Alonso e Massa: Em igualdade de condições

Alonso encara “O Túnel” de Monte Carlo…

Talvez um dos maiores rumores que sempre existirá nas equipes que contam com um “primeiro piloto” será o fato da igualdade de condições entre este e o “segundo” – Seja politicamente e, principalmente, na questão técnica, ou seja, carros com o mesmo potencial. Marc Gené, o espanhol que é piloto de testes na Ferrari, assegura em 100% que tanto Alonso quanto Massa tem carros iguais e a diferença vista nos tempos é Fernando quem a está conquistando, já que, segundo Marc, pilota a um altíssimo nível atualmente.

Obviamente que, e até para quem gosta da sempre presente teoria conspiratória, a opinião de um piloto espanhol da Ferrari não seja a fonte mais confiável para saber como é a política de igualdade em Maranello. Se 2010 provou o contrário do que Gené afirma, isso justamente foi precedido por uma série de fatos ao longo das corridas anteriores que terminaram por sentenciar aquela escolha da Ferrari na ordem de equipe.

Contando que Massa está pilotando melhor nesta temporada, a verdade é que ele já está a 3 corridas sem somar pontos: Na Turquia foi 11º e na Espanha e Mônaco não completou. Nesse período, a diferença que era apenas 2 pontos para Alonso, subiu desesperadamente: Agora são 45 unidades o intervalo entre ambos.

Acredito que a diferença não é tão grande, e ironicamente apesar de que Massa esteja pilotando melhor do que no ano passado (mesmo que ainda atrás de Alonso), está tendo início de ano muito pior. Se com seis corridas já anotadas ele está com quase meia centena de pontos de desvantagem, fica claro que a Ferrari já deverá estar pensando em quem irá liderar a luta deste ano.

O carro da Ferrari está longe de ser o melhor do ano e isso termina sendo outro fator decisivo para escolher entre um dos dois. Para muitos, a dúvida seria: E se Massa estivesse no lugar de Alonso (e vice-versa) neste momento, estaríamos discutindo isto?

Seja qual for a resposta (ou se mesmo você respondeu internamente “não”), esta notícia de que Gené coloque essa questão de igualdade nos carros em pauta responde que no inconsciente há sim o favoritismo para Alonso. Seja por uma asa traseira nova ou também pelos problemáticos pit-stops, sempre mais demorados para Felipe, Marc apaga a chama com suas palavras, mas que não são suficiente para convencer a todos.

Este tema é complexo e divide um mar de opiniões. Não se trata de tirar a cota de talento que Alonso tem para tirar a diferença atual (mesmo que Massa tenha sido um alvo do azar e erros), e eu até mesmo acredito que com apenas 6 corridas feitas a Ferrari ainda não estaria beneficiando nenhum dos dois, mas sim fará isso no futuro se a situação seguir esse caminho.

A continuação do papo fica com vocês na sessão de comentários, para debater um pouco o que ainda não fizemos com tanta frequência neste ano: Igualdade de condições entre ambos, nível de pilotagem dos dois, erros, azar e a futura decisão da Scuderia na escolha que, se feita, deverá provocar novamente grandes controvérsias.

16 pensamentos sobre “Alonso e Massa: Em igualdade de condições

  1. Por enquanto está a mesma coisa (exceto nos pits, onde a Ferrari é sempre mais rápida com Alonso). Felipe está pilotando bem, mas desde a Turquia ele tem tido azar. Nos qualifys chegou a ficar a centesimos de Alonso, o que mostra que pode ficar perto dele.
    Em Montreal com o fator pneu, a Ferrari deve ir bem, e ai veremos de caso algo como Massa em 3º Alonso em 4º (ou qualquer coisa dai pra frente) como o time ira agir, e como Felipe ira reagir.

  2. Acho que essa discussão já foi. Alonso é mais rápido que Massa, ambos sabem, a ferrari sabe, todo mundo sabe. Não precisa de privilégios pra isso. Então, mesmo que o Massa estivesse na frente, não seria o primeiro piloto. Por que? Porque se a ferrari achasse que o Massa algum dia seria o primeiro piloto, não tinha contratado o Alonso.

    São fatos. O resto é ufanismo de quem quer manter uma tola esperança de que ele, algum dia, vá ser campeão. São os mesmos que dizem que ele perdeu o campeonato de 2008 por culpa da ferrari. Chororô sem fim.

  3. Pra mim dizer que a ferrari propositalmente está atrapalhando os pit stops de Felipe Massa é burrice, ela não precisa de fazer isso para torná-lo 2º piloto.

    Está clara a diferença entre Felipe e Alonso, assim como está clara a diferença entre Vettel e Webber, Hamilton e Button e por aí vai.

    O problema maior neste caso é que o brasileiro amargurado com o passado entre Barrichelo e Schummacher e ainda por cima assiste transmissões através da Rede Bobo de televisão ouvindo o Galvanta falando de conspirações e torcendo enfadonhamente o tempo todo pelos pilotos brasileiros, ao invés de fazer o trabalho dele que é simplesmente narrar os fatos, ele é pago para ser um NARRADOR.

    Concordo com o Gilmar acima em um ponto, por que a Ferrari contrataria Alonso a peso de ouro se ela realmente confiasse no potencial de Felipe Massa?
    Sem Dúvidas Felipe é sim um bom piloto, mas atualmente temos na formula 1 3 excepcionais pilotos, Alonso, Hamilto e Vetter (não nessa ordem).

    Concluo dizendo que, neste ano dificilmente o Felipe deixará de ser 2º piloto, para ele um dia deixar de ser 2º será necessário que ele esteja muito acima de Alonso no campeonato, o que não acontece no caso oposto.
    Alguém duvida que seria diferente na Redbull e na Mclaren?

  4. Olá pessoal
    Nós aqui em Portugal torcemos muito pelo Felipe,mas contra factos não há argumentos e Massa será eternamente o 2º em qualquer equipa de topo pois na RedBull e na McLaren há pilotos mais rápidos do que ele.
    É pena mas penso que Massa nunca será CAMPEÃO
    Deus queira que esteja enganado
    1 Abração de PORTUGAL

  5. A Ferrari esta DESESPERADA para que os dois pontuem bem, portanto, atrapalhar Massa para ajudar Alonso seria pura burrice. Alonso é superior já começando pelos treinos, mas Massa não esta tão ruim a ponto de zerar em 3 corridas, esta sim com um azar DRACÔNIANO. Vou colocar essas 3 corridas ruins na conta do GALVÃO, essa coisa dele ficar jogando PRAGA em cima dos pilotos de fora, não dá não, acaba voltando tudo em cima dos brasileiros. Massa bateu muito fácil em MON, não acredito que ele seja o responsável, algo no carro deve ter sido danificado no toque com Lewis. Pelo menos com uns 55 pontos Massa devia estar, a Ferrari sabe que muita coisa foi puro azar(Galvão), vai esperar uma reação de Felipe, mas buscar Alonso e cia na tabela, é muito complicado. Massa não pode se abater, tem que batalhar para continuar em equipe de ponta nos próximos anos. Brigar pra ser no máximo 6º no mundial é muito complicado…

  6. Bom, se o Gené precisou falar sobre isso, negando favorecimento, é porque o favorecimento existe.

    E este fato é óbvio. Massa é tratado como um Zé Mané e Alonso como o dono do time. Os trabalhos de pitstop estão aí para tomo mundo conferir.

    Porém, também é inegável a superioridade técnica de Alonso, portanto, o que está acontecendo é que a Ferrari desistiu de Massa e aposta em Alonso.

    Muito natural e justo por parte da equipe.

    Estranho é o Massa sequer tentar mudar de ares, prefere ser o segundão da Ferrari do que primeiro piloto de uma Renault (só um exemplo).

    E, se ele está satisfeito quem somos nós para dizer alguma coisa.

    Por este motivo eu defendo a aposentadoria de Massa e Barrichello no fim da temporada, eles já deram o que tinham de dar e nunca serão nada além coadjuvantes, não fazem falta no GRID.

    • Concordo com as suas primeiras colocações. Alonso é melhor, e os tempos de pit evidenciam a diferenca no tratamento dado aos pilotos.
      Quanto a aposentadoria, discordo em partes.
      Torço muuuito pelo Rubinho, mas não seria má idéia ele correr na StockCar ou no WTCC, já que estamos sem piloto brasileiro por lá.
      Dizer que Massa deve aposentar é um pouco demais. Não está no nível de Vettel, Alonso e Lewis. Mas se fosse para aposentar alguém, e disponibilizar vagas para novos talentos, minhas sugestões seriam: Trulli, Heidfeld, Luzzi, Karthikeyan, Schumacher e Rubinho.
      Assim, acho que no mínimo 2 anos mais para o Massa, quem sabe em outra equipe.
      Imagina o Davide Valsechi ou Digrassi em equipes razoáveis? Ia dar um ânimo nas corridas.

  7. Seria possivel para o Massa, mudar para a Renault ou qualquer outra equipe agora? Não! Então, não há o que discutir. O Alonso é um piloto melhor, que o Massa no momento, disso não há duvidas, se eu fosse dono da Ferrari, não ficaria muito preocupado com o Massa e o que ele possa estar achando do quadro. Mas, por outro lado, se eu fosse o Massa, teria saido da Ferrari no final da temporada de 2010, não o fez, agora, vai do jeito que da. Qualquer outra equipe de ponta, já tem seus pilotos principais, qualquer um que entrar nessas equipes, sera apenas coadjuvante, então, só resta a Renault, que se estivesse nas mãos de Kubica, estaria fazendo um papel bem melhor, que o fez até agora. Falar em aposentadoria para piloto de FI e jogador de futebol é muito complicado, tem gente, que prefere jogar em timeco do interior do nordeste a deixar de jogar, com os pilotos ocorre o mesmo, mas tambem é uma saida honrosa, sem duvida alguma.

  8. Como todos já disseram, o Alonso é melhor que o Massa. E ele ainda tem a preferência da equipe. A única saída para o Massa é trocar de equipe. Mas não há muitas opções.

    • E que equipe vai querer o Massa? A não ser alguém que queira que ele seja o segundão. Talvez a Red Bull, pra fazer o papel do Webber. E não me venham dizer que eles não favorecem o Vettle, por favor. Na Inglaterra ano passado o Vettel foi privilegiado por estar na frente no campeonato e depois, mesmo Webber estando bem à frente, não foi privilegiado.

  9. Creio que a diferença entre Alonso e Massa está no piloto, e não no carro. Mas nunca se sabe, né…

    A única certeza é que a Ferrari prefere, sim, o Espanhol, e com razão. (Mesma coisa com a RBR, onde Vettel é o queridinho da equipe)

    OBS:
    A partir de hoje, irei monitorar as paradas de Ferrari, McLaren e RBR. (Não creio que os boxes estão afetando TANTO o Massa/Webber)

  10. Pra ser 2º piloto, que fique na Ferrari, ganhando R$ 30.000.000,00 por ano.

    Com todo o respeito ao Massa e torcedores do mesmo > Ele não tem capacidade o suficiente pra liderar uma equipe de grande porte. Mas por que ‘diabos’ ser 1º piloto em equipe pequena, e receber R$ 10.000.000,00 anual???

    Massa está bem… de grana, claro.

    Abs.

  11. ATENÇÃO! – ATENÇÃO! – ATENÇÃO!

    Olá, Tomas!

    Faria a gentileza de mudar meu ‘nick’ no Bolão? A partir de agora, irei utilizar este aqui (Rafael McL 2010-11)

    Poderia confirmar a mudança?

    Obrigado.

    Abs.

  12. Alonso com certeza é muito rapido nas classificaçoes e consegui aquecer os peneus muito rapido, e O Massa tem dificuldades em achar o tempo em uma unica volta que é o que acontece com esses peneus,. tem piloto que precisa de duas ou tres voltas consecutivas para achar a volta ideal , e isso os peneus nao permitem mais, por outro lado em ritmo de corrida a diferença nao é tanta assim, e o Massa tem feito boas largadas nesse ano e depois a equipe da um jeito de estragar,
    igualdade de condiçoes pode ate existir na equipe , mais quando se trata de Ferrari tudo pode acontecer, nao acredito que o Massa tenha motivaçao pra andar na frente do Alonso isso esta mais do que claro , em outros tempos ele teve conpanheiros muito rapidos e nao deu moleza, entao essa diferença nao acredito que exista,

  13. Newton ,

    “”” Timeco do interior do nordeste”””
    Meu amigo interior é interior, nao entendi o por que do preconceito com o nordeste,tratasse da regiao mais visitada no Brasil e muito linda por sinal, e de onde sairam muito jogadores inclusive em todas as copas que o Brasil venceu teve um ou mais nordestinos,
    Entao bastava voce dizer time do interior e pronto. o que seria da capital se nao fosse o interior ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s