Guardando potencial para amanhã

Obviamente que os torcedores espanhóis estiveram em estado de êxtase com a liderança de Alonso no segundo treino de ontem, e é verdade também que mesmo com o mesmo carro que competiu na Espanha, a Ferrari é naturalmente mais forte em Mônaco pelas condições que tocamos no post anterior. Só que apesar dos fatores que favorecem a equipe de Maranello, a Red Bull ainda não mostrou todo o potencial do RB7, e é claro que o está guardando para a classificação de sábado.

Vettel logrou rodar 23 voltas com os novos pneus macios da Pirelli na casa de 1:18s, o que realmente mostra um forte do RB7 que deverá ser explorado até domingo: Ritmo de corrida. Tendo em conta que um stint de macios dure mais ou menos esse tempo que Sebastian correu, a média para a Red Bull é positiva.

Enquanto isso, Ferrari, Mercedes e McLaren decidiram realizar stints mais curtos (Alonso sete e Hamilton seis voltas, por exemplo) e por si só mais rápidos. Se Fernando foi 5 décimos mais veloz que Vettel nestas condições, é de se esperar que o alemão seja mais rápido no sábado, mas não há nada que contradiga a teoria de que a Ferrari será uma equipe forte neste final de semana.

Em um circuito onde o braço do piloto conta bastante, é de se esperar que Alonso, Hamilton e Vettel se destaquem em suas equipes (Kubica, por exemplo, conseguiu um 2º lugar no grid em 2010), e qualquer erro é fatal. Quem pode provar isso é o próprio Fernando, que bateu no 3º treino livre no sábado em 2010, ficando fora do Qualifying e largando em último.

Quem saiu insatisfeito dos treinos foi Webber: Teve problemas no câmbio e KERS nas respectivas sessões. Fato que levantou a opinião do sempre polêmico Briatore (sendo que Webber foi um dos “seus pilotos”), alegando que os problemas sempre ocorrem com Mark e dando alusão da preferência da Red Bull por Vettel, assunto que todos já estão cansados de debater.

A verdade é que a quinta não deu uma ideia tão boa quanto ao que esperar amanhã e este dia “vacante” esfriará o clima na pista, no momento em que as equipes estarão trabalhando nos carros.

A única certeza que se tem é que a Red Bull está guardando potencial, que deve ser liberado no Q3 do sábado pela manhã… Portanto, apostam em mais uma Pole de Vettel (ou talvez Webber)?

13 pensamentos sobre “Guardando potencial para amanhã

  1. Vettel é muito bom, mas esse com esse carro 80% do seu trabalho é facilitado. Creio que o que acontece na RBR é que Webber não tem as mesmas condições ou atenção que Vettel, após o calor que ele deu em 2010. Estão capando o australiano, isso é está mais que claro.

  2. depois que a Ferrari adotou a pratica de trabalhar pra um piloto só na era shumacher, todas comessaram à copiar, e usam os melhores acertos em um carro e o outro piloto fica pra testar, com exessao da Maclarem , que sempre da condiçoes iguais aos seus pilotos, agora ja pensou se eles conseguissem colocar tres carros no grid como a Ferrari queria , seria dois carros bloqueando pro da frente disparar e vencer a corrida , ai a f1 acabaria de vez,eu chamo de campeoes fabricados. tipo o shumi da vida.
    gostaria muito de ver carros iguais na f1 apenas com motores diferentes e uma regra que rebaixassem os ultimos na tabela e subissem campeao e vice da categoria de base da f1. acho que seria interessante.

  3. A equipe está mais do que certa em focar no Vettel, Webber é um cara que, andando de RB7, conseguiu sair na pole, atrapalhar Vettel para que ele não o ultrapassasse dando espaço para Alonso ficar em primeiro e chegou em quarto.

    Além disso, Briatore “o cara mais filha da puta da história da F1”, responsável direto pelo fim da carreira de Nelson Ângelo Piquet na F1, está apenas defendendo seu pilotinho australiano.

    Se a F1 fosse um lugar sério, Briatore teria de estar é preso e não gerenciando as carreiras de Alonso e Webber.

  4. Webber teve sua grande chance em 2010, Vettel estava sobre pressão, agora não adianta o mundo vir querer defender o canguru com pena.

    Poucos lembram, o carro de Webber RARAMENTE teve problemas mecânicos em 2010, já o de Vettel deixou ele na mão quando liderava por 3 vezes: BHR/AUS/KOR. Vettel também teve pneu furado algumas vezes, portanto, também teve momentos de azar, mas não ficava irritado com a equipe porque o carro de Webber dava menos problemas. O alemão cometeu alguns erros na pista, mas Webber também errou:

    Austrália errou feio e bateu no Hamilton.
    Turquia, (na minha opinião) leva 50% da culpa na batida com Vettel.
    Europa, “voou” batendo em retardatário, pura falta de atenção.
    Korea, erro “primário”, rodou sozinho, bateu levando Rosberg junto.

    Webber também por sorte escapou da batida com Lewis em Cingapura (Hamilton abandonou), Webber não. O mesmo ocorreu com Vettel na Turquia, o alemão ficou e Webber foi terceiro.

    Vettel teve algumas largadas ruins(como Webber), e erro dele que me lembro foram:

    Turquia: leva 50% da culpa na batida com Webber.
    Bélgica: Errando feio batendo em Button.

    Só que Vettel estava em seu terceiro ano completo de Formula 1, normal aparecer erros, diferente de Webber que já era bem experiente.

    Além disso, pra que a RBR vai se preocupar com Webber hoje, ele se preocupou com a equipe quando escondeu sua lesão? Ele veio com essa conversa justificando o baixo rendimento no final do ano, então ele colocou a equipe em risco. Se não fosse Vettel, Alonso estaria rindo com o tricampeonato…

    Hoje, seria muita burrice dar mesma atenção a Webber, ele não esta no mesmo nível de pilotagem que o alemão, além disso, o que a RBR vai ganhar investindo em Webber já em final de carreira? O canguru pode fazer um bom campeonato, basta vencer algumas corridas e bater Hamilton e Alonso, o que não é pouca coisa, isso poderia valer vaga em outra equipe de ponta pra 2012. Webber, superar Vettel é pouco provável, o alemão esta pilotando muito…

    Mônaco é uma corrida longa, apesar de não ter favorito, estou apostando na RBR com Vettel por causa do melhor consumo de pneus do carro, também vai ter muitas paradas. Alonso e Hamilton podem até estar na frente, mas nas paradas a RBR sempre foi mais eficiente, Vettel se estiver atrás, poder ganhar posições nas trocas de boxes! Dessa vez, vai ser mais complicado para RBR, mas novamente, vou pelo conjunto:

    Piloto, Carro e trabalho de equipe nos boxes…

  5. A Mclaren deu as mesmas condições iguais a Senna e Berger em 90,91,92? Prost saiu reclamando dessa equipe dizendo que Honda e R.Dennis favorecia o brasileiro. Também, nessa época(92), Williams deu condições iguais a Patrese e Mansell? Piquet também reclamou da Williams por proteger Mansell em 86,87. Só que Piquet foi primeiro piloto na Brabham, Lotus e Benetton…

    Curioso essas reclamações entre os fãns…

    No GP BRA 81 Reutemann recebeu ordens de equipe para Jones vencer, Reutemann não podia vencer corridas?
    No GP FRA 82 Arnoux recebeu ordem para deixar Prost vencer, Arnoux não podia vencer corridas?

    Pironi é SATANIZADO até hoje por vencer o GP de IMO 82 a frente de Villeneuve, o próprio Villeneuve disse que a equipe o traiu.

    Ué, Pironi também não tinha direito de vencer?

    O problema é que, Villeneuve fez jogo de equipe em Monza 79 para ajudar Scheckter/Ferrari, para serem campeões antecipado nessa pista, festa para os italianos. Villeneuve teve a promessa de Enzo que ele seria o número 1 na equipe nos anos seguintes, só que pelo jeito não avisaram nada ao Pironi.

    Na Lotus em 78 Andretti era primeiro piloto por contrato( cadê a ética da F1 nessa época? Quer dizer que Andretti e Scheckter, cia…podiam ser número 1 e Schumacher o outros em sua geração não?). A mesma Lotus dava mesma atenção a Senna e seus companheiros em 86,87? De Angelis saiu falando que Senna era favorecido da equipe em 85. Damon Hill em 94 tinha o mesmo tratamento que Senna na Williams? Regazzoni tomou até bandeira preta por ajudar Lauda na luta pelo título em 75, entre os fãns ninguém reclamou! Clark na Lotus nos anos 60 era um DEUS, repare na pontuação dele e de seus companheiros de equipe…era equipe de um piloto só! Na Tyrrel Cevert nunca forçou ultrapassagem em cima de Stewart, muitas vezes chegaram colados na bandeirada, caso semelhante ocorreu com Andretti e Peterson em 78.

    Nas corridas vencidas em “duplas” nos anos 50 (na verdade um piloto da mesma equipe entregava o seu carro a outro piloto). Era comum uma equipe ter 4,5,6 pilotos correndo. Só que Fangio NUNCA entregou seu carro aos companheiros de equipe, sempre Fangio era o favorecido, sempre os companheiros entregavam seus carros para Fangio continuar a dele…isso não é jogo de equipe?

    Portanto, esses “privilégios” não começaram com Ferrari e Schumacher nos anos 90, isso sempre existiu no automobilismo, antes mesmo da Formula 1.

    Desse jeito fica difícil o alemão ir para o céu, tudo é culpa dele…

    • Mac,

      P-A-R-A-B-É-N-S! SEUS POSTS SÃO FANTÁSTICOS.

      Isso é o que eu sempre digo, mas não tenho o dom de escrever de uma forma com que todos entendam.

      Depois dessa aula que acabou de dar, ninguém mais deveria ficar com “mi-mi-mi”.

      Abs.

  6. Com certeza a Ferrari fez isso para quere dizer ” eu estou aqui”, mas na hora H, vai falahr denovo. Não tem como a Ferrari bater a Red Bull. Pode, e deve, se aproximar, mas não passa. Aposto em Vettel.

  7. Willian para Mac,
    valeu a sua pesquisa, deve ter levado um tempao em ? Só me explica uma coisa voce quer dizer que Berguer era pario pra Senna? ai voce forçou, Prost era um chorao que vivia tentando ganhar no tapetao, rimou. meu amigo eu so quis dizer que a ferrari banalizou de uma maneira que nao era pra ser, eles tinham o melhor carro era imbativel e o erro de uma la no passado nao justifica outros aqui no presente, e voltando ao Senna voce esqueceu de dizer que ao invez de pedir pra passar ele deu uma vitoria pro Berguer de bandeja. Prost a quele mesmo que voce se refere impois uma clausula no contrato que impedio a Willians de contratar o Senna em 1993, esse sim era um cagão, é isso mesmo o SENNA apavorava e nao precisava dessa palhaçada .
    entao Mac o que o Senna fazia com carros inferiores nao deixava nenhuma margem de duvidas, eu disse no post que a Maclarem da liberdade aos seus pilotos, tanto que contratou Alonso e ele nao achou moleza com o Hamilton, se fosse na Ferrari o Hamilton estaria limitado . no restante nao vou contestar, ate por que acho desnessesario, mas tudo bem . è sempre bom relembrar , obs, nao disse que as equipes privaram os pilotos de vencer, voce deve saber que um carro de f1 é muito facio de tirar 0,5 seg pra nao haver disputa entre companheiros, voce nao é tao ingenuo. o Shumi esta provando isso agora .

    • willian ferreira,

      “o Shumi esta provando isso agora”

      (O Alemão TEVE sua época boa)

      Quase uma década depois e ainda querem que Schumacher fique vencendo tudo e a todos. Daqui a pouco, experiência será o ponto chave da F1, irão ‘reviver’ Alain Prost, 56 anos, para desbancar os pilotos.

      Esqueçam Galvão Bueno e Rede Globo, se experiência valesse tanto assim como dizem, Vettel e Hamilton estariam perdidos.

      Abs.

  8. Mac voce poderia ser o advogado do Briatore, ou entao da Ferrari naquele episodio da ordem de equipe, e só uma curiosidade, voce decorou isso tudo da internet ou voce tem 90 anos ? rsrsrsrsrsrsrsrsrsr! voce tambem é fã do Balestre ? do Prost ? do Alonso ? ou de todos juntos?
    Senna e Prost protagonizaram a maior disputa de todos os tempos na f1 , e voce vem dizer que o Prost disse que o Senna era protegido ? admiraçao é difernte de proteçao.

    • Willian meu amigo, você esta gastando energia a toa. O pessoal, só esta, chegando agora no Senna, porque o Rubens e Massa já esgotou toda a munição, tudo que eles tinham para despejar neles despejaram. O pessoal, quer ver os caras ganhando, e isso não esta acontecendo, garanto para você, que se o Massa tivesse sido campeão quando perdeu na curva para Hamilton, estariam criticando o cara do mesmo jeito, claro, ele teria um ano ou dois de sossego, mas logo voltariam a carga. O problema da torcida brasileira, é que para não confessar, que quer ver um brasileiro vencendo, eles metem o pau, enchergam tudo de errado, que os caras possam fazer, mas, enquanto o Alonso andava atras do Massa, ninguém chamou ele de burro de incompetente, o Hamilton ganhou uma corrida, porque a RBR armou uma cagada na China, e não ganhou mais nenhum campeonato, mas, é a gloria, o Koba, só porque da uns chega pra lá na base do porra louca do Mansel é fortemente prestigiado pela maioria do pessoal. Você, já deve ter percebido, que o pessoal transforma frustração de não ver a bandeira do Brasil no podio, em criticas asperas aos pilotos de plantão. O Bruno Senna, nem correu, mas mereceu toda a depreciação possivel, só porque não é o tio, mas, agora chegou a vez do proprio Senna, fazer o que, brasileiro é assim mesmo, ou ganha ou é um merda, enfim, Brasil……..?????????????

  9. @InsideFerrari: Fifteen minutes to the start of the Q session at Monaco. Everything is ok in Scuderia Ferrari Marlboro garage.

    Eles não esquecem o Marlboro? Tem que se prestar atenção.

  10. Essa F1 desse ano está horrível, não tem competitividade, so uma equipe vence, realmente a F1 da época do Senna, era muito bom e faz muita falta pois ali sim era competir, hoje não mais é uma pena a F1 está morrendo a cada dia q passa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s