Qual foi o melhor piloto do fim de semana?

Estreando uma “seção” nova no Blog, com uma base similar ao grande F1 Fanatic, a fim de perguntar à vocês sobre quem elegem o melhor piloto do fim de semana – Neste caso, do GP de Canadá. Uma boa forma de também trocar ideias e destacar argumentos, já que a sessão de comentários se mostrou bastante produtiva nos últimos dias.

Quem sabe, talvez, possamos debater por quem foi o pior também. Se der certo, haverá alguma espécie de artigo sobre o piloto nos próximos dias. Dito isto, qual você acreditam que tenha sido o melhor piloto do fim de semana em Montreal?Button, Vettel, outro? Fiquem à vontade para opinar logo abaixo.

46 pensamentos sobre “Qual foi o melhor piloto do fim de semana?

  1. O Button foi ótimo, mas se meteu na batida do Alonso e do Hamilton, e ainda passou do limite de velocidade atrás do SC, claro, mesmo com tudo isso ganhou o GP, mas na minha opinião achei que o Kobayashi pilotou muito, depois da relargada, se ele tivesse um carro melhor a briga com o Vettel ia ser boa.

  2. Button superou tudo e todos, com 6 pits e 1 drive through. Mas o Schummy mandou bem pra caramba hein?

  3. Eu acho muito complicado indicar o melhor ou pior, já que são muitas variaveis, sendo fundamental nessa discussão a circunstancia em que o piloto dirige. Nesse fim de semana em especial, Button foi disparado o melhor piloto, pois venceu a corrida e todas as adversidades, que surgiram pela frente, adversidades, que teriam tirado do piloto qualquer chance de vitoria em um GP normal. Mas, temos de considerar, que nesse caso, tivemos a chuva, com carros de segurança, que aproximam os pilotos e promovem esse tipo de recuperação, não fosse fatores extra pilotagem, ele jamais chegaria onde chegou. Pode se dizer então, que o pior piloto, foi o que apesar de todos os fatores, que ajudaram Button a dar o show, que deu, chegou em ultimo. O GP do Canada foi atipico, em corridas normais, prevalece o carro e disso, nem os pilotos geniais da FI podem prescindir.

  4. O melhor: Button. Corridaça, muita luta e agressividade com as quatro voltas finais em ritmo alucinante.

    Segundo: Schumy. Como nos velhos tempos, não fosse a DRS ele chegava em segundo e ainda garantiria a vitória de Vettel.

    Terceiro: Kobayashi. Enquanto estava molhado o japonezinho só faltou fazer chover (mais para ele garantir o pódio..rs…).

    Quarto: Vettel. A corrida seria mais um show de Vettel, o piloto que dominou todo o final de semana até a última volta do GP, mas, apesar de garantir o segundo lugar e aumentar a distância para o segundo colocado na tabela do campeonato, o erro na referida volta custou a vitória, então, nada mais justo do que ficar atrás de outros que se destacaram em condições mais críticas.

    Quinto: Webber. Apesar do toque chegou no pódio fazendo outra bela corrida de recuperação, só não está mais bem colocado pela aula que levou do Schumy, sendo induzido a erro em três oportunidades.

    O resto não merece menção.

    • Será que essas vitórias ‘ocasionais’ de Jenson em corridas caóticas tem algo relacionado com sorte ou o rótulo de piloto cerebral pode ser atribuído por aliar sorte e perspicácia ao mesmo tempo? Essa vai ficar para as histórias antes de dormir aos netos…

      • Sinceramente, não acho que seja sorte.

        Ele não é tão rápido quanto Hamilton e Vettel, porém, é muito mais inteligente e sabe ler cada corrida como ninguém.

        Button é um estrategista nato e procura compensar sua falta de velocidade pura com uma leitura de todos os detalhes que envolvem um GP.

        Além disso, quando precisa ser agressivo não se intimida e parte para cima dos adversários.

        E síntese, é um sujeito que sabe de suas limitações, reconhece as qualidades dos adversários e explora ao máximo as oportunidades que surgem.

  5. Difícil apontar apenas um piloto, Demônio – Kobayashi e Schumacher-returns (dois sem carro de ponta) na chuva deram espetáculo, andaram no ritmo de Vettel boa parte da prova, no seco infelizmente faltou carro, mesmo assim Schummy vendeu caro o pódio! O resto tiveram chance de vencer, foram 5 safet-car na pista, só deu carro de ponta no pódio. No geral muita gente pilotou muito, Alguersuari com STR-CARNIÇA largou em 18° e chegou em 8°, muito bom!

    Acho que, aquela história louca de “dança da chuva” do Bernie durante a corrida não é tão tosca como muitos afirmaram, imagina 19 corridas em piso molhado? Para o campeonato ia ser muito bom, o nível dos pilotos só ia melhorar, pilotar no molhado sempre foi mais desafiador, também daria mais chance aos novatos com carro inferior. Além disso, dificilmente um piloto ia dominar o campeonato com esta fazendo Vettel! Muitos meteram o pau na “asa” móvel, hoje a maioria aprovou. Então porque não molhar a pista artificialmente? Acho que vale a tentativa, depois de 3,4 corridas todos iam aprovar a loucura do gagá Bernie, lembre-se que o veio é uma raposa velha…sabe o que faz!!! Por mim, metade da corrida poderia ser em piso úmido, nem precisaria gastar milhões com litros de água para encharcar a pista…basta deixar úmida! A audiência com certeza ia aumentar, o custo com a água seria pouco. Pra Formula 1 o que seria uns 20 caminhões pipa? E para ninguém meter o pau com o desperdício de água, poderia se pegar água do mar. Pra Formula 1 isso seria coisa fácil e barata de se fazer…

    • Os motores Renault usam um sistema bastante interessante para dar maior estabilidade à parte traseira dos carros, reutilizando o ar quente da combustão. Para tanto, utilizam (meros) 10 litros de combustível por corrida.
      Pois bem, a FIA proibiu tal sistema (acho que Valencia será a ultima oportunidade) alegando que o gasto era “excessivo”!
      Com 20 caminhões pipa por corrida então… vixi…

      Além disso, corrida na chuva é legal porque só tem de vez em quando… se fosse toda corrida, a RedBull ia fazer um carro anfíbio e a chatice voltaria.

    • Talvez. Até opino que a FIA decidiu não puni-lo para não tirar a fantástica emoção daquela vitória (entregando os louros para Vettel) e deixando o campeonato mais estagnado.

  6. Vou entrar em contato com o tio Bernie, nesse link tem vários caminhões pipa.

    http://www.mfrural.com.br/busca.aspx?palavras=pipa

    FORD F600 COM PIPA PARA AGUA
    Preço a vista: R$ 24.000,00/ Unidade
    Cidade: Itupeva/ SP

    CAMINHAO PIPA 1513 1979 TANQUE 10.000LTS VALOR 60.000 1313 ano 79 azul 8.000 lts 1516 11.000 lts ano 86
    Preço a vista: R$ 60.000,00/ Unidade
    Cidade: Belo Horizonte/ MG

    Preço a vista: R$ 26.000,00/ Unidade | Preço a prazo: R$ 26.000,00/ Unidade
    Cidade: Vista Alegre do Alto/ SP

  7. Realmente este Gp do Canadá é o pior, até agora, para apontar o melhor piloto. Vários foram bem: Button, Schumacher, Massa, Kobayashi, Webber pode ser colocado também. Mas num geral, acho que Button foi o melhor.

  8. Melhor: Jenson Button
    Pior: Muitos falam Hamilton, mas não acho, brigou, bateu e saiu da corrida simplesmente porque a Mclaren falou que a suspensão tava quebrada enquanto não estava, chegaria nos pontos facilmente. O pior na minha opinião foi Fernando Alonso

    • Argumentar que Alonso foi o pior é no mínimo nem ter visto a corrida, não fosse o toque com Jenson seguramente daria algumas boas ultrapassagens compensando o terreno perdido com o pit stop, mas teve azar, enfim.

      • Ok Tomás, mas para mim ele foi mal pq desde o começo não apresentou bom ritmo, estava (por incrível que pareça) mais lento que o Massa, empatando a corrida deste. Além disso, errou na estratégia de por intermediários, no que também tem responsabilidade. E no toque com o Jenson não achei culpa integral deste tb, o Alonso quis passar meio no ”grito”, como sempre faz, pq ultrapassar, convenhamos, não é o ponto forte do Alonso, não obstante suas inúmeras qualidades. Abração Tomás

  9. Pelo que vi a FIA quer impedir o tal sistema de escapes por questões “técnicas” (talvez para equilibrar o campeonato, ela já fez isso várias vezes), se fosse pelo custo o certo seria proibir o KERS, esse sim deu muita dor de cabeça as equipes, no início só a BMW aprovou o KERS. Pegar água no mar com caminhões não é bicho de 7 cabeças, o gasto seria da FIA, as equipes iriam adorar:

    “Melhor que gastar milhões desenvolvendo engenhocas”.

    Quanto a chatice, então o torcedor não deve reclamar do domínio da RBR/Vettel no seco. Discordo de vc, seria legal ter corrida no seco só tem de vez em quando, muito difícil dizer que a RBR dominaria um campeonato na chuva, a prova foi justamente no CAN onde não venceu, no “trilho” tudo pode acontecer, até o líder errar na última volta.

    inté

    http://autoracing.virgula.uol.com.br/ultimas-da-formula-1/f1-fia-interfere-em-sistema-de-escapamento-da-categoria

    http://racing.terra.com.br/index.asp?codc=8407

    http://www.f1team.com.br/fia-quer-proibir-difusor-soprado/

    • Se a FIA quer realmente baixar os custos, que sentido faz mudar a regra durante o campeonato e obrigar as equipes a redesenharem a metade posterior do chassis, a saída de escape… o que no caso dos monocoques de carbono significa praticamente um carro novo… um RB7-B, um R31-B, um FW33-B, um MP4-26B…

      O “blown-diffuser” viola algum item do regulamento técnico estabelecido antes do início do campeonato? Se não viola, não mexa no regulamento válido até acabar o campeonato.

      Com relação à chuva, ainda acho que a graça está no fato de não acontecer sempre. Se a Red Bull tivesse feito um acerto no sábado pensando em chuva, aposto que Vettel ainda tinha largado na primeira fila e teria desempenho (ainda) melhor no domingo. Como já disseram antes, se “chovesse” o tempo todo, em todas as corridas, e todo mundo soubesse, virava um campeonato de lanchas… e quem fizesse a melhor lancha ia ter vantagem também.

      Sobre os pilotos, eu lembro que, embora a chuva valorize o talento e a estratégia dos pilotos, ela traz consigo bandeiras amarelas, vermelhas e Safety Cars, que destroem totalmente um bom trabalho de um piloto rápido com um bom carro. Se não fosse pelos carros serem (artificialmente) recolocados próximos tantas vezes e por tanto tempo, a rodada de Vettel teria custado a vitória? O que adianta “carcar o pé” no sábado pra fazer a pole, acelerar no começo da prova (numa estratégia mais arrojada, que arrisca os pneus e a própria permanência pista) pra, de repente, ver uma Mercedes “se arrastando” com luzes piscando na sua frente e seus competidores que não aceleraram tanto logo atrás no retrovisor?
      Em nome da segurança, é válido. Mas pros que acham que a melhor forma de deixar as corridas mais “emocionantes” é transformá-las numa loteria, por que não passam um capacete com papéizinhos dobrados com a ordem de largada pros pilotos irem tirando dez minutos antes da corrida?

      Se a corrida (mesmo com chuva) tivesse rolado direto, ou os gaps da volta anterior à bandeira vermelha tivessem sido somados (como já foi feito algumas vezes na década de 80), Button estaria na mesma volta que Vettel quando este rodou?

      Pra mim, a entrada do Safety Car ou a bandeira vermelha são como um jogo de futebol em que um dos times faz 4 a 0 no primeiro tempo e, quando sobe do vestiário pra começar o segundo tempo, vê o placar empatado pra “ficar mais emocionante”.

      Resumindo, erro por erro, Vettel cometeu um (fora uma passadinha reta numa chicane) durante o final de semana, fez a pole, andou na frente o tempo todo, não se envolveu em batidas com ninguém… Button fez um bom trabalho, usou bem os pneus e o regulamento, mas se envolveu em batidas com Hamilton e Alonso e herdou a vitória.

      Ainda fico com Vettel.

      • Penso igual a você sobre o desempenho de Vettel, porém, é o regulamento que todos aceitam antes de competir, então méritos do Button que soube prevalecer utilizando as vantagens do regulamento.

  10. Ao meu ver, Por superar todas as adversidade e mudanças climaticas, por passar por uma punição e 6 paradas nos boxes, Button merecia sim ser o melhor! mas…Sinto que ele deveria mostrar essa garra e vontade em todas as corridas, ele não faz por mereçer tamanho investimento britanico…O Japones Kobayshi merecia tambem esse rotulo, mas, ele tem muito a pilotar ainda e todo piloto tem seu dia de inspiração. Felipe Massa? Errou! Vettel? estava com medo de tudo!…Alguesuari..é pela primeira vez mostrou que sabe guiar um carro..

    Mas quando estava desistindo de assistir um bom Gp, pode ver uma atuação honrosa e de extrema força dele, que nada mais é que um heptacampeão do mundo, que merecia o podio..mas..por isso o
    Melhor na minha visão e singela opinião é : Michael Shumacher

  11. Para mim o melhor foi o Button (ah vá) , mas, quem merece destaque é o Kobashow que mostra ser competente para subir ao pódio nas próximas corridas (pq não vencer alguma corrida bagunçada).

    • O problema com Koba foi que o carro perdeu muito rendimento quando a pista secou, e infelizmente isso ficou bastante visível, terminar sétimo quando se podia pensar (sendo realista) em ser 4º não é nada satisfatório. Mas o interessante foi ver esse ótimo desempenho no molhado de Kamui.

      Ah, e sem contar que ele economizou cerca de 20 e poucos de segundos na troca de pneus, já que fez isso no período da interrupção.

  12. Todos falando do Button estar melhor que o Hamilton e tal, mas vale ressaltar que das 3 vitórias do Button na McLaren, todas foram com chuva, ou seja, não querendo desmerecer o valor dele, ele não é um piloto veloz, isso todos sabem, no seco ele não tem um rendimento para vencer sem algum imprevisto.

    Ainda assim, por conta das 6 paradas e os 2 acidentes, Button foi o melhor. Entretanto, contando o comentário do Juliano, o Vettel foi melhor. Mas como existem regras e devem ser cumpridas, Button foi o melhor.

    Agora o pior, sei lá, o Massa decepcionou, poderia ter feito um pódio, mas vacilou, bateu e ficou em 6°. Até o Liuzzi de Hispania foi melhor com o 13°

    • Acho que não há dúvidas sobre isso – quase sempre compartilho o ponto de vista de Livio -, e também pode estar claro que é um modo da FIA ‘parar’ a Red Bull: ‘Pelo bem do campeonato’. Só não sei de dará conforme o planejado.

  13. Com dois choques, seis pitstops e por ter induzido o alemão ao erro, não dá pra escolher outro que não seja o vencedor Button como melhor piloto do final de semana.
    Como pior do final de semana, escolho pela sexta vez consecutiva o indiano Narain Karthikeyan, da Hispania, não pelo que fez com o Massa (não vou entrar nesse mérito), mas pelo que não fez.

  14. Na minha opinião foi o Webber.
    Ele tem tirado leite de pedra, sendo prejudicado nas largadas e fazendo belas corridas de recuperação.
    Porém, acho que o Schumacher correu muito.
    Já os piores foram Hamilton e Massa. Hamilton por causa da fase terrível que ele vem passando e Massa, bom, tô desistindo dele.

  15. Na minha opinião o melhor foi o Button e mais o Schumacher relembrou os velhos tempos e o pior foi Hamilton ele tem talento mais tem que ser um pouco mais paciente .

  16. Pior foi rosberg,que tem um carro bom,o q mostra sua pontuação no campeonato e do seu companheiro o shummy na corrida.Todo momento andando atrás dos 10 e no final não pontuar é humilhante.Ele não consegue correr na chuva

  17. olha não adianta falar nada , se der um carro bom o Schumacher coloca qualquer um desses que estão ai no bolso e vou mas alem , esses que estão ai , quando estão sendo pressionado por outros pilotos eles não tem muita pressão nao , mas se olhar no retrovisor e ver o Schumacher ai eles tremem na hora , e com Schumacher não tem essa de passar a mão na cabeça não, e outra nesse GP da F1 de Montreal , o Schumacher deu um show mostrou como se pilota parabéns velho Schumacher vc e o cara ,o resto são aprendizes e aluno .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s