Ordem de equipe na Red Bull: Você é a favor?

Praticamente na mesma época em que a Ferrari ordenou Massa abrir passagem para Alonso no GP da Alemanha do ano passado, a Red Bull comete uma ação bastante parecida hoje em Silverstone: Webber recebe cerca de 5 ordens para não investir contra Vettel, o segundo colocado, e permanecer no terceiro lugar. depois de ignorar quatro, termina ‘aceitando’ a última, porém nota-se que fora no paddock não se vê um Webber satisfeito com essa medida irrisória e desnecessária.

Horner afirmou logo depois que pensou no campeonato, mas a partir de hoje, pelo menos, a Red Bull já faz ‘parte do grupo’, e Mark deve vir mais agressivo nas próximas corridas. É vice-líder e pelo menos tentará, isto é, se a Red Bull permitir.

57 pensamentos sobre “Ordem de equipe na Red Bull: Você é a favor?

  1. Obviamente a equipe fez isso porque o Vettel é líder do campeonato e primeiro piloto absoluto, mas evitar um choque entre eles contou muito na decisão. Eu acho. :s

  2. Situação polêmica…
    Mas pelo que eu entendi lendo os noticiários por aí, o Webber ignorou o pedido da equipe e tentou até o fim.
    Webber: “I tried to pass him. No quite.”
    Webber: “I’m not fine with it, no. Of course I ignored the team and I was battling to the end.
    Fiquei na duvida se na última volta ele realmente se resignou.
    Não gosto desse tipo de atitude, mesmo sabendo que é o Vettel que esta claramente na situação de postulante efetivo ao título. E que Webber faz um campeonato discreto este ano.
    O Horner em entrevista disse que Sebastian teve problemas no Kers, isso explica em parte o desempenho inferior no terço final da corrida.
    Respondendo sua pergunta Thomas, esportivamente sou contra interferência da equipe nas disputas em pista. Mas, já me acostumei a entender que na F1, eles raciocinam essas questões de forma muito mais calculista e pragmática, ou seja, no momento Vettel é a prioridade da equipe.

    • “Fiquei na duvida se na última volta ele realmente se resignou.”

      Fica difícil compreender essa parte, pelo caráter de Webber, imagino que tenha tentado até o fim, mas por outro lado, para evitar vexames futuros, possa ter recuado.

  3. Nota zero bem grande para ordens de equipe. Sem contar que ainda estamos na metade do campeonato. Mas é isso aí, Jean Todt como presidente da FIA, daqui a pouco ordens de equipe não cumpridas pelo piloto serão penalisadas com “stop and go”. Depois dessa, Christian Horner caiu no meu conceito.

      • Sim, inclusive um dia ‘desabafei’ sobre o ridículo episódio Turquia/2010, Helmut Marko estava praticamente desesperado, só que o episódio da Ferrari repercutiu mais no Brasil pelo fato de Massa estar envolvido.

  4. Christian Horner alegou minutos depois à BBC que pensou no campeonato, nos PONTOS que seriam salvos, por isso deu a ordem para manter as posições!

    Ué, mas e aquele papo(furado) do Galvão, que a RBR mantém o ar esportivo na F1, que a equipe não faz como a Ferrari(crime esportivo), dando ordem de equipe?

    Pois é, quem acreditou na RBR ou Galvão tem que ENGOLIR tudo que disse sobre a Ferrari, não existe bobo nesse meio, quanto mais rápido vier o título, mais cedo a equipe consegue mais patrocinadores, e isso é importante para o próximo ano, além disso a
    mesma pode começar mais cedo o projeto do carro para 2012. O título já é de Vettel mesmo, Webber que se dane, 3 pontinhos nessa hora valem ouro…

    Lembrou a AUT 02, Schumacher também tinha muitos pontos a frente de Rubens, mesmo assim a Ferrari pensou nos pontos para o líder do campeonato, que na época valiam 4, Webber passando Vettel seriam 3 pontos a menos para o alemão. Muitos podem até alegar que na AUT valia a vitória, mas pra equipe isso pouco importava, ela estava pensando no campeonato, no líder Schumacher! RBR fez o mesmo no GP da Inglaterra.

    É um mundo cheio de “INTERESSES”, não existe equipe 100% limpa, que pensa no torcedor, na esportividade e blá, blá, blá. Primeiro vem os “interesses”, tem que ser muito inocente pra acreditar que a RBR sempre deu chance igual aos seus pilotos, o carro pode até ser semelhante, mas uma “forcinha” a mais sempre a equipe vai dar para quem esta na frente da tabela, todas equipes fazem isso. Schumacher mesmo no GP do Brasil em 2010 admitiu que deixou Rosberg passar para não prejudicar Nico na tabela, o jovem alemão brigava com Kubica por cada ponto possível. Schumacher disse que fez isso pensando na equipe, nem precisou de ordens. Se viesse, ele acataria, ele não é o dono da equipe, segue ordens, estava atrás de Nico na tabela. Schumacher já tinha feito o mesmo no GP da Malásia em 99 entregando a vitória a Irvine.

    Resta saber se Webber vai continuar na equipe em 2012 ou não, ninguém é obrigado a ficar onde não quer…a opção é de Webber! Melhor pedir conselho ao Rubinho, o brasileiro deve perguntar:

    “Só vale a pena ficar se o salário for bem ATRATIVO, depois vc lança um livro metendo o pau na equipe”

    • Acho que o Horner fez a coisa certa.
      Com todo mundo querendo puxar o tapete da Red Bull com essas mudanças absurdas nas regras ele tem que resguardar os pontos sim. Ninguém sabe o que será nas próximas corridas.

  5. Bem, ficou patente que o oposto não aconteceria. Quando Vettel atropelou Webber na Turquia ou Hungria? e ambos saíram da pista, o Helmut Marko e Christian Horner chamaram o próprio dono da Red Bul, Dietrich Masterchitz pra afirmar categórico: Na Red Bull a disputa é na pista, que vença o melhor. Na época Webber vinha melhor no Campeonato, e de repente tudo mudou.

    Hoje deu-se exatamente o contrário, Webber podia ultrapassar o Vettel, mas veio a ordem: “Maintain the gap”, ou seja, a prioridade da Red Bull é Sebastian Vettel, e todos já sabiam disso, precisava só formalizar, o que foi feito hoje. Eu sou a favor do jogo de equipe, às claras, sem subterfúgios, a equipe deve defender seus interesses, e que caiam as máscaras.

  6. Só pra lembrar, JOGO DE EQUIPE esta liberado em 2011, nem adianta pedir pra FIA punir a RBR. Vai ser assim até o final do ano, e na Ferrari é a mesma coisa, se precisar, Massa vai ter que deixar Alonso passar, vai que Vettel se machuque andando de bicicleta ou jogando bola, vai que acontece de ficar 2,3 corridas fora por lesão…pode ser até improvável, mas não impossível, os caras pensam em tudo…

  7. Eu acho que existe uma diferença bem clara entre “não arrisquem seus pontos” e “invertam suas posições na pista”. Pra mim, “mantain the gap” é idêntico a “Crianças, tragam seus brinquedos para casa”.
    No campeonato, se os dois se retirassem da prova, Webber levaria a pior, continuando empatado com Button e vendo Alonso passar pra vice-liderança.
    E, se ele passasse Vettel, mudaria o campeonato em 6/10 de ponto.
    Outra questão é, se Webber, como declarou, não agiu conforme a mensagem recebida pelo rádio e não receber alguma punição da Red Bull, a mensagem pelo rádio não foi uma ordem, foi uma recomendação.
    E se Felipe Massa tivesse respondido ano passado “tá, Fernando tá mais rápido, mas ele tá atrás de mim e não tem mais ninguém na minha frente, então ele que assuma o risco de tentar me passar.”?
    Acho mais mérito de Webber continuar brigando pelo 2o lugar (e sem jogar fora a corrida nem dele nem de Vettel) que demérito da Red Bull pedir pra ele se manter em terceiro.

    • Eu acho que existe uma diferença bem clara entre “não arrisquem seus pontos” e “invertam suas posições na pista”. Pra mim, “mantain the gap” é idêntico a “Crianças, tragam seus brinquedos para casa”.

      Falou TUDO, a McLaren fez isso na Turquia ano passado depois que Vettel e Webber se enroscaram e a dobradinha caiu no colo e ninguém falou nada!!!

  8. Também concordo, que faça na cara dura doa a quem doer, melhor assim que ser ENGANADO, vendo equipe pedir por códigos para piloto “tal” diminuir por falta de combustível ou porque vai explodir o motor, RBR mandou na cara dura porque o jogo de equipe esta liberado, nem pode ser punida, já avisaram sobre isso, nem adianta torcedor reclamar…

    Que façam como antigamente (anos 70/80), primeiro e segundo piloto, no CONTRATO!!!

    A mídia brasileira que pergunte ao Massa se ele “fechou” como número 1 ou número 2, não existe 1 A e 1 B…

    Qualquer dúvida pergunte a equipe: “Massa fechou como número 1 ou 2?”

    A equipe vai dizer o que esta no contrato, se Massa mentiu, a ‘máscara’ cai…

  9. Não adianta comparar, a RBR ainda esta mil anos atras em Safadeza com relação a Ferrari, que hj em dia desenvolve apenas um carro e é mil vezes mais ridicula….
    Ainda age por debaixo dos panos para mudar regulamento no meio do ano….

    • Não é comparar, é mostrar que na RBR também há jogo de equipe. Menos escandaloso que o da Ferrari, mas há.

      “que hj em dia desenvolve apenas um carro”

      – Em 2008 também, né! ¬¬

    • mentira.
      os dois carros tem o mesmo nível, problema é a peça entre o voltante e o assento, faz tempo isso.
      o espanhol é bicampeão e em 2007 e 2010 teve chance de ser tri.
      tirando o excelente projeto que é a redbull e por isso permite o alemaozinhu estar numa boa nesses dois ultimos anos, o restante dos pilotos tem que remar muito pra igualar o nível dele,
      o resto é conversa fiada.

      • Poxa comentários passionais são triste e dificeis de discutir, todo mundo sabe em quem chega os desenvolvimentos 1º ou então tu ve outra F1, mas não quero discutir sobre quem é melhor Massa/Alonso pois Alonso é melhor que Massa mesmo com carros iguais ia tomar pau, mas jogo de equipe todos fazem ninguem discute, mas feio e ridiculo só a Ferrari, te preocupa não que se o Alonso ganhar tudo daqui pro fim do ano e o vettel chegar em 2º todas acho que ainda não dá

  10. Claro que existe jogo de equipe na Red Bull. Mas nada se compara com a Ferrari. Imaginem vocês no lugar no Christian Horner… O cara fez o certo, poderiam os dois terem se enroscado. Nada se compara com as covardias que a Ferrari cometeu, e ainda comete.

  11. Encontro aqui também, algumas opinioes passionais. Ordem de equipe é ordem de equipe e ponto final. A da Ferrari ano passado mandava Massa dar passagem a Alonso, numa pista, que devido a aerodinamica dos carros, ultrapassar era praticamente impossivel, e o espanhol estava mais rapido. Hoje Webber mais rapido, teve de abdicar de chegar em segundo. Se nao querem que haja colisao, pq o mais lento hoje (vettel) tem de chegar na frente?! Vettel é mais que beneficiado na RBR. Lá sempre houve ordem de equipe e ano passado só deixaram a briga, no fim do campeonato, acontecer pq o alemao era quem estava em desvantagem. Caso contrario Webber teria, como hoje, ser um eterno escudeiro.

  12. não se trata ser a favor ou contra.
    Isso existe, sempre existiu não só na F1 como em tudo que é canto da vida em sociedade.
    Negar isso é negar a propria existência humana.
    Temos isso conosco e devido a alguns fatores achamos justo ou injusto quando nos condiz ou é favoravel.
    A diferença sempre será o quanto mais sutil for essa medida adotada.
    Tem pessoas que manipulam as outras a vida toda e ninguem acha ruim, outras conseguem parcialmente e outras nunca conseguem.
    SImples assim. Sorry.

  13. E o Reginaldo pedindo cabeça a prêmio do Amiltão no toque com Massa?

    “o Hamilton tem grandes chances de ser punido”.

    Kakakaka, quando não tem Galvão, entra o Reginaldo…rs

    Jesus do céu, acidente normal de corrida caramba.

    Aí foram entrevistar o Massa, que disse: “foi coisa de corrida” e que não tinha nada a reclamar da disputa.

    Aí vem o Reginaldo querendo “consertar” a merda que disse: “A Ferrari só não ia pedir punição pro Hamilton pq tava muito feliz com a vitória do Alonso”

    Sensacional

    Parabéns ao Massa ao dizer que foi incidente de corrida contrariando as alegações do Reginaldo Leme, tá certo ele, não tem que ficar se fazendo de vítima e jogando pra torcida. Felipe foi bem combativo no final da corrida, o mesmo aconteceu no GP da EUR com Kobayashi na bandeirada. Esta se esforçando, se não dá pra tirar mais, paciência…

  14. “não foi uma ordem, foi uma recomendação”

    Recomendação foi ótima, mas não se iluda Juliano, foi ordem mesmo!

    http://grandepremio.ig.com.br/formula1/2011/07/10/irritado+com+ordem+de+horner+webber+afirma+claro+que+ignorei+a+equipe+10457574.html

    Mark revelou novamente insatisfação contra o time taurino, que enviou ORDENS via rádio para evitar uma tentativa de ultrapassagem sobre o alemão, que vinha mais lento por conta de problemas com pneus. Irritado, Webber disse que ignorou totalmente as chamadas da equipe e tentou — sem sucesso — passar Vettel no fim da corrida.

  15. Foi uma ordem! ok.

    Mas querer comparar com o que a Ferrari fez é apelação, se o Webber não acatou uma ”recomendação”, então diga que é uma ordem, assim os dois pontuaram. Caso contrário a chance dos dois pareram no meio de um muro era alta.

    • Ordem de equipe não tem peso diferente. Além do que Webber estava mais rapido. Pq teria de se manter atras? Se quisesse evitar colisao, teria mandado o Vettel abrir e nao o Webber tirar o pé…

  16. Não adianta, Mac, certas pessoas nunca irão entender.

    Essas pessoas gostam de xingar somente a Ferrari. E sabe por quê? Porque o Barrichello tomou um vareio do Schumacher e o Massa toma um do Alonso. Eles não aceitam isso e aí ficam xingando a equipe Italiana.

    A RBR também é suja na F1, mas é inteligente o bastante para conseguir enganar certos telespectadores revoltados.

  17. 1º caso > Um piloto não consegue ultrapassar… A equipe pede para o outro abrir.

    2º caso > Um piloto quer ultrapassar… A equipe pede para manterem as posições.

    Sinceramente, não vejo diferença. O 1º caso só chama mais atenção.

    • Entendi, cara. Pra vc não tem diferença entre as ordens. Eu apenas fiz um adendo.
      Nesse caso o piloto mais rapido teve de ficar atrás, pois o atacado seria o protegido, Vettel…
      E eu até sou a favor de ordem de equipe. Mas depende da situação. Webber deu uma bela resposta na coletiva.
      Abraço

  18. Ordens de equipe no meio do campeonato só coloca em duvida a igualdade de condiçoes entre pilotos da mesma equipe, ainda mais quando estamos no meio do campeonato e o piloto favorecido vem ganhando quase tudo, todos entendem quando é feito no final do campeonato mais nessa altura é ridiculo seja que equipe for,
    Eu aposto que no proximo GP o Weber não chega nem perto do Vetel, a F1 é cheia de sujeiras infelizmente,eles tem que tomar cuidado porque o Weber pode chutar o pau da barraca e abrir o jogo , essa regra foi feita para beneficiar a ferrari e agora ela vai provar do proprio veneno, si fosse proibido agora ajudaria o Alonso a chegar mais perto do lider, um dia é da caça e o outro do caçador, bem feito, daqui à pouco a Ferrari vai ser contra ordens de equipe. ABS

  19. Sou contra, mas, numa F1 que tem a FIA protegendo descaramente a Ferrari e Alonso sendo dono da equipe, nada mais natural que a RBR se proteger contras as picaretagens dos mafiosos.

    Apesar disso, a ordem está longe de ter as mesmas dimensões das orden dadas pela Ferrari, a RBR buscou preservar as posições e não mandou ninguém entregar posição para ninguém, são duas coisas muito diferentes.

    • Ah, tá… RBR pode, Ferrari não… Na verdade o Alonso é tão melhor que o Vettel, que a propria RBR, com um carro infinitamente superior, podendo daqui a pouco antecipar o fim do campeonato, tem medo de uma reviravolta… Pelo amor de deus…

      • Acorda Babão,

        Alonso é tão melhor que Vettel, que tem 02 anos que ele só leva pancada do alemão.

        Pode espernear, chorar e gritar, os números não mentem jamais, o resto é choro de perdedor.

      • Só faltava perder do Alonso com uma RBR nas mãos.

        Os números não metem, mas mascaram a realidade.

      • Engraçado, Alonso, “o infalível”, é o mesmo que perdeu um campeonato ganho por não conseguir superar o Petrov pilotando uma Renault???

        O que vejo nos comentários é a velha ladainha: quando Alonso ganha é porque pilota demais, quando Vettel ganha é porque a RBR é o melhor carro.

        Eu reconheço Alonso como um dos melhores, mas o fãs fanáticos do espanhol (geralmente viúvas anti-schumy) são incapazes de reconhecer qualidade nos outros bons pilotos do grid (Hamilton e Vettel principalmente).

        A verdade é que, contra fanáticos, não adianta discutir.

      • Cassius,

        Se você não sabe, a Renault era muito boa na reta, e naquele circuito, a ultrapassagem é impossível quando dois carros andando forte não erram.

        No último GP…
        Por que será que Vettel entrou nos boxes quando estava perseguindo o Lewis?
        * Peidou contra o Hamilton, mas deslizou contra o Massa… Carros andando forte, pneus bons… Tudo pode ajudar ou atrapalhar.

        “quando Alonso ganha é porque pilota demais, quando Vettel ganha é porque a RBR é o melhor carro.”

        – Eu, pelo menos, não. Alonso ganhou o último GP porque a Ferrari estava forte, até mais que a RBR. Tanto o Alemão quanto o Espanhol fizeram um grande trabalho.
        * Nem consigo entender a nota 7 que deu ao Sebastian.

    • Essa é a conversa que não termina nunca, realmente. O que eu posso opinar é o seguinte: A Ferrari errou na estratégia e fez Alonso perder seu 4º lugar, e a Renault era mais rápida em reta do que a Ferrari, por isso não houve ultrapassagem. Se não me engano, só o Koba e o Sutil passaram alguém naquele fim de semana.

      Esses são os fatos. Mas também é fato que Vettel fez uma corrida perfeita, sem erros, venceu e ponto. Não adianta chorar pelo que já passou, seguramente Alonso agora não está preocupado com Abu Dhabi.

  20. Eu não entendi, o porque de tanta discussão. Não ficou acertado, que as ordens de equipe, são legitimas e estão liberadas, estamos discutindo o que afinal. Quando achavamos, que era ilegal, debatemos o assunto, mas agora, apesar de imoral, de fazer mal ao esporte, de provocar a ira de quem é fã de FI, não há mais nada a ser dito, é legal, esta previsto no regulamento, e dane-se a galera, que torce pelo Webber, ou por qualquer outro piloto. Afinal, acredito, que na Australia, tenha torcedores do Webber, que devem ter se sentido muito frustrados com a situação e que confessam isso publicamente, mesmo sabendo, que o australiano não é um grande genio é apenas uma “peça defeituosa”, que a RBR usa para dirigir um de seus carros, mas, para os australianos, ele é magnifico, um grande piloto, afinal para a Australia ele é australiano.

  21. Eu não vi direito o incidente como uma ordem de equipe, porque foi dado uma especie de sugestão a Webber, e ele fez como bem entendesse.
    Agora jogo de equipe eu não acho errado, dependendo da circustancia. Nessa corrida por exemplo, eu achei certo, eles querem garantirem o titulo do Vettel, e principalmente o dos construtores.

    O mais legal de jogo de equipe, é que quando é feito a favor de Vettel todo mundo cai em cima, eu queria ver se a equipe tivesse dito para o Vettel deixar o Webber passar pois estava mais lento, quem iria reclamar?
    Acho que nessa corrida a RBR fez certo, pois ela é um time, e deve defender os seus interesses. Ano passado eu acho que ela errou, pois não houve esse jogo de equipe a favor do Webber, que estava melhor.

    Abraços

    • “O mais legal de jogo de equipe, é que quando é feito a favor de Vettel todo mundo cai em cima, eu queria ver se a equipe tivesse dito para o Vettel deixar o Webber passar pois estava mais lento, quem iria reclamar?”

      O mesmo dilema do GP da Alemanha 2010, é inevitável. O que eu acho é que existe muita burocracia na F1, e muitos torcedores cegos e que contribuem muito para alimentar conversas que a mídia adora colecionar, isso ocorre na Espanha, Inglaterra, e até no Brasil…

      • É isso que acontece em todo lugar, só muda o jeito de como qualquer nação encara, pois agora a Alemanha está a sorrir, e os Australianos estão chateados, mas acho isso totalmente normal.

        O mais importante resalta de tudo isso, é que a maioria dos casos de jogo de equipe, sempre eles favoreceram um, porque esse piloto era mais rápido. Os fãs do Massa e Barrichello ficaram e ficam nervosos dizendo que eles sempre foram parados, e tudo mais. Mas ambos quando tiveram a opurtinidade não conseguiram, Massa em 2008, e Barrichello em 2009. Schumacher e Alonso nas circustancias deles, acredito que conseguiriam o titulo.
        O que eu quero dizer, que o jogo de equipe não é em vão, o Vettel vem sendo totalmente superior em corridas, contra o Webber, nada mais justo de deixar ele com o direito de tentar o titulo, do mesmo jeito que aconteceu com Schumacher e Alonso.

  22. Webber é um piloto que nunca gostei, desde Minardi. Está ai, cuspindo no prato que comeu. Se não fosse a REd Bull, não teria vitórias na carreira. Ano passado era sua chance, mas a sua equipe não tem culpa de seu piloto liderando o campeonato bater em uma corrida e não andar nada na última. Agora vai ter que engolir isso, e mesmo assim, se ele desrespeitou a ordem, não foi capaz de passar Vettel, que se defendeu no braço. O tempo de Webber na Red Bull já passou, assim como de Massa na Ferrari.

  23. O Richiardo, dias depois daquela ultima corrida de 2010 , baixou o tempo do Vetel e muito, para um piloto que estava em testes isso foi demais ? sim .
    Isso prova o quanto o carro mascara a realidade, e esse ano o carro é ainda melhor,
    Button nunca seria campeão sem ter um carro como o de 2009, ele aproveitou a oportunidade, coisa que o Vetel esta fazendo , mais até ser conciderado um top ,aí são outros quinhentos, vamos dar tempo ao tempo e deixar os numeros de lado, por enquanto.

    • Exato!

      O carro faz toda a diferença. Em 2006, por exemplo, Alonso liderou fantasticamente até a metade, mas depois caiu drasticamente de rendimento.

      A Renault era um foguete, mesma coisa com a Red Bull hoje, só que tem gente que acha que o Vettel é O cara da F1. Haja paciência!

      Abs.

  24. Não a favor dessa ordem de equipe que a Red Bull passou para Mark. Ele seria cauteloso, haja vista os problemas que eles já tiveram na Turquia ano passado. Além do mais, eram só três pontos. Não vejo porque o desespero!

  25. Se fosse o Dietrich, reuniria o Horner, o Ian Morgan e o Helmut Marko:

    – Senhores, as confusões na imprensa deixam claro que vocês são incompetentes em fazer valer a vontade de vocês sem o mundo inteiro ficar sabendo. Portanto, PAREM DE TENTAR DAR ORDENS DE EQUIPE ou VOLTEM PARA A GP2

    Pronto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s