Alonso vence corrida espetacular em Silverstone

Realmente ninguém espera que após um grande início de corrida por parte de Vettel – no qual abriu grande vantagem, junto com Webber – a Red Bull iria errar em um momento crucial no pit stop de Sebastian e ver Alonso passar ao lado para a liderança da corrida. A verdade é que, apesar do erro, Fernando foi mais rápido do que nunca, sem erros, pilotando no limite e marcando a sua 27ª vitória na carreira, empatando com Jackie Stewart.

Este primeiro lugar (Alonso não vencia desde o GP da Coréia do ano passado) foi construído basicamente no fato de ter compensando o desgaste de pneus e a velocidade ao longo das voltas em que Vettel viria se recuperar – Houve uma parada depois do acontecido, na qual Seb parou antes, mas mesmo assim isso não foi suficiente para passar Fernando.

Ou seja, é uma vitória que não pode ser unicamente creditada ao erro no pit de Vettel. O interessante é que Alonso vai subindo aos poucos na tabela de pontos – Já passou a dupla de Woking e está a 12 pontos de Webber. Se alcançar Seb é impossível em um quadro normal, fica claro que a Ferrari pelo menos estará tirando alguns pontos eventualmente, e o mesmo se espera para a McLaren.

O final da prova despertou duas brigas emocionantes que também estavam valendo pontos importantes do campeonato em jogo: Webber já vinha rápido e iria fazer a ultrapassagem sobre Vettel, mas a ordem de equipe da Red Bull acabou não permitindo que isso ocorra. Obviamente, Mark já disse não estar satisfeito, e ignorou 4 ordens antes de aceitar a última. No final, Sebastian ficou com seus 18 pontos, com Webber colado atrás.

A outra disputa intensa foi entre Hamilton e Massa, pelo 4º lugar. Lewis já vinha mais lento pois havia sido comunicado pela equipe que precisava economizar combustível para completar a corrida, enquanto Felipe – segundo revelou no paddock – tinha o assoalho danificado desde a primeira parada.

Felipe o perseguiu durante a última volta muito próximo, e chegando na última curva houve um toque, que desestabilizou Massa, e Hamilton terminou ficando com a melhor enquanto Massa saia da pista.

Rosberg realizou uma corrida discreta mas eficiente, chegando em 6º. Já Michael teve alguns encontros na pista, como o com Kobayashi, que lhe rendeu un Stop&Go. 9º lugar para Schummy, que está 12 pontos atrás de Nico no campeonato.

Na Sauber, ao contrário de Kamui, que foi ‘traído’ pelo seu C30, Pérez conquistou seu melhor resultado na carreira, um 7º lugar que merece ser destacado para um piloto que ainda tem o que mostrar.

A Renault, fraca e quase imperceptível em pista, levou 4 pontos com Heidfeld, e Alguersuari, na Toro Rosso, o décimo, um ponto que representa um grande feito: Ter passado Buemi no campeonato.

__________________________________________________________________

Resultado da corrida:

Pos No Piloto Equipe Tempo Voltas Grid
1 5 Espanha Fernando Alonso Itália Ferrari 01:28:41.194 52 3
2 1 Alemanha Sebastian Vettel Áustria Red Bull +16.511 52 2
3 2 Austrália Mark Webber Áustria Red Bull +16.947 52 1
4 3 Reino Unido Lewis Hamilton Reino Unido McLaren +28.986 52 10
5 6 Brasil Felipe Massa Itália Ferrari +29.010 52 4
6 8 Alemanha Nico Rosberg Alemanha Mercedes +1:00.655 52 9
7 17 México Sergio Pérez Suíça Sauber +1:05.590 52 12
8 9 Alemanha Nick Heidfeld França Renault +1:15.542 52 16
9 7 Alemanha Michael Schumacher Alemanha Mercedes +1:17.912 52 13
10 19 Espanha Jaime Alguersuari Itália Toro Rosso +1:19.108 52 18
11 14 Alemanha Adrian Sutil Índia Force India +1:19.712 52 11
12 10 Rússia Vitaly Petrov França Renault +1:20.600 52 14
13 11 Brasil Rubens Barrichello Reino Unido Williams +1 volta 51 15
14 12 Venezuela Pastor Maldonado Reino Unido Williams +1 volta 51 7
15 15 Reino Unido Paul di Resta Índia Force India +1 volta 51 6
16 24 Alemanha Timo Glock Reino Unido Virgin +2 voltas 50 20
17 25 Bélgica Jérôme D`Ambrosio Reino Unido Virgin +2 voltas 50 22
18 23 Itália Vitantonio Liuzzi Espanha HRT +2 voltas 50 23
19 22 Austrália Daniel Ricciardo Espanha HRT +3 voltas 49 24
NC 4 Reino Unido Jenson Button Reino Unido McLaren Roda 39 5
NC 18 Suíça Sébastien Buemi Itália Toro Rosso Pneu 25 19
NC 16 Japão Kamui Kobayashi Suíça Sauber Abandono 23 8
NC 21 Itália Jarno Trulli Reino Unido Lotus Abandono 10 21
NC 20 Finlândia Heikki Kovalainen Reino Unido Lotus Abandono 2 17

__________________________________________________________________

Campeonato de pilotos:

Pos Piloto Equipe Pts
1 Alemanha Sebastian Vettel Red Bull 204
2 Austrália Mark Webber Red Bull 124
3 Espanha Fernando Alonso Ferrari 112
4 Reino Unido Lewis Hamilton McLaren 109
5 Reino Unido Jenson Button McLaren 109
6 Brasil Felipe Massa Ferrari 52
7 Alemanha Nico Rosberg Mercedes 40
8 Alemanha Nick Heidfeld Renault 34
9 Rússia Vitaly Petrov Renault 31
10 Alemanha Michael Schumacher Mercedes 28
11 Japão Kamui Kobayashi Sauber 25
12 Alemanha Adrian Sutil Force India 10
13 Espanha Jaime Alguersuari Toro Rosso 9
14 México Sergio Pérez Sauber 8
15 Suíça Sébastien Buemi Toro Rosso 8
16 Brasil Rubens Barrichello Williams 4
17 Reino Unido Paul di Resta Force India 2

Campeonato de equipes:

Pos Equipe Motor Pts
1 Áustria Red Bull Renault 328
2 Reino Unido McLaren Mercedes 218
3 Itália Ferrari Ferrari 164
4 Alemanha Mercedes Mercedes 68
5 França Renault Renault 65
6 Suíça Sauber Ferrari 33
7 Itália Toro Rosso Ferrari 17
8 Índia Force India Mercedes 12
9 Reino Unido Williams Cosworth 4

__________________________________________________________________

No geral, uma ótima corrida, com várias (e emocionantes) disputas entre os líderes e que coloca, de maneira ou outra, Alonso na briga pela vitória na Alemanha, corrida em que a Ferrari fez dobradinha no ano passado.

Sobre a corrida, se destaca o começo arrasador de Lewis, passando vários pilotos cm pista molhada, a sua ‘sobrevivência no setor da frente, com o contraste de voltar a ser rápido nas primeiras voltas de pneus novos (quando passou Alonso) e depois perdendo ritmo (quando foi ultrapassado por ele) – Esse foi um dos pontos fracos do carro prateado hoje.

Alonso, claro, por ter vencido e com uma vantagem assombrosa, sem colocar chances a quem pudesse dizer que foi pelo erro taurino nos pits. Não sei se a Ferrari voltou, mas a história começa a ficar parecida com a do ano passado…

34 pensamentos sobre “Alonso vence corrida espetacular em Silverstone

  1. Parabens FIA/Ferrari, agora tem que estudar mais alguma coisa pra tirar no RBR pq se o Vettel continuar chegando em 2º até o fim da temporada não vai dar……………..

    • Hamilton não estava correndo ‘100%’ naquela ocasião, estava poupando combustível para chegar no final, e Felipe estava com pneus 4 voltas mais novos, virando em 1’35, enquanto Lewis em 1’38.

      É louvável de ambas partes aquela briga, mas o fato de Lewis ter resistido é fenomenal, e por sorte sem trazer maiores prejuízos ao seu carro e o de Felipe.

      • Eu tendo a concordar com os dois lados. Massa deveria ter feito uma corrida melhor e talvez passar Hamilton vide o desempenho da outra Ferrari.
        Porém se forem perceber Massa deu azar, pois Hamilton economizou tudo que podia para chegar. Tanto conseguiu que quando Massa chegou na última volta ele utilizou essa economia para se defender de Massa. Se tivesse mais um volta provavelmente o brasileiro teria passado.

  2. É só o Vettel piorar nas classificações, que a diferença começa a cair. Enfrentar disputa de posições, como ele enfrentou hoje, mostra que isso acaba com a corrida. Fernando Alonso deslanchou quando esteve à frente.

    OBS: A Ferrari pede para o Massa deixar o companheiro passar, e a RBR diz pra manterem as posições, rs

    Mas mesmo assim, não creio que o Australiano seria capaz de passar o Alemão, o cara é muito ruim. Só tem velocidade em alguns momentos, mas a consistência na corrida, que é o que importa, deixa a desejar.
    * Esse é o piloto que venho criticando desde quando o mesmo era líder do mundial de 2010.

    • Concordo que o Webber não é grande piloto, mas ele não passou o Vettel um pouco com receio, o Vettel ainda é imprevisível lado a lado, ele não sabe andar a traz. O Vettel era rápido mesmo assim.

      No restante acho que a FIA ajudou a Ferrari sim, novidade né. Mas a Red Bull ainda domina, infelizmente errou hoje, mas pra tirar esse título do Vettel só com um milagre divíno!!!

      • Confesso que não escutei o rádio, estava na cozinha pegando café, mas disseram da ordem da RBR > “Mantenham as posições”. Pelo medo de que acontecesse alguma coisa (Turquia 2010).

      • Realmente Rafael, erro meu, acho que não ouvi o rádio, mas mesmo assim ultrapassar o Vettel é arriscado, na verdade de qualquer jeito, ultrapassando e sendo ultrapassado, eu ainda não sei o que ele fez em Spa ano passado com o Button, aquilo foi sobrenatural. kkk

      • nao foi o erro do pit stop que determinou a vitoria de alonso.
        quem acompanha a f1 sabe que em ritmo de corrida a ferrari, pelo menos com alonso já vinha algumas corridas muita proxima das redbull, ficar a frente da redbull era questão de tempo.
        Em classificação a redbull ainda tem um as na manga, uma traquitana que ninguem conseguiu copiar ou superar.

        quanto a ajuda da FIA isso é uma inverdade ou no mínimo preciosismo de quem nao gosta da ferrari.

        Leis, regulamentos foram feitos para todos, só que rever, ou fazer um regulamento que esteja sendo desrespeitado, ser posto em prática não se faz de um dia para o outro, especialmente num mundo competitivo e comercial como a F1.
        A redbull, a lotus renalt, e a mercedez estavam com seus projetos desse ano em cima do escapamento soprado e estava fazendo diferença, hoje isso foi o que ficou comprovado.

        O circuito de hoje gente é para a redbull ter dado um passeio na concorrencia, não fosse ter sido restrito seu sistema para 10% – voces ja pararam para pensar nisso assim de maneira suscinta, correta, isenta?

        Isso dava uns 0,4 a 0,6 seg. por volta.
        O pitstop atrapalhado ajudou a ferrari? provavel, mas não foi só isso que determinou a vitoria de alonso. A ferrari melhorou e a redbull não poder usar seu handcap que tinha até agora pesou bastante.

        Não a ponto de mudar a panoramica do campeonato, mas dá uma sobrevida a alguns personagens.

    • Obviamente a questão que fica é: E se Webber estivesse mais lento na frente? Mark é vice-líder, é o que matematicamente tem maiores chances de vencer Seb, portanto…

  3. Alonso- andou rapido o tempo todo e contou com a sorte, mais na minha opinião ele brigaria com o Vetel de qualquer jeito hoje;

    Vetel- mais uma vez perdeu a chance de provar que pode fazer a diferença quando o carro não é tão superior, e foi beneficiado pela ordem de equipe , o que mostra que por mais que o Weber ande rapido vai ser boicotado;

    Weber-pecou na largada onde poderia ter resolvido as coisas e ficou dependendo da sorte , mais poderia ter vencido o Vetel no final;

    Hamilton-foi muito rapido no inicio mais não fez uma corrida muito inteligente ,típico dele mesmo , queria ver ele e o Alonso si pegar mais não aconteceu, uma pena;

    Massa- hoje passou em branco, não largou bem como de costume, e parace que quando fica longe do carro da frente fica desacreditado e cai de rendimento, pecou tambem em ficar muito tempo com os peneus, isso poderia ter lhe aproximado do Hamilton um pouco antes e ele ganharia a posição;

    Button- Não foi o dia dele.vinha melhorando mais ficou pelo caminho.

    Os demais , corrida “a parte com destaque para o Perez.

    Obs; sempre venho dizendo que quando as coisas si equilibram o talento do Vetel não aparece, não é nada contra ele , só quero que fique claro , o carro é muito bom e facilita muito , ainda não vi ele brigar para vencer ,nenhuma vitoria espetacular! essa é a minha opinião !!!!!!!!!!

  4. Quando a Red Bull não erra, Vettel vence. Quando erra, Vettel chega em segundo e amplia a liderança.
    E a FIA, vai fazer o que agora? Porque precisa de unanimidade pra voltar as regras pré-Valência? Precisou de unanimidade pra mudar as regras originais do campeonato?
    E os 20% da ?Mercedes? Se a Ferrari tivesse um hot blown diffuser, provavelmente seria Ferrari 40%, Mercedes 25% e Renault 10%.
    Vão começar a prender anilhas de chumbo no calcanhar esquerdo do Vettel também? Ou botar um padre irlandês dançando na frente de cada Red Bull? A FIA/FOM tá fazendo um papel cada vez mais ridículo e perdendo cada vez mais a credibilidade.
    Os motores 4 cilindros 1.6 para 2013 (embora eu sempre tenha achado idéia de jerico) desagradaram a Ferrari e viraram v6 para 2014.
    Depois a Ferrari não quis o hot blown diffuser e a aceleração ficou limitada a 10% (quando o piloto não está acelerando), mas a McLaren não gostou e liberaram 20% pros motores Mercedes.
    Pras próximas corridas, esperem lastro nos carros mais competitivos e grid invertido.

    Eu quero ver se Todt, Ecclestone e Whiting vão ter a cara-de-pau de “bater com o sapato” em cima do regulamento publicado em março e dizer que ele foi cumprido até o final do campeonato.

  5. E Vettel mostrou que é um cagão. Se tá em primeiro vence, se não, não passa ninguem.
    No GP da Hungria em 2010 ficou voltas e voltas atrás de Alonso, e nem se arriscou. Hoje, quase não fez nada para cima de Hamilton.

  6. É uma pena achar alguns adeptos da teoria da conspiração. E muitos, mal informados, acham que a Ferrari é a principal interessada nesta mudança. Na verdade foram tres equipes que pressionaram. A mercedes, a Mclaren e a Ferrari, sendo que a pressao maior veio da equipe britanica. Agora é engraçado… Ver Alonso ganhar no braço é coisa feia da FIA/Ferrari, mas ve-lo perder pq a RBR é um carro infinitamente superior aos demais é bonito… Vale lembrar que a Ferrari evoluiu, também, pq trouxe upgrades para Silverstone. A RBR ainda está superior, mas, agora, Alonso tentará, com seu talento, diminuir essa diferença. Tomara que consiga. Ele merece mais que qualquer um. Doa em quem doer.

  7. Salve Tomás!

    Ótima corrida!!!

    O Fernando Alonso venceria mesmo sem o problema na parada do Vettel. Aliás, por não conseguir superar o Hamilton, Vettel parou cedo, conseguentemente, foi o primeiro a sofrer com a queda de rendimento dos pneus. Button chegaria ao pódio, pois voltaria na frente do Webber, perto do Hamilton, mas sem ter que salvar gasolina e com pneus mais novos….

    Abraço!

  8. Grande vitória da FIA (Ferrari International Assistance)…

    Com o banimento do difusor soprado e com a sorte de Alonso em não precisar usar pneus duros, a Ferrari já é superior à RedBull em ritmo de corrida.

    Alonso, que não tem nada com isso, mereceu a vitória, pelo conjunto do campeonato já estava merecendo subir ao ponto mais alto do pódio, hoje foi perfeito, independente do erro da equipe com Vettel, acho que ele ganharia a corrida. Nota 10 para o picareta das astúrias.

    Uma coisa me intrigou, as RBR perderam muito após o último pit-stop, será que aconteceu alguma coisa?

    Bom, uma boa chance para Vettel tentar provar seu valor, agora com um carro inferior, já que muitos consideram o alemão apenas um piloto mediano, um sortudo. Hoje leva nota 07, não fez nada demais e ainda foi protegido pela equipe no final (apesar de achar que Webber não ia conseguir passar, pois tentou como um louco).

    Massa está a anos luz do espanhol e já não é piloto do 1º escalão, é coadjuvante.

    Hamilton é show de bola quando não faz muita merda, hoje foi além do que a carroça da McLaren permitia, nota 09 pra ele.

    Webber é e sempre será um piloto meia-boca. nota 08.

    Perez será dos grandes. nota 09.

    A ajuda da FIA servirá pelo menos para não deixar Vettel ser campeão com 04 ou 05 corridas de antecedência. Patético.

    • Eu penso o seguinte: É incontestável que a FIA ajude a Ferrari, porém se, para citar um exemplo da corrida de hoje, a Scuderia tivesse só Massa correndo, ele não iria vencer, pois mesmo com esta ajuda, foi quinto.

      Ou seja: Feliz ou infelizmente, Alonso traz uma tremenda diferença no braço, pilotou sem erros hoje e venceu com sobras (e não sendo atacado por Vettel nas últimas voltas como eu previa). E apesar de tudo, a Ferrari não tem o melhor carro.

  9. Pergunta que não quer calar; onde anda o Cassius Clay Regazzoni quando o Alemãozinho voador não vence ?ou melhor quando não deixam ele ganhar ? problema no kers, com certeza !

    • Eu posso até ser um cara digamos “experiente”, mas você é tão lerdo, mas tão lerdo, que quando pensou em me criticar eu já tinha feito meu comentário. Se contar ninguém acredita. Patético.

      ACORDA WILLIAM!!!

      • pode chorar, Cassius depois ainda chama o Alonso de chorão !
        Para sua informaçao , quando eu publiquei o meu comentário , em seguida já aparecia o seu, questão de segundos , mais que vc demorou isso sim é verdade !
        E mais meu caro, não si dê tanta importância assim,e eu não o critiquei , apenas disse cadê vc? pode acreditar eu gosto dos seus comentários.
        Mentira , são muito tendenciosos, quase que vc acredita hein ??????

  10. Prefiro que o Vetel seja campeão melhor do que ter que aguentar o ar de superioridade do Alonso , mais gostei de ver o KIKO vencer hoje ,
    Tio vc está muito suave Hoje será porque ? a culpa agora é da FIA ? não entendi , eles continuam dominando a classificaçao , então não fez efeito. acho que atiraram na red Bull e acertaram na Maclarem , Renault, Mercedes e STR, vamos dar um pouquinho de merito pra Ferrari, eles evoluiram um puoco e ainda vai ter trabalho pela frente.
    abrçs,

  11. é evidente que é dor de cutuvelo.
    quem é massista ou nao gosta do alonso tem que achar que a FIA fez o que fez para favorecer a Ferrari e como essa suposta ajuda nao favorece o massa entao choram pitangas.
    Primeiro> o problema no carro do massa é um só: a peça entre o volante e o assento, no resto o carro é igual, salvo alguns ajustes pessoais.
    Segundo: A FIA não ajudou a ferrari, a FIA esperou para ver a evolução do quadro geral e então atuar, o que não é para menos. Um esporte que envolve milhoes em termos de grana, grupos comerciais com quadros de funcionarios que dependem muito do que ali se desenrolar. Quem chamou atenção paro o caso da redbull foram outras equipes, que por sinal se fosse cortado imediatamente, como seus engenheiros falaram e comprovaram a FIA ficariam pelo caminho (renault foi reduzido a 10%, mercedez em 20%)

    A ferrari foi por outro caminho e segue tentando melhorar seu carro desse ano.
    O escapamento soprado da RBR realmente faz uma grande diferença. Imaginem em condições normais o baile que esse carro nesse circuito daria.

    Alonso alem de bicampeão encontrou chances em mais duas oportunidades de chegar ao tri: em 2007 e ano passado, ano passado foi mais tragico ainda pois chegou apos um ano dificil a liderar o campeonato nas ultimas corridas e depender de apenas um segundo, terceiro lugar. Nao conseguiu por erros da Ferrada.

    Um profissional assim nao precisa mostrar nada a ninguem e é por isso que a maioria aqui no Brasil o detesta: é um baita piloto e alem disso pondo no chinelo um brasileiro, ou seja, a auto estima vai pro dedão do pe´e alimentando um lado vingativo oculto.

    F1 não é campeonato de bom moçismo. Piquet não era, senna não era, alain prost tambem não. Schumacher muito menos.

    Infelizmente nunca mais teremos emoçoes como decadas de 70/80 – regulamentos bem diferentes, orçamentos, estilos de pilotagem, tecnologias, etc.. (que pena)

    SInceramente deveria ser liberado um regulamento onde pudesse cada equipe correr com o motor que quisesse (turbo, aspirado, ecologico o diabo a quatro) equiparados em termos de rendimento.
    O resto seria padrão: cambio, freios, pneus ( daí podendo ter dois, tres fornecedores)
    minimo tecnologia embarcada.

    Enquanto tudo puder ser explorado ao maximo por esta ou aquela equipe baseado em interpretação do regulamento teremos essa chatice: uma equipe dominando o campeonato todo sem chances ao adversario.

    Se disserem que a FIA ajudou a Ferrari é por puro despeito.
    Se acabou ajudando é porque seu projeto não foi feito em cima de escapamento soprado, que é explorado pelas outras equipes que se for pegar o regulamento e fazer-se ser respeitado é cortar imediatamente para todas, ou seja, renault e mercedes encontrariam serios problemas daqui pra frente.

  12. Acabou mais uma corrida de FI, e a ladainha se repete. Se, alguém se der ao trabalho, de buscar os comentarios do passado, vai perceber, que o papo é sempre o mesmo. Ganhe quem ganhar, é sempre um grande mistério do oraculo da FI. Movido, por uma força genial, que remonta as mais remotas praticas do automobilismo, um gringo se da bem, e ai, a revolta inconsciente da galera, explode. Uma grande massa de frustração, se desloca pelo olimpo da FI, e os caras percebem, que o Brasil não ganha mais, mas, como esconder essa grande decepção? Transformamos, todos os outros em herois, desde que não seja nativo, é só ter um passaporte estrangeiro, que ele incendera no conceito de todos os comentaristas, todos são bons, fazem lances geniais durante as corridas, qualquer coisa é prestexto para malhar a terra mãe, jamais os gringos, esses são fenomenos, e estão há anos luz de distancia de nós.

  13. “Ou seja, é uma vitória que não pode ser unicamente creditada ao erro no pit de Vettel..”

    Finalmente leio um site onde alguém diz o mesmo que penso.

  14. Tenho uma certa simpatia pela “2a divisão” da F1. Torço pelo Kova, estou acompanhando o desempenho do xará Vito Luzzi e do Riccardo (que cruzou a linha final 1 min atrás do companheiro).
    Mas 1 coisa diferente me intrigou no post e nos comentários de hoje.

    Quando a Honda quebrou, Rubinho sumiu um pouco dos holofotes. Assim que surgiu a Brawn e ele voltou a disputar as primeiras posições, o foco e boa parte da torcida brasileira se voltou a ele. Então, em um desses momentos “vocês vão ter que me engolir”, ele disse em uma entrevista que ficou muito chateado no período da Honda quando via em telejornais brasileiros reportagens sobre F1, onde não citavam nem sua posição de largada ou de chegada, nem falavam seu nome.
    Exceção feita ao “Resultado da Corrida”, o nome do Barrichello não foi mencionado em nenhum momento. Acredito que isto deve ter acontecido em muitos outros foruns.
    Será que ele espera correr até 2014 e que as mudanças nas regras e o motor Renault, trnasformem a Williams em uma Brawn, e ele possa lutar pelo título?

    Eu não duvido que ele tenha isso em mente… só dúvido que ele volte a lutar pelo título😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s