Pit stops: Rapidez faz a diferença

Além do rendimento dos pneus, que é o principal fator que modifica a circustâncias da corrida, como ultrapassagens e as próprias paradas, os pit stops desempenham um papel chave na briga de segundos entre os pilotos – seja na frente ou lá atrás na corrida – e um único erro pode custar caro. Vendo os números entendemos melhor:

Dando uma olhada nos dados a respeito disto na Turquia, notamos que Vettel foi quem efetuou os pit stops mais rápidos entre os 4 primeiros durante a prova de domingo: O que já lhe garantiu quase três segundos de vantagem para seu companheiro e segundo colocado, Webber.

Paradas:

(número de parada, volta, tempo total do pit)

VETTEL:

  • 1: Volta 11, 20.623
  • 2: Volta 25, 20.112
  • 3: Volta 40, 20.385
  • 4: Volta 47, 20.489
  • (Total 1:21.609)

WEBBER:

  • 1: Volta 10, 21.050
  • 2: Volta 21, 20.421
  • 3: Volta 35, 20.843
  • 4: Volta 45, 22.087
  • (Total 1:24.401)

ALONSO:

  • 1: Volta 10, 21.308
  • 2: Volta 23, 21.732
  • 3: Volta 36, 21.702
  • 4: Volta 46, 21.379
  • (Total 1:26.121)

HAMILTON:

  • 1: Volta 9, 20.833
  • 2: Volta 20, 21.075
  • 3: Volta 34, 35.688
  • 4: Volta 46, 22.041 (Total 1:39.637)

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Total de tempo gasto nos pit-stops:

  1. Vettel: 1:21.609
  2. Webber: 1:24.401 (+2.792)
  3. Alonso: 1:26.121 (+4.512)
  4. Hamilton: 1:39.637 (+ 18.028)

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Isso quer dizer que a Red Bull não tem só eficiência na pista e rapidez com os pneus duros e macios, senão que também consegue realizar pit stops muito rápidos: O “pior” de Sebastian, no tempo total da sua entrada até saída do pit lane, foi de 20 segundos e seis décimos – Mais de meio segundo abaixo do melhor de Alonso.

A lentidão da Ferrari já está sendo costumeira em 2011 e como vemos logo acima, só nos boxes Fernando perdeu 4s e meio para Vettel e 1.7 para Webber. O detalhe é que ele chegou 1.2 atrás do Aussie na corrida, e nos números vemos que com um trabalho mais eficiente da Ferrari na hora das paradas, o segundo lugar poderia ter sido, pelo menos, mais possível.

O caso a parte é o de Lewis, já que na sua 3ª parada, na volta 34, houve um problema com a sua roda dianteira direita, o que lhe fez perder cerca de 15 segundos, minando qualquer oportunidade de sonhar com o 3º lugar.

Em suma, está uma prova que, mais do que nunca, as corridas podem ser perdidas nos boxes – E este é mais um ponto forte pouco explorado da Red Bull.

11 pensamentos sobre “Pit stops: Rapidez faz a diferença

  1. O Sr. Domenicali, precisa sair da Ferrari, a equipe ficou incompetente, relapsa, muito distante dos pits, que fazia na era Schumacher, quando batia todos os recordes neste quesito. Mencionei o chefe da equipe, mas creio, que com ele boa parte da equipe de mecanicos e engenheiros, tambem poderiam ir procurar emprego em outro lugar. Talvez, se o dono da equipe, exigir, esse pessoal possa ser demitido rapidamente, já, que se nós temos acesso a esses números, ele como piloto deve estar muito mais interessado em saber, como a Ferrari anda de marcha a ré, nesse quesito, que o esta prejudicando e muito.

  2. Thomas,
    Não entendi muito bem o que você quis dizer com “este é mais um ponto forte pouco explorado da Red Bull”.

    • Na parte de que é uma vantagem que a Red possui e a mídia não “anunciou” tanto, como as especulações de uma asa dianteira flexível, por exemplo. Ela é a mais rápida nos pits, e os números aí acima mostram essa vantagem.

  3. Thomas,
    Li que a Pirelli vai levar ao Canadá os pneus macios e supermacios.
    Se a Bridgestone já teve muito desgaste no passado, a Pirelli terá mais ainda… com estes tipos de pneu então, cada piloto deve fazer 9 paradas nos boxes.
    Tá sabendo de algo a respeito?

    • Se essas paradas se efetuarem, a escolha da Pirelli é um desastre. Segundo Paul Hembery, eles não tem dados históricos (claro que tem) para comparar, e espera que a escolha tenha sido certa.

      Macios e supermacios para Montreal, não sei o que esperar realmente.

  4. Concordo com o Newton, a Ferrari era a melhor equipe nos pits, imbatível mesmo. Como pode ter decaído tanto assim até com os mecânicos? As demais estão na média de sempre, mas tem que buscar a excelência nas trocas, qualquer segundo pode decidir uma posição, uma corrida, e até um campeonato!
    É como Rogério Ceni disse uma vez em uma entrevista; _Sou o melhor batedor de faltas porque depois dos treinos coletivos fico treinando faltas até 3 horas por dia!
    Eis a resposta senhores, falta de vontadedas equipes mesmo!!

  5. Fora a precisão da equipe RBR no boxes, o que impressiona também é que o alemão fica mais tempo na pista que os outros, ou seja, sabe economizar pneus, sendo o último a parar sempre volta com pneus mais novos, se precisar, tem como baixar o tempo se for atacado. Vettel tem 34 pontos de vantagem, esta tranquilo, mesmo que Hamilton vença as próximas 4 corridas, Vettel pode se dar ao luxo de chegar em segundo e ainda continua líder com 6 pontos de vantagem.

    165 Vettel
    159 Hamilton

    Agora, alguém acredita que a Mclaren tem carro para vencer 4 corridas seguidas? O carro Mclaren é bom, mas não é forte em todas as pistas, RBR não tem esse problema, e não vai ter problema de temperatura de pneus que “ferrou” a Brawn na seguna metade da temporada 09, a RBR foi bem em todas as pistas em 2010. A equipe de boxes de Vettel é mais precisa que a de Webber? Pelo jeito sim, mas não estão errados em dar mais atenção ao alemão, Vettel esta fazendo por merecer, 4 poles e 3 vitórias, e quando perdeu a liderança na largada na China não se apavorou jogando a corrida fora, chegou em segundo pensando na tabela, estava até rindo no pódio. A RBR começa a lembrar a Ferrari do início dos anos 2000, é precisa em tudo, não deixa detalhes fora(como ser precisa nos boxes), pode até errar, mas pelo jeito vai errar menos que as outras. Quanto ao Webber, se ele bater Lewis em 2011 e for vice, já será um grande resultado, ele mesmo admitiu que Vettel como piloto vem fazendo uma temporada impecável. Se Vettel for Bicampeão, vai ser o melhor piloto da atualidade em 2012. Hamilton e Alonso vem empatados um pouco atrás. Só uma sequência de quebras pra tirar o título de Vettel, e ele não merece isso…

    Curioso Vetttel ficar mais tempo na pista(as vezes várias voltas), o carro deve ser fantástico, teoricamente, se vc troca os pneus antes, volta com pneus novos e o tempo teria que ser melhor volta a volta em relação com quem esta de pneus usados. Vettel com pneus usados consegue manter bom ritmo em relação a pilotos com pneus novos…complicado superar um piloto assim.

  6. Desde o ano passado, sem o reabastecimento, os pits já eram muito importantes, mas dentro da normalidade era 1 por piloto. Esse ano é coisa de 3 ou 4, o que com certeza deixa os mecanicos mais apressados e nervosos. Mas isso não justifica o tempo das outras equipes. A Red Bull não é um time feito de ETs ou Robos, que fazem tudo perfeito, eles são humanos, e conseguem fazem em 3s os pits. Se Mclaren, Mercedes, Ferrari, principalmente, dessem mais atenção, e tempo de treino a isso, iriam melhorar muito.

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