Webber próximo de se aposentar?

É de conhecimento geral, pelo menos para quem acompanha diariamente a F1, que Webber nunca chegou a estar à vontade em seu espaço com a companhia da estrela juvenil, Vettel. Com a tendência e a “politicagem” em volta de Sebastian por parte de Horner e Marko, a já azeda personalidade de Webber cria rachaduras na sua relação com a equipe.

A intensa briga e medição de forças entre ele e o resto da Red Bull já teve alguns dos seus detalhes revelados para todos nós, como a batida no GP da Turquia/2010 e a polêmica da asa dianteira no GP da Inglaterra do mesmo ano.

Não é estranho que Mark possa ser encaixado como o segundo piloto da equipe. A diferença de idade, história na própria Red Bull (já que Sebastian vem faz tempo com ela) e até o talento obviamente pesa em favor de Vettel, e o título do ano passado realmente fechou o pacote. Com contrato renovado, não há dúvidas que a Red Bull visará o seu desenvolvimento nos próximos anos, e Webber não irá querer sustentar esse papel por muito tempo, apesar de ser capaz de superá-lo.

O detalhe é que não dependerá exclusivamente da vontade do Aussie – O seu contrato (que é anual, renovados temporada após temporada) termina ao final de 2011 e a renovação do mesmo será em base dos seus resultados nesta temporada, inferiores aos de Vettel até agora.

Diante disso, Webber disse em entrevista durante o Road Show da Red Bull em Turim :

Veremos o que acontecerá. Se a equipe não me quer mais, terei que decidir: Me aposentar ou trocar de equipe?

Horner já havia dito tempos atrás que Mark não tem nenhum desejo em trocar de equipe, o que requer uma nova adaptação em uma nova equipe, que seguramente deverá ser menos competitiva. Aos 34 anos e com um ciclo quase completo na F1, aposentar-se talvez seja a melhor escolha.

Enquanto isso, Webber se mostra forte na disputa interna com Vettel, e a ótima corrida na China deixa uma imagem boa para ele. Nas próximas 3 corridas do calendário, em 2010, ele marcou a Pole Position em 3 e venceu duas (sendo 3º em outra). Se repetir isso, colocará uma pressão em cima de Seb, que é tese é tudo o necessário para causar uma nova guerra em Milton Keyes.

Já vocês, apóiam que Webber continue na Red Bull ou preferem que uma jovem promessa, como Ricciardo ou Alguersuari, sejam o companheiro de Vettel? A sessão de comentários está logo abaixo.

14 pensamentos sobre “Webber próximo de se aposentar?

  1. Webber já não tem idade para estar na F1, o seu talento não o ajuda tanto quanto Schumi ou Barrica. Raramente é apoiado pela equipe, então para o proprio e para a F1 seria mais interessante que ele parasse, já que os 3 pilotos da Toro Rosso iriam disputar aquela vaga, e qualquer um que “sair na frente” já é melhor que Webber.

  2. Realmente quando se está próximo dos 35 anos já é uma época para se pensar em aposentadoria, mas, ele ainda não entrou na curva da decadência, ao contrário, cada vez ele ganha mais experiência para usar sua principal arma: A regularidade na corrida q ajuda ele a assegurar pontos para disputar com colegas de equipes mais habilidosos.
    Sobre em qual equipe terminar ele ainda tem um tempo na RBR pq os seus sucessores ainda não estão “maduros” e ele já falou que quer terminar a carreira na RBR.

  3. Eu acho que enquanto Mark tiver um carro competitivo à mão, é besteira falar em aposentadoria.
    Quanto a Ricciardo, pra mim continua sendo apenas uma promessa. Já Alguersuari, nem promessa eu não considero mais. Eu preferia o Bourdais.

  4. Com certeza o Webber não vai permanecer na RBR., se vai se aposentar é outra estoria, que teremos de contar mais adiante, afinal, o que vai ter de equipe querendo saber o segredo da RBR. Já discutimos aqui antes, que ele só não esta fora da RBR., esse ano, por conta dos mistérios do equipamento, que ele poderia levar para outras equipes, se é que existe mistério na FI., que não possa ser desvendado, geralmente são as irregularidades, que mais preocupam os donos de equipe.

  5. Nunca foi “flor que se cheire”, e não é páreo para Vettel, porém, é um bom segundo piloto, se quiser continuar nesse papel acho que a equipe estará fazendo um bom negócio em mantê-lo.

  6. Mark Webber, com um carro bom nas mãos, vem se mostrando um piloto bem competitivo. Superado por Coulthard em 2007, foi melhor que o escocês na temporada seguinte.

    Desde 2009 ao lado do alemão Sebastian Vettel, mesmo sem moral junto ao time rubrotaurino, consegue somar pontos e corridas arrojadas, além de ultrapassagens. Tem sido um dos pilotos mais espetaculares, superado apenas por Lewis Hamilton, na minha opinião.

    Acredito que ele não tenha vida longa na Red Bull, e também na Fórmula 1, até por conta da idade. O principal objetivo da escuderia austríaca é promover um competidor com promessa de resultados no futuro, e pode ser o conterrâneo do aussie, Daniel Ricciardo.

  7. Quem for para a red Bull ou lá permanecer terá que se contentar com o posto de segundo piloto seja quem for. Isso só acabará na Red Bull quando Vettel deixar a equipe, por volta de 2015, quando acredito que seguirá para a Ferrari.
    Mark, a meu ver, se não conseguir fazer uma boa temporada como a do ano passado, se aposentará ao final desta.

  8. A idade começa a se tornar um peso quando o piloto não consegue mais ser competitivo, falta motivação, visualizar um horizonte. Neste caso, somente o Schumacher se encaixa neste perfil (no meu ponto de vista), dos pilotos mais velhos que aí estão. Tanto Webber quanto Barrichello, ainda tem lenha para queimar, basta saber se alguma outra equipe optará pela experiência na temporada 2012, do que jovialidade e impulso da garotada nova!

    • Vaga em equipe menor para um piloto experiente numa equipe pequena sempre vai ter.
      A questão é se iria compensar.

      • Uma equipe de média para pequena sempre que precisar de um piloto experiente acredito que pilotos que tenham o estilo do Webber sempre estarão nessas lista. A questão é se eles desejaram ir para essas equipes mais fracas.

      • Eu diria que o que influência nas pequenas é mesmo o quanto de $$ esse piloto trará!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s