Ferrari pressionada por resultados

É muito comum ver a imprensa italiana festejar e fazer da Ferrari ou seus pilotos heróis quando o momento é bom e os resultados satisfatórios vêm com facilidade. Foi assim com Schumacher, Raikkonen, Massa e Alonso – em parte de 2010. O problema aparece quando a Scuderia não corresponde as expectativas (que geralmente ela mesma se auto coloca), e o “amor” dos jornais italianos parece desaparecer em um instante.

Obviamente, a justificativa é clara: Com toda a áurea depositada em cima de Alonso pela perda do campeonato do ano passado e a retomada da busca do tri em 2011, a frustração aparece evidente com um carro longe de ser competitivo. E ver Alonso e Massa, juntos, nem sequer somar os pontos do líder até aqui pesa em cima dos torcedores esperançosos que, tendo em vista a pré-temporada da Scuderia, esperavam lutar pela ponta com a Red Bull.

Neste estágio, a mesma imprensa que já desceu em críticas a Massa, colocou em xeque a contratação da Ferrari por Alonso depois do erro de Fernando no GP da Bélgica 2010 e a também a mesma que o alçou nas estrelas com as vitórias que o conduziram à liderança da tabela  (isso sem esquecer das críticas em cima da péssima estratégia da Ferrari em Abu Dhabi), não está satisfeita com a atual forma da equipe de Maranello.

Sinceramente, não sei até que ponto isso pode chegar. Enquanto Montezemolo praticamente grita “Esta não é a Ferrari” e Alonso e Massa ainda mostram sua decepção com a dura realidade, “La Stampa”, “La Repubblica”, “Corriere della Sera”, “Gazzetta dello Sport” e “Corriere dello Sport” induzem esta história para um drama maior.

Talvez o 150 melhore, como em 2010 ocorreu com o F10, mas ainda tudo parece pouco esclarecedor. O carro está lento, não se encontra com os pneus duros e Alonso não dá a impressão de estar à vontade com ele: O fato de ter sido mais lento que Felipe em Shanghai demonstra na pista isso.

Seguramente começaremos a ver os “novos pacotes” e promessas de melhora, que podem até dar certo, mas o título de 2011 está muito longe e só um milagre será capaz de colocar um carro sem pódio até o momento na frente do equilibrado e rapidíssimo RB7 de Vettel.

Mas impossível, como foi provado na temporada passa, e tendo a sorte ao lado, com certeza não é.

18 pensamentos sobre “Ferrari pressionada por resultados

  1. Saudades da época em que a Equipe Ferrari era mais aplicada e seria,não somente com seus fãs, mas tb com seus pilotos…

  2. Esperemos o tal pacote, q pelo menos dê pra brigar com as McLarens.

    Alguém aqui participa do Bolão PRemiado do bolaof1.com.br? Tão dando uma camisa linda da MErdedes no próximo GP.

  3. Pessoal,
    quanto à prova da China, sendo bem otimista: se o trabalho de box tivesse sido meio segundo melhor em cada parada, e os 2 pilotos da Ferrari tivessem feito 3 paradas, vocês não acham que os 2 poderiam ter chegado ao pódio???
    Eu honestamente acredito que sim!
    Então a Ferrari tem que continuar a trabalhar em novos “pacotes” aerodinamicos como sempre trabalhou, mas o foco deve ser em melhorias no gerenciamento.
    Cinco anos atrás a Ferrari tinha o pitstop mais rápido e dava banho na estratégia, hoje passa vergonha.
    A Ferrari precisa de pessoas melhores no gerenciamento no nível de pista.

    • Esse é um dos pontos, que a Ferrari devera atacar. A equipe é relapsa, desatenta, comete erros primarios para uma equipe de FI., e ninguém faz nada. O Sr. Domenicali, deveria ter perdido o emprego o ano passado, mas, parece que na terra da pizza, é assim, que as coisas acabam. Não da para culpar os pilotos pelos erros grosseiros, que a equipe comete e com certeza, fosse uma dupla menos experiente, as Ferraris, não estariam andando nem entre os 10 primeiros. Pelo que eu li no domingo na imprensa da Espanha, eles tambem estão muito insatisfeitos, mas com esse carro, não da para fazer milagres, e mais a equipe jogando contra, ai a coisa fica muito mais dificil.

      • Pois é, essa é a equipe que investe pesado em carros esportivos, tem carros ótimos, mas na F1 tá levando um couro de uma fabricante de bebida energética…o que é pior que isso? Por isso Montezemolo está cobrando resultado na pista, a batata vai assar se na próxima prova as coisas não melhorarem, cabeças vão rolar!!!

  4. Eu concordo com você, principalmente Massa.

    Credito ainda esta falta de resultados a uma tentativa de “italianização” da equipe, com perda de qualidade do staff.

    Outra coisa meio forçada e esta tentativa de Montezemolo de se lançar na política italiana utilizando o 150º aniverário da unificação.

    A cúpula da Ferrari é cheia de mafiosos, porém, sem a competência do grande “Vito Corleone”, estão mais para “Fredo Corleone”.

    Em suma, está todo mundo meio perdido na Scuderia.

  5. A Ferrari passou anos penando com sua tradicional desorganização, Jean Todt chegou em 1993 mesmo assim os títulos não vieram, em 1996 chegou Schumacher e na mala Ross Brawn junto, trabalharam duro por 4 anos para depois vir aquela “criticada” hegemonia Vermelha, destroçando todos os recordes. Os Italianos ficaram com a esperança de que Alonso seria um novo Schumacher e que um novo domínio seria instituído. Mas ao que parece A diferença entre o Alemão e o Espanhol vai além da pilotagem.

    • A parte técnica decaiu depois da hegemonia Vermelha com a saída de Ross Brawn, Jean Todt, Rory Byrne e nomes como esses são muito difíceis de se encontrar por aí.

  6. Que falta o tio Ross faz, hein? A Ferrari vai precisar de muita ORGANIZAÇÃO e sorte para conseguir se colocar melhor no campeonato.
    PS: Ah, Tomás, o Fernando não “contratou” a Ferrari não, rs :;)
    Abraço para todos!

  7. A Ferrari já foi a equipe queridinha. Hoje tanto com suas atitudes, com seus pilotos, e com seus resultados ele perdem pra Red Bull e Mclaren, e a imprensa italiana não perdoa.

  8. Senhores, li uma noticia, neste momento, informando que a Ferrari encontrou o problema de carro F150º Itália, na verdade com o túnel de vento de Maranello. Segundo o site do Globo Esporte, com informações colhidas do jornal espanhol AS a Ferrari pode ter seu desempenho aumentado em 1s. A equipe de Maranello deve voltar a utilizar o túnel de vento da Toyota para o resto do campeonato, no qual também foram feitos testes ano passado.
    Tomás Motta e amigos do blog, por favor, expressem suas opiniões sobre isto.

    • Sim, exato João, li essa notícia primeiramente no sempre confiável James Allen. Será interessante, ao mesmo tempo, ver o que ocorrerá com essa voltar ao túnel de vento da Toyota, se ocorrer.

  9. isso foi apenas uma maneira de acalmar a torcida e a midia enquanto eles procuram soluçoes imediatas , esse mesmo problemo aconteceu com a honda em 2008 e tiveram que esperar ate o proximo ano por que nao teve mais jeito e o carro tambem era equilibrado em curvas e lento nas retas , e so se destacava em corridas com chuva, acho que o Briatore tem razao , podem começar a pensar em 2012 . pelas declaraçoes do alonso a coisa é seria.

  10. O Montezemolo, vai a imprensa e grita, que quer resultados. Pois muito bem, até onde vai a responsabilidade do Montezemolo nos destroços, que a Ferrari chama hoje de carro de FI. Ele não é o o Capo de tuti capo da Ferrari, não é ele que contrata e demite, principalmente o pessoal da equipe técnica da Ferrari? É, então porque esta gritaria toda, para chamar mais a atenção para sua incompetencia colossal, ou alguém ai, acha, que existe um responsavel mais direto por tudo, que esta acontecendo. Quando o navio afunda, o ultimo a abandonar o posto é o capitão, e se ele afunda por incompetencia da tripulação, quem mais alem do capitão é responsavel pela incompetencia da equipe, que ele formou? Quando o barco afunda, a culpa é de alguém, e o Montezemolo não sabe de quem, ele só pode estar brincando.

  11. Se o problema for mesmo relacionado ao tunel de vento, então pelo menos eles sabem onde se originou o problema. Mas se for isso mesmo, é bem provável que leve um certo tempo para conseguirem ajeitarem as coisas, mesmo usando o túnel da Toyota!
    #DramalhaodaFerrari

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s