Alonso lidera quinta-feira em Monte Carlo

Depois do 2º lugar no primeiro treino livre, a Ferrari voltou a mostrar o bom rendimento e liderou a segunda sessão com Alonso, 1 décimo na frente do segundo, Hamilton. Acredito que isso expressa sim um ótimo rendimento do 150 nas ruas de Monte Carlo (para quem não lembra, em 2010 Alonso também liderou na quinta-feira, mas bateu no TL3, largou último e chegou 6º) e que, já que os pneus duros não estarão em jogo, a Ferrari poderá disputar a vitória.

Claro que a Ferrari não é a favorita para ganhar, e a previsão óbvia é que Vettel ou Webber (no caso, o Aussie dominou a corrida ano passado) faturem a Pole e a partir daí tenham meio passo andando para vencer no domingo.

Mas o fato da Ferrari ter ido bem nesta sexta não é uma coincidência. Nesta corrida a Pirelli não trouxe os pneus duros (no Canadá também não, e por ser um circuito travado a Scuderia deve ir bem lá igualmente), e com os “novos” macios e os médios, o quadro é bom para o 150. Se até a segunda parada na Espanha, com macios, Alonso era o líder, o sinal é positivo.

Outro fator, e talvez tão importante como os dos compostos, é a baixa exigência de carga aerodinâmica que Monte Carlo possui – É um circuito lento e travado, sem curvas rápidas nem retas consideráveis, o habitat em que o carro da Ferrari se encaixa bem, justamente por não ter uma boa aerodinâmica e ser inferior aos rivais em outra espécie de circuitos, como já vimos neste ano.

Fernando esclareceu esse ponto:

O resultado de hoje é uma boa prova para confirmar que o maior problema que temos é a falta de carga aerodinâmica. O motor, a mecânica e a suspensão estão no nível dos melhores, e inclusive podemos ser superiores aqui, e isto é uma prova de onde devemos nos reforçar.

Fica claro também que a Red Bull focou o dia em testar stints com os novos pneus – Vettel rodou 23 voltas com eles – e por isso não estão na frente, mas uma surpresa como Kubica (segundo lugar no grid em 2010) pode aparecer, e ela se chama Ferrari e Alonso.

Resultado 2º treino livre:

Pos No Piloto Equipe Tempo
1 5 Espanha Fernando Alonso Itália Ferrari 01:15.123
2 3 Reino Unido Lewis Hamilton Reino Unido McLaren 01:15.228
3 8 Alemanha Nico Rosberg Alemanha Mercedes 01:15.321
4 4 Reino Unido Jenson Button Reino Unido McLaren 01:15.448
5 1 Alemanha Sebastian Vettel Áustria Red Bull 01:15.667
6 6 Brasil Felipe Massa Itália Ferrari 01:15.781
7 7 Alemanha Michael Schumacher Alemanha Mercedes 01:16.356
8 2 Austrália Mark Webber Áustria Red Bull 01:16.642
9 14 Alemanha Adrian Sutil Índia Force India 01:17.101
10 9 Alemanha Nick Heidfeld França Renault 01:17.126
11 10 Rússia Vitaly Petrov França Renault 01:17.337
12 17 México Sergio Pérez Suíça Sauber 01:17.541
13 11 Brasil Rubens Barrichello Reino Unido Williams 01:17.570
14 18 Suíça Sébastien Buemi Itália Toro Rosso 01:17.581
15 12 Venezuela Pastor Maldonado Reino Unido Williams 01:17.633
16 16 Japão Kamui Kobayashi Suíça Sauber 01:17.706
17 19 Espanha Jaime Alguersuari Itália Toro Rosso 01:17.789
18 20 Finlândia Heikki Kovalainen Reino Unido Lotus 01:18.266
19 21 Itália Jarno Trulli Reino Unido Lotus 01:18.490
20 15 Reino Unido Paul di Resta Índia Force India 01:19.053
21 25 Bélgica Jérôme D`Ambrosio Reino Unido Virgin 01:19.185
22 24 Alemanha Timo Glock Reino Unido Virgin 01:19.338
23 22 Índia Narain Karthikeyan Espanha HRT 01:22.066
24 23 Itália Vitantonio Liuzzi Espanha HRT Sem tempo

Resultado 1º treino livre:

Pos No Piloto Equipe Tempo
1 1 Alemanha Sebastian Vettel Áustria Red Bull 01:16.619
2 5 Espanha Fernando Alonso Itália Ferrari 01:16.732
3 8 Alemanha Nico Rosberg Alemanha Mercedes 01:17.139
4 6 Brasil Felipe Massa Itália Ferrari 01:17.316
5 3 Reino Unido Lewis Hamilton Reino Unido McLaren 01:17.350
6 4 Reino Unido Jenson Button Reino Unido McLaren 01:17.534
7 12 Venezuela Pastor Maldonado Reino Unido Williams 01:18.527
8 14 Alemanha Adrian Sutil Índia Force India 01:18.578
9 10 Rússia Vitaly Petrov França Renault 01:18.733
10 7 Alemanha Michael Schumacher Alemanha Mercedes 01:18.805
11 9 Alemanha Nick Heidfeld França Renault 01:18.928
12 18 Suíça Sébastien Buemi Itália Toro Rosso 01:19.234
13 11 Brasil Rubens Barrichello Reino Unido Williams 01:19.395
14 19 Austrália Daniel Ricciardo Itália Toro Rosso 01:19.463
15 16 Japão Kamui Kobayashi Suíça Sauber 01:19.768
16 17 México Sergio Pérez Suíça Sauber 01:19.792
17 20 Finlândia Heikki Kovalainen Reino Unido Lotus 01:20.083
18 21 Itália Jarno Trulli Reino Unido Lotus 01:21.116
19 15 Reino Unido Paul di Resta Índia Force India 01:21.548
20 25 Bélgica Jérôme D`Ambrosio Reino Unido Virgin 01:21.758
21 24 Alemanha Timo Glock Reino Unido Virgin 01:21.815
22 23 Itália Vitantonio Liuzzi Espanha HRT 01:22.840
23 22 Índia Narain Karthikeyan Espanha HRT 01:23.885
24 2 Austrália Mark Webber Áustria Red Bull Câmbio

31 pensamentos sobre “Alonso lidera quinta-feira em Monte Carlo

  1. Não é bom sinal… tem gente aí que levantou a informação de que os líderes de sexta nunca ganham a corrida.

    Se bem que, fazia 10 anos que o pole vencia em Barcelona e o Vettel quebrou o tabu.

  2. Em Monaco, no seco, pole é pole. Quem levar no sabado, vira forte candidato a ganhar o GP, é só não bater na largada. Vamos fazer a dança da chuva, ou os pneus farelo, são suficientes para mudar este quadro?

  3. Fugindo um pouco do assunto, saiu a seguinte informação sobre o treino da GP2:
    “O brasileiro Luiz Razia, da AirAsia, fechou a sessão em 14º. Ele se envolveu em um pequeno acidente com Charles Pic, no “S” da Piscina, em que perdeu apenas um pedaço do bico, mas causou a interrupção do treino”.

    Como se já não bastasse bater em todas as corridas, o camarada começou a bater em treino. Pelo visto, vamos ter que esperar pela geração que está vindo da F3 inglesa, porque nosso representante na GP2 deixa a desejar.

      • Davide Valsecchi vence em Mônaco
        Primeira vitória para a equipa AirAsia na GP2

        É um grande dia para a irmã mais nova da equipe Lotus na GP2, a equipe AirAsia ganhou a primeira vitória desta manhã, em sua curta história, graças a Davide Valsecchi está no pódio na corrida 1 da reunião do Mónaco! Valsecchi tomou a dianteira na corrida para iniciar quando pole Sam Bird foi interrompido, e depois conseguiu a sua corrida para as 41 voltas, enquanto que no pelotão foram vários incidentes. Durante esse tempo, seu companheiro de equipe Luiz Razia desistiu de um problema no motor.

        “Que corrida! Estou muito feliz com este resultado!” Valsecchi, disse um sétimo céu. “Talvez no começo, Álvaro Parente foi o mais rápido, mas a equipe adotou uma boa estratégia e consegui um bom pit stop, de modo que ficamos à frente. Não foi uma corrida fácil, mas o carro estava perfeito! Estávamos muito rápido ao longo da corrida, poderíamos alargar o fosso, e volta o mais rápido no final da corrida é fantástica. Sendo um novo time, fomos azarado mais cedo, mas olhar para os resultados, só fica melhor! é o que sonhamos! ”

        Amanhã, para a corrida de sprint, começará Valsecchi oitavo, devido ao sistema de grid inverso, enquanto que, devido ao abandono, Razia deixar a parte de trás do grid. Campeonato de Pilotos, Valsecchi é o terceiro com 19 pontos contra 23 do líder Sam Bird, enquanto Razia caiu para 15 º lugar, com os 3 pontos que ele marcou na primeira corrida da temporada. AirAsia equipe ocupa o terceiro lugar da classificação da equipa com 22 pontos contra 37 para a Barwa Addax.

      • Vai ter festa em Monaco para os lados da equipe Lotus.

        Ganhou no julgamento contra o Grupo Lotus que decidiu não recorrer e poderá manter o nome da equipe na F1, a equipe na GP2 obteve a primeira vitória com Davide. Só falta conquistar os primeiros pontos na F1 nesta corrida para fechar o final de semana de ouro. rs rs rs

  4. Alonso puts Ferrari on top in FP2

    Pos Driver Team Time Laps
    1. Fernando Alonso Ferrari 1m15.123s 42
    2. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m15.228s + 0.105 33
    3. Nico Rosberg Mercedes 1m15.321s + 0.198 44
    4. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m15.448s + 0.325 38
    5. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m15.667s + 0.544 46
    6. Felipe Massa Ferrari 1m15.781s + 0.658 45
    7. Michael Schumacher Mercedes 1m16.356s + 1.233 33
    8. Mark Webber Red Bull-Renault 1m16.642s + 1.519 42
    9. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m17.101s + 1.978 46
    10. Nick Heidfeld Renault 1m17.126s + 2.003 38
    11. Vitaly Petrov Renault 1m17.337s + 2.214 35
    12. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1m17.541s + 2.418 47
    13. Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1m17.570s + 2.447 39
    14. Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1m17.581s + 2.458 32
    15. Pastor Maldonado Williams-Cosworth 1m17.633s + 2.510 49
    16. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1m17.706s + 2.583 37
    17. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1m17.789s + 2.666 43
    18. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1m18.266s + 3.143 50
    19. Jarno Trulli Lotus-Renault 1m18.490s + 3.367 39
    20. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m19.053s + 3.930 15
    21. Jerome D’Ambrosio Virgin-Cosworth 1m19.185s + 4.062 40
    22. Timo Glock Virgin-Cosworth 1m19.338s + 4.215 35
    23. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1m22.066s + 6.943 33

  5. A Ferrari com as caracteristicas do carro, pneus, e histórico deve vim forte em Monaco, mas não pra isso tudo. Temos que esperar.

  6. Que pífio desempenho do Alonso, hein… Que piloto decadente. ¬¬

    Está certo que Treino Livre não vale muita coisa, mas o “Choronso” está aí, mostrando a sua força com a Ferrari… E o massa, que diz estar “razoavelmente contente” com o carro (???), leva 0,7 décimos do companheiro. Vai entender…

    Quanto ao GP, seria bom o Vettel encontrar o muro na corrida, para assim, o campeonato dar uma equilibrada, pois senão, será uma repetição de ‘Schumacher 2002’.

    O Alemão está jogando F1 no modo Easy.🙂

    • Quando Massa foi (bem) mais rápido que o Alonso nos treinos de sexta não lembro de você falando mal dele. ” ¬¬ “

      • E outra. Estar contente com o carro, não quer dizer estar contente com o desenpenho. Só uma dica.

      • Lucas,

        Eu comento o conjunto, por isso disse do Massa levar 0.7 décimos do Alonso. Se fosse o contrário, iria criticar o Espanhol, mas como é ele que está dando um banho no Felipe desde 2010, fiz esse comentário. Entendeu?

        OBS: E é hilário um piloto estar contente com o carro, mas não conseguir um bom desempenho. É nesse ponto o meu comentário. Entendeu?

        Abs.

    • A indireta foi pra mim, challenge accepted!!!

      É que não sei se é o seu caso, mas, diziam por aí que o Alonso é um gênio, um grande acertador de carros que sabe liderar um equipe como ninguém.

      Pois bem, ele liderou a Ferrari na concepção e produção desta merda de nome Ferrari 150th.

      Portanto, se o desempenho do carro e dele são pífios até o momento, de quem será a culpa? Minha é que não é.

      Ah, os 7 décimos a que ele se referia eram só sobre o companheiro de equipe? Muito caro estes 7 décimos.

      Agora, se você prestar atenção em minhas críticas, apesar de detestasr o Picareta das Astúrias, nunca deixo de colocar Alonso entre os 03 melhores pilotos da atualidade, muito diferente de certos fanáticos que acham que Vettel é apenas um cara de sorte por estar sentado no RB7.

      E tem mais, mesmo se Vettel encontrar o muro, fique tranquilo, Alonso ainda levaria uma pau do Hamilton, coisa que inclusive ele já está bem acostumado!!!

      • Cassius Clay Regazzoni,

        Não, não foi pra você, e sim, para todas as pessoas que não conseguem enxergar a competência de um piloto em um carro mediano.

        Olha, NINGUÉM consegue acertar o carro sozinho, sem uma equipe competente, o piloto é um NADA. A culpa é da Ferrari, não do Alonso/Massa. Por exemplo, foi Vettel que ‘construiu’ o RBR?!

        Se dizem que o Espanhol ‘é um grande acertador de carro’, que vá criticar os que disseram essa pérola, pois quero ver qualquer piloto com condição de liderar uma equipe sem competência. “Schumacher liderou e construiu a Ferrari vencedora”, mas peida pra andar em uma Mercedes. (Ah, faça-me o favor, né!)

        OBS: E você não entendeu! Eu quero que Vettel encontre o muro, para que o campeonato fique mais disputado, e não para que o Alonso ganhe, aliás, a Ferrari nem da chance a esse acontecimento.

        Diferente da maioria, assisto a F1 sem ter um piloto favorito, o que ganhar ganhou, gosto de corrida.

        Abs.

      • Cassius Clay Regazzoni,

        E sobre os 0.7 décimos…

        Eu nem sequer sei do que você está falando, meu caro. Só fiz uma conta de subtração simples (Arredondei). Você mesmo pode fazer.

      • “OBS: E é hilário um piloto estar contente com o carro, mas não conseguir um bom desempenho. É nesse ponto o meu comentário. Entendeu?”

        Sim, entendi. Mas ele pode ter ficado satisfeito, mas treinou bem pesado, e gostou do viu, ou sentiu. O resultado pouco muda.

  7. Mônaco é um GP a parte, de nada vale um carro muito bom nas retas longas dos outros circuítos. Alí é braço e coragem, asas todas no máximo da eficiência, e vence quem fizer a volta mais limpa…

  8. mais uma vez a RBR esta escondendo o jogo, acredito que eles ainda tem uma boa sobra, o alemao esta tentando nos enganar na aposta do bolao.

    se for verdade que a ferrari escorrega de traseira com os super macios entao tem de colocar um saco de areia no fundo pra ver se ajuda !!!!!!!!!!!!!

    brincadeira ,esse deve ser um dos motivos pelo qual o carro anda bem de tanque cheio, falta pressao AD , eu queria ver a ferrari começando a corrida de peneu duro, e deixar os super macios pro final onde eles tem mais dificuldade de tracionar o carro.

  9. Uma coisa eu não entendo ano passado o Felipe Massa falava que era menos rápido que o Alonso pq os pneus o faziam sair muito de frente esse ano já começou a falar que os duros saem mais de traseira e por isso foi mal na última corrida.Os pneus q saem mais de traseira não seriam uma vantagem pra ele?
    Eu sou um grande fã dele mas acredito que tem mais coisas por trás dessa falta de performance dele.

  10. uma vez ele disse que antes da corrida ele faz amor com sua esposa pra dar sorte ,se ele se sair com ela da forma que vai nas pista rsrsr agora falando serio uma certa fez ele disse se tomase 5ds de algum companheiro que ele pararia de correr sera que nao chegou a hora,em 2008 o massa so andou bem dakele geito galera porque tinha um carro muito superior as mclaren o propio reginaldo leme falou isso que as mclaren so estavam andando bem por causa do hamilton, o felipe mass e um bom piloto nada mais que isso.

    • Fala baixo cara, senão, os patrocinadores da Globo vão ouvir e ficamos sem transmissão ao vivo em canal aberto da FI. Infelizmente, na hora, que Massa e Rubens pararem de correr, a Globo para tambem, pior ainda é que canal a cabo ou satelite, vai querer, que a gente pague pra ver e se custar o preço de um jogo de futebol………”adios FI”.

  11. Caro Cassius, eu mesmo sou um desses fanaticos a que voce se refere, mais ainda assim continuo dizendo que Vetel nunca precisou andar mais do que o carro ate agora entao para min o fato de ter cido campeao nao o coloca no top . Jack vilenueve tambem foi e ninguem fala o nome dele.
    se voce puder me aponta um defeito no RB7 ou no RB6. e mesmo assim o Vetel quase conseguio perder o campeonato. o Vetel deveria chamar o Petrov de padrinho , pois foi quem deu o titulo pra ele.
    enquanto ao Massa , pense comigo o cara foi o melhor piloto de 2008, perdendo um titulo na ultima curva por um ponto , e fica sabendo que foi prejudicado por uma armaçao de uma equipe , que de forma absurda interferio no resultado do campeonato e que nada foi feito, no ano seguinte mudança de regras, carro ruin, e pra piorar sofre um acidente que quase o tira das pistas, fica para e volta dentro de um ambinte com um dos caras responsaveis pelo titulo que lhe foi tirado,e que derrepente traz mais dinheiro pra equipe e passa a ser o queridinho , logo depois de forma absurda o pede pra deixar passar, e lhe toma o que seria a primeira vitoria depois do acidente, entao por tudo isso eu continuo torcendo pra que ele se recupere, e nao faço criticas por que eu sei que nao deve ser facio conviver com aquele espanhol , o cara é insuportavel.

    • Oh, Deus… o pior cego é aquele que não quer ver!!!

      Me corrija se estiver errado, não me lembro de Alonso, Hamilton, Massa, Button, Kubica, Webber, Kimi ou qualquer outro do atual grid ganhando corrida com carro e equipe de terceiro escalão.

      Pois bem, esse “sortudo” ao qual você se refere, atual campeão mundial, ganhou uma corrida em Monza, na chuva, superando todos estes pilotos da Ferrari, McLaren, RedBull, BMW e Renault.

      E aí, será que ele não precisou andar mais do que o carro, uma evolução da antiga Minardi, ou você vai querer me convencer que a Toro Rosso era uma potência de 2008, ano dominado por Ferrari e McLaren, com excelentes corridas de Renault e BMW.

  12. Vetel realmente é bom de chuva , mais nessa corrida ele nao andou mais do que o carro, chuva é condiçao adversa de tempo e os carros andam bem mais lento , ele apenas é rapido na chuva como outros pilotos. mais fora esta magnifica corrida qual foi a vitoria histor
    ica ?
    Barrichello ganhou debaixo de um temporal com peneus de pista seca , largando de decimo oitavo, e nao é esse genio todo , fez poli com um carro mediocre e nao foi conciderado como fora de serie, e os carros nao eram essas naves de hoje, com aquele carro da RBR ate eu ganho corrida. para com isso.

  13. Lucas Desiderato*,

    Tem razão. Se o Massa fizer uma classificação colado no Alonso (um décimo, no máximo), irei retirar o que disse.

    Tomara que eu esteja errado e o Massa tenha treinado mais pesado que o ‘Choronso’.

    Abs.

    * Tem nome de piloto de F1.🙂

    • Alonso liderou o FP3 também, o que mostra que ele está levinho levinho o final de semana inteiro. Massa continua 6 décimos atrás, mas tem andado a dois em média. Vamos ver.

      * Você acha??

      • ‘* Você acha??’
        Sim, pelo ‘Desiderato’.

        Galvão Bueno: Lucas Lucas Lucas Lucas Desiderato veeeennnccee o GP do Brasiiiilll. rs

        Bom, e não deu, levou quatro décimos, mas vamos ver a corrida, ele larga logo atrás do Alonso (mesma fileira).
        Só tem que tomar cuidado com Lewis Hamilton, que irá dividir as curvas com a faca nos dentes, devido ao treino.

        Abs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s