Sobre o problema judicial de Adrian Sutil

É provável que a briga em que Sutil se meteu na noite de 17 para 18 de abril traga consequências muito negativas para o alemão da Force India: Já com um problema judicial, Adrian tem chances de perder a super licença por ter agredido com gravidade o co-fundador da Genii Capital, Eric Lux. Para esclarecer melhor o ocorrido, vamos tentar rever os fatos.

Poucas verdades sobre a briga se sabem, mas somando o que as fontes locais contam com o que já está confirmado, o que aconteceu foi o seguinte:

——————————————————————————-

Era a madrugada de 17-18 de abril em Shangai, logo depois do GP da China. A Renault alugou uma sala vip na famosa discoteca M1NT na capital chinesa para uma festa particular, onde funcionários, pilotos e mais integrantes faziam parte do selecionado.

Após iniciada a festa, chegam Sutil, Hamilton e um guarda-costas, que querem entram, mas recebem a resposta que não estão convidados. Começa uma discussão entre o responsável pela entrada dos convidados pois ambos queriam ingressar, quando chega Eric Lux e lhes-diz que a sala já estava ocupada, no que podiam ir para outra.

Sutil, já bastante afetado pelo álcool, faz um corte bastante profundo no pescoço de Lux com um pedaço de copo quebrado, que chega a afetar seu ouvido. Eric terminou com 20 pontos na área ferida, sendo que o incidente poderia ter terminado de uma maneira muito pior. Nisso, Lewis, sem se intrometer na briga, chama o segurança.

Enquanto Lux é levado ao hospital, o guarda-costas retira rapidamente Adrian e Lewis do local, sendo que Sutil é colocado em um avião para logo sair do país, enquanto Lewis teria defendido o amigo. Pelo visto, Alonso também estava nessa mesma discoteca.

——————————————————————————-

A verdade é que Sutil fez esta barbaridade, segundo ele, sem ter intenção- Somando-se que estava bêbado e nervoso por lhe negarem sua entrada, a briga acabou passando dos limites para ele. Nada justifica a sua postura, afinal poderia ter matado Lux, porém este foi o discurso de Adrian sobre o ocorrido:

Foi depois do GP da China. Estava de convidado para um evento particular, e sucedeu uma ação muito desafortunada por minha parte, na que fiz um dano à outra pessoa, desgraçadamente sem ter intenção alguma. Lamento o incidente e  quero transmitir minhas mais sinceras desculpas.

– Adrian Sutil.

Dias atrás, a Renault se pronunciou, ainda mantendo o anonimato de Adrian:

É certo que houve um acidente no domingo após o GP da China, onde Eric Lux se viu implicado. Lotus Renault GP não está em posição de realizar nenhum comentário, pois se trata de um assunto privado entre Eric e a outra pessoa.

Lotus Renault GP.

Com alguns defendo Adrian, implicando que foi Lux (foto ao lado) quem começou a briga, o fato é que Eric irá entrar na justiça contra a atitude de Sutil nesta segunda-feira, junto aos seus advogados que apresentarão uma denúncia pela agressão física de Sutil na madrugada do dia 18 de abril. Lux também mandará um dossiê para a FIA contando tudo o que aconteceu na sua visão.

Não sei até que ponto isto pode chegar, mas Sutil pode perder a super-licença, que dá o direito a um piloto competir na F1 – Algo que daria a Nico Hulkenberg a vaga de titular. Porém, estaria se misturando um problema privado com o esportivo, mesmo a FIA não tendo o direito de punir Adrian fora do ambiente da F1.

Vamos ver o que ocorrerá nesta próxima semana, mas já tendo uma base do caso, o que vocês acreditam que irá acontecer com Sutil?

25 pensamentos sobre “Sobre o problema judicial de Adrian Sutil

  1. Esses babacas e suas festinhas VIPS que se fodam, o mundo tem mais do que se ocupar…

    Tomara que tanto Sutil quanto esse tal de Lux se estrepem.

    Quanta afetação reunida, também, em um mundo tão fútil e escroto como o da F1 não se podia esperar nada melhor.

    Quem deve estar radiante é o Hulk, que é muito mais piloto do que esse lambão do Sutil.

    • Engraçado que numa época Sutil era exaltado como piloto e futura grande estrela, mas coma vinda de Di Resta, esse cenário mudou bastante. E como este incidente, nem se fala.

      Mesmo assim, é mais negócio para a Force ter Sutil do que trazer Hulk, que pode se rum bom piloto mas andou por fora no desenvolvimento do carro de 2011.

      • Caramba, tava por fora desse assunto.

        “Engraçado que numa época Sutil era exaltado como piloto e futura grande estrela, mas coma vinda de Di Resta, esse cenário mudou bastante.”

        O Di Resta tem feito uma temporada muito boa. Acompanhei sua trajetória no DTM e ele sempre passou uma boa impressão. Mas sobre a queda de rendimento do Sutil, ela vem desde o final da temporada passada. O alemão está louco para ascender da Force India para uma equipe melhor há tempos, só que as portas das equipes melhores sempre estiveram fechadas para ele. Com um piloto de qualidade e supermotivado como o Di Resta ao invés do mosca morta do Liuzzi, as coisas vão complicar para ele…

        Abraços.

  2. Foda-se o Sutil, que vá pra PQP e deixa o Hulk entrar e mostrar se é tão bom assim mesmo.

    Quase 300 mil acessos eim Tomás. Parabéns!!!

  3. Esse pessoal, comete um monte de barbaridades fora das pistas e longe do que poderiamos chamar de area de influencia da FIA. Se a equipe para se preservar resolver demitir o piloto é até aceitavel, mas quanto a FIA., não vejo como ela possa interferir em um assunto, que em nada lhe diz respeito.

    • Como eu comentei no Twitter:

      “Sutil é querido na Force India, é ele quem quer ir para uma equipe melhor.

      A Force India não tem muito a ver, deixou para Sutil falar sobre o caso ele sozinho, mas imagino que irá estar ao seu lado, só que não publicamente, digamos. E com qualquer coisa a respeito da F1, será a FIA quem irá decidir, e ela obedecer.”

      Já ocorreram coisas piores na F1, mas veremos…

  4. Ah, Vejo isso como um incidente que pode sim prejudicar Sutil e seus seguidores…Sutil que está com um ”pezinho” na Mercedes, pode perder muito mais que uma simples festa, e sim a confiabilidade dos dirigentes das equipes, pois realmente ele é uma promessa em potencial…A mercedes e as demais equipes estão de olho nele.. espero que a conduta dele melhore..

    Mais a ponto de perder a super licença acho isso meio exagerando, por ser um incidente extra- Grid…

  5. que triste. chegou à F1 e vai jogar tudo no lixo por uma bebedeira? Sutil parece que não ta vendo que tem muito moleque querendo o posto dele…

    ou tão fazendo de gangue do kart ahi? que coisa triste, realmente

  6. Não sei se isso o afetara diretamente na F1, mas na justiça vai sim. Vai ter que pagar fiança. Deve ir preso, e assim a Force India deve o mandar pra rua. Hulk deve ter adorado isso.

    • Particularmente, acredito que com uma multa nos bolsos de certas pessoas, Sutil não seja preso e tudo siga “normal”. Mas se ele aspirava ir para a Renault, complicou bastante.

      • Ah, não sei não. Isso é agressão, e não foi no Brasil não, foi na China. Aqui, por ele ser famoso e tal, não seria preso, mas lá é diferente.

  7. Acho que no máximo o Sutil vai ter que pagar uma multa/fiança e/ou prestar serviços comunitários (na China?). Dificilmente alguma ação será tomada pela FIA, e até por causa da amizade que Sutil tem com Lewis, essa história deve ser colocada “para baixo do tapete” logo.

  8. É lamentavel o que Sutil fez, mas quero ressaltar que geralmente o fato tem 3 versões, a de um lado, o do outro lado, e a verdadeira. Mas a julgar pelo que vazou, o Sutil queimou um pouco sua imagem, e isso na F-1 nunca é bom.

    • Acima de tudo acho curiosa a atitude de Lux em denunciá-lo desta maneira depois de semanas, quando Sutil já pediu desculpas. Não que não possa, mas acredito que deveria ter feito isso antes.

  9. Tomás muito boa sua explicação sobre o incidente, mas eu não concordo quando há uma defesa contra Sutil. Ele pode não ter começado a briga, mas ele foi o único que realmente agrediu na briga. Eric não chegou ao ponto de machuca-lo para que Sutil revidasse tão seriamente assim. Estar sob o efeito do álcool não é desculpa para Adrian, muito pelo contrário, o torna ainda mais culpado. Parece que Sutil é mais um desses jovens irresponsáveis. Abraços!

    • “Parece que Sutil é mais um desses jovens irresponsáveis”.
      Na confusão, quem estava ao lado dele mesmo? Não era o Rei dos Pegas da Australia: Mr. Hamilton? Pois é… mais um que canta: “eu sou a filha da chiquita bacana, nunca entro em cana porque sou bonita demais”

  10. No Brasil não, mas fora daqui a justiça funciona e vai ferrar Sutil. Espero que ele seja mesmo punido, um piloto de F1 não pode se dar ao luxo de aprontar uma dessas e sair ileso! Outra coisa, é um esportista dar um péssimo exemplo, bebendo e fazendo besteiras por conta do álcool (se é que fica só no álcool).

  11. Eu, penso que quando uma pessoa pratica um esporte qualquer que seja, esta tem que se mostrar como um atleta, e não como um qualquer. Tem que mostrar respeito, o piloto estava alterado e como não foi convidado, achou que era o “Dono da Cocada Preta”.
    Independente de qualquer situação tem que ser punido. Pois da próxima vez, alguém poderá fazer coisa pior e sair como nada tivesse acontecido, aí vai virar uma bagunça para variar.

    • Lux disse que não entraria com ação judicial de Sutil fizesse 2 coisas:
      -Pedido de desculpas publicamente;
      -Doação de UM MILHÃO DE EUROS para a caridade.
      Sutil não aceitou.

      Lux dragou os advogados mais carniceiros do fundo do tanque de tubarões, e entrou com ação penal em CINCO países diferentes!

      Sutil vai ter que pedir pro amigão dele, Hamilton, vender aqueles brincos de diamante para pagar sua defesa😉

  12. Primeiro, quem sou eu pra julgar o Sutil se eu ñ estava lá pra ver quem foi o certo ou o errrado, mas eu acho q a FIA não deveria se meter , pq o incidente dele nada teve haver com o seu trabalho, assuntos pessoais são pessoais e em nada vai mudar a carreira dele a não ser que o Sutil seja punido de uma forma muito severa, tipo algo que prejudique seu trabalho, mas mesmo assim ele teria de se ver com a sua escuderia não com com a FIA, o que nos resta é aguardar o enredo desta estória.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s