Sebastian marca a sétima Pole no ano

Não foi nenhuma surpresa o que vimos agora pouco em Valência: Vettel foi mais uma vez perfeito, marcou um novo recorde de pista e tem a sua sétima Pole Position em 2011 garantida. A surpresa, em tese, é Webber em segundo, a menos de 2 décimos de Sebastian, o que também serve para comprovar que Valência é um dos circuitos que se assemelham bastante ao RB7.

O tempo de 1:36.975 de Vettel é muito expressivo e ele tem tudo para vencer uma corrida que não deverá ser muito complicada amanhã – Tendo em conta que não há previsão de chuva, é difícil ultrapassar e com uma boa largada manter a ponta para Vettel será fácil. Com duas paradas (é o número que a Pirelli espera) ao longo das 57 voltas, está feito.

Mas o interessante é que Webber mostrou que está forte e a pouca diferença com Seb pode ser um indicador de que o Aussie apostará grande parte das suas fichas na largada, já que se for conservador, apenas conseguirá completar outra corrida atrás do companheiro. Tendo isso em vista, quem sabe não teremos uma boa briga entre os team-mates e Milton Keyes.

Um pouco atrás, temos uma interessante briga divida por décimos entre McLaren e Ferrari: Lewis foi o terceiro, com 1,37’3, enquanto Alonso consegue o 4 com 1,37’4, Massa em 5º com 1,37’5 e Jenson completa os seis primeiros com 1,37’6. Realmente impressionante, mostrando a igualdade entre ambas hoje.

Fernando se mostrou contente com o resultado, apesar do seu erro na última tentativa, e o fato de estar próximo da McLaren abre uma chance de pódio para domingo. É importante ressaltar que Hamilton não vive um bom momento e Valência é a chance da sua redenção.

Em sétimo e oitavo aparece a Mercedes, atualmente se estabelecendo como a quarta força no grid, com Rosberg e Schumacher respectivamente. O mais curioso é que a diferença entre ambos foi de apenas 9 milésimos (ou seja, praticamente nada), e Michael está em um ótimo momento após o 4º lugar em Montreal. Talvez isso não seja possível aqui, mas entrando no Top 6, já é lucro.

Completaram o Q3 Heidfeld e Sutil, que não marcaram tempo – Mas nota-se que pelo menos aqui a Force India melhorou, chegando no nível da Renault, intercalando os lugares do 9º até o 12º no grid.

Quem pode se considerar decepção é o caso da Williams e Sauber. Rubens cometeu um novo erro e só larga em 13º, enquanto Maldonado teve um problema no câmbio durante o Q2 e sairá em 15º. Já a Sauber não passou do 14º posto com Kobayashi (apesar de que bem próximo a Rubens) e Sergio Pérez, que volta depois de uma corrida ausente por causa do seu acidente em Mônaco, foi apenas o 16º.

Por fim, a Toro Rosso se ‘consolidou’ hoje como a pior equipe das intermediárias, com Buemi em 17º e Alguersuari caindo pela terceira vez seguida no Q1, em 18º. Ricciardo já faz sombra e a tensão deve aumentar.

Nas últimas filas do grid, nada novo: Lotus ‘lidera’ o grupo das novatas, com o sempre eficiente Kovalainen em 19º e Trulli em 20º. Glock não passou de 21º, mas apenas 3 décimos por trás de Jarno, enquanto D’Ambrosio perdeu para a Virgin de Liuzzi e larga em 23º. Karthikeyan é o último, mas dentro da faixa dos 107% permitidos pela FIA.

Grid de largada:

Expectativas para a corrida:

Fora algum erro ou problema, será Vettel quem vencerá – novamente – O GP da Europa nas ruas de Valência. Apesar disso, o ingrediente extra que toda corrida possui será a esperança dos adversários para tentar parar Seb, assim como Button fez em Montreal duas semanas atrás. Como bem podemos lembrar, no ano passado Webber voou pelos ares após bater em Kovalainen, Hamilton participou de uma polêmica após passar o Safety Car e vários pilotos foram punidos – 9, na verdade.

Apesar da tranquilidade característica, Sebastian diz que a corrida será longa e nada está garantido. Muita atenção com as estratégias adotadas pelas equipes, já que aliado ao consumo de pneus, será o fator de maior força para mudar o resultado da prova.

Ainda temos as zonas habilitadas para o uso da asa traseira móvel e os potentes KERS da McLaren e Ferrari – Serão essas as armas para bater Vettel amanhã. Resta saber se isso será feito.

51 pensamentos sobre “Sebastian marca a sétima Pole no ano

      • “A Ferrari só está se “dando bem” porque nas últimas corridas não foram utilizado os pneus duros.”

        Isso é uma verdade – bem observada -, mas segundo a própria Ferrari houve uma melhora, até porque nos Q3 não se usam pneus duros.

  1. O mais interessante neste fim de semana, foi a chegada do Webber em cima do Vettel. Por alguma razão, o australiano, voltou a andar quase nos tempos do alemão. Sera, que reaprendeu a pilotar?

  2. Apesar da safedeza politica pormovida pela FIA e orquestrada pela Ferrari/Maclaren, a RBR voltou a se sair bem, isso mostra que Ferrari e Maclaren devem trabalhar para melhorar seus carros e não tentar barrar o desenvolvimento das outras, quanto a FIA existem outros e questionáveis metodos para obter mais competividades, como Lastros e corridas com inversão de grid, desde que não se mude as regras no meio do ano que é feio pra caramba, muitos reclamam que ta fácil pra RBR, eu não vejo assim, ta todo mundo perto e as corridas tem sido dificil sim para a RBR, mas ela papa todos os treinos, é verdade, porem com todo o aparato feito para que ultrapassagens aconteçam, mostra que a RBR tem meritos no treino e na corrida.

    Ps: Fácil era no tempo do Shumacher, onde ele anulava de todo jeito o principal concorrente que era seu companheiro e ganhava corrida com 50 segundos de vantagens para o 2º colocado e eu não via toda esta reclamação.
    Só para lembrar, Adrian Newey já foi perseguido e sabotado, quando todo mundo barrou as inovações dos FW12 até o FW16, que me parece e me corrijam se estiver errado foi o ultimo campeão, até que eles perderam desempenho orçamento e os titulos, o Adrian Newey tbm já foi Batido pela era Ferrari da era Shummi onde ele ainda projetava para a Maclaren, ou seja Adrian Newey pode ser tanto sabotado como vencido, é claro que vence-lo que fica mais bonito.

    • Muito bem observado. E a dominação do Vettel não se compara a exercida por Michael Schumacher na Ferrari.

  3. Ah! meninos, por favor (Diego e Lucas).
    As corridas este ano estão excelentes, muitas brigas, emoções, novidades técnicas e jogadas nos bastidores. Este ano temos um campeonato riquíssimo em diversos aspectos.
    Não é possível avaliar uma temporada apenas pelo equilíbrio da pontuação. Mas, por todos os quesitos em jogo. Realmente quando isolamos os resultados de Vettel na temporada é chato ver apenas um piloto se destacando, mas não é algo que pode se dizer que tem sido “fácil” para o alemão. As últimas 3 provas comprovam isso, Vettel perdeu a última, e sofreu para vencer em Mônaco ( a estratégia improvisada de 1 parada e o safety car final o salvou) e na Espanha Lewis o pressionou até o final.
    Então, não digam que Vettel e a Red Bull deixam o campeonato sem graça. Se a FIA lê isso, é capaz de querer afastar temporariamente Vettel das corridas para ter a possibilidade de equilibrar as disputas. Sabemos que para FIA tudo pode. Hehehehe!
    Brincadeiras a parte, amanhã as coisas não se configuram tão simples como parecem, é esperar para ver.

    • É algo que gera controvérsias – Depende muito da torcida, principalmente. Como disse Mac logo abaixo, é claro que na Alemanha (ou mais precisamente os torcedores de Vettel) não estão achando a F1 chata. Só que como vemos talvez não haja imparcialidade nesse conceito, afinal, na ‘era Schumacher’ a Alemanha era só festa.

      Mas que dá certa agonia ver o líder do campeonato livrando 60 pontos do segundo, isso eu acho que é verdade. Porém, com respeito às corridas, não temos do que reclamar, elas estão sensacionais e Sebastian vence por merecer.

      • Em boa parte, a “culpa” por essa diferença tão grande entre primeiro e segundo colocados é do Webber. Ninguém reclamou das temporadas 1988 e 1989 terem sido “chatas” apesar da McLaren ter vencido 25 corridas em 32 disputadas nesses dois anos (em 1988 só não venceu uma).
        Ou de 1987, quando a Williams venceu 9 de 16.
        A diferença era a disputa intensa entre os team-mates, que, ao contrário do que vimos ano passado, não tem aparecido nesta temporada da Red Bull.
        Se Vettel vencer mais uma, Webber pode vencer duas com Vettel em segundo, que ele ainda vai estar ajudando o campeão a ser campeão.

      • Hehe… eu quis dizer “… ajudando o alemão a ser campeão”. Alemão, campeão… dá na mesma. até porque o Vettel é o atual campeão mesmo.

    • Se a FIA der mais um tiro no pé, ela tera que andar com as canelas, afinal, o que ela mais fez nos ultimos anos, foi atirar nos proprios pés, sempre.

  4. A segunda posição nada significa. (Já fez até pole e foi um fiasco)
    Não se iludam com Mark Webber, pois o mesmo não é rápido como Sebastian Vettel. Nunca será.

    Falo isso desde quando o Australiano liderava o mundial de 2010.

    • É, ele só teve um bom momento realmente, que durou 3 corridas (Turquia, Espanha, Mônaco), com 3 Poles e 2 vitórias.. Depois nunca voltou ao mesmo nível, mas a Red Bull parece estar contente.

  5. acho que a ferrari esse ano não vem com muito pacote aerodinamico como a rbr que mais uma vez esta surpreendendo e provavelmente vai levar esse ano!

  6. Não sei qual vai ser o resultado amanhã, em todo caso: CHUUUUUUUUUUPA FIA (Ferrari International Assistance)!!!

    Nem com a FIA por trás e se utilizando da sua mais nova putinha (a Cosworth) os carcamos vermelhos conseguiram segurar o alemãozinho voador, mais uma pole para a coleção.

    Se não me engano ele acaba de deixar o Picareta das Astúrias para trás nas estatísticas de pole, isso com uns 8 anos de F1 a menos.

    Vamos ver se na corrida as coisas correm sem nenhuma intervenção vergonhosa.

    Go Vettel!!!

      • Na verdade são 6 anos.

        Alonso estreou em 2001 e ficou 2002 fora.

        Vettel estreou em 2007, mas só correu 8 corridas.

    • “Se não me engano ele acaba de deixar o Picareta das Astúrias para trás nas estatísticas de pole, isso com uns 8 anos de F1 a menos.”

      – Assim como o Lucas, não gosto do Alonso, mas essa sua estatística é PURA ilusão, pois tudo depende de quanto tempo o piloto teve um carro a altura pra pole.

      OBS: Apesar de eu concordar que Vettel é melhor que o Alonso em pole, um rei, igual o Senna.

      • Alonso esteve em um carro competitivo em 2005/2006/2007/2010/2011.

        Vettel em 2009/2010/2011.

        Ainda assim, menos experiente, já detonou o espanhol.

      • Cassius

        Você tem certeza que quer manter a Ferrari 2011 competitiva pra pole?

        Vimos a Red Bull voar nas classificações.

      • Se for assim, a RedBull de 2009 não era competitiva pois a Brawn estava dominando tudo do início até o meio da temporada.

        Só respondi para você ver que o seu argumento também é muito relativo, no fim o que conta é o resultado, ou seja, as estatísticas.

      • Cassius

        Olha, não consigo igualar a ‘RBR 2009’ com a ‘Ferrari 2011’, a diferença é MUITO grande. Mas tudo bem, respeito a sua visão.

  7. O tira-tema da Red Bull será amanhã na corrida, será que eles arriscaram tudo na classificaçao pra nao dar o braço à torcer com relaçao ao mapeamento de motor ? e vao correr com um giro mais baixo na corrida pra economizar combustivel , já que nao si pode mexer no mapeamento,? Como é um circuito de rua eles podem ter arriscado , mais eu não vi o Vetel vibrar muito com essa poli , apenas brincou discretamente, como ele sabe que a FIA esta caçando a sua liderança , eu acho que ele deveria ter vibrado mais do que nunca, achei um pouco contido, mais vou ficar mesmo de olho no Button , è o mais motivado pra ir pra cima do alemão hoje, vindo de uma vitória fantastica e muito requisitado.
    Amanhã a história é outra, é corrida e depois da largada tudo pode acontecer !!!!!!!!

  8. Rei das comparaçoes, nao podemos nos esquecer que nunca tivemos grandes pegas do Vetel com nenhum desses pilotos de ponta da atualidade, apenas com o Weber e deu no que deu, no mais quando ele teve que lutar pra defender ele nao deu muito trabalho, é muito rápido mais ainda nao duelou na pista pra valer, esta sempre sozinho e quando sofreu pressao, ou contou com a sorte ou foi ultrapassado cometendo erros, mais ainda é muito jovem e pode com certeza ser um grande piloto !

    • “pode com certeza ser um grande piloto”

      É, depois dessa, acho que vou te indicar para o dono da RedBull.

      Você realmente tem o grande dom de enxergar candidatos com “potencial” para serem “grandes pilotos”.

      Diria que você é quase um “jênio” na arte de caçar talentos.

      A única coisa que pega um pouquinho é que esse moleque que você diz que “pode com certeza ser um grande piloto”, já é quase bi-campeão mundial de F1 com 23 anos, e, tirando o Schumy, o maior detentor de pole positions dos pilotos em atividade.

      Ah, mas que isso, estes resultados devem ter acontecido por acaso, afinal, Vettel é um grande sortudo né?

      Grande Willian Ferreira, você está desperdiçado aqui na sessão de comentários, deveria estar trabalhando em um das equipes da F1.

      • Cassius ,
        Dispenso suas baboseiras, o Vetel aquele mesmo que voce tanto baba o ovo , nao teve que brigar com ninguem na pista por que tem uma nave nas mãos, como varios ja tiveram e aproveitaram , outros nao , ele esta aproveitando bem, mais quando teve pressao cagou na retranca ou foi ajudado . na corrida passada voce passou dois dias desculpando a cagada dele, agora fica com gracinhas, muito conveniente , pega quem esta ganhando pra rasgar elogios , ta parecedo ate o Galvao , cara voce enjoa com essas besteiras de numeros, isso são comparaçoes inuteis, cada caso é um caso, e ser campeao nao o coloca no top , precisa remar muito , quantos e quantos campeoes estao no esquecimento ? O campeonato do ano passado caio no colo, e esse ano o carro faz a diferença, ´
        Meu caro confesso pra voce que eu prefiro a Bia figueredo , nada contra suas preferencias , foi so um comentario,
        E digo mais , eu não sou obrigado à achar que o Vetel é essa coca-cola toda , minha opiniao nao tem nada à ver com a sua, me espanta essa sua atitude , nao se pode falar nada do cara que voce fica em “””Frangalhos”””” , parece que voce é o dono do Blog,
        Vou te indicar para abrir o seu proprio Blog, vai ser:
        – Blog cassius ”’ quase Bi ”’com 23- quase-24 na f1 Regazzoni Vetel.

  9. Apelou caro Willian?

    Primeiro, quem começou a discussão foi você, sempre retrucando meus comentários.

    Segundo, eu sei reconhecer qualidades nos pilotos pelos quais não nutro qualquer simpatia, não sou fanático a ponto de desmerecer os resultados dos outros pilotos.

    Por exemplo: Eu detesto o Alonso, mas, dizer que ele não é um dos melhores pilotos da F1 atualmente é atestado de burrice. Hamilton é o outro fora de série. Button vem um pouquinho abaixo da trinca de melhores da F1 atual.

    Minha preferência pelo Vettel é algo pessoal, sou um fã do seu comportamento fora e dentro das pistas, porém, toda vez que, após as corridas, enalteço o piloto alemão, aparece um comentário seu para desqualificar minha análise.

    Opinião é um coisa sagrada, cada um tem uma e ninguém é obrigado a concordar comigo, porém, se você faz comentários retrucando o que escrevo não devia ficar irritado quando eu respondo suas provocações.

    Ademais, se tem alguém aqui parecendo o Galvão Bueno, te garanto que não sou eu.

    Te dou um pequeno exemplo citando sua análise sobre Vettel : “O campeonato do ano passado caio (sic) no colo, e esse ano o carro faz a diferença”

    Este tipo de análise, sem nenhum fundamento, é que parece coisa do Galvão.

    Não aguenta a brincadeira, não desça pro play.

    • Cassius ,
      Retrucar é uma coisa , voce quer impor a sua opiniao , e nao aceita a dos outros.Continuo dizendo que o carro é uma nave, e burro é quem nao reconhece isso, tanto é verdade que a FIA esta tentando equilibrar as coisas , fizeram o mesmo 2009 , é uma pena mais é a realidade, e enquanto ao titulo do ano passado 99,9 % dele foi do “”””Petrov”””” que segurou o Alonso, por que se o alonso tivesse ganhado o campeonato voce estaria babando o ovo dele e metendo o pau no alemaozinho, que era mediano ,que errava muito e etc; todas aquelas babozeiras que vc ve a midia internacional falar, entao eu estou tranquilo , continuo aconpanhando a f1 como sempre fiz , me desculpe se eu exagerei, mais eu tambem sei tirar uma honda,
      E que fique bem claro , eu nao tenho nada contra o vetel, ja disse , ele esta aproveitando bem o carro que tem independente dos numeros, coisa que muitos nao fizeram, e enquanto as suas analices , elas sao tendenciosas, por que na corrida passada o Vetel errou , e voce defendeu com unhas e dentes enquanto os outros nao tem o direito de errar,
      Cassius, voce começou a brincadeira , me arrumou ate emprego , e eu quis retribuir, voce é o maior conhecedor de F1 de todos os tempos, pega uma carona como ninguem, e eu nao apelei ainda, ja vi coisa pior por aqui, mais estou pronto pra lhe responder a qualquer hora .

  10. Olha Prezado,

    Eu não conheço mais de F1 do que todo mundo, conheço muito mais de F1 do que você (são mais de 30 anos acompanhando a categoria), além de conhecer mais de português também (mas isso é uma outra estória).

    Abração e continue assim que você vai longe.

  11. Ai tio Cassius;
    Aí tio , vai morrer de velho e nao aprende, todas essas informaçoes que voce insiste em passar via blog, estao na internet à mil anos , é muito simples vc passa o dia todo pesquisando pra se exibir no blog, vou falar pra vc o que muitos tem vontade; vc é o cara mais chato do blog, com todo respeito, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrr!
    Vc tem 30 anos acompanhando a f1, e eu tenho 25 anos de idade , e vi o Maior de todos correndo , isso me basta não tenho carência de idolo como vc, acho que vc é um aspirante à piloto frustrado , que si auto intitula Vetel, e precisa urgente de um analista, amo o espote f1, mais nao muda nada na minha vida torço apenas para os brasileiros porque sou extremamente patriota , mais sem puxar s…… de ninguem , nao ganho nada com isso , e nao quero ser melhor que vc, só no bolao , aliás onde é que esta o sabidão no Bolão ? vou dar uma olhada.

  12. Olha, eu devia ter desconfiado que se tratava de uma viúva, é tão típico o seu comportamento.

    Conselhos do Tio Cassius: a) não deixe de apostar muito no Vettel senão ficará pra trás no Bolão; b) pratique mais leitura e escrita, às vezes é difícil entender seus comentários.

    Abração.

  13. Acho que só o Vetel nao é o bastante para vc chegar nem perto no bolão, e para um mau entendedor pingo no ”i” é letra, por isso a sua dificuldade, sabe que isso nao me espanta ?
    Cara isso tá ficando ridiculo, parece coisa de criança, saia do armario e diga que é apaixonado pelo alemao nós vamos entender, nada contra .
    TIO esse é mesmo seu nome ? por que ,se for é uma mistura de lutador de box com piloto, daí vem a confusão toda na sua cabeça, é trauma de infancia,
    Olha ,como vc começou junto com o Galvao , o Reginaldo corre um serio risco de perder o emprego, perto de vc ele é nada.

    ””” Não aguenta brincadeira , não desça pro play””’ Meio estranha essa sua maneira de falar, esta entendendo ou quer que eu desenhe ????????

    Engraçado eu nem falei quem é o maior de todos e vc já entendeu, fiquei surpreso
    Cassius, prometo para vc que não vou mais contrariar suas opinioes, sua idade nao permite mais passar nenhum tipo aborrecimento, cada doido tem uma mania, e doido é quem discuti com doido , entendeu ?

  14. Ridículo vc, nao sabe a hora de parar, mais só pra nao perder a piada vc si parece muito com o Maguila , essa foto é sua, nao ? vc tem certeza que vc nao é o maluco ? 1:45 da manhã lendo meus posts , à não ser que vc joga pedra com a mão esquerda.
    Vc entendeu ou quer que eu desenhe ?rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr!
    Presta atençao , até o Daimon Hill !

  15. Voltou…

    Tio Cassius pergunta ao nobre fedelho: Quem é Daimon Hill?

    Eu conheço o Damon Hill, campeão mundial de 1996.

  16. É muito simples , vc não riu mais o Daimon Hill.
    cara vc pega no tombo literalmente, HO GRANDE MUNRRA DA F1 , nobre ”pugilista-piloto ” tem pesquisado muito esses dias na internet, vai estudando aí que eu detono aqui, estamos aqui pra isso, mais de vez em quando saia de casa ,isso vai te fazer bem , na sua idade vc não pode ficar parado si não trava tudo , jogar bingo também é uma opção,já que f1 é só de 15 em 15 dias, a latinha véia deve tá amassada , abração tio maguila si cuida , fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiii ……………….!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. “si não????” não seria “senão”.

    Está difícil, mas eu não desisto, um dia você vai escrever três linhas de texto sem errar o português de forma tão vexatória.

    Abraço do Tio.

  18. Quando eu for velhinho igual a vc? prometo que vou melhorar, vc vai ficar feliz ?
    Melhore também , os seus comentários porque vc repete tudo que o Reginaldo fala na transmição à respeito dos números, e tente não dar muita pinta !!!!!!!!!

    • Quase deu dessa vez, fiquei até empolgado, mas, “transmição”???

      Não seria transmissão?

      Está quase lá, não desista, se inspire no seu falecido ídolo, ele era perseverante, por isso foi um dos maiores de todos os tempos.

      Tio Cassius é brasileiro e “não desiste nunca”, abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s