Vettel é Pole em Istambul

Pole comemorada desde os boxes

Realmente, a Red Bull despistou com os treinos abaixo da média na sexta, já liderando com Vettel o FP3 e agora marcando uma ótima Pole Position nas mãos do mesmo Sebastian, com o tempo de 1:25.049. Webber completou a primeira fila dos touros saindo em segundo.

Quem surpreendeu foi a Mercedes, mostrando que a evolução é verdadeira: Rosberg larga em 3º e Schumacher em 8º. A McLaren acabou estando um pouco mais apagada, tendo Hamilton em 4º e Button em 6º.

Alonso conseguiu se meter entre os dois MP4-26, largando mais uma vez em 5º lugar. Massa não marcou tempo e sai apenas em 10º.

Completando os 10 primeiros, a Renault Petrov em sétimo e Heidfeld em 9º – E o russo continua superando o alemão.

Ficaram fora no Q1 Kovalainen, Trulli, D’Ambrosio (que será punido com a perda de 5 lugares), Liuzzi, Glock, Karthikeyan e Kobayashi.

No Q2, foi a vez de Barrichello, que estava em décimo mas foi superado por Heidfeld, Sutil, Di Resta, Maldonado, Pérez, Buemi e Alguersuari.  Destaque para os dois Renault e dois Mercedes no Q3.

Análise do treino e expectativas para a corrida, pela tarde! Comentários abertos.

  • Grid:
Pos No Piloto Equipe Q1 Q2 Q3
1 1 Alemanha Sebastian Vettel Áustria Red Bull 01:27.039 01:25.610 01:25.049
2 2 Austrália Mark Webber Áustria Red Bull 01:27.090 01:26.075 01:25.454
3 8 Alemanha Nico Rosberg Alemanha Mercedes 01:27.514 01:25.801 01:25.574
4 3 Reino Unido Lewis Hamilton Reino Unido McLaren 01:27.091 01:26.066 01:25.595
5 5 Espanha Fernando Alonso Itália Ferrari 01:27.349 01:26.152 01:25.851
6 4 Reino Unido Jenson Button Reino Unido McLaren 01:27.374 01:26.485 01:25.982
7 10 Rússia Vitaly Petrov França Renault 01:27.475 01:26.654 01:26.296
8 7 Alemanha Michael Schumacher Alemanha Mercedes 01:27.697 01:26.121 01:26.646
9 9 Alemanha Nick Heidfeld França Renault 01:27.901 01:26.740 01:26.659
10 6 Brasil Felipe Massa Itália Ferrari 01:27.013 01:26.395
11 11 Brasil Rubens Barrichello Reino Unido Williams 01:28.246 01:26.764
12 14 Alemanha Adrian Sutil Índia Force India 01:27.392 01:27.027
13 15 Reino Unido Paul di Resta Índia Force India 01:27.625 01:27.145
14 12 Venezuela Pastor Maldonado Reino Unido Williams 01:27.396 01:27.236
15 17 México Sergio Perez Suíça Sauber 01:27.778 01:27.244
16 18 Suíça Sébastien Buemi Itália Toro Rosso 01:27.620 01:27.255
17 19 Espanha Jaime Alguersuari Itália Toro Rosso 01:28.055 01:27.572
18 20 Finlândia Heikki Kovalainen Reino Unido Lotus 01:28.780
19 21 Itália Jarno Trulli Reino Unido Lotus 01:29.673
20 23 Itália Vitantonio Liuzzi Espanha HRT 01:30.692
21 24 Alemanha Timo Glock Reino Unido Virgin 01:30.813
22 22 Índia Narain Karthikeyan Espanha HRT 01:31.564
23 16 Japão Kamui Kobayashi Suíça Sauber
24 25 Bélgica Jérôme D`Ambrosio Reino Unido Virgin 01:30.445

28 pensamentos sobre “Vettel é Pole em Istambul

    • desconfio que o que aconteceu foi o seguinte:
      ele teve que usar um jogo de pneu macio a mais no q1 (e fez o melhor tempo)…
      no q3, reutilizou um jogo de pneu macio, já meio desgastado, para salvar um jogo novo para corrida…
      quando viu que o tempo estava superior ao do Heidfeld, nem se deu o trabalho de fechar a volta e ja entrou nos boxes…
      Bom, este é meu palpite

      • Talvez. O que fica claro é essa necessidade por poupar um jogo novo para a corrida: Isso é importante. Uma boa largada será essencial.

      • Palavras de Felipe:

        “Eu estava fazendo minha volta, mas acabei errando. Vi que, principalmente na curva nove, eu passei um pouco do ponto.

        O tempo que eu deveria fazer me colocaria mais ou menos na mesma posição em que eu estava. Era melhor eu voltar para o box e consumir uma volta a menos de pneu. “

  1. Impressionante desempenho da Mercedes, e parece que o Michael está um pouco mais próximo do ritmo do Nico.
    É uma pena o Felipe ter que largar em 10º. Mas se ele continuar fazendo boas largadas, pode ser uma grande surpresa na corrida.
    E o Kamui? Ele teve problemas no carro e não conseguiu marcar tempo no Q1. Mas ele deve largar na corrida, já que segundo a norma, ele mostrou nos treinos que “tinha condições para estar entre os 107%”.
    É uma pena para a Sauber o Kamui ter tido esse problema no carro.
    Mas vamos torcer por uma boa corrida para todos!

  2. E ae Tomás…blz?
    Foi bom a qualificação….agora com três equipes fortes, não mais duas.
    Não entendi o que aconteceu no final, com o Massa, que parecia que iria terminar bem no Q3….mas
    Como torcedor do Schumacher, gostei de mais , ele foi bem rápido, não tão consistente, mas acredito em uma grande melhora em prova, pois em corrida o Schumacher, na minha opinião vem sendo superior ao Rosberg….

    Agora é esperar por amanhã….

    Abraços, e até mais.

    • Schumacher esta penando para fazer tempo em apenas uma volta, ele precisa de uma sequencia para fazer uma Fly lap. Mas concordo com vc, em corrida ele bem mais consistente. Espero que ele ganhe varias posições na largada para dar um calor no Button e no Hamilton.

  3. Sem novidades. Aconteceu tudo conforme o roteiro, só espero, que na corrida, o roteiro seja rasgado e aconteça tudo muito diferente, senão a corrida vai dar sono. A sensação, quato ao Massa, é que ele sentiu, que não ia melhorar o tempo e resolveu poupar pneu e motor. Estranho é o carro do Alonso, conseguir tempo sem precisar do pneu macio e o Massa não, parece, que aquela diferença entre os carros da Ferrari esta de volta, afinal, o Alonso andava desaparecido e precisava dar uma resposta para a torcida e a equipe, que aposta tudo nele, apesar de vir se dando melhor, que o Massa na qualificação, o desempenho do Alonso em corrida é que tem deixado a desejar, mas persistindo a diferença de desempenho dos dois carros, provavelmente o Massa é que vai correr atras a partir de agora. Quanto ao Hamilton, foi discreto e Button mais ainda, mas com certeza vai andar mais durante a corrida. As Mercedes, parece, que acertaram a mão, principalmente com o Nico, que larga em terceiro, já Schumacher esta andando, quase um segundo atras do companheiro de equipe. Surpresas, mais nenhuma, RBR., na frente, Mercedes confirmando o bom momento e a Ferrari, se arrastando atras como quarta força.

    • O que aconteceu na ferrari é o seguinte: (tomaz pode ir mais a fundo nisso)
      o novo pacote aerodinamico (asa dianteira, traseira e mais algum artefato aerodinamico no carro) conseguiram fazer o f150 (no caso do alonso) poder render mais usando pneus duros.
      No q2, se não falha a memoria ele se classificou bem e sem muito esforço usando pneus duros.
      A ferrari pelo que se observa está com problemas na frente do carro e com isso provavelmente perdendo alguns decimos preciosos.
      Acredito que a ferrari vá conseguir ainda ter um carro competitivo esse ano, mas o campeonato já estará decidido.
      Acredito que é uma corrida para o Button (não tendo nenhum problema na corrida) chegar em segundo lugar. O hamilton deve papar o lugar do webber com o nico no quarto lugar, burocráticamente como ele se acostumou a fazer.

    • Acho, que amanhã, as McLaren podem surpreender, afinal, os motores Mercedes empurram muito, e se o Hamilton souber poupar os pneus, pode dar McLaren novamente em Istambul. Temos, que torcer tambem, para o Nico pressionar bastante as RBR., no inicio da corrida, quem sabe assim, as coisas ficam mais faceis para os demais.

      • Com uma boa largada, Nico pode sonhar. Pelo menos, em segurar um pouco o ritmo de uma Red Bull, a McLaren pode chegar. Vai ser interessante.

  4. Sera, que o Webber, vai dar sopa para o Vettel, ou vai partir para cima? Eu acredito, que vai com tudo para cima do alemão, então, tudo pode acontecer. Mas, tudo depende da largada de ambos, vou torcer para os dois “engasgarem” e o Nico pular para frente, ai o bicho vai pegar.

  5. Se a F1 amanhã for tão agitada quanto a GP2 de hoje, vai ser uma corridaça! Na GP2, muitas ultrapassagens e acidentes impressionantes. Mas o papo é Fórmula-1 e a pole de Vettel não surpreendeu. Uma boa largada amanhã é crucial para ele, pois se ficar para trás, pode acabar se envolvendo em um toque a acabar com sua corrida. As primeiras curvas em Istanbul são particularmente traiçoeiras na largada e não duvido que o pessoal da frente acabe se envolvendo em confusão. Acho que o Nico vai vir muito forte na largada e deve pular na frente do Webber, que larga pelo lado sujo da pista. Hamilton também larga por dentro e não vai aliviar para o Alonso que vem logo atrás. Já tô até vendo as fritadas de pneus e a salada de cores na primeira curva…
    Mas torço para que o Vettel largue mal e alguém segure o ritmo lá na frente. Aí vamos ver muita emoção e ultrapassagens. E quem sabe uma chuvinha também. Não seria nada mal…
    Boa corrida à todos!!

    • A largada do GP2 foi mais divertida e interessante do que o GP do Bahrein do ano passado… E a propósito, ele já está pronto para receber a F1 de volta neste ano segundo dito. Não sei se é bom ou ruim…

      • Com o Kers e a ATM, é bom. Uma corrida a mais para ser disputada, 25 pontos a mais em jogo. Tomare que remarquem.

  6. Seguindo-se o que se viu até aqui, ficou evidente que Vettel só perdeu na China por um erro grosseiro de estratégia da RedBull, amanhã, mesmo que largue mal, vai dar Vettel.

    Logicamente que podem acontecer acidentes, mas, em corrida normal Vettel colocará a concorrência no bolso.

    Isso é ruim para o campeonato, mas, muito bom para aqueles que torcem pelo alemão.

  7. Ah, ontem a correria foi tanta que esqueci do bolão, vou lá pra rabeira esse final de semana…

  8. A RBR “matou” a Mclaren fazendo a mesma jogada de estratégia, agora pra segurar Vettel, vai ser complicado. Vettel e Webber nem se preocuparam em sair mais cedo da classificação, tamanha confiança! Pole já não tem mais o mesmo valor como “antigamente”(GP da China), ultrapassar para vencer é possível, desde que, use a inteligencia nos treinos, foi assim que Lewis venceu o GP da China. O problema é que a RBR copiou tudo, então, fazer a pole voltou a ser importante…rs

    Impressionante a evolução da Mercedes, eles bem que falaram, o carro era bom, mas tinha algo errado, mudaram a forma de trabalhar e o carro disparou…

    Já o Schumacão além de não ser mais o mesmo, esta sem sorte. No terceiro treino fez 1:26.038 e na classificação 1:26.646.

    Diferença grande de 0.608, dava para brigar pelo quarto lugar no grid, todos baixaram o tempo do terceiro treino, mas para Schumacher bater Nico em classificação é tarefa complicada o próprio Schummy já admitiu isso, Rosberg em treino é em média 250 milésimo mais rápido que Schummy. Na corrida Rosberg tem que se cuidar, seu ponto fraco é justamente as largadas, pelo menos nisso Schumacher continua fera, ou mantém ou ganha posição. Em ritmo de corrida o véio melhorou, dá para brigar com Nico, o problema é largar um pouco atrás, mas hoje com a Mercedes andando bem tem como ultrapassar, então dá para o véio se recuperar. Schumacher chegando em quinto com Rosberg no pódio é dia de festa para a Mercedes. O velho alemão(até o fim do contrato) pontuando bem e conseguindo pódios, já fez sua parte, não dá para exigir mais. Ficou claro, piloto em final de carreira(ou voltando da aposentadoria) só dá para pensar em título se pegar um carro de “outro mundo”, como aconteceu com Lauda em 84 e Prost em 93. Lauda em 83 foi 10º no mundial e Prost um fiasco em 91, foi até despedido. É como eu falo, pegar um carro pronto pra ser campeão é uma coisa, fazer o carro evoluir até o título é completamamente diferente, tem muito mais valor. A idade e 3 anos parado pesou muito para Schumacher, mas valeu pela tentativa, outros campeões depois dos 40 não tiveram a mesma coragem de voltar.

    Curioso como a Mercedes evoluiu em pouco tempo entre a MAL e CHN, e muito disso foi por que mudaram a abordagem nos treinos, algumas atualizações também ajudaram como aquela entrada de ar no bico, muito bom ver a Mercedes se recuperando. Agora é momento de Rosberg mostrar se é bom mesmo, ou apenas consegue bater um Schumacher fora de forma. Superar Lewis e Vettel que são jovens é outra história, falta um pouco de arrojo em Rosberg, mas é um piloto muito eficiente, raramente erra, esta longe de ser um pilotinho qualquer. A Mercedes melhorou, mas tem muito palpite do Schumacão nesse carro, falo na hora de projetar o carro, pena que o Schumacão não é mais o mesmo, pelo menos ele admite a velocidade da nova geração. AMercedes apostou na experiência de um e a velocidade do outro, sorte do Nico, e o Rubinho ainda disse para Rosberg cair fora da Mercedes…

    • “e o Rubinho ainda disse para Rosberg cair fora da Mercedes…”

      Essa frase diz tudo sobre a personalidade do Barrichello, bom piloto, mas, sem garra e motivação para reverter situações difíceis, em síntese, nasceu para ser coadjuvante nunca protagonista.

  9. Os dois primeiros não tem o que comentar. Fizeram o que tinham o que fazer. Há de se destacar Rosberg, que sai em 3º, Alonso, em 5º, Button pelo mau resultado, em 6º, Massa pelo péssimo resultado, em 10º, Barrichello bem em 11º, e Liuzzi, que se colocou na frente da Virgin do Glock.
    Para amanhã, com a inconstancia de Vettel, não sei em quem apostar, mas acho que pode vir uma surpresa…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s