Vitória para Vettel no GP da Espanha

Dava a impressão, no início da corrida, que pela primeira vez no ano a Red Bull tivesse que lutar bastante para vencer um GP – seja com McLaren e Ferrari -, visto que a largada de Alonso colocou uma pressão extra em todos. Mas não foi necessário pensar muito: Vettel adiantou em uma volta a sua segunda parada e engoliu Fernando facilmente, desfilando desde aí em diante para sua 4ª vitória em 2011.

É justamente nesta nova F1, movida pelas estratégias, paradas e consumo de pneus que Seb está reinando. Não só pelo fato de ter ganho o GP por uma astuta escolha tática, o RB7 responde muito bem a qualquer comando, e podendo usar o KERS, a equivalência do seu uso rendeu que a aproximação de Lewis na última parte da prova fosse retida.

Em suma, foi essa a maior preocupação que Sebastian teve que lidar em Barcelona:

Sabíamos que a McLaren estava muito forte e desde o início tinha ideia de que a corrida seria muito complicada. Quando faltavam dez voltas para o final a corrida estava complicada, pois tinha que segurar o Lewis. Na curva ele parecia distante, mas na saída das curvas ele se aproximava. Nas voltas finais consegui manter uma boa colocação.

O resultado da prova chega a ser normal: Os dois primeiros do campeonato nas duas melhores posições da corrida. A McLaren trabalhou bem com Hamilton na maior parte da prova (exceto na última parada, onde atrasou um pouco o pit) e fatura significantes 18 pontos para manter viva a esperança. Mas o destaque é para Jenson: Parando apenas 3 vezes e economizando seus jogos de macios como ninguém, equilibrou uma péssima largada com um pódio sensacional.

Estava me sentindo mal no início da prova, com todo mundo me ultrapassando. A corrida estava clara que seria difícil, mas a equipe achou uma estratégia fantástica e foi muito boa a disputa na pista também. Tomamos uma decisão fantástica, que nos permitiu essa boa colocação. – Button.

Claro que a diferença para Lewis foi grande: 35 segundos cravados atrás do companheiro, e isso parando uma vez a menos (o tempo total de uma parada é em torno de 20-21 segundos). Uma prova de que em Montmeló, após começar mal, é difícil se recuperar.

Quem pode dizer isso melhor do que qualquer outro piloto é justamente o homem que marcou a Pole no sábado e terminou esquecido na corrida: Webber. O fato de já ter perdido três lugares na largada – para Vettel e Alonso – selou praticamente as chances de vencer. Completou de forma apagada em 4º, 48 segundos após Sebastian cruzar a linha de chegada. A performance do Aussie nesta etapa do campeonato já vai desenhando os primeiros riscos do que virá a ser depois: Vettel já tirou 51 pontos de vantagem.

Por outro lado aparece a Ferrari, que obteve com Alonso a esperança de, no mínimo, terminar no pódio. No fundo todos sabiam que, mesmo com uma largada fantástica, manter a ponta e vencer seria impossível. Devido a estratégias parecidas, Alonso ainda era o primeiro após feita a 1ª parada, mas na segunda Vettel adiantou em duas voltas, sem que a Ferrari pudesse fazer nada para mudar o cenário. Fernando parou, e Vettel já era líder.

A partir desse momento a corrida de Alonso mudou de sintonia para uma disputa direta com Webber (Vettel e Hamilton estavam na frente), sendo que perdeu a btalha visto que, com uma estratégia diferente, Mark se distanciou. Alonso parou pela 4ª vez na volta 39 para ir até o final, enquanto Webber fez isso apenas na 47. Até ali Button já estava tranqüilo em terceiro e o 5º lugar de Fernando já se estabelecia.

Perto do fim, acabou levando uma volta de Vettel, sendo o primeiro dos que não completaram na mesma volta que o líder. Fato curioso em uma corrida bastante confusa em certo ponto, e que terminou não sendo tão boa para a Ferrari.

Massa foi discreto (girando em torno do oitavo e nono lugar após as paradas), mas um problema de marcha na volta 60 o tirou da corrida, finalizando um fim de semana para esquecer, entre pit stops lentos, erros e tráfego.

Em 6º e 7º chegaram Schumacher e Rosberg, respectivamente. Em suma, a Mercedes foi melhor do que a Ferrari, ou pelo menos obteve mais lucro: Somou 14 pontos contra 10 da Scuderia. É de se destacar a eficiência nas paradas dos mecânicos de Brackley, que rendeu alguns décimos para Nico e Michael, mas mesmo assim o W02 levou uma volta do líder. Uma pena, mas a evolução está caminhando.

Mais atrás aparece Heidfeld, em uma grande corrida, recuperando 16 posições após sair em último: Isto, claro, pelo incêndio no FP3 de sábado de manhã. Garante 4 pontos para a Renault que tinha mais esperanças em Petrov, 6º no grid, mas que terminou em 11º.

Completando os 10 primeiros está a Sauber, em um dia histórico para “Checo” Pérez- o mexicano que também faz parte da academia de pilotos da Ferrari, – que completou em 9º e somou seus primeiros pontos na carreira. Kobayashi, um pouco mais apagado após cair ao fundo depois de furar seu pneu, chegou em décimo.

Resultado da corrida:

Pos No Piloto Equipe Tempo Voltas Grid
1 1 Alemanha Sebastian Vettel Áustria Red Bull 01:39:03.301 66 2
2 3 Reino Unido Lewis Hamilton Reino Unido McLaren +0.630 66 3
3 4 Reino Unido Jenson Button Reino Unido McLaren +35.697 66 5
4 2 Austrália Mark Webber Áustria Red Bull +47.966 66 1
5 5 Espanha Fernando Alonso Itália Ferrari +1 volta 65 4
6 7 Alemanha Michael Schumacher Alemanha Mercedes +1 volta 65 10
7 8 Alemanha Nico Rosberg Alemanha Mercedes +1 volta 65 7
8 9 Alemanha Nick Heidfeld França Renault +1 volta 65 24
9 17 México Sergio Pérez Suíça Sauber +1 volta 65 12
10 16 Japão Kamui Kobayashi Suíça Sauber +1 volta 65 14
11 10 Rússia Vitaly Petrov França Renault +1 volta 65 6
12 15 Reino Unido Paul di Resta Índia Force India +1 volta 65 16
13 14 Alemanha Adrian Sutil Índia Force India +1 volta 65 17
14 18 Suíça Sébastien Buemi Itália Toro Rosso +1 volta 65 11
15 12 Venezuela Pastor Maldonado Reino Unido Williams +1 volta 65 9
16 19 Espanha Jaime Alguersuari Itália Toro Rosso +2 voltas 64 13
17 11 Brasil Rubens Barrichello Reino Unido Williams +2 voltas 64 19
18 21 Itália Jarno Trulli Reino Unido Lotus +2 voltas 64 18
19 24 Alemanha Timo Glock Reino Unido Virgin +3 voltas 63 20
20 25 Bélgica Jérôme D`Ambrosio Reino Unido Virgin +4 voltas 62 23
21 22 Índia Narain Karthikeyan Espanha HRT +5 voltas 61 22
NC 6 Brasil Felipe Massa Itália Ferrari Câmbio 58 8
NC 20 Finlândia Heikki Kovalainen Reino Unido Lotus Batida 48 15
NC 23 Itália Vitantonio Liuzzi Espanha HRT Abandono 28 21

Campeonato de Pilotos:

Pos Piloto Equipe Pts
1 Alemanha Sebastian Vettel Red Bull 118
2 Reino Unido Lewis Hamilton McLaren 77
3 Austrália Mark Webber Red Bull 67
4 Reino Unido Jenson Button McLaren 61
5 Espanha Fernando Alonso Ferrari 51
6 Alemanha Nico Rosberg Mercedes 26
7 Alemanha Nick Heidfeld Renault 25
8 Brasil Felipe Massa Ferrari 24
9 Rússia Vitaly Petrov Renault 21
10 Alemanha Michael Schumacher Mercedes 14
11 Japão Kamui Kobayashi Sauber 9
12 Suíça Sébastien Buemi Toro Rosso 6
13 Alemanha Adrian Sutil Force India 2
14 México Sergio Pérez Sauber 2
15 Reino Unido Paul di Resta Force India 2

Campeonato de Construtores:

Pos Equipe Motor Pts
1 Áustria Red Bull Renault 185
2 Reino Unido McLaren Mercedes 138
3 Itália Ferrari Ferrari 75
4 França Renault Renault 46
5 Alemanha Mercedes Mercedes 40
6 Suíça Sauber Ferrari 11
7 Itália Toro Rosso Ferrari 6
8 Índia Force India Mercedes 4

_________________________________________________________________________

Particularmente gostei da corrida, se mostrou bastante interessante na briga pela ponta: Apesar de que em tese isso foi possível pela presença de Alonso em 1º. A asa traseira móvel não causou nenhuma reação, portanto a emoção ficou por conta dos pneus e as estratégias em volta deles: “Quantas vezes parar? Em que volta?”.

Está certo que sim, tivemos brigas, e muitas, por isso acho que foi uma corrida que valeu a pena de ser vista, mesmo que por momentos ela parecia muito monótona, o que não chega a ser surpresa em Montmeló.

No final, temos a 14ª vitória de Vettel na carreira, empatando com Emerson Fittipaldi, Graham Hill e Jack Brabham (todos campeões) e quebrando o tabu de 10 anos em que o Pole sempre vencia, a Ferrari liderando pela primeira vez no ano uma corrida significativamente, apenas 4 pilotos completando na volta do líder, o primeiro abandono de Massa no ano e os primeiros pontos de Pérez na carreira.

Mônaco vem aí, mas antes, na sessão de comentários, deixem tudo o que quiserem sobre a corrida de hoje: Temos muito assunto.

50 pensamentos sobre “Vitória para Vettel no GP da Espanha

  1. Corrida Incrivel, Largada e desenrolar da prova. Vettel Venceu mas ficou com hamilton 18 voltas fungando no seu cangote. Corrida Espetacular de Heidfeld e de Jenson que caiu pra 10º na largada e chegou em 3º. Webber foi mal, era o pole, caiu pra 3º e chegou em 4º. Achei que a Ferrari iria bem, Alonso assume a pole na largada (nem olhei pro carro dele, fiquei caçando as arquibancadas e só vi os torcedores espanhóis vibrando) mas depois…

    Agora o que é incrivel é este carro da Williams… Eu acho que se tirasse a bigorna estendida e colocasse uma asa móvel no FW32 corria mais que esse aí, é impressionante, o carro não possui ritmo algum de corrida. Maldonado até foi razoavel, Rubens mesmo com jogos de Macios Zerados, teve um erro de Pit e não conseguiu chegar nem na 14º posição em algum momento da corrida, tava atrás até da Lotus, que por sinal esta progredindo muito, conseguiu levar Kova ao Q2 (com problema do rubinho e Nick) e estava razoavelmente bem na corrida até o erro de Kova.

    Melhor momento da corrida: Galvão esculachando time da Ferrari hehe😀

    • Williams na atual situação é um caso perdido, pois sinceramente às vezes parece que houve um avanço (como o Q3 de Maldonado) mas na corrida tudo é confuso e ela está perdida, quse invisível.

      Mais uma corrida sem pontos…

    • “Melhor momento da corrida: Galvão esculachando time da Ferrari”

      rs… muito bom mesmo!
      e o segundo melhor momento foi ele dizendo que Ronaldo ia jogar pela seleção brasileira “gordo mesmo”… hahahaha

  2. Corrida sem sal, poucas ultrapassagens, Hamilton claramente foi orientado para não arriscar, Alonso detonou os pneus duros rapidamente para se defender do Webber, mais não adiantou muito, Button se não fosse a largada ruim teria chegado mais perto dos ponteiros, Webber não teve um bom ritmo de corrida, Schumacher fez sua melhor corrida depois da sua volta, Massa definitivamente não tem mais ambiente na Ferrari, está muito mal, tem que sair o quanto antes para uma equipe que lhe de condição de brigar pra valer , foi uma pena não ter a briga do Vettel com o Hamilton, so não entendi por que o barrichello não conseguiu andar rapido com três jogos de pneus novos, achei que no final ele faria a volta mais rápida com tanque vazio, deve ter tido problemas com o carro.

      • “so não entendi por que o barrichello não conseguiu andar rapido com três jogos de pneus novos, achei que no final ele faria a volta mais rápida com tanque vazio, deve ter tido problemas com o carro.”

        Willian, na verdade ele fez a segunda mais rápida, apenas 0.164 atrás da melhor:

        1 Lewis Hamilton 1’26.727
        2 Rubens Barrichello 1’26.891 0.164
        3 Nick Heidfeld 1’26.958 0.231
        4 Sebastian Vettel 1’27.162 0.435

  3. Corrida até bem disputada. Ultrapassagens, tivemos um número razoável, e em pontos que outrora seria até impensável de realizá-las. Jenson Button e Nick Heidfeld foram os destaques da prova. Ambos fizeram boas ultrapassagens e conseguiram recuperar-se durante a disputa. O inglês largou mal, mas, na pista, conseguiu recuperar o terreno perdido, e tirou proveito da disputa entre Alonso e Webber. Button ainda conseguiu sugurar bem os pneus macios, mostrando muita habilidade, fazendo uma direção burocrática e eficiente. Heidfeld foi outro nome. Teve problemas nos treinos e sequer entrou na pista, mas na disputa foi muito bem, ganhando posições e chegando nos pontos.

    McLaren e Red Bull sobraram. Alonso ainda ameaçou, mas não teve carro para se manter na disputa pela dianteira. A Mercedes também melhorou, mas ainda está atrás da Ferrari. Logo, supera a Renault na classificação.

  4. Gostei da corrida. A pista que é muito ruim. Sensacional o pega entre Vettel e Hamilton. Em condições parecidas, é quase impossível ultrapassar nesta pista. Hamilton só não venceu porque não tinha como ultrapassar, mas era evidente que ele tinha mais ritmo.

    Vettel e Hamilton só não colocaram uma volta no Button e no Webber. Foi “triste” ver a Ferrari tomando uma volta, hehe.

  5. Apesar de ser prejudicial para a disputa do campeonato. Adorei a vitória de Vettel, ele amadureceu muito do ano passado para cá. Após as sinteses dos amiginhos acima, uma coisa martela em minha cabeça. Por que a Red Bull não tem o mesmo ritmo do treino classificatório na corrida? A vitória hoje foi difícil, Sebastian fez uma corrida perfeita, qualquer deslize e teria sido “bye bye” para a prova, e Webber chegou a ficar mais de 30 seguntos atrás dos ponteiros… Enfim, eu acho isso estranho, mas certamente é positivo para a manutenção da disputa nas provas.
    Go Vettel, Go Red Bull!

    • É uma boa pergunta, assim como a Ferrari não tem o mesmo ritmo no qualifying do que na corrida, mas acredito que seja basicamente porque o Q3 se baseia em uma, máximo duas voltas cronometradas, onde o carro está de tanque vazio e pneus novos, e nesse estado o RB7 é praticamente invencível.

      Agora, em uma corrida de 66 voltas, com desgaste de pneus, paradas, disputas de posição, uso do Kers e etc, é diferente.

      • As diferenças entre Classificação e Corrida dos carros da Red Bull e Ferrari pode estar ligado a capacidade do carro se adaptar a altura em relação ao solo.

        Notem que na classificação e após metade da corrida, o ritmo da Ferrari não é bom, possivelmente porque o carro está com menos combustível, mais leve e, consequentemente, mais alto.

        Quanto à RedBull, no início da corrida, com tanque cheio, não vão lá tão bem. Mas na classificação, quando todos os carros estão leves e mais “altos”, aquele suposto sistema da RedBull para deixar o carro mais baixo faz uma diferença enorme.

      • Bem lembrado, Vito. Muita gasolina pode atrapalhar esse sistema da Red Bull, porque a frente do carro abaixa, mas o peso extra na parte traseira pode fazer com que a dianteira não abaixe tanto, e não de tanta vantagem.

  6. Por ser um circuito travado, com um tabu de 10 aos emcima do pole, foi uma boa corrida, Vettel mostrando quem é q manda, Hamilton dizendo que ainda está vivo, Alonso tirando um proveito enorme do F150, que caiu muito na segunda perna da corrida, devido aos pneus e tudo mais, o Webber quando parecia reagir acabou desapontando, a pole dele foi realmente sorte, diferente do Vettel que faz as poles por ser veloz e consistente. Button fez uma bela corrida também, mas anda sempre na sombra de Hamilton, hoje claramente temos Vettel, Hamilton e Alonso disputando algo dentro da equipe o resto é resto. Nem vou falar do Massa senão fico puto já, eu juro que tento torçer pra ele, mas o que é esse ano? os Pneus? o carro? o Alonso? fica dífiil. Bom pra ele que já tá cheio da grana, fica de escudeiro do Alonso mais ano que vem, depois pode até ir pra outra equipe, mas tá garantido economicamente.

    • Aproveitando já, até o grid de largada minha apostas no bolão estavam boas, depois………… Tchau liderança.

      • Ele largou muito mal, mas na curva 5 passou uma STR por fora de forma brilhante. Depois disso não fez mais nada. Foi atrapalhado quando colocou os duros, com 5.6 no pit, ai rodou com os pneus horriveis, e teve a quebra. Gp para se esquecer.

  7. Ótima corrida, apesar das poucas ultrapassagens. Muito bom ver o Hamilton partindo pra cima do Vettel. Mostrou que a McLaren teve um ótimo ritmo de corrida. Se continuar assim, é melhor a Red Bull arrumar logo o seu KERS para que possa ser usado durante todos os momentos da corrida…
    Largada incrível do Alonso. Bem que ele falou que apostaria todas as suas fichas na largada. Ajudou a dar mais emoção à corrida.
    Legal ver o Heidfeld vindo lá de trás e fazendo fila. Uma pena o pneu furado do Kobayashi no começo, mas também fez boa recuperação. Rosberg só chegou atrás do Schumacher porque teve problemas com o DRS.
    Destaque também para o ritmo de Vettel e Hamilton: UMA VOLTA sobre o quinto colocado, que foi o Alonso. Isso mostra que eles estavam tirando tudo do carro. Incrível!
    Se a McLaren continuar neste ritmo, teremos mais brigas intensas e o campeonato pode ficar bom.

  8. Dizem, que o Alonso, esta dando “gritinhos” até agora, lá na Espanha. Começou ontem, quando ficou em quarto no gride e agora, grita com os homens da Ferrari, que não conseguem fazer um carro de FI. Já estão dizendo lá na Espanha, que o Alonso esta como o Real Madri, é um pavão sem rabo. Fora os “gritinhos” do Alonso, o fim de semana foi um tédio, muito previsivel, ou alguém chegou a alimentar a expectativa, que o Alonso ia levar essa. Todo mundo sabia, inclusive ele, que não iria longe, no mais, tudo como sempre, sem maiores novidades, um saco.

  9. Corrida chata, onde nem Kers, nem asa móvel, nem os Pirellis ajudaram.
    Na largada Alonso deu um instante de delirio a seus milhares de fãs em Barcelona, mas nada pode fazer. Vettel o passou e levou mais uma, mas vimos que a vantagem é menor, Hamilton ficou grudado nele desde o inicio. Massa errou sim, mas a Ferrari também, demorou quase 6 segundos em um de seus pits. Ninguem está certo. E Barrichello não conseguiu fazer nada com aquela carroça, que literalmente já briga com a Lotus.

    • O tempo total perdido nos boxes de Alonso até a terceira parada (Massa parou três, quebrou na 60ª) foi de 1min.01.543, enquanto o de Massa foi de 1:04.854, pouco mais de 3 segundos a mais. Realmente a Ferrari é lenta no trabalho de troca, mas Felipe equivale no resto.

      • A Ferrari é lenta com os dois, porem, mais com Massa, por coincidencia ou não, mas é. Ai na pista, ele não consegue recuperar isso em relação a Alonso, assim fica dificil.

      • Pior que o pit lento, é a desconcentração do Massa, que irritado(eu tambem ficaria) acaba fazendo bobagens na pista. O box da Ferrari é um acumulo imenso de incompetencia, até as inovações, que criam, são fora dos padrões e acabam vetadas. É muita incompetencia para uma equipe só.

      • Pois é, é raro ver um piloto como ele cometer um errou bobo daquele durante a corrida.

  10. Corrida boa apenas pela luta entre Hamilton e Vettel, pena que não pude participar do bolão (dei bobeira outra vez), vamos aos pitacos (somente pilotos já que as equipes não se destacaram):

    VETTEL – Esse menino é um gênio, muitos falam do carro espetacular, poucos reconhecem que ele está pilotando sem erros desde a corrida do japão do ano passado, é um monstro que está assustando a concorrência. Nota 10.

    HAMILTON – Esse é outro gênio, como pilota esse inglesinho, se o campeonato não está tão chato tudo se deve à agressividade e habilidade de Hamilton, único capaz de dar um calor no Vettel. Nota 10.

    BUTTON – Como sempre disse sobre ele, é um dos grandes, penso que depois da trinca (Vettel, Hamilton e Alonso) é o melhor, sabe como ninguém se utilizar da estratégia para compensar seu ponto fraco que é não ser tão veloz quanto Hamilton e Vettel.

    WEBBER – Esse cara é um baba ovo do Alonso e não está e nunca estará no mesmo nível que Vettel, na largada só pensou em segurar Vettel dando o resto da pista para Alonso iludir seus pobres compatriotas, não merece dividir a equipe com o alemão e deveria mendigar o emprego do Massa na Ferrari, onde se sentiria bem em abrir as pernas para Alonso.

    ALONSO – É um dos melhores também, mas como sempre digo, tudo de ruim que acontecer com esse babaca ainda é pouco, chuuuupa Picareta das Astúrias.

    SCHUMY – Hoje foi bem, se defendeu do Rosberg e fez uma boa corrida, talvez isso lhe dê algum ânimo para continuar.

    ROSBERG – Como sempre, uma corrida mediana como sua habilidade como piloto, não fez nada de menos e nada demais.

    HEIDFELD – Os fãs de Bruno Senna estão quebrando a cara com o QuickNick, pode não ser dos melhores, mas com certeza tem lugar nesse grid (mesmo com uma possível volta do Kubica).

    PEREZ – Olho nele galera, é muito rápido, quando amadurecer dará muito trabalho, arriba…arriba…arriba.

    KOBA – Teve azar e soube se recuperar, acabando bem pelas circunstâncias, adoro esse japa.

    NOTA DESASTROSA – Massa e Barrichello fariam um grande bem ao automobilismo brasileiro se aceitassem a aposentadoria no final desta temporada, estão cada vez mais ridículos e menos competitivos.

    • Finalmente Pérez pontuou (estava na hora, mas precisava de carro), e ainda na frente de Koba, se coletar experiência esse ano e alguma corrida destacável, pode sonhar com uma equipe melhor.

      • Caramba hein, Cassius. Há duas corridas atrás você elogiava o Massa (chegou a dar 9 para ele), já agora, depois de cuas corrida ruins ele tem que se aposentar. Esse é o tipico brasileiro. De fase.

      • Acho que o Perez só precisava não se envolver em algum acidente… mas ainda tenho minhas dúvidas com ele… por enquanto pra mim ele é um Kobayashi sem pedigree.

      • Olha Lucas,

        Já torci muito para o Massa e considerava ele quase do nível de Hamilton e Alonso, mas, o fato é que depois do acidente ele tem alguns lampejos da velha performance.

        Pra piorar ele ainda incorporou a passividade e subserviência do Barrichello, ou seja, acabou de matar o resto de piloto que existia nele.

        Por mais difícil que seja admitir, Massa já era.

      • Mas, Cassius, se você acha isso, não pode elogia-lo tanto quando vai bem, ou detoná-lo tanto quando vai mal. Tem que equilibrar.
        Realmente ele não é o mesmo de 2008, 2009, mas não é um piloto ruim a ponto de se aposentar. O que piora muito sua situação é que seu companheiro é muito superior.

      • “O que piora muito sua situação é que seu companheiro é muito superior.”

        Mas ele nunca esteve em um nível tão baixo, pelo menos desde a época na Ferrari, o que não tem nada a ver com Alonso ou qualquer piloto. E parece que ele também não está satisfeito com si mesmo.

    • Boa análise.
      Mas se for para aposentar o Massa, deviam aposentar 18 antes dele.
      Ele foi muito mal, mas com certeza está entre os 6 melhores pilotos atualmente.

      • Massa entre os 6 melhores?!?! hauuahhuahuahau
        6 melhores da Gp2 né?
        Hamilton, Vettel, Alonso, Schummy, Button, Rosberg, Kubica, só por exemplo, ele ta num nível de Webber no máximo.

        Ferrari simplesmente patética hoje; Massa um completo idiota; Alonso pilotou aquela carroça de maneira brilhante.

        De resto concordo com os amigos ai de cima.

        Go Go Go Mclaren!!!

      • Pode não estar no Top 6, mas no Top 10 está sim.
        E acho que ninguem aqui, muito menos você, pode chamar qualquer piloto ali de idiota.

      • O Rosberg cabe entre os 6 melhores e o Massa não. Deve ter alguma coisa errada em seu raciocinio, ou eu andei assistindo outros GPs., nestes ultimos anos. Existe tambem a possibilidade, que eu não saiba sôbre o que estou falando, alias isso é o que mais tem por ai, muito técnico de futebol, volei, basquete, etc.

  11. Corrida muito ruim e chata, a maior reta utilizando a aza móvel e não deu em nda… depois desse GP cheguei a uma conclusão: não se pode mais apostar na Williams nem no Massa, lamentável…

  12. Vale lembrar que o ”Quick” Nick SÓ usou pneus novos, na sequencia, hard, soft,soft,soft! Ter um final de corrida com carros mais leves, pista mais emborrachada e MT mais borracha q seus adversários é de certa forma previsível, muitas ultrapassagens! Para se ter uma ideia, ACHO, que ninguem tinha mais de 2 pneus novos! NAo estou desmerecendo o q o Barba fez, mas tem q se considerar isso, numa pista onde nos gaps entre os pilotos e maquinas, a pirelli foi a maior responsavel!
    Abraços

    • Grande detalhe Zé, agora que verifiquei isso no gráfico de paradas, ele foi o único com essa tática. Tecnicamente dá uma boa vantagem sim, bastante inteligente aliás.

  13. valeu o comentario Lucas Deciderato, o Cassios sempre detona os brasileiros de forma radical, exalta o vetel, hamilton e o alonso , e se esquece que quando o massa e o rubinho tiveram carros competitivos nas maos eles tambem andavam na frente, o Hamilton foi campeao de 2008 , mais o massa foi quem mais venceu e foi conciderado como o melhor piloto daquele ano , fora aquela corrida que o Alonso mais o Briatore fizerao marmelada com a ajuda de outro brasileiro. e naquele ano eu nao me lembro que o alonso carregava a renault nas costas, naquela corrida no Brasil o Massa mostrou que tem força pra lutar de igual pra igual com qualquer um desses pilotos desde que tenha um carro e uma equipe trabalhando de verdade, para mim esta muito claro quando o alonso vai mau , eles acertam o carro do massa pra dar pressao no espanhol , ai quando começa a encomodar eles erram no pit , no acerto, na estrateja, na calibragem, em fim existem muitas maneiras de tirar alguns decimos de qualquer piloto na f1. O Massa nunca teve companheiros faceis e sempre andou forte, ele precisa sair da ferrari isso esta muito claro .

  14. e digo mais lucas no ano passado o barrica ficou no top 06, com aquele carro, e o massa pode ser incluso no top 04, pois em condiçoes iguais o hamilton ,massa , vetel e alonso sao pario duro , o propio button disse esse ano que o Massa é um dos mais dificeis de se ultrapassar, tenho certeza que tanto o Massa quanto o barrica tem lugar em qualquer cokpit do grid .

    • Pois é, Willian. Talvez nas 2 outras grandes não, mas no resto os dois tem vagas sim. Ninguem lá na F1 é torcedor a esse ponto. Eles sabem do potencial dele.

  15. Meus sentimentos com relação a Felipe são confusos, e o pior, não sei se consigo ser pragmática e avaliar as coisas com frieza. Entretanto, neste momento (esquecendo-se o passado de algumas glórias, rsrs) a situação de Massa é delicada. Ele corre um sério risco de não conseguir mais recuperar sua auto-estima dentro da F1. Isso é lamentável. Hoje foi um dia para ser esquecido, literalmente.
    Antes da corrida, ao ser entrevistado pela a Mariana Becker, achei-o ríspido, posso estar enganada, mas acho que ele também já deve estar exauto de tantos problemas e desculpas a cada corrida.

    • “Antes da corrida, ao ser entrevistado pela a Mariana Becker, achei-o ríspido, posso estar enganada, mas acho que ele também já deve estar exauto de tantos problemas e desculpas a cada corrida.”

      Bom detalhe Deusy, já haviam me dito isso e vi depois, a pressão nos bastidores existe sempre: E ainda mais dentro da Ferrari.

      • Vou bater na mesma tecla de novo! Depois da “mola na jaca”, Massa nunca mais foi o mesmo, é o meu ponto de vista, lá no fundo ele deve ter ficado com algum trauma de tudo o que aconteceu! Talvez, sair da Ferrari o traga de volta, ele que lutou de igual pra igual com Hamilton hoje é uma sombra do Espanhol, triste ver isso.

  16. Pelo que vi o Heidfeld hoje, acho melhor largar do último pelotão, tal como fez Mark Webber este ano, hehe…

    Penso que o Massa poderia arriscar mais. Já que assim não está dando, faz uma estratégia louca, qualquer coisa, não sei…

    • “Estratégia louca”, com essa equipe incompentente?, acho difícil. A Ferrari tinha que trocar todo mundo ali, como o Reginaldo disse na transmissão: 2005 foi o último ano em que a Ferrari foi copiada por alguém. Hoje ela copia todo mundo, não inova, nem trocar pneu como antes ela consegue. Ou troca todo mundo, ou vai pra casa fazer carro de rua, que atualmente é o que ela sabe fazer!

    • O Massa esta no limite da paciencia, com o carro, com a equipe e a imprensa. Ele esta cometendo erros bobos, justamente por estar arriscando demais, indo alem do limite, alem claro, de dirigir de cabeça quente, pois imagino, que sua vontade, seja descer do carro, e dar uns tapas na cara de alguns trocadores de pneus, por exemplo. O brasileiro, espera sempre pela qualidade Senna em nossos pilotos, infelizmente as coisas caminham, para em breve, não termos mais pilotos no gride e em seguida nem transmissão dos GPs. Afinal, quem vai querer investir uma fortuna, para ter alguns poucos baba ovo dos europeus sentados diante da televisão.

      • Newton! Sou obrigado a concordar contigo, Barrica se aposenta até 2013, caso continue em 2012 na Williams, Massa tá decadente, não tem pilotos brasucas novos fazendo bonito lá fora. Além deles, só Bruno Senna pode se sentar no cockpit de novo prá valer, mas não sei se isso acontece!

  17. O que alguns torcedores tem de entender é que abrir passagem para companheiro de equipe em início de temporada entregando uma vitória certa não é comportamento de piloto sério. Quando escolheram garantir o emprego na Ferrari, estes dois pilotos abdicaram da possibilidade de serem considerados os melhores. Quem se considera bom o bastante para lutar pelo título jamais se entrega a este ponto.

    Eu já respeitei muito Massa e Barrichello, tenho noção exata do potencial dos dois, e, infelizmente, eles não estão mais à altura de seus concorrentes.

    Tá certo que elogiei o Massa na China, mas o que a Ferrari vem fazendo sem que ele sequer reclame, mostra bem a sua passividade e falta de vontade.

    Os dois podem até continuar na F1 por mais 10 ou 20 anos, afinal, ganham milhões e tem experiência para serem cobiçados por algumas equipes, mas, o fato é que nunca mais serão protagonistas.

    Portanto, me julgo no direito de pedir a aposentadoria destes coadjuvantes sem que isso seja um exagero.

  18. Cassius seu argumento faz sentido ,mais para min pilotos que pedem a equipe para seu companheiro deixar ele passar é que deveria ser banidos do esporte. assim como a equipe que assim permite .

    e olha sou apaixonado por f1, mais nunca achei que existicem anjos por ali , so tem ninjas , politicagem , jogo de intereces, trapassas. e o maior exemplo disso foi a morte de Senna, por que aquela corrida so aconteceu por pressao dos patrocinadores , quando na verdade o regulamento ja dizia que se ocorrece acidentes fatais , teria que ser interrompido e isso nao aconteceu, com a morte de Hacenberger. e tambem nao aconteceu na corrida, e ficaram esperando o final pra dar a noticia.

    campeao é apenas um rotulo. pra mim o que importa é a competiçao . e eu admiro muito os brasileiros que com todas as dificuldades chegam na f1 e representam seu pais num esporte em que tantas nacionalidades nunca tiveram o orgulho de ter um. pena sofrermos tanto com as sujeiras que ali existem , no final acho que voce torçe muito por eles e so fica indignado como todos nos , espero que um dia isso mude e ate la agente vai aconpanhando essa tal de f1 !!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s