Outra Pole de Webber, desta vez em Nürburgring

Curiosamente o não tão rápido ‘Aussie’ acabou de bater, pela segunda vez consecutiva neste ano, o ‘Rei de Poles’, Vettel. Um tempo consistente, cerca de cinco minutos para o final, o colocou em primeiro – Sebastian viria em seguida, mas 1 décimo atrás da marca de Webber.

A segunda tentativa viria apenas uns minutinhos depois: Webber melhorou sua marca, assim como Vettel, mas isso não foi o suficiente para superá-lo, e, inclusive, a diferença aumentou em outro décimo. Para confirmar a surpresa que se suspeitava desde o Q2, Hamilton fechou em segundo, praticamente nada atrás de Webber, e Sebastian relegado apenas ao 3º lugar. Hoje, mais uma vez, a Pole sorriu para Mark.

Alonso e Ferrari tentaram, mas os adversários foram realmente complicados. Fernando melhorou consideravelmente seu tempo na segunda oportunidade (algo em torno de três décimos), mas faltou um pouco para encostar em Vettel e consequentemente nos dois que irão largar da inédita primeira fila nesta temporada.

Massa e Button foram coadjuvantes, porém Felipe fez o seu trabalho e se manteve em quinto – Mas com meio segundo de desvantagem para Fernando. É essa distância que acaba sendo o fantasma de um Massa que ainda não vê como recortá-la, pois a verdade seja dita, Alonso anda pilotando no limite ultimamente.

Já Button esteve aquém das expectativas que, apesar de não serem grandes tendo sexta-feira como base, aumentaram com o ‘repentino’ ascenso de Hamilton para o segundo posto. Acabou sendo medíocre e até superado (mesmo que por praticamente nada) pela Mercedes, a de Rosberg. Larga em sétimo e vê Lewis o engolindo na batalha interna se tudo continuar assim, ou seja, se Hamilton permanecer de cabeça fria.

Entre Button e Schumacher, que não pôde seguir o ritmo de Nico hoje, se encontra a ótima surpresa de Sutil, em oitavo (em Silverstone havia sido Di Resta a figurar em 6º lugar), colocando de uma vez Paul de lado, e Petrov, que anda na corda bamba na Renault, mas superou Heidfeld – mais uma vez.

Depois dos dez primeiros, o típico de sempre: Alguma Renault ou Force India que ficou de fora do Q3 e Williams, Sauber e Toro Rosso dominando a linha de baixo do meio do grid. Desta vez a degola no Q1 não ficou para Alguersuari, mas sim para Kobayashi – o que chega a ser uma surpresa. Pérez o superou e vai pelos pontos amanhã, assim como em Silverstone.

No fundo, Lotus na frente, mas o ‘convidado’ Chandhok acabou perdendo o posto que seria seu (ou de Trulli) para uma Virgin, a de Timo Glock, por apenas 22 milésimos. Mesmo assim terminou quase 1 segundo atrás de Kovalainen, apesar de estar razoavelmente bem neste ‘retorno’.

E o garoto que faz a sua segunda corrida na F1, Daniel Ricciardo, foi realmente bem, apenas 25 milésimos atrás do já rodado Liuzzi. Futura promessa preparando-se para a Toro Rosso, resta surpreender nas corridas daqui para frente.

  • Grid de largada – GP da Alemanha
Pos No Piloto Equipe Q1 Q2 Q3
1 2 Austrália Mark Webber Áustria Red Bull 01:33.096 01:31.311 01:30.079
2 3 Reino Unido Lewis Hamilton Reino Unido McLaren 01:32.934 01:30.998 01:30.134
3 1 Alemanha Sebastian Vettel Áustria Red Bull 01:32.973 01:31.017 01:30.216
4 5 Espanha Fernando Alonso Itália Ferrari 01:32.916 01:31.150 01:30.442
5 6 Brasil Felipe Massa Itália Ferrari 01:31.826 01:31.582 01:30.973
6 8 Alemanha Nico Rosberg Alemanha Mercedes 01:32.785 01:31.343 01:31.263
7 4 Reino Unido Jenson Button Reino Unido McLaren 01:33.224 01:31.532 01:31.288
8 14 Alemanha Adrian Sutil Índia Force India 01:32.286 01:31.809 01:32.010
9 10 Rússia Vitaly Petrov França Renault 01:33.187 01:31.985 01:32.187
10 7 Alemanha Michael Schumacher Alemanha Mercedes 01:32.603 01:32.180 01:32.482
11 9 Alemanha Nick Heidfeld França Renault 01:32.505 01:32.215
12 15 Reino Unido Paul di Resta Índia Force India 01:32.651 01:32.560
13 12 Venezuela Pastor Maldonado Reino Unido Williams 01:33.003 01:32.635
14 11 Brasil Rubens Barrichello Reino Unido Williams 01:33.664 01:33.043
15 17 México Sergio Pérez Suíça Sauber 01:33.295 01:33.176
16 18 Suíça Sébastien Buemi Itália Toro Rosso 01:33.635 01:33.546
17 19 Espanha Jaime Alguersuari Itália Toro Rosso 01:33.658 01:33.698
18 16 Japão Kamui Kobayashi Suíça Sauber 01:33.786
19 20 Finlândia Heikki Kovalainen Reino Unido Lotus 01:35.599
20 24 Alemanha Timo Glock Reino Unido Virgin 01:36.400
21 21 Índia Karun Chandhok Reino Unido Lotus 01:36.422
22 25 Bélgica Jérôme D`Ambrosio Reino Unido Virgin 01:36.641
23 22 Austrália Daniel Ricciardo Espanha HRT 01:37.036
24 23 Itália Vitantonio Liuzzi Espanha HRT 01:37.011
Obs: Liuzzi perdeu cinco posições no grid por trocar o câmbio.

20 pensamentos sobre “Outra Pole de Webber, desta vez em Nürburgring

    • Ainda acho que a Ferrari mostrará algo na corrida – Pelo menos com Alonso. E com Webber, ainda preciso de algum bom motivo para tê-lo como candidato á vitória mesmo sendo Pole, a sua largada em Silverstone foi pífia.

      E Lewis promete ser a atração principal.

      • Acho que Hamilton ganha.
        1. Tem mais carro pra largar
        2. Vettel não sabe ultrapassar, então não vai ser um grande risco.

        Mesmo melhorando na corrida, a Ferrari não vai conseguir chegar na Mclaren. Talver na Red Bull.

  1. Mais uma pole da Red Bull. O desempenho do carro austríaco em treinos é fantástico, continua sendo imbatível. Alonso e Hamilton, mais uma vez, fizeram a diferença no braço e andaram perto dos rubrotaurinos. Do Button, esperava mais, porém o inglês não conseguiu andar bem, mas nas corridas, ele consegue um desempenho mais forte.

    Dá de McLaren e Ferrari ganharem amanhã, pois o rendimento de ambas as equipes é melhor em corrida.

  2. Grande recuperação da McLaren com Hamilton. Surpreendeu, pois ontem, nitidamente o carro era de dificil condução, não parecia até então, que eles conseguiriam colocar pelo menos um carro na primeira e segunda filas. Mas, como a FI, é cheia de surpresas e alternativas, lá esta Hamilton, a frente de Vettel e Alonso, atrás apenas do pole, Webber. Eu acho, que a corrida, vai contar uma outra historia, as Ferraris devem mostrar um desempenho mais consistente, principalmente com Alonso, que por estilo, não sofre tanto com a temperatura dos pneus. Agora é aguardar, e torcer por uma grande corrida, já que tendo Hamilton, ali, na primeira fila, já desperta a impressão, de muita briga pela vitória, isso se na hora “H” o carro da McLaren, não der para trás.

  3. As Maclarens e Ferraris parecem estar muito mais perto das RBR nesta altura do Campeonato, ou seja, vamos ter corridas diferentes com vencedores diferentes, vamos ver se Vettel é bom em administrar, ano passado ele se mostrou muito bem para virar no final, vamos convir que esse ano a tarefa parece mais fácil, principalmente quando existe um revezamento de adversários hora é a Ferrari, em outro momento a Maclaren parecendo morta volta, ai o Vettel agardece, quem não agradece somos nós “os conservadores do bolão” que vão ter q se arriscar mais, pois bem, desta forma fica tudo um pouco mais divertido.

  4. Jenson Button surpreendido com diferença para Hamilton

    http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/98636

    “Tive bastantes dificuldades.Surpreende-me bastante ficar a 1,1 segundos do Lewis. Algo não está bem, não tenho ritmo”

    Pois é Button, esta acontecendo o mesmo que 2010, só foi botar pressão no Hamilton na tabela, que, ESTRANHAMENTE seu carro PIOROU, e do Lewis, DISPAROU…

    Não estou surpreso, aliás, eu já sabia…

      • Um exemplo…

        Por que o Massa foi forte em 2008, mas perdeu em 2007, 2010 e 2011? Quer dizer que só conspiraram a favor dele em 2008? Ora, que ridículo!🙂

    • Que racismo hein rapaz? Fala sério.

      Quer dizer que pro Hamilton superar o Button ele precisa de privilégios e quando Button o supera é simplesmente porque é melhor?

      Preconceito idiota!

  5. Mac,
    O mesmo acontece com o Massa , todos vimos ele brigando com o carro enquanto o Alonso faz tempos sempre melhores que o dele que nesse ano teve boas largadas e depois a equipe estragava a corrida e até isso deixou de acontecer , é muita coisa pra si pensar, na f1 o jogo é muito sujo e disso eu não tenho duvidas. Gostei da poli do Weber, apostei nele no bolão, Heeeeeeeeeeeeeeeeeee todo mundo no Vetel, ele fala que não , mais em casa existe sim uma pressão do proprio piloto de fazer a poli , amanhã não sei não , o vetel vai ficar pra traz, a moleza acabou ! tomara que chova !

  6. hamilton apesar de ter feito uma boa classificação ainda tem um problema que é deteriorar mais os pneus que seus adversários. alias pelo que se tem observado a mclaren tem muito boa traçao, mas acaba desgastando mais os pneus.

    Vejo webber perdendo a pole logo no inicio com hamilton partindo pro primeiro lugar e vettel em segundo com webber em terceiro e alonso em quarto.

    Para o fim da corrida ainda sinto mais forte vettel como candidato a vencer a corrida, seguido de hamilton em segundo e alonso em terceiro.

  7. Grande disputa pela pole, aposto no Hamilton para vitória. A largada tem tudo para ser sensacional. Não tenho sorte no bolão. 😀

  8. Uma coisa é o piloto não se “entender” com o carro, caso de Kimi em 08/09, e Massa 09/10, eles admitiram isso.

    Outra coisa é o Button fazer grandes corridas como início de 2010, e como vinha fazendo algumas corridas atrás, botando grande pressão no companheiro. E estranhamente de uma corrida para outra DESABA em desempenho? Não é Button que esta DEVENDO, e sim a equipe que não esta dando o mesmo equipamento bom como antes, Button esta ESTRANHANDO a situação com relação a Lewis, se ele tivesse dificuldade com o carro teria admitido, o que não é o caso!

    Lewis que teve carro bom em MON e CAN e fez besteiras, mas pelo jeito, na equipe só quem PAGA é Button…

    Ainda vou ver brasileiro nessa equipe, e a mesma só trabalhando para outro piloto, aí quero ver a cara da pachecada, o que me dx espantado é que Button é inglês, mas só isso não basta, te que ser também o queridinho na equipe.

    • Mac

      O carro da 1ª corrida não é o mesmo que termina a temporada, por isso, acho que você não assiste F1 por completo.

      Poderia citar 2007, quando no 10º GP, Felipe Massa estava ganhando do Kimi. Ou mesmo 2008, quando no 6º GP, Kimi estava ganhando do Massa. Ou mesmo 2009… Pois quem diabos pode afirmar que o Massa continuaria a bater o companheiro?

      Percebe que a F1 não é uma ciência exata? Tudo pode mudar entre uma corrida e outra. Lewis Hamilton pode ter “se entendido” com o McLaren neste GP, já Button, não.
      Não é porque o cara foi bom em tal corrida, que irá, com certeza, vencer a outra.

      Um exemplo com o próprio Button…
      Na 1ª parte de 2009, ele fez 61 pontos, contra 35 do Barrichello, a partir daí até o final da temporada, a coisa se inverteu, o Barrika fez 42, oito a mais que ele.

      Se há ou não conspiração, que pelo mesmo levante argumentos palpáveis.

  9. Corrigindo: Massa em 2010/2011, em 09 Massa foi bem com o carro até o acidente, até alí Kimi quem tinha problemas, mas não reclamava pra equipe, já admitia problemas em adaptação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s