Webber – Fim de semana caótico

Este é o tema da minha coluna no Mais Fórmula 1 de hoje:

Digamos que o GP do Canadá, após todo o caos vivido, pode ser considerado um balanço positivo para Webber. Depois de ter largado em 4º lugar (superado por Vettel, Alonso e Massa), o final terceiro posto na prova de 4 horas é certamente lucro: Perdeu apenas três pontos de vantagem para Vettel, sendo que teve uma corrida mais apagada na frente do que o companheiro.

Isso se sucedeu em grande parte ao toque que Webber teve com Hamilton no início da corrida – Mark perdeu o controle do seu carro e rodou. Perdeu dez posições e caiu no grid, enquanto Lewis se deu melhor: Só perdeu duas.

A corrida já era uma grande confusã0 algumas voltas depois e, beirando as 20, Vetel pedia que tudo fosse paralizado, decisão que a FIA decidiu tomar na volta 25. Todos os carros para o grid e esperar duas horas até a prova ser recomeçada.

O fato do Safety Car ter aparecido várias vezes contribuiu para que a distância em relação ao líder não aumentasse tanto, e Mark conseguiu algumas ultrapassagens e avançar aos poucos, discretamente, enquanto os pilotos na sua frente, como Sutil, Di Resta, Kobayashi e Rosberg tinha problemas diversos.

Na volta 54, quando Massa rodou e parou nos bozes para trocar seu bico danificado, Webber e o futuro vencedor, Button, já estavam na briga pelo terceiro lugar, no momento em que Vettel liderava e Schumacher estava no segundo lugar

Um pouco depois Button já chegaria no que seria a briga pela vice-liderança entre Webber e Michael. O Aussie não teve sucesso nas duas primeiras tentativas e Button acabou passando os dois, para futuramente brigar pela vitórias no seu ritmo alucinante das últimas 4 voltas.

Para Webber restou ganhar a posição de Schumacher, feito que conseguiu com ajuda do DRS, e garantiu um pódio que, merecido ou não, foi um relativo alívio para uma corrida que não prometia ser nada boa para ele depois do toque com Lewis.

No que se diz respeito ao campeonato, Webber está em terceiro, com incríveis 67 pontos atrás do líder e team-mate Vettel. Já poderíamos dizer que não há dúvidas sobre o favoritismo de Sebastian dentro da equipe, e mesmo ainda nesta fase do campeonato, será muito difícil Webber tirar 67 pontos de desvantagem com a política da Red Bull que, mesmo liberal, tende a favorecer Vettel.

O que Mark necessitará fazer é se concentrar em cada corrida como algo separado do seu complicado estado no campeonato e terminar na frente de Vettel, algo que ele nunca conseguiu nesta temporada. O balanço pode até ser positivo, mas ser campeão neste ano é um sonho praticamente irreal para Webber se um milagre não ocorrer.

Se nem em um fim de semana caótico a sorte correu ao lado de Mark, em corridas de circustâncias normais bater Sebastian não será nada fácil. Sabendo disso, a palavra escudeiro deve começar a aparecer nas próximas corrida em breve e Mark tem conhecimento que em 2011 Vettel está mais maduro e menos supectível a erros, agindo como um grande campeão rumo ao bi.

4 pensamentos sobre “Webber – Fim de semana caótico

  1. Sim, Tomás, você descreveu bem o que o Mark tem que fazer. Se concentrar na corrida e esquecer o resto do campeonato para passar Sebastian no domingo. Algo difícil de se fazer, mas pode, “pelo menos”, deixar o campeonato mais interessante. Bom final-de-semana a todos!
    Abraço,
    Ester

  2. Webber esta devendo pelo menos 1 vitória, a equipe no momento vem liderando com folga os dois mundiais! Pra complicar a vida do canguru, se a RBR perder rendimento por causa da proibição do escapamento aerodinâmico, muita coisa pode mudar, lembre-se que a equipe sofre com problemas com o KERS! Sem o escapamento aerodinâmico e com problemas no KERS o que será da equipe? A diferença na pontuação pode ser alcançada por Mclaren e Ferrari!

    Precisa avisar ao Webber que a prioridade na equipe é fazer Vettel campeão? Com o jogo de equipe liberado (se precisar), Webber vai ter que ajudar o alemão! O mesmo vai acontecer se Alonso reagir podendo brigar pelo título na reta final, Massa vai ter que ajudar o espanhol.

    Lamentavelmente manipularam o campeonato (proibindo o escapamento) para impedir outro título alemão, para a FIA que é comandada por ingleses, isso ofuscaria a carreira do superstar Hamilton! Na Mclaren não tenho duvidas, o carro de Button vai ter uma queda sutil de rendimento, fizeram isso em 2010 quando Button botou pressão no companheiro, no meio da temporada Button comentou:

    “Estranho, não entendo o que esta acontecendo com o carro”

    Eu te explico Button, com você fora da briga pelo título, só restaria ajudar Lewis na pista!

    Se Vettel não for campeão, vai ser uma baita sacanagem, ainda mais com um inglês conquistando o título! Porque a inglesa FIA não proibiu o difusor duplo da Brawn GP no meio da temporada de 2009? Para não prejudicar o líder Button na tabela, ahhhh se ele fosse alemão…

    Vettel e Newey deram declarações concordando que o KERS é o ponto fraco da equipe.
    http://esporte.ig.com.br/automobilismo/f1/calcanhar+de+aquiles+da+red+bull+kers+prejudica+mais+webber/n1597034457160.html

    Hemut Marko:

    “Inovações como o duto frontal e o difusor duplo foram banidos apenas no final do ano. Agora vemos uma proibição no meio da temporada. É bem estranho. Esperamos que isso não nos prejudique mais do que prejudica a Renault, a McLaren e a Mercedes, enquanto a Ferrari certamente está esperando ganhar alguma vantagem”, finalizou.

    http://grandepremio.ig.com.br/formula1/2011/06/18/consultor+da+rbr+questiona+banimento+do+difusor+aquecido+no+meio+do+ano+10443041.html

  3. A situação de Webber é, sem dúvida alguma, difícil, mas se alguém tem condições de fazer frente a Vettel , teoricamente, esse alguém é ele afinal ele também possui o foguete chamado RB7, se bem que parece que esse foguete só vem com manual de instruções em alemão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s