Mais um substituto para Massa

Não iria demorar muito para que o primeiro substituto de Massa na Ferrari para 2012 aparece na imprensa. Já estamos em junho e surgiram rapidamente os primeiros burburinhos, que talvez não sejam nenhuma surpresa: A Ferrari estaria interessada em contratar Button para a próxima temporada, rumor confirmado por uma ‘fonte anônima’ na Scuderia. Querendo ou não, outros fatos ajudam a alimentar a ideia:

Na semana passada, Jenson havia dito que não encontrava muito sentido nos contratos longos com uma única equipe – No caso, a McLaren. A reação foi resultado da tentativa de Martin Whitmarsh em assinar com Jenson por alguns anos, assim como a Ferrari fez com Alonso até 2016.

Curiosamente, uma fonte desconhecida desde Maranello informou ao jornal britânico “News of the World” que há uma sondagem em Button:

A Ferrari já revisou as possibilidades e se ele ia estar disponível. Na equipe se percebe que se necessita um companheiro mais forte para Fernando do que Massa, se querem vencer o título novamente.

Não por coincidência, algumas horas depois de isso ser conhecimento do público, o Daily Mail (também britânico) assegurou que a McLaren está disposta a oferecer um aumento de salário para Button e mantê-lo em 2012, pois está contente com os seus resultados.

Com a porção útil das notícias, resta saber o quanto disso é verdade. “Fontes anônimas” costumam ser sempre uma boa pista, pois obviamente nenhum funcionário iria querer fornecer sua identidade em trocar de confirmar o que apenas é  uma possibilidade.

O fato é que Jenson já é um piloto rodado, campeão e passou pela McLaren, justamente características em que a Ferrari se sustenta para contratar seus pilotos. Foi assim com Schumacher, Raikkonen, Alonso. Barrichello e Massa não tinha títulos mas já acumulavam certa experiência.

Contando que Button tem boas relações com Alonso e tem uma personalidade bastante serena, sendo que é eficiente e cerebral nas pistas, seria um dos pilotos ideais para ocupar o lugar de Felipe neste momento. Se a Ferrari está realmente interessada, restaria saber se Button aceitaria mudar-se para o terreno demarcado por Alonso ou continuar em Woking.

Em tese, nenhuma das duas equipes tem o melhor carro e estão bastante parelhas. Mas, tecnicamente a McLaren parece estar melhor e com maior poder de reação, afinal colocou Jenson na vice-liderança do campeonato no momento. Veremos como se desenrolará a temporada e se a McLaren continuará o nível, pois em 2010 ela decaiu e a Ferrari cresceu.

Existem muitas variáveis, que talvez não valha a pena examinar agora, mas as duas perguntas mais óbvias seriam: Para onde iria Massa e quem chegaria no lugar de Button na McLaren?

14 pensamentos sobre “Mais um substituto para Massa

  1. A Ferrari já desmentiu, mas pela primeira vez acho o boato com fundamento. Qdo falavam p. ex. de Kubica e Rosberg não botei fé, mas Button caíria exatamente no que a Ferrai precisa: Alonso para ser o vencedor de GP’s, campeão e estrela e Button o conquistador de bons pontos com pódios frequentes, o que Massa não tem feito com frequência. Sei não se isso ainda não vinga… Mas acho que o Alonso não deixa.

  2. Ate parece que o Alonso esta brigando pelo campeonato, AFerrari quer desviar o foco do mau começo de campeonato colocando a culpa no Massa, quando na verdade, quando as coisas andaram bem a propria equipe estragou e fora a má sorte que o Massa vem tendo, juntando tudo isso temos um ambiente totalmente ruim pro brasileiro, tudo começou naquela ordem de equipe, uma vitoria que poderia ter dado uma confiança muito importante pra lutar com seu companheiro , à partir dali o piloto viu que tinha perdido espaço, e ficou mais nitido ainda com a renovaçao de contrato do Alonso, mais eu creio que o Alonso nao quer ninguem lhe encomodando, pois do contrario a Ferrari levaria o Hamilton ou o propio Vetel, afinal contratos foram feitos para serem quebrados! Tudo que o Massa tem que fazer é andar muito forte ate o final do ano pra garantir um bom lugar em 2012, quem sabe na Rbr ou Maclarem?

  3. Se seguirmos boatos, os outros 22 (não dá pra contar Alonso) estariam no lugar do Massa. Mas seria bom ele sair dai. Um exemplo é o Tony Kannan na Indy, saiu de uma grande equipe, mas sem bons resultados, e numa equipe pequena está correndo pacas.

  4. Salve Tomás!

    Não sei se para 2012, mas para 2013 com certeza ele é uma das opções para a Ferrari.

    Abraço!

  5. Sei não, Massa é o escudeiro praticamente perfeito pro Alonso, pra que mecher? E se caso tragam o Button e ele perca o seu lado GENTLEMAN, e quebre o pau na equipe vermelhinha? Eu só quero ver o circo pegar fogo!!!

  6. De nome,talvez seja o unico piloto que mantenha boa sintonia com Alonso,porque não haveria espaço na equipe para ser dividido.Alonso não deixará.Portanto, se Massa continuar esta mosca morta , a Ferrari manterá a paz entre seus pilotos, e Alonso continuará seu reinado na equipe.para que outro piloto competindo c/ Alonso(já que é o melhor)?

  7. Só tenho certeza de uma coisa. O Massa, tem que sair da Ferrari com urgencia. Se não for para equipe de nivel, volta para casa, mas continuar correndo sob o comando do Alonso, não da. A Ferrari, provavelmente, vai ter que contar, para substituir Massa, com um piloto meia boca, pois ninguém do pelotão de cima, vai querer, ser comandado pelo Alonso, ainda porque, os melhores já estão campeões de FI, e não vão querer se submeter aos caprichos do asturiano. Nós ainda nos lembramos de Hamilton e Alonso, foi uma guerra, acho, que a Ferrari não vai querer repetir a dose.

  8. Só se o Button for burro.

    Correr na Ferrari com Alonso é pedir para ser empalado.

    Quanto ao Massa, ele, pelo jeito, adora as empaladas que leva do Alonso.

  9. DEMÔNIO Kobayashi no lugar do Massa (ou Webber) seria uma boa, o japa já provou que merece um carro melhor! Não adianta Massa mudar de equipe, na Mclaren (em termos de pilotagem) não vai conseguir bater Hamilton, muito menos Vettel na RBR! Até para bater Button já é complicado, o inglês vem melhorando muito desde o título em 09. Massa na Renault seria uma boa, poderia ser o líder na equipe (difícil Kubica voltar como era), Renault apostando só em um piloto, poderia evoluir muito no futuro, e brigar com as rivais! Massa tem que fazer como Hamilton, Alonso e Vettel, formar uma equipe só para sí…era o que Kubica estava fazendo!

    FIA proíbe mudança do mapeamento dos motores a partir do GP da Europa, ponto forte da RBR em treinos!
    http://grandepremio.ig.com.br/formula1/2011/06/21/fia+proibe+mudanca+do+mapeamento+dos+motores+a+partir+do+gp+da+europa+10444819.html

    Torcer para Vettel fazer algo errado na pista para tomar punição, e ficar fora de pelo menos 2 corridas é meio difícil. Fizeram essa palhaça em 94 com Schummy para equilibrar o campeonato! Schumacher teve suas razões para jogar pesado na AUS, contra os ingleses vale tudo. Coulthard em POR entregou a vitória na cara dura a D.Hill, ninguém reclamou de jogo de equipe, ninguém foi punido. Fizeram de TUDO para um inglês ser campeão em 94, mas não conseguiram…

    Hoje outro alemão é ALVO da inglesa FIA, com o Vettel não dá motivo para tomar punição, o jeito é FERRAR a RBR (tecnicamente) no que é possível.

    Já é de conhecimento que a RBR tem problemas com o KERS, mesmo assim proibiram o escapamento aerodinâmico, mas para FERRAR ainda mais, agora inventaram de proibir o mapeamento dos motores, um dos pontos fortes da Red Bull em treinos.

    “Faz o seguinte RBR, entrega o campeonato para o superstar Hamilton e ponto final, aproveita também e sai da Formula 1, assim os ingleses ficam contentes. Não deve ser nada agradável tomar PAU de uma equipe que é apenas uma companhia de bebidas”

    Hamilton declarou que escuderia austríaca não tem tradição na Fórmula 1 e afirma que não vai deixá-la vencer na temporada 2011!

    “A Red Bull não é um fabricante, eles são uma empresa de bebidas. É uma companhia de bebidas versus a história da McLaren e da Ferrari”

    http://www.guiame.com.br/v4/106243-1663-Lewis-Hamilton-diz-que-RBR-apenas-uma-companhia-de-bebidas.html

    Com ajudinha da FIA Hamilton, tudo é possível! Se a RBR não é uma equipe como Ferrari e Mclaren, o que vc foi fazer no motor home da RBR depois de tomar DURA do R.Dennis?

  10. Hum… Tudo muito difícil de decidir. Se Jenson fosse para Ferrari, dá para imaginar o Felipe na Force India, na Red Bull, porque por enquanto, a Renault parece com muita concorrência, mas eu não descartaria a equipe francesa do jogo.
    Quem iria para a McLaren? Quem sabe Nico Rosberg, quem sabe ROBERT se ele voltar em bom nível depois do acidente. São apenas especulações. Vamos esperar para ver o que é verdade e o que não é!

  11. Na formula 1, tudo é muito rapido, inclusive os boatos, Massa é o piloto perfeito para a Ferrari, como ele mesmo já disse “é funcionario da equipe” e a Ferrari já contratou o seu campeão, Button é perfeito para qualquer equipe, resta saber se Maramello, vai querer contariar seu campeão Alonso, para criar um clima de competição na propria equipe, Alonso não precisa de uma sombra para ser competitivo, precisa é de um carro a sua altura, coisa que a equipe de Maramello com politica nacionalista de tudo Italiano, abdicou de ofereçer a seus pilotos, troucou-se a competencia de Ross Brown, pelo nacional Stefano, competencia a parte lembro que Lewis só foi campeão pela incopetencia da equipe que fez atrocidades a Massa no ano de sua consagração…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s