A atual situação de Massa

A exemplo do ano passado, e como todos pudemos notar, Massa está ficando para trás na sua briga direta com Alonso na Ferrari, o que logo deve abrir espaço para o foco de trabalho da equipe em Fernando – Algo natural, mas que não é aceto tão facilmente pela imprensa brasileira, por exemplo. Junto aos erros da Ferrari em estratégias, dificuldade com certos tipos de pneus e seus próprios erros, não ter pontuado na Turquia pesa em contra.

Enquanto Felipe explica que poderia ter sido 4º lugar em Istambul, e não 11º, fica claro que seu erro na última parada, quando não freou corretamente e a sua roda traseira continuasse girando, dificultando aos mecânicos fixá-la como deveriam. Antes disso, após o terceiro pit, escapou na curva oito e perdeu mais alguns preciosos segundos.

Em suma, esses fatores aliados em uma corrida disutadíssima, e onde Felipe encontrou dificuldade para passar os rivais rapidamente, se converteu em uma grande missão para chegar em apenas 11º, o que mostra não só um trabalho mal feito, mas também que os seus erros o prejudicaram bastante.

Obviamente, todos erram. Só que enquanto Massa penava atrás de Kobayashi fora dos pontos, Alonso conseguia o primeiro pódio da Ferrari na temporada, apresentando boa luta à Red Bull e vencendo a McLaren. Terceiro lugar que colocou 15 pontos a mais (17 no total) de Fernando sobre Massa no campeonato.

A diferença é muita? Certamente não, mas a advertência é que ela não pode aumentar se Felipe quiser continuar aspirando superar Alonso neste ano. Com a grande distância de Alonso para Vettel, não será difícil que a Ferrari obte por escolher um piloto como sue líder na busca de superar os rivais e brigar pelo título.

Mas para quem torce por Massa, não há o que temer. O carro está melhorando progressivamente, e o fato de o seu ritmo ser sido satisfatório durante a corrida na Turquia mostra que ele dará batalha, como fez em todos os GPs até aqui, e sem problemas que comprometam seu tempo no Q3, os pontos seguramente virão.

Ainda é cedo, mas a experiência de 2010, onde Felipe chegou a ser líder do campeonato nas primeiras etapas, mostrou que a Ferrari, sob o fato de não ter o melhor carro, escolha um dos pilotos para fazer frente ao resto. Isto, claro, com a diferença entre ambos sendo grande, assim como o rendimento – O que muita gente não entendeu na temporada anterior, quando Massa teve muitas dificuldades com o aquecimento dos pneus e era realmente inferior do que Alonso.

Se agora tudo está mais equilibrado, será ele quem não poderá cometer mais erros bobos para não ser deixado para trás.

20 pensamentos sobre “A atual situação de Massa

  1. Boa tarde Tomás e amigos deste blog.

    Portanto estás de parabens Tomás pelo optimo e transparente artigo.

    Bem, não tenho muitas palavras a comentar quanto este artigo.
    Unica coisa que tenho a dizer é que quando alguem diz que Massa sofreu com o aquecimento dos pneus, para mim é uma desculpa. Ano passado Massa foi distruido pelo Alonso porque é muito inferior comparado ao Aonso, e não vale a pena vir com aquela conversa do episodio da Alemanhã. Se este ano alguem acredita que Massa vai ganhar Alonso, so se for o dia das mentiras….

    • Edgas, Massa não está no mesmo nível de Alonso concordo plenamente, quanto ao Massa ganhar do Alonso esse ano acho que isso pode vir a acontecer sim. Tirando o último GP que foi desastroso para o Massa devido a erros tanto da equipe quanto dele, os GPs anteriores até que gostei da boa atuação do Massa. Como torcedor gostaria muito que o Massa mudasse de equipe, a Ferrari não é a mesma de anos atrás, se o que prendia o Massa a equipe era por ser uma equipe de ponta onde poderia lhe dar oportunidade de brigar por vitórias, títulos, vejo que no momento existem outras opções, muitas equipes boas em ação e outras surgindo, equipes com uma “politicagem” bem mais justa e atraente do que a da Sra. Ferrai. Cpts.

      • Obrigado Edgas.

        Realmente, respondendo também ao Lucas, não tem como discutir que Felipe foi inferior ano passado, mas este ano pelo menos está mais próximo no quesito ritmo de corrida. Está indo bem até aqui, mas esse pódio de Alonso e seu 11º lugar pesou em contra.

        Se tivesse dado tudo normal e fosse 4º, a diferença cairia de 17 para 5 pontos.

      • Concordo plenamente com Lucas. Acho que Massa sairia muito melhor na Red Bull ou na Mclaren do que na Ferrari.

  2. Mesmo problema que o Massa passa na Ferrari, Button passa na Mclaren e Webber passa na RBR, portanto não adianta mudar de equipe, o compaheiro esta a frente na tabela, pior caso, Webber.

    Sebastian Vettel,93
    Mark Webber,55

    Lewis Hamilton,59
    Jenson Button,46

    Fernando Alonso,41
    Felipe Massa,24

    Pelo menos na Ferrari Alonso tem errado bastante (largadas), porém, dessa vez, Alonso foi muito bem na Turquia chegando a 10 seg do líder e 2 de Webber, esses 10 seg não é muito, podem ser tirados até o fim do ano, porém, alguém acredita em milagre? Massa poderia ter chegado em 4º, o que seria muito bom, não deu, ele e a equipe erraram, paciência! Tirar 17 pontos nas próximas corridas não vai ser fácil (a tarefa de Webber e Button támbém é dura), mas também não é impossível, porém, acho mais realista apenas diminuir, ficar perto do espanhol na tabela seria muito bom para Massa…porém, vamos ver se a estrela do brasileiro ajuda. Esse 2º lugar trouxe alívio para o espanhol, o carro melhorou muito, como Alonso e Massa não são favoritos ao título, o foco é superar o companheiro na equipe, Massa ainda tem tempo. O carro Ferrari esta melhorando(em corrida) não há motivos para pânico, porém, o drama da equipe continua sendo o grid. Daqui a 3 corridas vamos ter uma noção melhor da real situação dos pilotos da Ferrari. Na tabela, até aqui, a briga é pelo vice:

    Lewis Hamilton,59
    Mark Webber,55
    Jenson Button,46
    Fernando Alonso,41

    Portanto, o carro melhorando Massa tem que reagir, ficar atrás de Alonso é ruim, mas atrás de todo mundo é pior, já nem sei se foi a Ferrari que melhorou muito, ou se Mclaren é que caiu demais, um pouco de cada coisa, deve ser isso…

    • Entendo, que o maior drama da Ferrari, ainda é o Sr. Domenicali e sua equipe ineficiente. Se isso não mudar, o resto não se arruma, com certeza.

      • Tomas, apesar que as corridas este ano estão emocionantes, mas o Vettel está irritando muito, mal começa a largada o cara ja está abrindo vantagens em segundos e não decimos. Está perdendo competividade. Se tudo continuar assim ja não vale a pena assistir as corridas, o que adianta assistir as corridas se ja sei que é o vencedor.

        No sabado ja é pior o pole ja é conhecido as sextas feiras que triste…………

  3. Massa está atrás de Alonso agora. Mas em 2010 Felipe estava bem no inicio do ano, na frente de Alonso, e com as atualizações, ele foi caindo e caindo. Esse ano pode ser a mesma coisa, mas com o piloto diferente. A equipe vai sempre previlegiar o espanhol, mas qualquer bobiada dele, Felipe está ali perto.

  4. Que o Massa é inferior ao Alonso todo mundo sabe, porém, a Ferrari faz toda questão de ferrar o Massa.

    Só um idiota para não perceber que a Ferrari deu uma segurada no Massa na Turquia.

    A Ferrari nunca confiou no Massa e não será agora que irá confiar.

    O que eu acho disso? O problema é dele que é um babaca mercenário, quisesse ganhar alguma coisa já tinha pulado fora da equipe depois da palhaçada da equipe ano passado.

    Massa é fraco de pilotagem e de personalidade.

  5. Eu creio que Massa só corre mais este ano na Ferrari, a menos que ele assuma ser segundo piloto (o que não é novidade pra ninguém) e caso a equipe aceitar, ele continua por lá. Mas vão pintar várias vagas para 2012 e eentre elas a Mercedes será uma boa opção!

    • Para este ano, não havia trocas possiveis, tudo continuou como estava em 2010. Em 2012, como o mundo só acaba em novembro ou dezembro, não me recordo bem, da tempo do Massa, correr por uma equipe mais descente, alias, qualquer equipe é mais descente, que a Ferrari, que agora, alem das tradicionais cagadas nos pit stop (lembram da mangueira de combustivel) ainda induzem o piloto a cometer erros grosseiros, já que a tensão dos erros anteriores o levam a perder a concetração na hora do pit, mas o pior, é que quando isso ocorre, o piloto é chamado de amador, a equipe apenas erra 1,2,3 vezes, na quarta parada, todo mundo já esta errando e revirando os olhos, pensando na proxima cagada. Por isso, qualquer coisa é melhor, que a Ferrari, até voltar para casa definitivamente.

      • Concordo, ela ja não tem clima favorável a ele!!!
        Um mudança seria bem vinda, mas que não faça igual o Rubinho e vá pra uma Honda da vida!!!! é só pedir pro irmão mais velho arruma uma vaga na mercedes…ali sim ele pode ser campeão….ou melhor ainda um RedBull pq jaja webber ta vazando fraquinho demais

  6. Em qualquer equipe d eponta o Massa vai ser segundão simplesmente porque ele é o pior dos melhores do atual grid.

    Na Mclaren perde fácil pro Hamilton.
    Na Red bull perde fácil pro Vettel.
    Na Mercedes levaria uma surra do Rosberg.
    Na Renault, seja com Heidfeld ou Kubica, apanharia da mesma forma.

    Só mesmo com uma mentalidade Galvanesca pode-se acreditar que Massa é piloto de ponta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s