Ferrari – Continuar ou desistir?

92 pontos: Essa é a desvantagem que Alonso tem, passadas apenas 7 corridas, para o líder Vettel. Uma enorme quantidade de pontos, que supera um ‘lucro’ de 13 pontos por prova em relação à Alonso: Praticamente uma máquina quase insuperável. Se o fato é que a Ferrari não quer desistir de forma alguma de brigar pelo título, a verdade mais forte é que tirar esse abismo de diferença para Vettel será “a” missão impossível de 2011.

Já faz parte da filosofia Ferrarista – em épocas de campeonatos fracos – de permanecer firme e forte enquanto as chances matemáticas existirem. É uma valiosa decisão, já que racionalmente as equipes pretendem se concentrar no projeto do próximo ano nesses casos. Em 2010 a prova da perseverança e melhora do F10 trouxe recompensas.

Se o título não chegou, Alonso conseguiu liderar o campeonato chegando em ABu Dhabi depois de 4 vitórias em 7 provas, sendo que havia estado 47 pontos atrás do líder do campeonato – Hamilton- em Silverstone. Nos cálculos finais, tirou 59 pontos de Lewis.

Claro que essa comparação chega a ser bastante desigual. Atualmente Fernando está com mais que o dobro da desvantagem que estava na Inglaterra/2010 e Vettel está muito mais sólido do que Lewis na época. Além disso, desfruta do melhor carro e só cometeu um único erro grave, no Canadá. Em tese, todos sabem que se Sebastian não for bicampeão em 2011 com este cenário totalmente favorável, será histórico.

Mas a esperança de McLaren e Ferrari ainda está viva. Button vem de três pódios consecutivos (3º, 3º e 1º), e a vitória em Montreal pôs um ânimo extra em Jenson: “Sabemos que podemos lutar pelo campeonato”.

Canadá era o circuito para que a McLaren aproveitasse para vencer a Red Bull, assim como fez em 2010. O objetivo foi conquistado e a ‘sorte’ da Ferrari não ter acertado a sua estratégia na corrida contribuiu para Jenson respirar mais tranquilo, mesmo com Webber bastante próximo na tabela.

Massa foi bem no Canadá, mas não passou do 6º lugar.

Porém, é justamente a Ferrari quem mais deve lamentar Montreal. Depois da melhor classificação do ano (Alonso 2º, Massa 3º), o mínimo esperado era o pódio, mas ele não chegou. Fernando abandonou, Felipe foi só sexto. O único motivo para colocar esperança em Maranello é que o carro melhorou, e apesar das características de Montreal serem favoráveis ao 150, largar em primeira fila pode ser considerado já uma vitória.

No ano passado, Valência foi mais um palco de uma vitória de Vettel, que seria a sua segunda na temporada. Marcou a Pole e venceu, fora de toda a polêmica em volta da ‘ultrapassagem’ de Hamilton sobre o Safety Car e a injustiça proclamada por Alonso contra tudo e todos. Notavelmente nervoso, alegou manipulação – mas a verdade é que a raiva por ter agido corretamente e ver Hamilton, que fez o contrário, ter sido segundo, o deixou de cabeça quente.

No aspecto técnico, há algo resgatável  – Alonso largou 4º e Massa 5º, num traçado até adequado para um carro como o 150 atualmente. É o palco ideal para Fernando vencer a primeira neste ano, ou até mesmo Massa. Seria fenomenal para a Ferrari se Felipe repetir a sua atuação no Canadá.

O ponto crítico da história termina sendo a desvantagem de 92 pontos. Mas Alonso defende a tese de se concentrar em cada corrida como um desafio particular, independente do estado na tabela, que os resultados virão. Só que a tensão estará presente e a pressão aumentará com outro abandono – Curiosamente Alonso não abandonava um GP desde Bélgica/2010.

Massa, se Fernando evoluir, deverá atuar como ajudante, já que infelizmente está muito atrás na tabela. Será a receita de 2010 – Esperemos que sem polêmicas e com brigas limpas na pista. Antes disso, a cúpula de Maranello precisará tomar a decisão. Seguramente ela virá após Silverstone, quando o ‘escapamento aerodinâmico’ não estiver mais em uso e se possa ver aonde estará posicionada a Red Bull.

Dependendo do resultado, a pergunta será: Continuar ou desistir?

7 pensamentos sobre “Ferrari – Continuar ou desistir?

  1. Se, eu fosse a Ferrari, eu passaria a trabalhar o carro de 2012. Mas, antes, mudaria toda a equipe, principalmente o seu comandante, que já deu motivos de sobra para ser considerado um incompetente. Se finalmente a Ferrari conseguir se focar apenas na FI, deixando de lado a politicagem, que afunda Maranello, quem sabe no proximo ano, eles finalmente conseguem construir um carro competitivo.

  2. Creio q seja cedo para dizer quem vai desistir ou não; só o tempo e os resultados dirão! Estamos chegando à metade do campeonato ainda; e com certeza, a Ferrari vai mais é pelejar do que continuar ou desistir!

  3. A Ferrari deve esperar o GP de Silverstone.

    Até o fim, 7.6 pontos por corrida separa Vettel de Alonso. É muito cedo pra jogar a toalha.

  4. Um tanto qt dificil, mas dependendo do resultado após Silverstone, possa ser possível ainda lutar pelo título.

    Tb espero muito para o Massa ter um desempenho igual ao de Montreal, com mais sorte, é pódio certo ou até vitória, vou ficar na torcida!

    Abraço Tomás

  5. Não adiantaria muita coisa. A Mercedes, no ano passado, desistiu do carro no meio da temporada. Mas não significou quase nada.

  6. Pode nao ter desistido do campeonato , mais do Massa com certeza, ja estao sondando o Button pra vaga do brasileiro em 2012, graças à Deus, isso sera muito bom pra nós, ver um brasileiro novamente na Maclaren, pode ser o destino novamente um piloto brasileiro ser campeao na mesma equipe do ultimo titulo, será ? isso vai mexer muito com a dança dos pilotos pra 2012, poderemos ter vagas na RBR- 1 vaga
    Maclaren-2 ,, ,,
    Renalut-1 ,, ,,
    Mercedes-1 ,, ,,
    Ferrari-1 ,, ,,
    sem falar nas equipes pequenas, e correndo por fora atraz de uma vaga:
    -Bruno Senna
    -Paul Richiardo
    -Nico Hulkemberg
    -Lucas Digracci
    -Kubica em “recuperaçao”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s