Barrichello e seu momento na Williams

Como vocês já devem ter lido na Autosport, em entrevista à própria, Barrichello adotou um perfil mais sério para falar sobre a sua situação e o momento que ele e principalmente a Williams estão passando neste início de temporada. A crise já é sabida e uma reformulação está pronta para o ano que vem, mas o discurso de Rubens já deixa claro que, primeiro, é preciso ser competitivo.

A princípio, partimos com o conceito de que a Williams precisa melhorar muito para que Barrichello e a equipe cheguem a um acordo para 2012. Com os resultados zerados, não vale a pena seguir esse caminho. Basicamente foram essas as suas palavras, além de alegar que está no ápice de sua forma e que está muito motivado para obter bons resultados.

Tendo em base isso, creio que, obviamente, há muita frustração por um começo de ano muito pobre: Para se ter uma ideia, nas 4 corridas desde 2008 no sistema de pontos atual, a Williams somou 33, 14, 6 e 0 neste ano. É uma queda clara, o que também pode apresentar a debilidade do time de Grove: Início de temporada.

Se no ano passado, nas 9 primeiras provas foram somados 20 pontos (entre Rubens e Nico), nas 10 posteriores a equipe conquistou 49 – Ou seja, mais que o dobro. Nas últimas 6 etapas, Barrica somou em 4 e Hulkenberg em três. Claro que a queda de rendimento da Force India pode ter ajudado nessa tarefa, mas a Williams estava lá, podendo manter um nível de competitividade e evoluindo.

Neste ano o carro é fraco e até agora não disputou nenhum Q3. Mas na Turquia em certa parte do final de semana o clima era positivo e aos poucos a evolução – Tanto que Barrichello conquistou o 11º lugar no Qualifying, apenas uma posição da última parte da classificação. Aliado a um bom ritmo de corrida, os primeiros pontos deverão vir em breve.

Ou seja, a principal pergunta é: Se a Williams melhorar, Rubens fica? Pois obviamente a próxima temporada pode se apresentar totalmente diferente desta – Tanto para pior quanto melhor. Com toda a sua experiência e anos em outras equipes, Rubens sabe muito bem o que é ter um carro fraco.

Em 2007, por exemplo, não somou nem um ponto sequer no ano inteiro (seriam 6 no sistema atual), e mesmo assim continuou com a Honda em 2008, conquistando um pódio em Silverstone. A esta altura da sua carreira não há muito o que perder, e a sua saída faria a Williams não ter mais o piloto que está levando adiante o projeto.

Ao mesmo tempo, seguramente Barrica não quer sair e fará de tudo para conseguir o melhor rendimento possível, assim como a Williams. O importante é manter um objetivo em meio a uma grave crise, onde estão trabalhando funcionários que já sabem que este será o seu último ano e tem o contrato garantido até o final desta temporada.

Isso significa que tudo o que Barrichello não tem que fazer é colocar, justamente ele, pressão sobre a equipe de forma pública. Se criar um mal-estar no time, a sua vida começará a se complicar em Grove e isso, sem sombra de dúvida, não pode acontecer.

Na minha opinião, é cedíssimo ainda para marcar qualquer previsão: 4 corrida pouco dizem sobre o que um carro poderá fazer nas próximas 16, e sinceramente acredito que, uma hora ou outra, a Williams pontuará e Rubens irá esquecer essas palavras.

A pergunta para vocês é: Se isso não ocorrer, acreditam que Rubens siga outro caminho?

19 pensamentos sobre “Barrichello e seu momento na Williams

  1. não sei não…penso que sairia pela porta grande de saisse, e não faria as tristes figuras que o SHUMI anda a fazer

  2. Se a Williams topar ele fica, esteja como o carro estiver. Sair?, e ir pra onde?, quem vai querer ele com a idade que está?

  3. Acho que este ano a “dança dos cockpits” será boa, com mais trocas de pilotos entre as equipes, não apenas rookies fazendo suas estréias na categoria. Rubens estaria melhor em outra equipe média, como a Sauber. Acho até possível, porque se Kobayashi fizer uma grande temporada este ano, não duvido que acabe sendo contratado por um time melhor. Contratos podem ser quebrados e multas pagas, principalmente pelas grandes equipes. Não acredito que Barrichello vá continuar na Williams se a temporada continuar no zero. E, com essa crise, não vejo muita esperança para sua equipe em 2011.

  4. Barrica é um bom piloto, mas sempre pecou por falar mais do que deve. Se ele sair da Williams, seja por vontade dele ou por vontade da equipe, corre um grande risco de ficar a pé em 2012 e possivelmente encerrar a carreira. Acho que ele deve saber ter postura e se posicionar corretamente nesse momento delicado da Williams.

  5. Se o cara fala, falou demais, se fica quieto é covarde e mercenario. Afinal, precisamos decidir, o Rubens fala demais ou é covarde e mercenario. Varios pilotos, esse ano, inclusive o Hamilton, baixaram o pau nas suas equipes, alem de insinuar, que poderia deixar a equipe e ninguém se preocupou se ele falava demais, mas acreditaram, que a equipe ia mal mesmo, de repente, começaram a andar e ninguém mais falou no assunto, nem Hamilton nem ninguém. O que o Rubens perderia por falar demais, mais um ano na FI., quem sabe. No momento, ele esta perdendo tempo, sossego e noites de sono, se for mesmo assim o melhor é fazer as malas e vir para casa, vai sofrer um pouco no começo, depois acha coisa melhor para fazer por aqui mesmo no Brasil.

  6. Embora não saiba como efetivamente está o ambiente interno, também acho prematuro descartar a Williams para o ano que vem.

  7. Tomás,

    Barrichello perdeu mais uma chance de ficar calado. É compreensível seu descontentamento, mas é o tipo de coisa que se resolve dentro do time e não mandando recado pela imprensa.

    Ele deve ter uma penca de propostas para 2012…

    abs

    • Fora do Brasil, o Rubens goza de um respeito, que na atual conjuntura é incompreesivel para os brasileiros, que o transformaram em piada de mesa de bar. O cara fala, e lá, eles escutam, e dão crédito ao que ele fala. Tem gente na midia internacional, conjecturando, que a direção da Willians, esta toda de aviso prévio, portanto sem comando efetivo, a não ser pelo incansavel Mister Willians, o que deixa a equipe toda em situação muito delicada.

  8. Barrichello sabe que se sair da Williams dificilmente terá outra chance na F1, não por sua habilidade, inquestionavel, mas sim pela atual situação da F1, onde se tiver dinheiro junto, corre. Então acho que essa postura, diferente do que estamos acostumados a ver vindo dele, está servindo apenas para fazer uma pressão da imprensa, em especial, sobre a equipe, pois um piloto com 20 temporadas lá tem um minimo de credibilidade quando fala, e qualquer coisa tem sua proporção aumentada pela mídia.
    Isso não é real, em 2013, quando teremos mudanças drásticas no regulamento, um piloto como ele deve ajudar muito um time em dificuldades. Ele não quer parar de correr, e a Williams não quer o perder.

  9. eu penso que se barrica sair da willianz ele ate poderia ir pra redbul pois la o vettel seria claramente o 1 piloto como na epoca de ferrari, apesar que eu penso que o rubens e um fraco piloto numca mostrou nada na f1 digno de ser considerado no minino bom piloto ,se fosse a metade do que muitos fanaticos pensao ele teria no minino 1 titulo de f1 ,eu concordaria se na epoca de ferrari ele sempre chegasse em 2 lugar no campeonato de piloto atraz do shumi mais ele so chegou 1 ou 2 vezes em vice.

  10. “Estou no auge da minha forma, a Williams precisa melhorar muito para chegarmos a um acordo para o ano que vem”

    É um fanfarrão esse Rubinho…

    A Williams criticou de Rubens em público quando ele chamou o carro de porcaria em 2010, pelas péssimas largadas, que aliás foram muitas?

    Criticou quando ele vacilou por 4 vezes no final de semana na AUS 2011?

    1) Jogou fora a classificação no Q3, notem que ele colocou roda na grama, erro dele.
    http://video.globo.com/Videos/Player/0,,GIM1469765-7759-RUBENS+BARRICHELLO+RODA+E+VAI+PARAR+NA+BRITA,00.html

    2) Perdeu posição para Heidfeld na largada.

    3) Erro grosseiro ao sair reto na curva na primeira volta(novamente colocou roda na grama, quis passar 2 carros que estavam brigando pela posição lado a lado, notem Rubens passando reto a esquerda, e ainda colocou a culpa no Perez!!!

    4) Erro bizarro tirando Rosberg da prova, digo bizarro porque se não me engano os 3 erros no final de semana foram na mesma curva.

    A Williams criticou de Rubens em público quando ele perdeu 3 posições na largada na Malásia(2:35 no vídeo),se recuperou , mas isso não tira o fato que largou muito mal…de novo.

    Largada Malásia Rubens 15°no grid

    China e Turquia para alívio da equipe, Rubens não cometeu erros grosseiros, mas também nem pontos marcou. Rubinho tinha no mínimo assumir parte da culpa, digo na parte de pilotagem, errou muito para apenas 4 corridas! Na parte técnica não dá para se cobrar muito, mas Rubens com tão DESTACADA experiência tinha pelo menos que marcar pontos. Ele cobra da equipe em público como se fosse recém campeão, esta muito longe disso…até o Schumacher já admite não ser mais o mesmo, e quando erra admite, caso da batida com Petrov na Turquia. Já Rubens não admite erros e ainda fala que esta em sua melhor fase como piloto, tenha dó.

    Grande fase de um piloto é no máximo 13 temporadas, depois se não tiver um grande carro, não consegue fazer diferença. Lauda em seu retorno em 83 foi décimo no mundial, foi campeão em 84 porque deu sorte de pegar um “foguete”, o mesmo aconteceu com Prost em 93, se fosse para os dois desenvolverem equipamento inferior para serem campeões não teriam mais “gás”, isso leva muito tempo, cerca de 3, 4 anos(olhem o caso da RBR anos atrás, 06/07/08). Olhem o sufoco que Schumacher e Rosberg estão tomando hoje na Mercedes, melhoras relevantes na Mercedes só daqui 2 anos, isso se a sorte ajudar. Na Williams hoje não sei quem é pior, se a equipe ou os pilotos…

    Schumacher briga pra chegar ao pódio, Rubens pra marcar pontos, esta difícil para os dois, quem escreveu sua história na F1, escreveu. Quem não escreveu, não escreve mais…é a vez das outras gerações, para muitos Di Resta no lugar de Schumacher seria uma boa, o mesmo pode se dizer do B.Senna no lugar de Rubinho…

  11. Rubinho aposta em pulseiras do Senhor do Bonfim para 2011
    http://www.diariodebarrelas.com.br/2011/01/17/rubinho-aposta-em-pulseiras-do-senhor-do-bonfim-para-2011/

    “Ano passado escolhi as pulseiras erradas, mas em 2011 voltarei a vencer”

    O Rubinho em 09 “trabalhou” muito, mudou cor de capacete várias vezes, camisa do timão foi um monte, depois apelou para imagem de nossa Senhora, colocou cavanhaque, tirou cavanhaque, fez de tudo para chamar a sorte para bater o Butão, Power Balance também não deu muito certo…deu no que deu, nem vice foi… Rubinho só não mudou o PRINCIPAL, a forma de pilotar, continuou o mesmo.

    Agora sobrou para Senhor do Bonfim, é um fanfarrão sem dúvidas…

  12. MASSA DIZ: SENHOR, TENDES MISERICÓRDIA; ELES NAO SABEM O QUE DIZEM ! . . . BARRICA, SE VC NAO FOSSE BOM PILOTO, JA TERIA PROVAVELMENTE TOMADO CARTAO VERMELHO DA F1. ENTAO, O CIRCO DA F1 SABE QUEM É VC, E TAMBEM SABE DO SEU POTENCIAL. É CLARO, QUE GOSTARIA DE VÊ-LO CAMPEAO DO MUNDO MAS, SE ISSO NAO ACONTECER; DE BOA, VC SEMPRE SERÁ RESPEITADO NO MUNDO DA F1; OU SEJA, PILOTOS E INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS O RESPEITAM E SABEM DO SEU CARATER E POTENCIAL. A POLITICAGEM, DO MEIO DA F1, NAO TEM INTERESSE, PELO MENOS POR ENQUANTO, QUE VC SEJA CAMPEAO. FALEI !? UM ABRAÇO DO MASSA, QUE SEMPRE IRÁ RESPEITA-LO, SEJA COMO PILOTO OU COMO PESSOA ! IN TÉ !!!!! . . . . . .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s