Button vence corrida histórica

Após uma excepcional briga nas últimas voltas entre Schumacher (com o carro mais lento), Webber e Button, Jenson conseguiu se livrar de ambos para começar a sua perseguição a Vettel, enquanto o relógio descontava rapidamente os minutos. Com o seu MP4-26 notvalmente mais veloz, Sebastian sucumbiu na pressão e fatalmente rodou na última volta, deixando o caminho livre para um espetacular Jenson Button cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

Schumacher foi outro que merece todas as palmas por uma corrida belíssima e o consistente 4º lugar, 6 segundos por diante de Petrov: Com um merecido 5º lugar após todo o caos. Massa foi perfeito ao ultrapassar Kobayashi no último segundo – a diferença entre os dois foi de 0s 0 – e conseguiu um suado 6º lugar, que poderia ter sido melhor não fosse o bico quebrado. Kamui estava bem, em segundo, mas acabou apenas em sétimo.

Alguersuari, após resistir por algumas voltas o ataque de Massa, foi finalmente o oitavo, adiante de Rubens, que mais uma vez chega nos pontos. Buemi completou em 10º, fazendo a Toro Rosso pontuar com os dois carros.

A corrida:

Como já era previsto (talvez desde o ano passado, onde mesmo sem chuva o GP do Canadá foi um show aparte), a corrida caótica em Montreal reservou um grande espetáculo que se prolongou por mais de 4 horas – Metade desse tempo consumido em uma árdua espera enquanto os comissários decidiam se reiniciavam a prova ou não. A única certeza é que a espera valeu o show que reservaria a segunda parte da prova.

Na primeira delas, que durou apenas 25 voltas, a largada foi sob Safety Car, já que a pista se encontrava ligeiramente molhada pela chuva de horas antes e isso poderia apresentar um risco para os pilotos. O SC durou 5 voltas, e na relargada foi onde a trajetória da corrida iria ser mudada por Lewis. Ele se tocou com Webber, acidente o qual admitiu a sua culpa, jogando o Aussie para o fundo do grid.

Apenas três voltas depois do primeiro acidente, seria a vez de outro, um tanto particular, com Button. Se Jenson não facilitou nem um pouco a investida do colega, Lewis foi agressivo na sua tentativa de forçar uma ultrapassagem naquele estágio de prova e terminou abandonando. Button teve que fazer uma parada extra, e o Safety Car entrou em cena.

Lá pela volta 13, depois de sua parada, Jenson foi punido com um drive-through por exceder a sua velocidade em pista durante a estadia no SC. Ele pararia imediatamente e voltaria só em 15º. Calçado com os intermediários e a pista menos molhada, Button já voava em pista, e essa estratégia seria seguida logo em seguida por Rosberg e Alonso.

Mas fatalmente a chuva começou a cair forte ao redor da volta 19 e quem estava de intermediários foi obrigado a parar de novo, sendo este um grande ponto de desvantagem para Button e Alonso, no caso. Na 20 o Safety Car entra mais uma vez.

Nas seguintes voltas a maioria dos pilotos na frente iriam parar (exceto Kobayashi), assim como Vettel e Massa. Com a chuva apertando cada vez mais, o momento menos esperado chegou: Volta 25, os fiscais agitam as bandeiras vermelhas e a corrida seria paralisada.

Só que ninguém esperava que esta pausa seria por duas horas. Enquanto a angústia crescia entre os pilotos e telespectadores, a chuva não dava sinais de trégua e aos poucos a possibilidade de cancelá-la naquela altura se tornava realista. A espera, porém, foi feita e obviamente valeu a pena: os pilotos voltavam aos seus carros e a corrida recomeçaria. Kobayashi, segundo até então, já havia aproveitado a situação para trocar os pneus e seria um perigo para Vettel.

A relargada foi feita sob Safety Car, permanecendo assim por 8 voltas. Quando a bandeira verde foi dada, Massa tentou o ataque em Kamui, mas Kobayashi devolveu a tentativa e manteve o seu espetacular segundo lugar, com uma Sauber.

O futuro vencedor, Button, junto com os sete primeiros exceto Vettel, paravam nos boxes. Na volta seguinte, haveria um toque dele com Alonso, que viria a abandonar. Jenson seria também prejudicado, com um pneu furado, tendo que parar (outra vez) nos boxes para poder continuar na corrida. Com o carro em bom estado, Button ainda estava na luta, porém fora da briga pela ponta. Enquanto isso, o Safety Car entrava novamente.

Enquanto Webber e Button caçavam algumas posições, Schumacher também avançava e seria o protagonista de uma belíssima ultrapassagem sobre Kobayashi e Massa, que estavam na briga pelo segundo lugar. Na volta 51, Michael aplica o bote e pula para a vice-liderança, enquanto Felipe sustentava o terceiro lugar e Kamui já caia para quarto.

Algumas voltas depois os pilotos já iam para os boxes e calçar pneus para pista seca. Massa, na passagem 54, acabaria rodando e estragar o bico da sua Ferrari, sendo obrigado a parar para trocar por uma nova. Naquele estágio, Button e Webber passaram a disputar o pódio. Mark já atacava Schumacher pelo segundo lugar, enquanto Jenson se aproximava.

Para sorte de todos (exceto Vettel e os envolvidos no acidente), Heidfeld bateu em Kobayashi e alguns pedaços do seu Renault ficaram espalhados pela pista. Isso significou mais uma vez a entrada do Safety Car, pela quinta vez, empatando com o GP do Brasil em 2003, outra corrida caótica.

Com Heidfeld fora e a pista limpa, a corrida recomeçava e Schumacher, Webber e Button formaram um “trenzinho” que estava separado por décimos. Um pouco mais atrás Kobayashi perdia mais uma posição para Petrov, e Webber tentava passar Schumacher. Não conseguiu, e quando Jenson se aproximou, errou e deixou o caminho livre para o inglês.

Restavam 5 voltas e Button passou facilmente Schumacher, se posicionando no segundo lugar e pronto para montar o ataque em cima de Vettel – O líder, mas que estava mais lento. Jenson tirava todos os décimos possíveis a cada setor e os dois entraram na última volta divididos por menos de um segundo.

Já com os compostos mais desgastados do que Button, Vettel acabou sofrendo as consequências, cometeu um erro, rodou e, para a surpresa de todos os telespectadores que estavam roendo as unhas naquele momento, Button ganhou a vitória de presente e se coroou como o vencedor do GP mais espectacular da temporada.

A sorte de Sebastian foi poder ter chegado ainda em segundo – Com Webber em terceiro. Um pouco mais atrás, Massa ainda se recuperava e depois de ultrapassar Alguersuari duas voltas atrás, fez o serviço sobre Kobayashi no último segundo possível e os dois cruzaram a linha de chegada empatados – O cronômetro registrou a diferença de 0s0 entre os dois. Impressionante.

No final, uma corrida memorável – Exatamente no estilo que Montreal já reserva historicamente.

  • Classificação final – GP do Canadá
Pos No Piloto Equipe Tempo Voltas Grid
1 4 Reino Unido Jenson Button Reino Unido McLaren +0 voltas 70 7
2 1 Alemanha Sebastian Vettel Áustria Red Bull +2.7 70 1
3 2 Austrália Mark Webber Áustria Red Bull +13.8 70 4
4 7 Alemanha Michael Schumacher Alemanha Mercedes +14.2 70 8
5 10 Rússia Vitaly Petrov França Renault +20.3 70 10
6 6 Brasil Felipe Massa Itália Ferrari +33.2 70 3
7 16 Japão Kamui Kobayashi Suíça Sauber +33.2 70 13
8 19 Espanha Jaime Alguersuari Itália Toro Rosso +35.9 70 24
9 11 Brasil Rubens Barrichello Reino Unido Williams +45.1 70 16
10 18 Suíça Sébastien Buemi Itália Toro Rosso +47.0 70 15
11 8 Alemanha Nico Rosberg Alemanha Mercedes +50.4 70 6
12 17 Espanha Pedro de la Rosa Suíça Sauber +1:03.6 70 17
13 23 Itália Vitantonio Liuzzi Espanha HRT +1 volta 69 20
14 22 Índia Narain Karthikeyan Espanha HRT +1 volta 69 22
15 25 Bélgica Jérôme D`Ambrosio Reino Unido Virgin +1 volta 69 23
16 24 Alemanha Timo Glock Reino Unido Virgin +1 volta 69 21
17 21 Itália Jarno Trulli Reino Unido Lotus +1 volta 69 18
18 15 Reino Unido Paul di Resta Índia Force India +3 voltas 67 11
NC 12 Venezuela Pastor Maldonado Reino Unido Williams +9 voltas 61 12
NC 9 Alemanha Nick Heidfeld França Renault +15 voltas 55 9
NC 14 Alemanha Adrian Sutil Índia Force India +21 voltas 49 14
NC 5 Espanha Fernando Alonso Itália Ferrari +34 voltas 36 2
NC 20 Finlândia Heikki Kovalainen Reino Unido Lotus +42 voltas 28 19
NC 3 Reino Unido Lewis Hamilton Reino Unido McLaren Batida 7 5
Alguersuari largou dos boxes.
  • Classificação F1 2011 – Pilotos
Pos Piloto Equipe Pts
1 Alemanha Sebastian Vettel Red Bull 161
2 Reino Unido Jenson Button McLaren 101
3 Austrália Mark Webber Red Bull 94
4 Reino Unido Lewis Hamilton McLaren 85
5 Espanha Fernando Alonso Ferrari 69
6 Brasil Felipe Massa Ferrari 32
7 Rússia Vitaly Petrov Renault 31
8 Alemanha Nick Heidfeld Renault 29
9 Alemanha Michael Schumacher Mercedes 26
10 Alemanha Nico Rosberg Mercedes 26
11 Japão Kamui Kobayashi Sauber 25
12 Alemanha Adrian Sutil Force India 8
13 Suíça Sébastien Buemi Toro Rosso 8
14 Espanha Jaime Alguersuari Toro Rosso 4
15 Brasil Rubens Barrichello Williams 4
16 México Sergio Pérez Sauber 2
17 Reino Unido Paul di Resta Force India 2
  • Classificação F1 2011 – Equipes
Pos Equipe Motor Pts
1 Áustria Red Bull Renault 255
2 Reino Unido McLaren Mercedes 186
3 Itália Ferrari Ferrari 101
4 França Renault Renault 60
5 Alemanha Mercedes Mercedes 52
6 Suíça Sauber Ferrari 27
7 Itália Toro Rosso Ferrari 12
8 Índia Force India Mercedes 10
9 Reino Unido Williams Cosworth 4

76 pensamentos sobre “Button vence corrida histórica

  1. O Hamilton pilota muito, mas ultimamente só anda fazendo m…. e alem disso ta prejudicando o resto dos pilotos.

      • Pode até ser, mas o historico que Hamilton vem apresentando ultimamente acaba condenando ele em qq situação. Antes ele ja tinha dado uma no Webber e tentou cravar no Shumy.

      • É… o Button era obrigado a não se defender e deixar o Hamilton passar, sinceramente, só você aprova a atitude do Hamilton, porque a cara que o Ron Dennis fez foi de poucos amigos.

      • Se analisarmos apenas o fato de que uma grande porcentagem das batidas nas ultimas provas, o Hamilton está envolvido, já algo que pesa bastante contra ele.
        Algumas ele teve culpa, algumas não.
        Mas ele está merecendo um frasco de maracujina e algumas bandeiras pretas para se acalmar.

      • Fácil por na conta de quem é mais rápido e está atrás. Mas eu concordo que faltou paciência em Mônaco e no Canadá.

        Mas como torcedor, eu prefiro ele assim, ‘Senna style’ do que o Button ‘Prost style’.

  2. Esperamos tanto pelo fim de semana e acabamos sem corrida. Espero, que para o proximo ano, seja revista a drenagem da pista, já que a água, fica toda empoçada eliminando qualquer possibilidade de segurança para os pilotos. A drenagem lá deve ser realmente muito ruim, pois já vi chuva igual em outros circuitos, e a corrida não foi suspensa. Varias poças se formaram em pontos criticos da pista, isso precisa ser corrigido para o proximo ano.

      • Já pensou, se aqui no Brasil, os fiscais de pista, são quase atropelados pelos carros, como aconteceu hoje, o barulho, que não ia dar na midia, e se essa água toda, fica empoçada em Interlagos, credo!!!!!!!

    • Concordo!, maior palhaçada a rede globo! Nem na Sportv ela transmitiu. Neste ponto a Band está de parabéns, quando cortam a transmissão no canal aberto, mantém na Band News…

  3. Acredito que o Hamilton errou nessa manobra, mas estava sentindo que tinha o melhor carro na pista, pois todos os outros estavam sofrendo pra se manter no traçado e ele estava conseguindo andar com certa tranquilidade. Pena que houve esse acidente, no qual eu acho q o Button não o viu ( na imagem, nao vejo o Button olhando o espelho), pois acho que faria uma ótima corrida.

  4. Button é genial. Mesmo errando, ninguém admite que ele errou. Foi incrível no final, gênio. Tirou dois da prova, “mas não teve erro”. Parabéns para ele. Apesar de tudo, venceu. É isto aí!

    • Verdade mas importante que salvou o carro após a escapada e ainda conseguiu faturar o segundo lugar faturando mais pontos. Errou mas evitou o pior que seria não pontuar (né Alonso… né Hamilton).

    • Não existe ser humano que não erra, ele apenas erra bem menos que os outros, e, quando erra, não compromete a corrida inteira.

      • Cara, eu sou corinthiano e ainda preferia ver a corrida. Acho que a RGTV devia, no mínimo, cortar em definitivo pra Montreal assim que acabou o primeiro tempo. Dava pra ver a corrida desde a relargada….

  5. Sera, que eu posso aproveitar a oportunidade, para dar os parabens para o Massa, sem ser linchado pela galera. Acho, que hoje, o Massa deixou claro, que esta de volta, depois dessa chegada então, deve estar com o moral lá em cima. Lutou até o fim, o unico senão, foi trocar de pneus muito cedo, voltou a correr como gente grande. Agora o Button, brincadeira, ganhou e ainda esnobou todo mundo, depois de seis paradas e duas batidas, espremeu o Vettel, até faze-lo errar e correu para o abraço. Não fosse a grande parada em bandeira vermelha, a Globo e os links, que não entravam, teriamos visto a melhor corrida dos ultimos tempos, pelo menos eu, fazia tempo, que não via nada igual, sensacional. Quero mais iguais a essa.

  6. Se deixarem Button sem punição é marmelada, pilotou muuuuuuuuito, mas se envolveu em dois acidentes em que dois carros abandonaram, leva 50% de culpa no acidente com Lewis e 100% com Alonso.

  7. Schumacher foi um monstro hoje! Guiou demais com um carro nitidamente inferior ao lideres. Enquanto estava tudo nivelado (com chuva) fez o que pôde. Seja bem vindo de volta Heptacampeão!!!!

  8. Corrida fantastica, faltou o hamilton e o alonso pra apimentar ainda mais, mais o button ainda corre o risco de ser punido com 20 seg, tomara que nao, e o Vetel ? quantos advogados , ? na hora que o carro nao é tao superior ele nao suporta, e olha que o Button nem chegou, eu ja disse ele é rapido mais na hora de ser ultrapaçado é muito facio, em igualdade de condiçoes que vimos quem realmente é forte, pode ser campeao mais o carro ainda anda mais que ele , essa é minha opiniao !
    Massa teve a chance de ganhar se tivesse continuado na pista antes da bandeira vermelha, a Ferrari errou mais uma vez na estrategia.
    Voces viram a cara do vetel ?
    Isso era pra ter acontecido em Monaco se nao fosse a ajuda do regulamento , seria muito bom pro campeonato pegar fogo, e podem apostar que essa vantagem vai diminuir daqui por diante

    • Estava navegando pela internet e me deparei com a foto no site oficial da Fórmula 1, a expressão de Vettel demonstra um pouco o que você falou:

      • Gostei de ver Pedro Ferreira, o Vetel hoje vai ter que enfiar o dedo no nariz igual a foto de um amigo nosso !!!!!rsrsrsrsrsrsrsr!

  9. Tem gente com fortes dores na canela, apelando pra gramatica, não demora e sai um daqueles resumos chatos e tendenciosos , já deve ter gente trabalhando pesado pra justificar o injustificavel, embora eu nao tenha acertado nada nesse bolão do Canadá , eu fiquei muito feliz. . Pessoal aquelas analices individuais dos pilotos estao demorando muito , sera por que ?
    Alguém precisa dar uma pressao no alemaozinho pra justificar esse provavel bi campeonato,
    O aspirante à Reginaldo Leme esta si roendo todo , deve ter ficado torcendo pro Button ser punido, mais tanta sorte assim uma hora tinha que acabar, não?

  10. Tem gente tomando as dores do alemão, cadê aqueles resumos individuais dos pilotos ?
    Não deu tempo elaborar uma desculpa pra entregada do alemãozinho, essa foi ótima , na ultima volta !!!!!!!!!!!!!! Si fosse o Massa !!!!!!!!!!!! Era pancada de todo lado, e o Rubinho entao ? , ai ,minha canela ! Tem gente apelando , que vergonha! foi apenas a primeira , espero mais equilibrio daqui pra frente , ai veremos quem é quem , !!!!!!!

  11. Para mim, o Hamilton e o Alonso, terminaram a prova onde deviam, no muro. São pilotos excepcionais, mas, tambem são duas malas mal fechadas. Eu, particularmente não gosto de nenhum dos dois, mas vibrei pra caramba, quanto o Button passou o Vettel, não gosto do Schumacher, mas hoje ele fez juz a fama, mostrou,que ainda tem braço, quando a situação é adversa e o piloto ser torna mais importante, que o carro, alias, os pilotos, que se sairam bem hoje, foram mais importantes, que os carros, afinal, a chuva tem esse predicado, deixa todo mundo nivelado por baixo, ai, o braço faz toda a diferença. Exceto a turma do sonrisal, que esta com o figado ruim, a maioria da galera, tenho certeza adorou a corrida e seu desfecho, afinal, não é todo dia, que a FI da um show dessa proporção. Quero mais……….

  12. Tomás, que belo reporte, já está melhor que muitos profissionais no assunto, parabéns. Aguardo suas análises na semana.

    Quanto a corrida, acredito que foi realmente a melhor da temporada. Uma lástima a queda do Massa, torcia por ele e merecia o pódio, mas opino que o 6º lugar tenha sido um bom resultado. Vocês também compartilham que a Ferrari melhorou notavelmente, ou será que foi só o circuito?

    Abs, Pedro Ferreira.

  13. Para os desavisados que não acompanham a temporada 2011:

    Classificação do campeonato:

    Vettel 161 pontos
    Button 101 pontos
    Webber 94 pontos
    Hamilton (o The Best) 85 pontos

  14. Parabéns para ele mas… Dizer que não viu o Hamilton é mentira! Ele entra na reta com olho só no retrovisor. Daí a dizer que ele teve culpa, porém, vai uma grande diferença. E no toque do Alonso… Eu acho que ele forçou demais sim.

  15. ta de brincadeira,um cara que quer se comparar ate ao sena,ta fazendo muitas loucuras,ta merecendo um gancho bem severo.aluizio rj.

  16. Tomás, li que a McLaren errou ao dizer para o Hamilton abandonar a corrida, pois a suspenção teria quebrado. É verdade que só furou o pneus? Tem esta informação? Obrigado.

    • Será que procede esta informação? Digo isto porque ele acabou parando em um lugar perigoso, se fosse verdade acho que ele iria pelo menos até uma área de escape.

      • Segundo informações e analisando as fotos, a batida rasgou o pneu e a roda partiu ao meio, longitudinalmente dando a impressão que a suspensão estaria quebrada. Parece que procede a raiva do Hamilton. Talvez a McLaren mandou ele parar para não ter mais prejuízo. Tadinho, só porque ele é “preto”! É Racismo da equipe… tcs tcs tcs.

  17. Corrida muito boa pra animar a galera que achava que a RBR era imbativel, porque na China foi um erro de estrategia e no Canada ?
    Essa é para os desacreditados !
    Button – 06 Paradas
    03 à mais do que o alemmaozinho voador, nao posso perder a piada, ate na prossima e” SEB nas canelas ” !!!!!!!!!!!

  18. Corrida muito boa pra animar a galera que achava que a RBR era imbativel, porque na China foi um erro de estrategia e no Canada ?
    Essa é para os desacreditados !
    Button – 06 Paradas
    03 à mais do que o alemmaozinho voador, nao posso perder a piada, ate na proxima e” SEB nas canelas ” !!!!!!!!!!!

  19. Para mim o Button também não foi tão amigo não…
    Hamilton, vote a falar com seu pai, sem ele voce esta se perdendo
    ASSISTAM e CONCORRAM A UM PREMIO

  20. Realmente foi uma grande corrida, das melhores das últimas vistas…
    Entre erros e acertos, acho que um dos grandes pilotos que se destacaram neste domingo foi o Schummy.
    O carro Mercedes é muito inferior ao Red Bull e a Mclaren, e mesmo assim, Michael foi resistindo bravamente aos ataques de Webber e Button.
    Porém, diante do uso da asa móvel, não há “braço” que possa segurar alguém com carro melhor atrás.
    Suposições e mais suposições, mas se não fosse a asa móvel, será que o Schumacher não estaria na foto dos vencedores?

    Abraços!!

  21. O Massa se recuperou, mas pagou caro pelos erros. Poderia ter chego ao podium. Button foi bem, o carro dele tem 7 vidas…rsrs…Barrica até que foi bem!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s