução de algum piloto, isso é perder sua identidade. Deve sim buscar aprimorar sua performance e aprender com os erros cometidos. E ele vem fazendo isto este ano.
        2010 foi um ano tenso, cheio de críticas e no final vitorioso para o alemão, ele mais do que ninguém sabe o que é estar desacreditado na reta final e mesmo assim não desistir e fazer sua parte até o fim…
        Mas, este é um novo ano, e aparentemente o alemão não quer passar por todo aquele calvário de novo, então, é melhor garantir o caneco primeiro e depois pensar no público e espetáculo. Até porque de todos que estão no grid ele é o que tem mais a perder.

      • “Mas e quando ele não tiver o título em mãos? Quando a equipe do alemãozinho não disparar na frente no inicio da temporada ou sequer ele tiver esse carro voador como eles tem desde o meio de 2009?”

        Fará muito bem para Vettel, e isso se aplica a qualquer piloto (Hamilton e Alonso passaram por isso) ter um carro ruim após ser campeão. Alonso nunca chegou a se preocupar muito pois sua meta era a Ferrari, mas Lewis mostrou certa combatividade, já característica nele.

        Seria genial ver Vettel brigar pelo título sem ter o melhor carro disparado, para mostrar sue verdadeiro talento de uma vez por todas.

  15. No Bolão, continuo ficando pra trás.
    Mas o importante é que Vettel saiu de Nürburgring um pouco mais líder do que chegou, mesmo a vantagem aritmética tendo sido reduzida em 3 pontos.
    Para Vettel, de todas as combinações possíveis em que os três carros à sua frente poderiam ter chegado, aconteceu a melhor.
    Sebastian poderia até torcer para Fernando vencer a próxima, com Lewis em segundo e ele em terceiro, e ainda seria um excelente resultado na tabela, com a vantagem baixando um mísero ponto.
    Acho que vai ser mais complicado de alguém tirar esse título de Vettel do que seria para Vettel tirar de Button em 2009.

  16. Brilhante vitoria de Hamilton. Apesar dos treinos de sexta-feira, terem dado a impressão, que a McLaren vinha com problemas, Hamilton as superou, e fez um a corrida, dentro daquilo, que se espera dele, muita garra e determinação, correndo riscos ou não. Outro, que foi muito bem na Alemanha, foi o Massa, apesar de sua decantada fragillidade como piloto, foi capaz de chegar em quinto, apesar dos problemas nos boxes. Para um piloto, considerado mediocre pela grande maioria dos torcedores, até, que o resultado final, não foi tão mal.

    • Apóio a ideia de que Massa realmente melhorou de nível em relação ao ano passado, seja pelo carro se encaixar mais ao seu perfil ou pelo nível de competitividade. A diferença para Alonso continua sendo (bem) grande, mas está melhorando.

      O problema é o mesmo de Lewis, intercalar boas corridas com outras ruins e com erros.

      • O estranho do Massa é que o início de temporada dele é bom. Foi em 2010, chegando a liderar o campeonato, e em 2011 nos qualifys ficava a milésimos de Alonso e na corrida ficava na frente. Mas depois começa a levar essa surra de dar dó.

  17. GRANDE DUVIDA!!!

    No bolão, Nastassja Almeida Febras, votou duas vezes no terceiro colocado!

    1 – Vettel
    2 – Hamilton
    3 – Alonso
    3 – Webber
    4 – Button
    5 – Petrov
    6 – Kobayashi
    7 – Rosberg
    8 – Sutil
    9 – Heidfeld
    10 – Massa

    Elimino Alonso ou Webber, o que fazer? Ela acertou e errou ao mesmo tempo, divido os pontos ao meio, leva 7,5? Lembre-se que é uma DAMA, vamos ser cavalheiros e eliminar o Alonso, ou um bando de CAVALOS e eliminar o Webber? E as meninas do bolão, tem alguma idéia?

    • Eu daria a pontuação pra quanto ela marcaria se tivesse colocado o Alonso. Mesmo sendo uma dama, é uma falta de atenção. Numa prova de concurso ou vestibular eles simplesmente ignoram o que você marcou e é zero (isso é só um exemplo).
      Como ela colocou alonso primeiro, eu deixaria ele

    • Bem, como esses erros podem ser até comuns (talvez o participante muda a sua ordem antes de publicar a acaba esquecendo de trocar os números). Tirando o lado de ‘cavalheiros’ ou ‘cavalos’ (rs), acho que o melhor a se fazer é eliminar ambos, pra ninguém ‘começar a errar’ sem querer…

      Se ela tivesse colocado 1-2-3-3-5 seria outro caso, mas como temos o 4º colocado, acho que isso é o mais vivável.

      • Concordo. Ainda que por engano, ela apostou em 11 pilotos para 10 posições. em qualquer concurso, duas alternativas pra mesma pergunta invalidam a resposta. Deve-se considerar que ela não apostou em ninguém pra 3o colocado.

    • Estamos em uma brincadeira Salutar e saudavel, acho que Tomas deve perguntar a ela quem é o 3º e ponto, acredito que nossa colega Nastassja Almeida Febras não agiria de ma fé….

  18. Lembrando que é o Tomás quem dá a palavra final(eu só ajudo na contagem), situação difícil para decidir sozinho.

    Por mim, o mais justo seria, levar os 15 pontos, se tiver forte oposição leva 7,5.

    E agora, Nastassja é culpada ou inocente? Tira o seu da reta Tomás, e coloca ela no júri popular…rs

    • Da logo os pontos para a menina e não se fala mais no assunto. Para o proximo bolão, fica estabelecido, que erro identico, ira desconsiderar, como no caso em analise o terceiro lugar, assim não corremos o risco, de aparecer algum espertinho, querendo levar vantagem. Então fica assim: desta vez passa, na proxima, perde o palpite e ponto final. Gostaram da sugestão???????

  19. Nastassja podia mandar uma foto para publicar no Blog!

    Bonita – leva 15 pontos
    Simpática – leva 7,5
    Dragão – Perdeu Nastassja

  20. Caraca, até a mãe do Button comenta aqui. Ta famoso mesmo Tomás :p
    Mas foi uma grande vitória mesmo do Lewis, e Nurbugring, como sempre faço questão de falar, não precisa de chuva para ser palco de grandes corridas. Eu disse que ele passava o Webber na largada e não deu outra rs. Pena que aconteceu com Button, mais um abandono com problema no carro e o Massa quando precisou da equipe para garantir sua posição, ela falhou como em outras vezes decisivas nesses ultimos anos. Mas acontece, é corrida, tomare que ambos tenham melhor sorte na Hungria. Ah, Button irá completar 200 GP’s, escrevi sobre isso no meu blog. Passem lá quem for fã do Button, ou não rs. Abraço!

  21. Interessantemente curioso os comentários aqui postados, a maioria parabenizando Hamilton, Alonso, Vettel e outros, vejo que nossa torcida esta enfim globalizada. Não tendo a intenção de criticar postura de ninguém, porém somente chamando a atenção para o detalhe que os representantes da terra Brasil são meros figurantes na corrida e também nos comentários, a julgar pela grande perca de audiência, o que é negado pela Rede Globo, estamos presenciando um fenômeno natural que se resume na grande falta de resultados que Massa e Rubens apresentam a cada corrida, um sentimento de impotência, raiva e frustação a cada final de corrida que somado a transmissão bucólica, repetitiva do mágico Galvão Bueno, que teima em colocar adornos de super heróis e tampar o sol com a peneira, vistos os fracos resultados apresentados pelos tupinin, minha grande esperança é que os patrocinadores se toquem. Nem tudo esta perdido, pois lá na Indy tem disputa a todo momento, ontem na corrida teve a presença de 3 mulheres, teve um brasileiro ocupando o pódio enfim o interesse pela F1 tá minguando, na corrida de ontem a equipe tirou uma posição do massa nos boxes, já vimos este filme antes e vamos ve_los mais vezes, alías pela repercussão dá pra notar que quase ninguem assistiu a corrida, O Jornal Nacional nem noticiou o fato ocorrido com Massa, limitou -se a mostrar a força da Mac. Onde esta você Ayrton???

    • O problema é politico entre outras coisas, acontece em outros paises tbm, tem culpa a FIA e seus circuitos mediocres em Países sem nenhuma tradição no automobilismo (tudo pela Grana) tem culpa a CBA que não ajuda e não incentiva, não da estrutura, e os campeonatos de Monospostos de Base no Brasil são caros e sem nenhuma exposição em Midia, ou seja, a Familia do piloto tem arcar com tudo, e não se chega a F1 com PAItrocinios, A não ser que o cara seja filho do Eike Batista.
      Tudo isso pesa no resultado final que é a corrida domingo, mas o perfil dos leitores deste Blog e eu sou um deles é a seguinte: Torcemos sim pelos pilotos Brasileiros, somos esclarecidos quantos as suas chances por isso não demonstramos nenhum tipo euforia ou revolta, todos nós sabemos o que Rubinho pode fazer e que a vida do Massa na Ferrari e aquela e acabou…E se todos os Brasileiros se aposentarem, veremos F1 do mesmo jeito, Batendo na Madeira 3 vezes, estou torcendo que alguma equipe pegue o Felipe Nars e coloque em uma academia de pilotos e o traga a F1, o rapaz parece muito bom e vem surpreedendo na F3 inglesa, torceremos sempre para que o talento de algum jovem piloto no Brasil sobressaia e um Brasileiro volte a vencer corridas e campeonatos de F1, sem esquecer que esse novo piloto deve tirar de suas costas e ninguem pression-lo para ele ser um novo Senna, ninguem vai ser, serão piores ou melhores pq não….. a sua maneira.

      • Concordo com você, Cláudio, torcemos para os pilotos brasileiros, alguns de nós (eu sou um exemplo) tem outras preferências individuais também. Mas nós amamos a F1, e continuaremos a curti-la mesmo que não haja nenhum piloto brasileiro por lá (espero que não seja o caso, jamais!).
        Sabemos das limitações que os pilotos brasileiros também tem em suas equipes atuais. Mas apesar de tudo isso, “vai, Brasil na F1”! Bjs,
        Ester

    • Apenas acho que não irei ‘parabenizar’ Rubens ou Massa só pelo fato de eles serem brasileiros se não fizeram nada demais na corrida. E isso se aplica à todos os pilotos.

    • Eu também torço pelos Brasileiros, quer dizer, pelo Rubinho. Pelo Massa só irei torcer quando sair da Ferrari, mas gosto dele como pessoa.

      Só espero que ‘grobo’ não pare de transmitir a F1 depois do término do contrato caso não tenha nenhum Brasileiro por lá, o que acho difícil, pois apesar da CBA não dar apoio, temos pilotos bons na F3 (Felipe Nasr e Lucas Foresti), quem sabe eles não pintam na F1 daqui uns anos? O mais cotado é o Nasr que vem destruindo na F3 Inglesa. Boa sorte para ele, vi umas corridas dele, o menino manda bem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s