Ferrari e Alonso: Juntos até 2016

Uma notícia já esperada, mas que atingiu a todos com certa surpresa: Ferrari renova a estadia de Alonso, que espira no final de 2013, para mais três anos: Até o final de 2016. Se isso já abre bastante assunto por agora, existem praticamente algumas certezas: Fernando deverá mesmo terminar sua carreira na Scuderia, e a Ferrari, sem dúvida, quer recriar com ele a “era Schumacher” de 2000 a 2004. Há também outro fator: Existe praticamente uma certeza de que ela estará girando em torno do trabalho de Alonso, e aqui está um motivo para apontar uma saída natural de Massa no futuro.

Não que isso seja negativo. Temos o exemplo mais claro possível: Rubens saiu da Ferrari em 2005 ofuscado por Schumacher e teve um carro vencedor quatro ano depois, em 2009, vencendo dois GPs. Uma prova de que para Felipe existirá vida fora da equipe de Maranello.

De nada adianta, porém, ficarmos fazendo previsões sobre a carreira de Massa se a sua vontade não for sair de lá: Existem muitas variáveis e é impossível saber o que se passa no lado interno da Ferrari.

Voltando ao assunto Alonso, acredito particularmente que isto nada mais é do que uma tentativa da Ferrari, como já mencionei antes, em recriar os momentos dourados da Scuderia vividos com Schumacher na primeira metade da década de 2000. E, se notarmos, o único ingrediente que falta para isso ocorrer é que os carros vermelhos sejam competitivos.

Schumacher também chegou em Maranello sendo bicampeão: E o seu primeiro título na Ferrari demorou 5 anos para acontecer. Claro que até possa haver um erro em comparar Michael e Fernando, mas as coincidências são mais fortes do que qualquer outro fator.

O interessante é que estes anos se mostram muito mais interessantes nos qual Schumacher venceu seus 5 títulos seguidos: A Ferrari não tem o melhor carro e há 3 campeões a mais com carros vencedores. A pressão é maior, e o compromisso também.

É claro que nos próximos dias a impresa espanhola estará totalmente efusiva com esta notícia: Aliás, já estão hoje mesmo, se derramando em elogios a Fernando, assim como fez Montezemolo e o próprio Alonso com relação a Ferrari.

Tendo em vista isso, vocês acreditam que esta renovação muda algo sobre Massa e Alonso? Fica claro que Fernando terá que corresponder aos 25 milhões de euros anuais.

21 pensamentos sobre “Ferrari e Alonso: Juntos até 2016

  1. Pingback: Ferrari e Alonso: Juntos até 2016 « Blog Fórmula 1 | Clicque Auto

  2. Se continuar com esse carrinho aí, a Ferrari irá apenas “perder dinheiro”* com o Alonso. Não adianta ter um excelente piloto e um médio carro.

    Mas falando sobre o contrato, ela faz bem em segurar o Espanhol na equipe. O cara pilota muito.

    * Nada que afunde a empresa, claro.

  3. Sistematicamente falando, eles fizeram a aposta correta. Alonso é um piloto de extrema qualidade, entretanto, resta saber se Alonso fez um bom negócio, visto que o corpo técnico da equipe de Maranelo não tem tido bons desempenhos nos últimos anos. Se pensarmos de forma calculista, esta renovação era mais do que esperada. Mas, por que de forma tão precoce? Muitas são as suposições… Eu pessoalmente, gostaria de ver ao lado de Fernando na Ferrari, um piloto capaz de peitá-lo, de se contrapor a essa estrutura monopolista de domínio unilateral, alguém como Sebastian, Hamilton, Kubica ou um Kobayashi, infelizmente acho que Felipe não conseguirá mais isso, a relação e a imagem dele dentro da equipe já está enfraquecida e desgastada, ao menos é o que aparenta externamente. Enfim, vamos esperar e ver as cenas dos próximos capítulos.

  4. Para mim, o casamento perfeito, a sacanagem, com a vontade de ser canalha. Mais perfeito, que isso, só mesmo Ferrari x Schumacher. Quem sabe agora, a Ferrari não abre a sua famosa caixa de ” ferramentas ” e aquilo, que eu previ ainda no inicio do ano não se realiza, Ferrari e Alonso, campeões de 2011. Alias, se for verdade mesmo o fim do difusor da RBR., já é um indicio, de como as coisas serão hora em diante.

    • Matou a charada, porém tem um jeito de ainda melhorar, Webber (que é piloto Briatore) ser o segundo piloto e Pat Symonds, Nigel Stepney e Mike Coughlan os novos engenheiros .

      Fecha a conta e passa a régua…

  5. Tá aí, prá quem quiser ver, juntou a fome com a vontade de comer!! A equipe mal caráter com o piloto idem!…casal perfeito! Massa que se apresse em sair, porque desse mato não sai mais coelho! A única chance que ele teve de ser campeão (e o foi, por 30 segundos..rs) pela Ferrari foi com Raikonen como companheiro. Pra quem criticou Barrichello pela sua postura na época em que pilotou por lá, veremos se não queima a língua agora, caso Massa opte por ficar na equipe por mais um ano ou dois.

  6. Agora, tem uma coisa muito boa nessa renovação, a certeza de nos próximos 05 anos, Vettel não vestirá vermelho e seguirá dando um pau no Alonso e na Ferrari.

    • Olha Cassius, eu gostaria de ter essa certeza. Não podemos nos esquecer, que a Ferrari é a equipe FIA., oficial, portanto, as chances da RBR., se ver diante de muitas maracutaias, que dificultem seu caminho, são imensas.

      • Que muitos dizem aqui no blog FIA significa: Ferrari International Assistence.

      • Na verdade eu também não tenho é só vontade mesmo…rs…

    • Quanto chorôrô! Não conseguir enxergar a competência de um carro é hilário.

      Daqui a pouco vão dizer que a RBR é a equipe FIA, só porque está levando tudo, rs…

      Se Ferrari tivesse “ajuda”, não teria, nesses últimos anos, passado/passando vergonha.

      • Fico imaginando esse RBR voador, que todo mundo reclama de ser ilegal, vestido de Ferrari…

        Os cornetas iriam dizer da FIA e blá blá blá, hehe…

  7. Em 2006, quando a Renault estava dominando o campeonato, diziam do “Briatore-FIA”, mas ai quando ela começou a decair e a Ferrari reerguer, mudaram a visão e começaram a dizer “Ferrari-FIA”. (Ah, Pelo Amor De Deus, Né!)

    Quando eu reencontrar um texto onde reuniam todas as supostas ajudas que as equipes tiveram ao longo dos anos na F1, irei postar aqui. Verão que a Ferrari não é a “grande vilã” que todos pregam.

    Alguém lembra do GP Turquia 2005??? Alonso ultrapassando Fisichella??? É incrível como os “cornetas” só ficam martelando o GP da Alemanha 2010!

    Abs.

    • Desculpa ai heim Rafael, a intenção não era ofender ninguém, só fazer uma constatação. Tá tudo bem, tá tudo certo, a Ferrari, é uma grande equipe, não faz maracutaia, nem joga nos bastidores, muito menos, ferra seus proprios pilotos. É uma equipe sem manchas e sem passado, que a condene. As vezes, a gente exagera um pouco, principalmente, quando não vai com as fuças do piloto, e ai joga a culpa na FIA., outra entidade integra e sem maculas, que já teve como comandante, gente finissima como o Monsieur Jean Marie Balestre, grande sujeito, que Deus o tenha, antes que o diabo o encontre.

      • Newton,

        Não estou defendendo a idoneidade da Ferrari e FIA, mas é que dizer coisas sem ter uma base concreta fica difícil, né… Até já disseram da “Pirelli” que, por ser uma empresa “Italiana”, iria privilegiar a “Ferrari”. É cada uma!

        E você tem certeza que só a Ferrari tem mancha no passado? Que só ela foi “ajudada” pela FIA? Que somente ela ferra seus pilotos? CERTEZA?

        A McLaren é SANTA, veja > youtube=http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM

        Jordan também > youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ykI39M27y10

        E agora, Newton? E agora?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s