Em Mônaco, Red Bull novamente?

Farei uma viajem hoje (aproveitando o feriado de amanhã, quarta 25 de maio, de 200 anos da “Revolución de Mayo” de 1810), portanto poderei apenas fazer um post curto – Mas objetivo. A próxima corrida é já neste fim de semana – e os primeiros treinos livres na quinta – portanto não haverá muito tempo para analisar o circuito em sim e a preparação das equipes como fizemos na Espanha. Apesar disso, não há dúvidas que Monte Carlo  é bom “habitat” para o RB7.

Uma prova disso é a Pole e a vitória de Webber em 2010: Em um bom domínio da Red Bull onde, claro, não havia a asa traseira móvel para ajudar. Com ela em cena, talvez, pela primeira vez em anos, vencer saindo da Pole não seja tão fácil.

Em menos de uma semana as equipes não conseguirão modificar quase nada em seus carros, o que pode deixar mais claro uma nova vitória de Vettel ou um triunfo inédito de Webber em 2011. A sessão de comentário está para vocês opinarem se acham que o domínio continuará – Prometo depois analisar bem antes dos treinos.

27 pensamentos sobre “Em Mônaco, Red Bull novamente?

  1. Quanto a asa traseira móvel, tenho minhas duvidas se ela fará a diferença em Mônaco, por outro lado com pneus macios e super macios acredito em duas coisas, muitas e muitas paradas e que a Ferrari deveria se preocupar essa semana em treinar dia e noite seus pits! Valeu xará, Abr!

  2. Todos os pilotos (com execessão do Shumi) acham que usar a ATM em Mônaco seja arriscado demais, principalmente em se tratando do ponto liberado pela FIA para o uso da mesma, que é dentro do túnel. O Sr. Galvão Bueno, com sua magistral sabedoria e inteligência inigualável costuma chamar de “reta curva” este trecho da pista, de onde ele tirou isso? Dos livros de física, que não foi!! Mônaco deixa os carros meio parelhos, pode ser que tenhamos surpresas, principalmente McLaren e Mercedes.

  3. Monaco, sempre gostei das corridas por lá. Em Monaco tudo pode acontecer, se chover então, vira o caos. Por lá, vi o Senna, fazer tudo e mais um pouco, até bater no muro, estando uma volta na frente do segundo colocado. Monaco é indecifravel, o que torna o bolão desse fim de semana literalmente uma grande loteria. Um erro, uma escorregadinha a mais, e pronto vai tudo pro espaço. Os pneus atuais, devem trazer novos contornos a essa corrida, por si só bastante complicada. Os motores, fazem muita diferença nas saidas de curva e são muitas em Monaco, a retomada de velocidade é fundamental, para o bom desempenho do carro. Motores, que normalmente não tem potencia em reta, são bons neste circuito e acabam dando muito trabalho. Sem pontos de ultrapassagem a vista, voltamos aos erros dos pilotos, por isso Monaco é tão emocionante, pelo menos para mim. A largada por lá então, é um inferno, se for limpa e todos mantiverem suas posições sem se tocarem(o que é quase impossivel em Monaco) o pole vence e dificilmente havera mudanças na classificação final. Ia quase esquecendo de um fator, que pode alterar a classificação em Monaco, os pit stops da Ferrari, essa interferencia externa, podera fazer toda a diferença na posição de chegada de Alonso e Massa, é bom ficarmos atentos as paradas de ambos e a performance final da equipe. Depois, vamos analisar, quantos lugares a Ferrari, possivelmente vai perder para os concorrentes.

    • Newton,
      Só acrescentaria mais um detalhe de Mônaco. Vez ou outra, algum camarada com um carrão fica preso muitas voltas atrás de um outro em um carrinho. Lembra de Bernoldi naquele carro laranja segurando Coulthard por quase 40 voltas? O DiGrassi segurou o Alonso por algumas voltas tambem ano passado, não foi? Ia ser divertido ver o espanhol arracando os cabelos atrás de um Maldonado da vida.

  4. A Ferrari com esses pneus vai andar bem em Mônaco, assim como ano passado. Sei não se Alonsito não vai aprontar alguma…

  5. Em 2010 a Red Bull dominou completamente. Se considerarmos que o RB7 é bem melhor que o carro de 2010, então acho que veremos outro domínio da equipe taurina. Talvez, com sorte, Hamilton e Alonso consigam fazer suas mágicas e surpreendam. Fora isso, só mesmo eventos circunstanciais para impedir mais uma lavada da Red Bull e seu carro de outra categoria.

  6. Em Monaco, tudo pode acontecer, do obvio ao inusitado e com esses pneus malucos, quem sabe………..????????

  7. engraçado , dizem que com esses peneus a ferrari vai andar melhor, e a RBR que ja anda bem com os peneus mais duros, rsrsrsrsrsrsrsrsr!!!!!
    Monaco é um circuito em que carros com boa aceleraçao levam muita vantagem , e o resto é braço e concentraçao. no bolao eu boto fé no hamilton . Tomas aida nao sei se esse bolao vale algum premio no final ?

  8. A Ferrari sempre vai bem em Monaco, principalmente quando está mal. Foi assim em 2009, e foi assim em 2010. Então, não dá pra cravar a Red Bull na ponta. E ainda tem a Mclaren que está bem forte.
    Os pneus vão fazer muita diferença, já que seráo os macios e super-macios, nunca usados, e serão estreiados num circuito de rua. 5 paradas, chutando baixo.
    E a asa movel não deve fazer diferença. Mal cabem 3 carros na pista. Deve apenas causar mais acidentes.

    • É hilário, vendo que não vai conseguir lutar com Vettel e Hamilton, Alonso, covardão, joga para imprensa tentando valorizar seu pífio desempenho.

      É, porque alguns aqui esquecem que este fanfarrão sempre afirmou levar com ele uns tais 7 décimos independente da equipe em que pilota. Cadê Alonsão, os 7 décimos.

      Além disso, o Picareta acompanhou a criação e o desenvolvimento do carro de 2011 da Ferrari. E aí, ele não é o cara, cadê a mão do Alonso no projeto Ferrari.

      Tadinho do Massa, aliás, pena mesmo, estou dos torcedores brasileiros que ainda o defendem, porque o Massa está lá ganhando milhões e, por isso, se recusa a sair de uma equipe que claramente já desistiu dele, que o trata como um bosta (ou ninguém está prestando atenção na diferença abissal entre os tempos de pit stop do Chorão das Astúrias e de seu escudeiro).

      Que vergonha Alonso, sua mão não te ensinou a não chutar “cachorro morto” e nem “bater em bêbado”.

      • Quando faltavam 3 ou 4 corridas para terminar a empoada 2007 eu disse que a “era” Alonso, que estava começando (na cabeça de alguns) tinha acabado de acabar. Hamilton mudou a trajetória da carreira do Alonso. Aliás, diga-se de passagem, Hamilton mudou a F1. Quer dizer, trouxe para a atual F1 a magia da F1 dos tempos dos pilotos de verdade, ou seja, entrar na pista para vencer seja quem for o adversário. Ser rápido e arrojado é o lema.

      • Cassius Clay Regazzoni

        Olha, também não gostei da atitude do “Choronso”, mas dizer que ele está tendo um pífio desempenho, não é a coisa mais correta, pois com aquela Ferrari, ele até está fazendo milagre.

        Temos que entender que o piloto não faz o carro sozinho, nem Vettel, nem Hamilton, nem Button e nem ninguém. Precisa-se de uma equipe competente para crescer.

        Dizem que Schumacher construiu a Ferrari, e Alonso, a Renault… Tudo balela!

        E quanto ao Massa, este já era, falo isso desde quando ele era companheiro do Kimi.

        Abs.

      • Mas ele leva esses décimos mesmo. É so ver que ele sempre põe essa diferença no Massa. rs!

  9. Pessoal, hoje cheguei tarde em casa e estou muito cansado, portanto postarei novo artigo e o Bolão nesta quarta lá pelo meio-dia (é feriado aqui). Agradeço mesmo assim as visitas e comentários, sempre!

  10. Li em algum lugar, não lembro aonde, que o Hamilton disse que em curvas de alta a Red Bull é melhor, porém em Monte Carlo não existem curvas de alta propriamente ditas, ou seja, o carro da RBR não vai sobrar tanto nesse quesito. Aliado a isso, o KERS da RB que vai ser essencial em retomadas de curvas lentas sempre tem apresentado umas bicheiras, também tem a questão dos pneus, se os super-macios se desintegrarem ao longo da corrida rapidamente, a RB vai ser prejudicada, já que ela não é lá muito delicada com os pneus.

    Assim eu vejo a Mclaren forte nesse final de semana como disse o Tomas “Em menos de uma semana as equipes não conseguirão modificar quase nada em seus carros”. Acho a RB UMA DAS favotiras, mas não A favorita à vitória, se ganhar, não vai ser um passeio não.

    Quanto a FIArrari, deve melhorar esse final de semana pelos pneus. Mas acredito que não chegue a ameaçar as duas principais equipes do campex.

    • Monaco, tem um circuito, que iguala mais os carros, mesmo carros ruins como os Ferraris, podem ter alguma chance por lá. Esse bolão vai ser dificil de acertar, votando nos favoritos de sempre corremos o risco, de ve-los fora logo nas primeiras curvas, mas, apostar nas zebras, pode levar ao mesmo risco. E ai, como é que vamos fazer, apostar nos favoritos, ou arriscar nas zebras???????? Tenho Monaco, como o unico circuito, onde o braço do piloto ainda fala mais alto, que o carro, o que vocês acham????? Peço ajuda aos Universitarios……..

      • Concordo com a idéia do Luciano Burti que o carro é responsável por 80% do rendimento nos dias de hoje.
        Acredito que em Monaco, o braço tem maior influência sim… mas não chega a falar mais alto não… diria que o carro vale “só” uns 70%

  11. Quem manda em Mônaco é o entreeixos. W02 é o menor ee do ano, seguido do 150th. Ou seja, Mercedes e Ferrari vem pra cima de McLaren e Red Bull. Acho que vai ser bem mais embolado. Minha aposta: Alonso, infelizmente.

  12. Senna não tinha colocado 1 volta em cima do Prost nesse GP de MON 88, nos treinos, Senna alcançou a pole-position 1,4 segundos a frente de Prost.Na corrida, Senna largou na frente, enquanto que Berger conseguiu passar Prost. Senna distanciava-se facilmente do resto do pelotão, no geral, foi uma corrida sem maiores emoções. Na volta 54, por fim, Prost consegue ultrapassar o piloto austriaco ficando no segundo posto. Só que nessa altura, a distância para o brasileiro era de 50 segundos.

    Contudo, na volta 66, na entrada do Túnel, Senna acabava a sua corrida nos “rails”. Um erro “primário”, causado pelo excesso de confiança, era final de corrida para Senna (os pneus já estavam no fim, devia estar “escorregando”, custava tira o pé e levar o carro até a bandeirada?). Prost provavelmente nem estava forçando o ritmo, cuidava apenas de levar o carro a bandeirada. Senna tinha essa “imbecilidades”, não ficava satisfeito só com a vitória, queria humilhar os rivais querendo colocar vários segundos a frente, só que muitas vezes deu errado e Senna ficou com o vexame. Após a batida, irritado, Senna tirou o capacete e foi para casa, morava a 200 metros dali.

    Só duas horas mais tarde é que deu sinal de vida a Ron Dennis. “Obviamente assisti o resto da corrida pela TV. Eu tomei um banho e então fui dormir, pois a corrida tinha sido muito cansativa e estava morto. Não vi muita razão para alvoroço”

    No final da corrida, um Prost satisfeito comemorava a sua quarta vitória nas ruas do Principado, uma atrás de Graham Hill. Prost deliciava-se com uma liderança destacada, com 24 pontos, Senna tinha apenas nove. Lembrando que Senna só conseguiu ser campeão em 88 graças ao descartes de pontos. Prost o ano todo dominou Senna a frente na tabela, o mesmo ocorreu em 89… Curioso é que, em 89 Senna venceu em MON com 52 segundos, justamente a frente de Prost, e também 52 segundos a frente de D.Hill em 93.

    • Boa memória Mac, você só esqueceu, que Senna e Prost, disputavam a melhor volta da corrida. Prost dava a melhor volta, Senna respondia. Com certeza os pneus de Senna estavam mais desgastados, mas dai a ser imbecil, acho um pouco forte, já que é justamente esse espirito, que cobramos dos pilotos de hoje e que poucos demonstram ter. Mas, se você acha, que o Senna, com tudo que conseguiu na FI era um imbecil, eu respeito a sua opinião, afinal, opinião cada um tem a sua.

      • Acho que o Mac não precisa ninguém para defendê-lo, mas, ele não disse que Senna era um imbecil e sim que cometia algumas “imbecilidades” de vez em quando, isto é um fato.

        Na frente, com 50 segundos de vantagem e pneus desgastados em Mônaco é realmente uma imbecilidade você cair na pilha de ficar disputando melhor volta com o segundo colocado.

        Senna era um gênio, mas tinha todos os defeitos de qualquer ser humano, um deles a falta de humildade em determinadas ocasiões.

  13. Mônaco pra mim só é Mônaco se for na chuva, vencer em piso molhado é a real prova de fogo, vale por 2, ou até 3 vitórias! Corrida no seco sempre foi cansativa, pra mim não tem exceção é com qualquer piloto, largar na frente e vencer no seco não é grande mistério. As melhores corrida que assisti em MON foram: 82,84,96,97,08! Pode haver outras na chuva, mas precisaria recordar. Em 84 a corrida estava ótima, mas terminaram ela muito cedo, “mataram” o GP, não dá pra saber quem venceria, teve muitos abandonos no início por acidente, e as feras que ficavam se “arrastavam” com problemas mecânicos. Senna e Bellof estavam dando show, mas será que os dois carros aguentariam até o final? Esse ano de 84 foi um dos piores da F1 em termos de abandono, curiosamente quem tinha um ótimo carro em termos de confiabilidade era o Arnoux e o De Angelis, eles abandonaram apenas 4 corridas no ano. A corrida terminou na volta 31, faltavam 78, tinha apenas 9 carros na pista, muita coisa ia acontecer…

  14. O Mac esqueceu de dizer que Senna era e sempre vai ser o rei de Monaco, só isso . foram 06 vitorias , lembrando que em 1993 ele bateu a willians com um carro que andava 02 seg. mais rapido, e aquela “imbecilidade” a que ele se refere, para mim era um instinto que jamais viremos em piloto algum, essas comparaçoes que fazem do Senna com outros pilotos nao tem logica . niguem jamais vai passar tao perto dos muros como ele passava .
    Mac voce é incrivel consegue voltar em 88 para dizer o que o Rei do principado deveria ter feito?
    meu amigo , na f1 os pilotos andam no limite, mais quando voce fala de Ayrton Senna, o limite era um pouco depois de todos. entao é logico que ele tinha defeitos como todo ser humano , mais pra ele nao bastava vencer os adversarios , ele corria contra os seus propios limites essa era a diferença. genialidade e loucura andam juntos .

  15. Que o Senna, descanse em paz. Enquanto isso, só nos resta torcer pelo espetaculo, porque em Monaco é assim ou tem espetaculo, ou fila indiana, mas ainda é a minha corrida mais esperada do ano. Alem é claro, de nos premiar com o treino de qualificação, que fica as vezes, mais emocionante, que a propria corrida, já, que largar na frente em Monaco é fundamental.

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