Abu Dhabi sofre mudanças em nome das ultrapassagens

Um dos circuitos mais apáticos dos calendário, onde apenas as gigantescas e luxuosas construções árabes dão o poder de chamar a nossa atenção, finalmente receberá alguns retoques no traçado para, evidentemente, facilitar as ultrapassagens, algo que realmente não é fácil de se lograr em Yas Marina.

Os organizadores, como não poderia deixar de ser, concordaram com a possibilidade de renovar os setores, curvas e traçado do carro com o objetivo (visando também o poder da asa traseira móvel e Kers) aumentar a emoção da corrida que fechou o mundial em 2010, tendo na sua fachada a impossível e frustrada ultrapassagem de Alonso sobre Petrov sob o desespero das últimas voltas.

Os planos que irão se confirmar em breve contam com estas características:

A chicane das curvas 5 e 6 e a entrada da curva 7 serão mais amplas, para permitir aos pilotos poder rodar em um trilho distinto, tanto para entrar e passar atráves da curva. Será desenhada novamente a curvatura à esquerda na saída da chicane da curva 9, para permitir que seja abarcada de forma mais aberta e, desta maneira, o piloto possa passar outro carro pelo lado exterior.

Por último, previamente, as duas lentas curvas para a esquerda, 13 e 14, irão se transformar em uma única curva, mais suave, visando transforma o circuito mais fluído próximo ao final da volta.

Para entender melhor o que está escrito acima, vale dar uma olhada no desenho de Yas Marina:

As mudanças foram bem-vindas, como por exemplo expressou Schumacher, mas será preciso ver como elas contrastarão com o resto do traçado – Que por si só não é agradável. Seguramente termina sendo um bom alívio para Tilke, mesmo considerando esse circuito um dos seus piores desenhos até aqui.

Mas a F1 precisa da comunidade árabe, e Abu Dhabi fornece todos os requisitos necessários para se encaixar no calendário moderno, mesmo não sendo tecnicamente atrativo para os pilotos.

Acima de tudo, é a tentativa de colocar Yas Marina na condição de um circuito mais plausível e que possa trazer suficientes atrações para ser respeitado. Por enquanto, as esperanças estão no papel.

16 pensamentos sobre “Abu Dhabi sofre mudanças em nome das ultrapassagens

  1. Muito boa a novidade, afinal esse autodromo foi umas das piores idéias surgidas na FI., nos ultimos tempos. As mudanças, podem não tornar o circuito uma maravilha, mas pior do que esta, com certeza não vai ficar.

      • Caro Vito, arabe, não sabe mais o que fazer com tanto dinheiro, principalmente agora, que o Petroleo esta com o preço nas alturas. Quem sabe, vai que os caras acertam a mão. Nós só podemos torcer pelo melhor, senão, veremos a mesma merd……de sempre.

  2. Espetacular corrida de Gilles Villeneuve na chuva com o bico do carro danificado
    ,controlando a máquina em época que não tinha suspensão ativa, telemetria, controle de tração, câmbio semi automático etc…

    Villeneuve também podia dizer que os pilotos do final dos anos 80 e início de 90 venciam corrridas “artificialmente” com tanta tecnologia.

    Corrida em portugês, gravação áudio e vídeo em ótimo estado. Rede Globo-narração Luciano(graças a Deus)do Valle e R. Leme.

    Senha dos arquivos (se precisar) : Comunidade-FujiTV-Orkut

    Parte 1-> http://www.megaupload.com/?d=7KKX5GZV

    Parte 2-> http://www.megaupload.com/?d=5IFWMZ9A

    Parte 3-> http://www.megaupload.com/?d=QQ0TU1FQ

    Parte 4-> http://www.megaupload.com/?d=T240DOHN

    Projeto FujiTV -> http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93785171

    Mais vídeos raros no link:

    http://blig.ig.com.br/blogdohramer/2010/08/08/downloads-de-corridas-completas-e-documentarios-de-formula-1/

    Não sei se todos links estão habilitados, mas vale a pena pesquisar, só peguei essa corrida do Canadá, o jeito é ir “garimpando”. Melhor pegar o vídeos rápido, antes que saiam do site.

  3. Quando vi a noticia, achei que fosse uma mudança radical, mas pouco muda. Vai ficar chato do mesmo jeito.

  4. Fundir duas curvas pra tirar o cotovelo: alguém vai ter coragem de tirar a roda do traçado pra fazer ultrapassagem e cair no areião que estão virando as pistas por causa do pneus?
    Além disso, eu não me lembro, esse ano, de uma ultrapassagem legal, tudo falso, pra mim não faz diferença isso, quero corrida, não teatrinho.

  5. Se Alá Quiser, até lá, o povo de Abu Dabhi entra na onda revolucionária que tomou conta do oriente médio e esse GP sequer será disputado, abrindo cada vez mais espaço para a volta de pistas tradicionais.

    ALGARVE, ALGARVE, ALGARVE!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s