Análise do Top 3 no GP da Inglaterra

Para refrescar a memória sobre uma corrida que teve grandes pontos altos e disputas interessantes, uma análise sobre os três homens do pódio em Silverstone: E algumas linhas, inclusive, sobre Hamilton e Massa.

Fernando Alonso: Vencedor

Alonso conseguiu representar a Ferrari no primeiro escalão do pódio pela primeira vez no ano de uma forma, no mínimo, inesperada: O erro da Red Bull na segunda parada de Vettel apareceu como um presente para Fernando, que não errou em nenhum momento após o ocorrido e assegurou que no 3º pit stop voltaria em primeiro – Algo que deu certo, já que nas voltas posteriores, Alonso abriu 16 segundos para Sebastian e venceu uma das provas mais clássicas do calendário.

A vitória pode ser questionada em vários motivos, mas ficou claro que a dificuldade da Ferrari no início foi correr com algumas partes da pista molhada. O carro não era tão veloz e Alonso não podia recortar distância para Webber desde a terceira posição.

Com a pista secando, o 150 foi ganhando velocidade e Fernando respondia com voltas rápidas a cada nova troca de compostos (marcou a mais rápida de toda a corrida na 41, justamente após a terceira parada, com 1:34.908). Primeiro foi ultrapassado por Lewis (em torno da volta 15), mas cerca de 10 voltas depois, com a ajuda da asa móvel, o passou novamente.

Venceu tranquilo, com uma folga considerável, esta seguramente tida pelo fato de não ter usado os ‘temidos’ pneus duros, mas não há dúvida que é um grande alívio, tanto para Alonso quanto toda a Ferrari, e mantém viva uma esperança, mesmo que fantasiosa, de disputar ‘algo’ nesta temporada.

Sebastian Vettel: 2º lugar

Não foi o melhor dos fim de semana do ano para Vettel, mas em tese o segundo lugar está longe de ser um real prejuízo. A diferença para o vice-líder na tabela aumentou para 80 pontos, portanto nesse quesito não há pânico que seja considerável.

O problema é que o erro da Red Bull deixa um gosto amargo para Sebastian, e talvez a história teria sido outra se ele tivesse Alonso atrás, e não a sua frente. Além disso, estava em jogo também se livrar de Lewis, que já havia feito Vettel perder certo tempo nas suas tentativas de ultrapassagem sem sucesso voltas antes.

Aparentemente mais contente com a corrida sob piso molhado, Sebastian não teve desempenho para ir buscar Alonso, que era rápido e somava vantagem a cada volta. Não fosse pouco, Webber vinha mais veloz nas últimas voltas e estava em clara chance para investir contra Seb, mas apesar de que Mark tenha ignorado as insistidas ordens de Horner, os dois cruzaram a linha de chegada divididos por 0.4 – Com Vettel na frente.

Em suma, Vettel não pode sair completamente feliz de Silverstone, mas com 80 pontos de vantagem sobre Webber, não há do que se preocupar.

Mark Webber: 3º lugar

Parece que a missão de superar Vettel pela primeira vez em uma corrida na temporada está se tornando impossível para Webber. O fim de semana parecia começar bem com a Pole conquistada no braço sábado de manhã, mas a facilidade com que Mark se deixa passar por Vettel na largada é desestimulante: Quase imperceptível para Seb, Webber teve que segurar o ataque de Alonso enquanto seu companheiro já abria vantagem na frente.

A corrida foi se desenvolvendo e Mark se manteve entre os protagonistas, mas depois da segunda parada acabou perdendo terreno e se posicionou atrás do top 3, compreendido por Alonso, Vettel e Hamilton. Seria na volta 46 que Mark daria o bote sobre Lewis para ser terceiro, recortar a distância para Vettel e ir ao combate imediatamente pelo segundo lugar.

Infelizmente houve a polêmica ordem de equipe para interromper uma bela briga – Porém, pelas declarações de Webber, ele as ignorou e tentou até o final. Se acabou obedecendo a última, não se sabe, mas o fato é que Mark era mais rápido que Vettel, o que nos lembra a um outro episódio do ano passado.

Haverá uma conversa privada com Horner sobre o ocorrido, mas pelo visto já fica claro que a Red Bull está do lado de Vettel e com 8 dezenas de pontos atrás, só um milagre faz Webber campeão pela primeira vez.

———————————————————————————————————————————————-

Hamilton x Massa

A corrida agressiva e eficiente de Lewis já entrava em contato com a de Massa nas primeiras voltas do GP. A pista estava molhada e Lewis parecia que estava em um carro muito superior, passando vários pilotos, inclusive Button, ao longo do primeiro setor da prova.

Tentaria investir sobre Massa em torno da volta 10, mas freou tarde e acabou escapando. Lewis conseguiria a manobra 2 voltas depois, e com mais 3 passagens, Alonso seria a vítima. O carro era competitivo, mas com a pista secando, Hamilton seria ultrapassado por Fernando tempo depois.

Na volta 39 Massa perdeu a posição para Vettel (o piloto mais rápido naquele momento) e duas depois, aós um erro, era a vez de Lewis passar. O último pit de Massa foi uma volta depois, sempre rápido e eficiente, e ao mesmo tempo que a McLaren pedia para Hamilton economizar combustível (caso contrário não chegaria ao final) Felipe começaria a diminuir a desvantagem.

Chegaria nas últimas voltas pronto para ultrapassar, e em uma emocionante briga com direito a toque na última volta, Lewis levou a melhor (por muito pouco) e Massa, depois de voltar ao sair da pista, completaria em um suado e merecido quinto lugar.

Talvez não foi o objetivo para nenhum dos dois chegar atrás dos três primeiros na tabela, e isso se reforça para Lewis, mas a McLaren deu um salto significativo na corrida e levou 12 pontos importantes, que poderiam ser mais caso a porca da roda dianteira direita de Jenson tivesse sido colocada de maneira correta.

Já Massa, que estava com o assoalho danificado depois de bater em ‘alguma coisa, possivelmente um carro’ na curva 6, não teve um desempenho fenomenal, mas se destacou pela garra final, mesmo tendo as variáveis positivas ao seu lado.

———————————————————————————————————————————————-

Para concluir e deixar a sessão de comentários aberta para vocês, ainda destaco a prova de Pérez, que com a sua Sauber obteve o melhor resultado da carreira com um sétimo lugar, parando duas vezes nos boxes. Sérgio que vem de se recuperar daquele grave acidente em Mônaco, que o deixou ausente do GP do Canadá, mas se recuperou rapidamente e já surpreende. Talvez ainda faça corridas como protagonista, é questão de tempo.

Dito isto, deixem sua opinião logo abaixo!

33 pensamentos sobre “Análise do Top 3 no GP da Inglaterra

  1. Ótima análise Tomás, Alonso foi o “matador” da corrida, Vettel mostrou a equipe que pode segurar Webber na pista sem ordens, o problema é que nem ele ou webber mandam na equipe. Webber tem que se decidir, ou fica na equipe engolindo sapo, ou sai e vai pilotar em outro lugar, mas vaga de número 1 em equipe de ponta, pode esquecer, estão todas ocupadas…

    Christian Horner

    “Estou surpreso. No final do dia, o time é a maior coisa, e nenhum indivíduo é maior que o time”

    Horner declarou que vai ter uma conversa particular com o australiano sobre os acontecimentos em Silverstone.

    Chega ser HILÁRIO, mesmo discurso da Ferrari, o GP da Turquia 2010 trouxe muitas lições, muita gente na época comentou que faltou COMANDO a equipe, por isso Vettel e Webber se chocaram.

    Off:
    Rede Globo & Ricardo Teixeira, uma mão lava a outra, mãos aliás, bem sujas”

    Pra quem vive falando sobre ÉTICA no esporte, que a F1 só tem pilantra, uma dica:

    Assista a reportagem do link abaixo da Record sobre Ricardo Teixeira & Rede Globo! Pelo que entendi, Ricardo Teixeira não vai escalar um bom time para os jogos Panamericanos em outubro(isso mesmo é ele quem manda na escalação), sabe o motivo? Porque não vai ser a Rede Globo quem vai transmitir o Pan, e sim a Record. Isso daria enorme audiência a Record, com o Brasil sendo campeão daria mais prestígio a inimiga da Rede Globo. Portanto não adianta ficar que nem idiota torcendo pelo Brasil, tudo esta sendo feito para que a seleção não ganhe, e isso segundo a reportagem pode atrapalhar o sonho da medalha Olímpica em Londres 2012.

    E aí Galvão, o que vc acha disso, dessa SUJEIRA feita entre Globo-Teixeira? Cadê a ÉTICA esportiva nessa hora? Torcedor brasileiro que se dane, deve pensar a Globo, esse é o Brasil que eu conheço.

    No “nosso” país nada mais me surpreende, afinal de contas, se não tiver SUJEIRA no meio, não é Brasil…

    Imperdível a reportagem:

    Ricardo Teixeira reage com descaso e deboche às acusações de corrupção:

    http://noticias.r7.com/videos/ricardo-teixeira-reage-com-descaso-e-deboche-as-acusacoes-de-corrupcao/idmedia/4e1a4a70b51a048ee664ffa5.html

    • É Mac, é o roto falando do rasgado. A unica vantagem dessas materias, é que o publico entrevistado, sabe quem são os canalhas, que andam por ai dirigindo as coisas no Brasil. É canalha, falando mal de canalha, e o cidadão, pode fazer muito pouco, já, que na unica hora em que lhe é dado poder de dicidir alguma coisa, na hora do voto, escolhe mal. Nós não temos tantos canalhas em Brasilia porque foram indicados para os cargos, mas porque foram eleitos. No caso da CBF, nós não escolhemos diretamente, não temos o poder de mudar o presidente, mas, se o entorno dessa gente, estivesse habitado por pessoas de melhor indole, com certeza, eles não conseguiriam se manter onde estão. A Globo, Record e CBF, são todos lixo do mesmo saco, que se mantem as custas de privilegios, padrinhos e muito, muito dinheiro, que infelizmente conseguem arrecadar com facilidades inimaginaveis, para a maioria da população. Qualquer cidadão, com um minimo de intelecto, sabe, que o trio sujeira existe. Como acabar com eles é a pergunta, que fica no ar, alguém sabe?

    • e se isso veio a tona dessa forma, não e´ dificil supor que as copas do mundo sao digamos ajeitadas para um determinado país ganhar.

      Lamentavelmente o futebol é ópio do povo e assim sendo ninguem ou muito poucas pessoas boicotariam, deixariam de assitir futebol e assim esvaziar esse esporte e deixar a mingua essa safado, ordinario da maior especie.

      Sempre acima da lei, do bem e do mal, faz o que quer e nada lhe acontecerá.
      Isso me deprime demais, faz deixar de acreditar no ser humano de forma geral e imaginar que darwin tinha razão.

    • Obrigado Mac;

      Quanto ao assunto em off, vi o vídeo, é lamentável, em tudo no conceito geral, que o futebol seja manipulado dessa maneira: É é claro que não é só no Brasil, aqui já houveram vários escândalos com Julio Grondona, o ‘velho’ presidente da AFA e vice-presidente da FIFA.

      Numa época, ele disse: “Os judeus não chegam a ser árbitros de primeira divisão na Argentina porque o mundo do futebol é algo difícil, trabalhoso, e os judeus não gostam de coisas difíceis”

      Já agrediu árbitros e obviamente existe uma suspeita de lavagem de dinheiro, de escolha de jogadores, etc.

      Se formos ver, a F1 é um ‘paraíso’ em comparação.

  2. Alonso – Grande corrida, melhor dele na temporada, é um dos grandes. Nota 10.

    Vettel – Fez para o gasto, não impressionou, mesmo com o erro da RBR nos pits ele não seguraria Alonso. Nota 07.

    Webber – Era o pole e entregou a posição na primeira curva, depois, no fim da corrida (última volta) quis “cantar de galo” pra cima de Vettel e saiu reclamando, a RBR deveria aposentá-lo no final do ano e dar a vaga para o Koba Mito, Perez ou Rosberg. Nota 06.

  3. Tomás, como eu disse, Alonso mesmo admitiu sorte na corrida, mas ele também andou muito quando pegou a liderança. E pelo que já vinha andando esse ano, a vitória é merecida, mas nada que tire ainda a grande diferença para Vettel que esta sempre no pódio, seja em primeiro ou segundo. É difici, mas Alonso mostra sempre ser confiante no campeonato, e vimos como foi ano passado.

    A, venho avisar também que voltei a postar no meu blog cara… depois de muito tempo, por alguns problemas pessoais, voltei e pra valer. Espero uma visita sua por lá, abraço!

  4. Alonso – Conseguiu o que conseguiu porque afinal ele é o Alonso. Mesmo não tendo grande simpatia por ele, devo dizer que é um piloto de ponta. Vitória merecida, apesar de contar com uns 15% de sorte. Nota 10.

    Vettel – Fez o que podia. Não teve culpa de a equipe ter errado no box. Nota 9.

    Webber – Também fez o que podia. E mostrou que não está aí pra brincadeira. Nota 8.

    Uma nota 8 pro Massa que, apesar de ter tido um resultado não muito extraordinário, promoveu um belo espetáculo ao brigar com Hamilton até a última volta (deve estar sendo difícil esquecer o GP Brasil 2008). Isso com certeza não é comportamento de um piloto acomodado, desestimulado ou vendido. Ele ainda tem algo a oferecer, e isso virá quando tiver que vir.

  5. Bolão, contagem não oficial! Qualquer erro ou duvida avisar o Tomás URGENTE, ajuda na hora da revisão!

    Crizan foi o único que marcou pontos(30) e não subiu de posição, tadinho né…rs

    Parabéns ao líder e a todos que apostaram!!!

    1. Crizan,360
    2. Claudio,338
    3. Geovani Aparecido de Brito,320
    4. Vitor Barbosa,314
    5. Marcelo Andrade,314
    6. Nastassja Almeida Febras,308
    7. David Matheus,299
    8. Maria C Barbosa De Almeida,286
    9. Fernando Barreto,285
    10. Mac,281
    11. Alex Bogardden,273
    12. Lucas Ferreira,269
    13. Elton de Oliveira,259
    14. Altair Cordeiro,252
    15. Edgard,239
    16. Juliano,236
    17. Vitor Alves,235
    18. Débora Longen,225
    19. Jocimar,224
    20. Roberto Seabra,224
    21. Hugle,222
    22. Rochester,213
    23. André,212
    24. J. Floriano,211
    25. Jobson,210
    26. Lucimara G. Cardoso de Brito,208
    27. Leandro Penaquini,205
    28. Viktor,204
    29. Domingos Lins,195
    30. Rafael McL 2010-11 ,192
    31. Edgas Mutute,187
    32. Mauricio,186
    33. André/Pira,185
    34. Carlos Roberto,177
    35. Everton Ferreira,177
    36. Raphael Ângelo,175
    37. Paulo Patullo Neto,173
    38. William Cairo M. Pires,172
    39. Geraldo Catel Junior,171
    40. Willian Ferreira,165
    41. Renato Gouveia,159
    42. MCD,158
    43. Dylan Almeida Febras,155
    44. Cassius Clay Regazzoni,149
    45. Newton Velloso,148
    46. Lucas Desiderato,146
    47. Alcides Tavares Araújo,145
    48. Hudson,143
    49. Will,136
    50. Davi Antunes da Costa,133
    51. Ester,128
    52. Lucas – SJC,127
    53. Élton,106
    54. Diego Trindade,105
    55. Vito,101
    56. Luiz,97
    57. Edson Basilio Ladeira Carvalho,97
    58. Léo Henry,96
    59. Leonardo Felix “Latino Heat”,95
    60. Luiz Arthur,94
    61. Guilherme Rovida,90
    62. Valtinho,90
    63. Leandro Vascon,73
    64. KBK,72
    65. Victor Albergaria,65
    66. Willian Rochadel,65
    67. Francis Junior,63
    68. Osias Neves Carvalho,60
    69. Jorge Schroter,47
    70. Gabriel Pogetti Junqueira,42
    71. Cruz calvario,42
    72. Daniel Machado,38
    73. Vinicius Nogueira de Sena,37
    74. Fábio Carlos,33
    75. Betosimas,30
    76. Marcos Gonçalves,30
    77. Vitor, o de Recife,30
    78. Joao Vitor,28
    79. Carlos Tavares,24
    80. Douglas Caires,23
    81. Márcio Almeida,16
    82. Maicon Lira,15
    83. William Richard Dias Rodrigues,15
    84. Marcellopaz,15
    85. Marcelopruss,12
    86. Diego Ribeiro,8
    87. Diego Wendhausen,6
    88. Marcelo Brum,2
    89. Diego Raphael,0
    90. Ricardo Cesar L Silva,0
    91. Ricardo Rik,0

  6. Pense rápido, quem marcou mais pontos nas últimas 3 corridas, Hamilton ou Massa?
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >

    GPs do Canadá, Europa, Inglaterra:

    1-Vettel,61 pontos,
    2-Webber,45 pontos
    3-Alonso,43 pontos
    4-Buton,33 pontos
    5-Massa,28 pontos
    6-Lewis,24 pontos
    7-Schummy,14 pontos
    8-Rosberg,14 pontos
    9-Petrov,10 pontos
    10-Alguersuari,9 pontos
    11-Kobayashi,6 pontos
    12-Perez,6 pontos
    13-Heidfeld,5 pontos
    14-Sutil,2 pontos
    15-Rubens,2 pontos
    16-Buemi,1 ponto

    Pois é, Hamilton é fera dá espetáculo, mas se não for eficiente, acaba sendo pior que o Felipe(6º no mundial,pelo menos voltou a pontuar em sequência). Querendo ou não, Felipe (na tabela) foi melhor que Lewis nas últimas 3 corridas! O inglês foi bem na Inglaterra, mas se tivesse cx de brita na pista, provavelmente estaria fora da corrida, pelo menos 2 vezes saiu fora da pista. Claro que ele forçou sabendo que não tinha cx de brita, mas novamente errou e perdeu tempo. E porque teve que tirar o pé para não ficar sem gasolina? Forçou muito o ritmo, é o famoso “pé pesado”, teve que pagar o preço. Amiltão tem que assitir umas corridas do Piquet, do Lauda, Prost, Schumacher e prestar atenção no Alonso, pilotos de estilo rápido-cerebral, assim ele fica sabendo como se leva o carro no limite sem comprometer o resto da corrida. Não se resolve tudo no acelerador, por isso esta tomando sufoco do Button…

    Engraçado, só foi o Button botar pressão no companheiro (MON/CAN), que nas 2 últimas corridas (estranhamente) começou a ficar pra trás. Na Europa, o carro não rendeu nada, na Inglaterra erraram feio nos boxes. Lembrou Mônaco 2010(esqueceram a tampa na entrada de ar do motor), depois Button teve uma sequência de corridas ruins. O inglês ainda comentou:

    “Estranho, não entendendo o que esta acontecendo”

    E da lhe Hamilton disparando na tabela, essa é a Mclaren que eu conheço, e olha que Button é inglês, imagina se fosse o brasileiro Massa no lugar…

    • Ótima teoria da conspiração. O Hamilton é melhor que o Button, não precisa disso para chegar na frente. A McLaren também errou com o Hamilton, e muito.

      O Massa não está servindo nem para ser escudeiro do Alonso.

      • Pior que é verdade, acredito que a grande maioria do pessoal aqui do blog, mesmo que meta o pau no Felipe, no fundo torçe por ele conseguir pelo menos andar encostado no Alonso, mas nem isso ele consegue, eu desisto de esperar algo dele. Rubens Barrichello²

    • Esse tipo de teoria só mostra a frustração com a real capacidade do Button. Como se ele tivesse braço pra ganhar do Hamilton. Tem gente que dá muito ouvido pras asneiras do Galvão.

      • Grandes bosta o Massa ter 4 pontos a mais, isso não demonstra nada, ele é escudeiro do Alonso do mesmo jeito, e Hamilton? Hamilton é o campeão de 2008 e piloto 1 (por baixo dos panos) da McLaren!!!

    • kkkkkkk…. Engraçado ler isso, o Massa pilota uma Virgin ou uma Ferrari??
      Pontuar 4 pontos a mais que Hamilton em 3 corridas pilotando uma Ferrari não é nada vergonhoso para Hamilton. É só lembrar que a Mclaren ja está atras da Ferrada em desempenho, nada mais normal que o segundo piloto da equipe italiana tenha somado mais ué…

      • Tem gente, que iria ao delirio se desse Brasil em primeiro lugar. Como isso esta dificil de acontecer, baixa o pau, destila todo tipo de veneno, apenas para encobrir, que não se conforma de não ganharmos mais corridas e campeonatos. O pessoal, devia pelo menos ser mais sincero, xingar os nossos pilotos, sim, mas achar, que são as piores aberrações do grid da FI, é um pouco demais, não é não. Quer um exemplo: se o Koba, chega em quinto na ultima corrida, é capaz de algum sacana, colocar o hino do Japão como anexo a sua mensagem. Eu, não acredito nessa ira toda, que o pessoal devota aos nossos pilotos, acredito mais, na frustração, que tenta esconder a raiva de não ver nossos pilotos vencendo, seja ele quem for, ai para esconder a frustração, manda bala neles.

  7. Outro dado curioso, nas últimas 3 provas, Ferrari e Mercedes melhoraram bem na briga com Mclaren e Renault:

    CAN-EUR-ING

    RBR, 106 pontos
    FERRARI,71 pontos
    MCLAREN, 57 pontos
    MERCEDES,28 pontos
    RENAULT,15 pontos
    SAUBER,12 pontos
    TORO,10 pontos
    FORCE, 8 pontos
    WILLIAMS,2 pontos

  8. Concordo que o Lewis é o preferido da McLaren, mas o que mais tem entre torcedores, é a famosa “teoria da conspiração”.

    Sinceramente, não vejo o maior sentido em dizer que Hamilton está sendo, propositalmente, ajudado pelos erros de Button nos boxes.

    Já erraram, e muito, com o Hamilton. Inclusive, até fiz uma média de parada, e adivinhe? Button é o mais rápido nos boxes.

  9. O que chama atenção também são os novatos: Pérez, Petrov, Maldonado, Di Resta colocarem pressão nos companheiros mais experientes! Kobayahi também fez o mesmo quando começou. Seria por causa da preparação na categorias de base, preparo físico, metal, etc?

    To achando essa molecada (pelo equipamento inferior que tem) muito boa, pra quem ficava falando mal de piloto pagante…

    Curioso é que ninguém fala sobre piloto pagante na Indy, lá até piloto de ponta paga para correr. Olha o caso do Tony Canaan, se não arruma patrocínio, adeus temporada 2011…

  10. Desta vez a culpa não é da Ferrari
    http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/desta-vez-a-culpa-nao-e-da-ferrari/

    Com o difusor a Ferrari já vinha melhorando, pode deixar o difusor em 2011 o campeonato já esta decidido, ninguém vai conseguir buscar Vettel na tabela. Ferrari tem condições de superar adversidades com Alonso no comando, a Ferrari tem staff e grana pra isso! Mudaram o regulamento radicalmente em 03, mesmo assim Schumacher – Ferrari foram campeões! Fizeram o mesmo em 05, e advinha quem estava disputando o título já em 06? Schumacher – Ferrari.

    Alonso que forme um grande time em volta dele (ele já fez isso na Renault), o espanhol só precisa de tempo, como aconteceu com Schumacher! Notem que Alonso quase foi campeão em 2011, chegou em Interlagos como sendo o único que podia conquistar o título nessa pista, não foi campeão, mas a Ferrari mostrou grande evolução ao final de 2010. Em 2011 mudaram as regras, o carro não começou bem, mudaram algo no carro e começaram a reagir, isso com o difusor na pista, esqueça o título em 2011, vença o que for possivel, mais importante agora é evoluir para 2012. Com difusor, sem difusor, a RBR tem Newey e Vettel, quem quiser ser campeão em cima deles tem que se superar…

    Proibem o difusor, Newey inventa uma “batata” e o carro sai voando, não tem jeito…

    Mclaren tinha Newey nos anos de ouro da Ferrari, e só dava alemão vencendo…

    Tudo é trabalho, Mclaren e Ferrari podem brigar com RBR em 2012…

    Pra esse ano, não dá mais…

  11. já foram desenterrar o Haikonen para ocupar o lugar do Weber, pelo visto estão colocando pressão no canguru, mais seria bom ter o Iceman de volta ,
    Agora , olha só a ferrari começou à falar bem do Massa, será que estão querendo renovar o contrato dele ? com certeza o Alonso está bem acomodado e deve ser à favor,mais pelo visto o Massa não quer renovação, isso é nítido .e para o ano que vem tudo é uma grande ???????????????????????????????????????????????

    • William,
      Respeito muito sua opinião, e você tem comentado sobre os benefícios para a F1 de pilotos que disputam e lutam por suas posições.
      Entretanto, o Kimi Raikkonen (Iceman) sempre foi um dos pilotos marcado por não ser aguerrido, sempre garantindo pontos, sendo cerebral e frio, daí o apelido.
      Para mim, foi um grande piloto mas desejo que tenha sorte em outra categoria.

      Dentre os pilotos que tem contrato por vencer em 2012, minhas sugestões para o lugar de Webber (caso ele saia): Button, Kobayashi e DiResta (nesta ordem).

  12. Vito,
    acho muito interessante a troca de pilotos entre as equipes, mudar é sempre bom, e na minha modesta opinião o Kubica não volta pelo menos em 2012, o Heidfeld sai, o Weber tambem mesmo com a equipe dizendo o contrário, acho que o hamilton só esta esperando a RBR abrir vaga no fim do ano porque ainda é cedo, eu colocaria o Button na Ferrari e o Massa na Maclaren seria bom para os dois, na Renault o Bruno, e quem sabe como piloto de testes da pirelli o Lucas também não ache uma vaga na F. india ou Lotus quem sabe ?
    O barrichello vai gastar a sua ultima munição , vai ser o ano 20 na F1 , terá muito marketing emcima,mais acho que ele para no ano que vem, tomara que com chave de ouro !

  13. O Vettel nunca venceu nenhuma de suas 16 fazendo qualquer ultrapassagem na pista (exceto na largada). 12 vitórias foram largando na pole, 2 foram pulando para 1º na largada e 2 foram passado nos boxes. Se fosse arrancadão ele era o cara…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s