Análise: O que esperar na corrida de domingo

O vencedor?

A Pole de Vettel já era esperada após o breve 3º treino livre hoje de manhã, e ela se confirmou categoricamente com uma volta voadora no Q3. Tanto Sebastian quanto Webber pouco se esforçaram para ter esta 1ª fila em mãos e comemoraram apreensivamente desde os boxes, enquanto foi Rosberg quem mais se aproximou, com um surpreendente 3º lugar.

Red Bull:

A corrida para a Red Bull não deve ser difícil se nada de anormal ocorrer: O desenvolvimento do KERS, que já trouxe complicações nas 3 corridas anteriores, está em uma boa fase e os problemas de super-aquecimento foram deixados para trás. Com ele funcionando perfeitamente, o risco de ter uma largada ruim pelo seu não funcionamento diminuem bastante.

Além disso, como Vettel e Webber deram apenas uma volta no Q3, tem um jogo de macios reservado para a corrida, o que tem um peso estratégia de grande importância – Foi assim com Hamilton na China.

E claro que não restam dúvidas quanto ao equilíbrio e velocidade do RB7 na maioria das pistas do calendário – E na Turquia ele realmente encaixa muito bem. Se a liderança for mantida, e isso é importante ressaltar, Sebastian e Mark poderão tirar alguma vantagem até a 1ª parada do que tendo alguém na frente.

Mercedes:

O ótimo terceiro lugar de Nico hoje mostra um bom trabalho da Mercedes em evoluir um carro que realmente era muito inferior para um carro que classifica a apenas 1 décimo do tempo de um Red Bull. Um feito incrível, diga-se de passagem.

Rosberg fez uma volta genial, tirando o que mais pôde do carro, e sem esquecer de algo importante: Economizou um jogo de macios para a corrida. Isso o coloca como natural candidato à vitória se o seu Mercedes poder seguir um ritmo próximo aos Red Bull, o que deverá tornar a corrida interessantíssima. Claro que não será nada fácil ingressar entre os dois primeiros, já que a McLaren está logo atrás.

Quem não saiu satisfeito do Q3 foi Schumacher, que larga apenas em oitavo. Segundo ele, o carro deslizava demais e não foi possível alcançar o ritmo ideal. É, obviamente, decepcionante para Schummy largar 5 lugares atrás que Nico, mas a corrida promete mostrar outro panorama.

McLaren:

Tendo em vista uma corrida seca, quem se complica é a McLaren, já que o 4º e 6º lugares de Lewis e Jenson no grid refletem a necessidade de caçar posições complicadíssimas quando se tem Red Bull e um competitivo Merceces pela frente.

O fato de ambos pilotos largarem desde o lado sujo dá pista é outro problema – não perder uma posição na largada é quase impossível. Isso termina sendo uma frustração, afinal a McLaren saiu novamente no Q3 para melhorar seu tempo e não teve sucesso, o que também deixa Lewis e Jenson sem um jogo de macios novos reservados para a corrida.

Obviamente que o objetivo principal será chegar ao pódio, mas os pontos de largada já seriam a missão completa satisfatoriamente.

Ferrari:

Não seria exagero afirmar que Alonso foi muito bem no classificatório de manhã: Colocou a Ferrari entre as McLaren e ficou a 8 décimos da Pole, recortando os 1.4 s sofridos na China. A verdade é que a Ferrari trouxe melhorias e, segundo Fernando, o carro está mais confortável para pilotar.

Claro que ainda tudo está longe do ideal, tendo em conta também que a Mercedes entrou na briga e Rosberg foi melhor, mas sabendo que em 2010 a melhora chegou depois de 10 corrida, estando na 4ª neste momento e ir progredindo, sem dúvida é positivo.

Quem não conseguiu marcar tempo no Q3 foi justamente Massa, que errou an sua tentativa e depois abortou a outra já que o tempo deveria ser similar se arriscasse e ele tinha apenas um jogo de macios disponível (já havia usado um no Q1 para passar). Lembrando que o seu 150 teve o motor trocado antes da classificação.

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Os três melhores tempos de cada setor mostram a óbvia presença da Red Bull, mas destaque para Rosberg e Schumacher – Além de Button no S3:

  • Setor 1: VET 31.493/ROS 31.613/HAM 31.650
  • Setor 2: VET 30.040/HAM 30.208/WEB 30.226
  • Setor 3: BUT 23.503/MSC 25.507/VET 23.516
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Dito isto, está aberta a sessão de comentários para vocês deixarem sua visão antes da corrida: Quem vence, e quem pode surpreender?
Artigo postado às 19:35 horário de Brasília, 07 de maio de 2011.

12 pensamentos sobre “Análise: O que esperar na corrida de domingo

  1. Meu “chute” para quem vence a conquista é Sebastian. Seguido por Mark e depois Lewis. Acho que o Kamui pode surpreender saindo lá de trás – óbivo, com as limitações que a Sauber tem. E acho que Michael também pode dar alguma “vivacidade” a corrida!
    Será que a corrida da Turquia deste ano vai ter as disputas de “equipe” que vimos em 2010? Só a corrida dirá!
    Boa noite a todos!

  2. A largada do gp da Turquia promete.
    -Webber vai largar para mostrar à redbull que ele pode chegar a frente do Vettel;
    -Vettel vai tentar provar o contrario;
    -Rosberg largara do lado limpo da pista e, se souber aproveitar, deve levar uma pequena vantagem contra Webber;
    -As mclarens mesmo largando do lado sujo vão tentar tirar o prejuízo;
    -Schumacher e Massa vêm mais atrás mas costumam largar bem e devem engrossar o pelotão da frente após a primeira curva.
    Isso é o que da pra prever por que com esse pirellis e a atm nada é impossível,quer dizer, as hispanias nunca vão ganhar uma corrida, mas tirando isso…

  3. A surpresa que eu disse no ultimo post era Rosberg, e continuo com ela. Estarei na torcida por ele, caso Massa não tenha chance, claro. Não é dificil que na largada Rosberg, no lado limpo, passe Webber, no sujo, e já pressione Vettel.
    Mais atrás é complicado. A briga entre Hamilton, Alonso e Button deve ser linda, e Schumacher e Massa devem apertar os 3.
    Resumindo, a largarda deve ser demais.

  4. Se Vettel largar bem e nada anormal acontecer, ele leva 3ª vitoria em 4 gps!!! Se nao aposto, em Webber ou Nico!!! Ja se Massa economizou realmente um jogo de pneus da pra ganhar algumas posiçoes, ja que a Ferrari tem o ritmo de corrida melhor que o da Mclaren (analisando o lap chartin da FIA, do FP2)!!! Fernando tem boas chances de subir no podio, mas nao tera carro pra segurar o pneu macio extra de Webber ou Vettel no final da corrida, ou seja, 4 novamente ou 5!!!

  5. De todas as equipes, sem dúvida a mercedes foi a que melhor reagiu. Apesar disso, a Red Bull continua sendo o melhor conjunto.

  6. Se os primeiros colocados passarem “limpos” pelas primeiras curvas, acredito que Vettel vai disparar e não vai ter pra ninguém, com Webber em segundo. Mas eu tô achando que vai ter confusão lá na frente nesse início de corrida…

  7. Segundo um tweet da Ferrari, está ensolarado na Turquia. Infelizmente, meus amigos, ainda não é agora que veremos uma corrida molhada esse ano.

  8. Ao que parece, a nao ser que alguém tente alguma estratégia ousada durante a corrida, somente Webber pode tirar a vitória de Vettel. Mas pra isso ele tem que desafiar o alemão logo na largada e assumir a primera posição. Ou então vai ver mais uma vitória do seu companheiro de equipe e sua disparada no campeonato..

    Vamos esperar.

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