Hamilton vence espetacular GP da China

> 3ª vitória da McLaren e segunda de Lewis em Shanghai <

Lewis Hamilton acabou de vencer o disputadíssimo e digno de recordação GP da China, com uma atuação celebrada por toda a equipe em um circuito que o pessoal de Woking devia realmente aproveitar o potencial do MP4-26 nas retas, o poderoso Kers e o potente motor Mercedes. Uma linda corrida, melhor que a do ano passado, onde temos McLaren e Red Bull dominando a ponta do grid e campeonato.

Resumo da corrida:

A largada foi decisiva para o desenvolvimento da primeira parte da corrida – e uma surpresa para a grande maioria – Já que Vettel, mesmo usando o seu Kers corretamente, perdeu as duas posições para a dupla da McLaren. Com isso, Button assumiu a liderança, seguido estrategicamente por Lewis.

Um pouquinho mais atrás, Rosberg conseguiu algo que não prometia ser fácil: Se defender de Alonso e Massa, mantendo o 4º lugar. E não só teve sucesso como manteve o ritmo no início. Outro destaque, claro, é o ganho de posição de Felipe sobre Fernando, deixando o asturiano em 6º.

Com os 10 primeiros de macios, Di Resta pulou para sétimo, enquanto Alguersuari caiu apenas para 10º, sendo depois ultrapassado por Kobayashi e Petrov.

E foi o próprio Jaime que iniciou as paradas nos boxes, na volta 10, colocando macios, seguido por Liuzzi. Mas Alguersuari teve o pneu traseiro direito colocado de forma errada e o perdeu depois de sair do pit, o que pode provocar uma multa à Toro Rosso por segurança.

Na volta seguinte foi a vez de Webber (que trocou de duros para macios), Schumacher (macios) e Maldonado pararem, sendo que Mark retornou em 20º. Di Resta parou na 12 e Rosberg se deteve na 13, voltando em 10º lugar.

Apenas duas voltas depois, Vettel ultrapassa Lewis pelo segundo lugar, com a ajuda da ATM, e segue para os boxes atrás de Button. Mas Jenson se confunde de pit (para no da Red Bull) e até ir ao seu, entra em desvantagem e perde a posição para Sebastian.

Nos momentos seguintes, Lewis e Massa param também, e Felipe “ultrapassa” Hamilton com a estratégia. Alonso faz o seu pit stop, sendo o último dos 6 primeiros a fazer isso, mas a Ferrari erra na parada e Fernando volta atrás de Schumacher, em oitavo. Enquanto isso, na frente, Rosberg (que já havia parado) assume a liderança.

Depois de uma boa briga entre Alonso e Schumacher pelo 6º lugar (que Fernando acabou vencendo), Button faz sua segunda parada, caindo de 5º para 8º. Na volta 26, é a vez de Rosberg e Hamilton pararem, deixando a liderança nas mãos de Vettel, com Massa e segundo e Alonso (11 segundos atrás) em 3º.

A Ferrari, porém, apostou em uma estratégia de duas paradas, e Fernando começou a virar 3 segundos mais lento do que o resto, tanto que foi sendo ultrapassado até parar na volta 33, colocando duros para ir até o fim – E Massa na 34, com a mesma opção.

Seguem-se Jenson e Lewis na 38 e 39 respectivamente, de duros igualmente. Fechando as paradas nos líderes (isso porque Massa e Vettel arriscaram parar duas vezes), o então líder Rosberg faz seu pit e volta em 3º.

Dali em diante Hamilton começa a ultrapassar – primeiro Rosberg e depois Massa -, e começou a ficar claro que os pneus mais desgastados, tanto os de Felipe quanto os de Vettel, entravam em desvantagem aos novos de Hamilton e Button em especial.

Com isso, Lewis chega muito rápido em Sebastian, o líder, aproximadamente a 7 voltas do término. A estratégia de duas paradas foi aos poucos se mostrando desagradável para Vettel e especialmente para Felipe, que foi ultrapassado por Button, Rosberg e Webber, caindo para 6º.

> Lewis aplica sua ultrapassagem decisiva sobre Vettel <

Na volta 54, Hamilton passa perfeitamente Vettel pela vitória, mostrando a Red Bull indefesa, também, nas retas. Paralelamente a isso, Mark estava cerca de 2 segundos mais veloz que os primeiros, tendo a proeza de passar Nico pelo 4º lugar restando duas voltas para o fim e conseguindo um pódio espetacular ao deixar Button para trás na penúltima volta.

Finalmente, a McLaren comprova a tese que eu já vinha desenvolvendo desde Sepang: A Red Bull era mais vulnerável na China e Lewis conseguiu uma vitória que já era esperada por alguns, tendo em vista que Shangai apresenta boas características ao MP4-26.

No fim, vence Lewis, com Vettel em segundo e um fantástico Webber completando o pódio, este, segundo ele, dedicado para a Red Bull.

  • Resultado da corrida:
  1. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 56 voltas
  2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 5s1
  3. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 7s5
  4. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 10s0
  5.  Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 13s4
  6. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 15s8
  7. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 30s6
  8. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 31s0
  9. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 57s4
  10. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min03s2
  11. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1min08s7
  12. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 1min12s7
  13. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1min30s1
  14. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1min30s6
  15. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
  16.  Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), a 1 volta
  17. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1 volta
  18. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1 volta
  19. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), a 1 volta
  20. Jérome D’Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
  21. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
  22. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
  23. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) a 2 voltas
  24. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), Abandonou
  • Campeonato de Pilotos:
  1. Sebastian Vettel (Red Bull) 68
  2. Lewis Hamilton (McLaren) 47
  3. Jenson Button (McLaren) 38
  4. Mark Webber (Red Bull) 37
  5. Fernando Alonso (Ferrari) 26
  6. Felipe Massa (Ferrari) 24
  7. Vitaly Petrov (Renault) 17
  8. Nick Heidfeld (Renault) 15
  9. Nico Rosberg (Mercedes) 10
  10. Kamui Kobayashi (Sauber) 7
  11. Michael Schumacher (Mercedes) 6
  12. Sebastien Buemi (Toro Rosso) 4
  13. Adrian Sutil (Force India) 2
  14. Paul di Resta(Force India) 2
  • Campeonato de construtores:
  1. Red Bull 105
  2. McLaren 85
  3. Ferrari 50
  4. Renault 32
  5. Mercedes 16
  6. Sauber 7
  7. Toro Rosso 4
  8. Force India 4

_________________________________________________________________________

A vitória para Lewis tem grande importância na sua disputa interna com Jenson, já que abre 9 pontos de vantagem, sendo o atual vice-líder do campeonato, ainda distantes 19 atrás de Sebastian, que tem 68.

É interessante observar que Lewis acertou ao economizar um jogo de macios no sábado, tanto que ele mesmo admitiu que esse fator foi importante para o 15º triunfo de sua carreira e o segundo em Shanghai. O campeonato começa a ter seus traços melhores definidos e fica claro que a McLaren está na briga.

Ano passado, em Istambul, a dobradinha foi Hamilton-Button, que viram de camarote o acidente entre Webber e Vettel. Tendo em base esses dados, a Red Bull deve vir forte, e bem mais precavida em disputas internas na pista.

Para finalizar por agora e dormir um pouco, ficou claro que a estratégia de duas paradas se mostrou errônea e Vettel, Massa e Alonso sofreram claramente com ela, especialmente a dupla da Ferrari, que se arrastou na pista na última parte.

Colocações finais: Ótima corrida de Hamilton, fantástica corrida de Webber, Ferrari mais uma vez erra na estratégia, destaque para a prova de Rosberg e Hispania, que completou com seus dois carros as 56 voltas.

No momento é isso, pela tarde mais análises. Fiquem à vontade para opinar!

97 pensamentos sobre “Hamilton vence espetacular GP da China

  1. E é isso aí, Lewis, com todas as dificuldades, conseguiu levar a McLaren à frente!
    Grande corrida para a McLaren, grande corrida para a Red Bull!
    Bom domingo a todos!

  2. Depois voltarei para finalizar…

    Hamilton foi espetacular, mereceu a vitória, porém, se há alguém que tirou a 3ª vitória consecutiva de Vettel na temporada, e ninguém disse isso ainda, esse alguém é a RedBull.

    Estratégia de duas paradas com esses pneus, até eu que não sou profissional da F1 sei que nunca daria certo.

    A prova de que foi bastante equivocada essa estratégia é a colocação de Webber com três paradas.

    Fico me perguntando quando ganha um engenheiro desses para fazer uma cagada tão grande.

    Parabéns Hamilton, vergonha para a RedBull.

    • Em certa parte é verdade, a estratégia de duas paradas acabou não dando certo, mas era difícil avaliar isso antes de ter os dados dos tempos de voltas.

      Para Alonso não faria diferença, como ele mesmo disse, mas a Ferrari penou com os duros.

  3. Concordo com o Regazzoni, a Red Bul usou tatica de quem não tem nada a perder, a Ferrari usou a mesma tatica, lembrando que a Ferrari não tinha menor esperança de vencer, assim vjo que a RBR tirou a vitoria de Vettel, mas ainda vejo a RBR superior, com a tatica certa levaria e nesse intervalo mais longo até a Turquia se os homens acertar o Kers, volta tudo ao normal….Webber fez uma corridaça…. Massa na adversidade tem se mostrado superior a Alonso, mas acho que cedo ou tarde vai ter ordem de equipe, “Massa não passe o Alonso na Largada por favor” Ferrari Ladeira a baixo…..

      • Palavras de Alonso, o problema é que os outros tbm terão as suas atualizações, sem bem que a ferrari ano passado fez a melhor copia do RBR do ano, a Maclaren era mais original, esse ano tbm aderiram a copia, vamos ver no que dá.

  4. Cagada de estrategia da Red Bull (ainda bem). Melhor corrida do ano, com destaques para Webber, Hamilton e Schumacher.

  5. Curiosidades GP da China –

    1. Karthikeyan parou apenas uma única vez e terminou em último.
    2. Massa termina pela segunda vez seguida na frente de Alonso em 2011.
    3. 15ª vitória na carreira de Hamilton.
    4. 3ª vitória da McLaren em Shangai, 2ª de Lewis.
    5. Sergio Pérez foi o piloto a parar mais vezes, com 4 pit stops. Terminou em 17º.
    6. 14 pilotos terminaram na mesma volta do líder.
    7. McLaren, Red Bull, Ferrari e Mercedes terminaram a corrida com seus dois pilotos na zona de pontos e 8 primeiras posições.
    8. Apenas um único piloto abandonou, Jaime Alguersuari.
    9. A volta mais rápida da prova foi de Webber, na 42, com 1:38.993.
    10. Vettel tem 19 pontos de vantagem ao vice-líder no campeonato, Lewis Hamilton.
    11. Nos 8 primeiros lugares do campeonato de pilotos, apenas dois mudaram de lugar: Hamilton pulando para 2º e Petrov para sétimo.
    12. Primeiro piloto a parar: Jaime Alguersuari.
    13. Primeiro pódio de Webber em 2011.
    14. Di Resta terminou uma corrida novamente na frente de Sutil.
    15. Mostrando que a Force India foi rápida nas retas, Sutil marcou a maior velocidade na linha de chegada: 260.6 km/h.
    16. Alonso marcou apenas a 15ª volta mais rápida da corrida. Massa, a décima.
    17. Webber dedica pódio à Red Bull.

    Estatísticas da temporada –

    1. Vitórias: Sebastian Vettel: 2 e Lewis Hamilton 1.
    2. Pole Positions: Sebastian Vettel: 3.
    Pódios: Vettel: 3, Hamilton: 2, Petrov: 1, Button: 2, Heidfeld: 1 e Webber 1.
    3. Voltas mais rápidas: Mark Webber: 2 e Felipe Massa: 1.

    • Dessas curiosidade quero destacar a de Sérgio Perez, ele começou botando banca de que seria o novato do ano e já acabou a graça! Outro é o Maldonado, Barrichello, mesmo com um carro ruim, conseguiu levar a barata a 13° posição! Por isso digo, só dinheiro no bolso, não resolve o problema das equipes, tem que ter piloto competente também!

    • Pérez e Maldonado conseguem chegar atrás de Kovalainen, acredito que seja a primeira vez que alguém consegue terminar depois de um dos carros das três equipes caçulas.

  6. ontem eu fiz um comentario e disse que queria ver o vetel segurar as maclarens e nao segurou, uma coisa é correr com sobras e outra é defender posiçao de igualdade , e para min o vetel nao convenceu, pode ate ser bicampeao mais o carro continua sendo melhor do que o piloto, se tivesse mais 05 voltas o weber venceria a corrida ele ainda tem muito o que provar.o Massa andou muito bem e com regularidade isso é importante, mais para min como ele estava andando bem perto dos ponteiros chegando ate a passar o hamilton a ferrari deveria ter feito 03 paradas ate por que os peneus do massa estavam durando mais do que o do hamilton e rosberg entao poderia ser melhor, mais foi bom ver o chorao apagado na corrida, isso mostra que com carros iguais o massa pode derrotar o alonso , que no momento parece que ouvio o Briatore e desistio do campeonato deste ano. primeiro disse que sonhava com podiun, e agora vai correr para terminar a corrida, daqui a pouco ele vai pra Hispania , entenderam o trocadilio ?

    • Se o Vettel não pôde segurar mais foi por culpa, principalmente, da estratégia da equipe e a falta ou deficiência do KERS.

  7. Corrida sensasional, muito divertida. Vai colocar fogo no campeonato, que parecia já ter o dominio de Vettel.
    Bem, para mim a vitória de Hamilton foi mais que merecida, visto que a Mclaren fez tudo certinho quanto a estratégia de corrida para seus pilotos. Já a Red Bull, só acertou a estratégia de Webber, o carro fez 3 paradas e estava um foguete, uma das voltas de Webber chegou a casa de 1:38. Espetacular. Sebastian tinha carro para fazer 3 paradas e vencer a corrida com sobras, antes do primeiro pit stop ele utrapassou Hamilton com facilidade e em seguida acompanhou Button para os Boxes, deixar o menino praticamente descalço em mais de 10 voltas para o fim da corrida e ainda sem Kers é uma maldade, ele até tentou pobrizinho… bem, talvez foi melhor assim, o erro da Red Bull ajuda a manter a disputa no campeonato.
    Ah! E o que foi aquilo que o “Butão” fez… eu ri demais, acho que ele já está pensando em mudar de equipe ano que vem e está treinando a parada nos boxes na equipe taurina.
    E por fim, parabéns para Webber e o lado ainda “pensante” da Red Bull, se a corrida durasse mais um pouco ele passaria Vettel e Luizinho com certeza.

  8. Primeiramente, apesar de ser um torcedor de Vettel e para que não haja uma interpretação errada de minha análise, gostaria de ressaltar que Hamilton merece cada elogio que ganhar em relação à sua performance na China, foi grande.

    Dito isto, vamos aos pitacos:

    PILOTOS

    HAMILTON – Foi o nome do final de semana, largou bem, soube poupar pneus (coisa que ninguém achava que ele conseguiria fazer), fez várias ultrapassagens (inclusive fora da área do DRS), e, finalmente, foi maduro o suficiente para esperar a hora certa de dar o bote em Vettel, em síntese, não foi perfeito no final de semana pela classificação, mas fez uma corrida sensacional. NOTA 10.

    VETTEL – Acho muito engraçado ainda existirem pessoas que questionem o potencial de Sebastian. O cara é campeão mundial (o mais jovem da história), uma máquina de obter pole-positions, líder absoluto do campeonato e vinha massacrando seus adversários há exatas 06 (seis) corridas, hoje foi claramente prejudicado pela estratégia da equipe, chegou em segundo e ainda tem gente falando que ele precisa provar alguma coisa. Me desculpem, mas, isso é coisa de torcedor fanático. Sebastian dominou inteiramente o final de semana até a largada, largou mal é verdade, mas se recuperou, vinha em um ritmo muito bom, fez várias ultrapassagens provando que sabe recuperar posições, mas, no final, era uma vítima fácil para Hamilton, pois tinha um pneu com 11 voltas a mais, só não vai ganhar nota 10 porque sem ganhar a corrida não tem jeito. NOTA 09.

    WEBBER – Com relação à corrida em si, foi a sensação, largou em 18º, mas veio em um ritmo alucinante, com ultrapassagens muito mais arrojadas dos que as do próprio Hamilton (várias vezes indo na sujeira), só não é o nome da prova porque não ganhou a corrida, mas foi de longe a melhor performance, comprovando que as RedBull ainda estão à frente da concorrência e que alguém vai receber um puxão de orelha na equipe (pois erraram feio com Vettel). NOTA 10.

    BUTTON – Apesar de levar alguns pontos achei fraca sua performance, esperava mais do piloto que mais sabe economizar borracha e que tinha tudo para estar ao menos no pódio, errou feio no primeiro pitstop, coisa de amador. NOTA 06.

    ROSBERG – Fez uma excelente corrida, esteve sempre na luta pelas primeiras posições, e, se não me engano, teve sérios problemas de freios na parte final da corrida, o que impossibilitou de lutar pela ponta, enquanto esteve com o carro em boas condições foi um dos mais fortes. NOTA 08.

    MASSA – O fiel escudeiro “Sancho Massa” deve estar começando a incomodar o “Don Alonso Quixote das Astúrias”, esse negócio de humilhar o chefe nas largadas já deve ser motivo de cara feia pros lados de Maranello, agora, além disso, faltava meter o ferro no chorão nas corridas, não falta mais. Massa fez a melhor corrida sua desde que sofreu o acidente, foi impiedoso com Alonso, deu passão em Hamilton, assustou Button, e, não fosse a estratégia ridícula da Ferrari lutaria palmo a palmo com Hamilton, Vettel e Webber por um lugar no pódio. NOTA 09.

    ALONSO – Tadinho, muitos dizem que é o mais completo da atualidade, mas me expliquem, como um piloto que não sabe largar pode ser considerado completo (já são 04 corridas em que ele simplesmente despenca nas largadas), além disso, seu ritmo nas corridas não tem sido lá essas coisas, deve estar muito irritadinho, se o carro não render, não demora a começar a desancar a Ferrari na mídia, quando acontecer, os mafiosos vão se arrepender de tê-lo contratado. NOTA 04.

    SCHUMY – Gostei da prova do velhinho, mesmo que esta volta esteja detonando as estatísticas do “Sapateiro” é muito bom ver “o cara” na pista, a gente sempre espera uma manobra diferenciada e ele até que corresponde de vez em quando, foi uma boa corrida dentro das circunstâncias, mas nada demais. NOTA 06.

    PETROV – Esteve bem de novo, lutou por posições e chegou melhor do que largou, foi combativo, portanto, tem merecido elogios. NOTA 06.

    KOBAMITO – O cara é da pá virada, fez várias ultrapassagens, sempre é um piloto do qual se espera alguma coisa, apesar do carro limitado, chegou nos pontos, gostei. NOTA 07.

    EQUIPES

    MCLAREN – Foi perfeita no final de semana e, milagrosamente, resolveu o problema de Hamilton faltando 30 segundo para o início da corrida, além disso, é a esperança contra o domínio da RedBull, merece todos os elogios neste final de semana. NOTA 10.

    REDBULL – É aquilo, mesmo sendo a equipe a ser batida, de vez em quando acontece da própria “entregar o ouro” para os adversários, e, este final de semana foi um destes dias. Não se enganem, a RedBull tirou a vitória de Vettel, que, sem comunicação com a equipe, nada pôde fazer, a McLaren, por outro lado, foi perfeita. Não fosse seus pilotos e o prejuízo seria maior, ou seja, esse final de semana foi carregada por seus pilotos. NOTA 05.

    MERCEDES – Esteve muito bem na estratégia e nos trabalhos de pit, infelizmente, seus carros não foram bem e apresentaram problemas de asa no treino (Schumy) e de freios na corrida (Rosberg), no geral foi bem e apresentou uma melhora em relação ao início da temporada. NOTA 07.

    FERRARI – Eu tenho a nítida impressão que a Ferrari não confia em Massa, e, por isso, está perdendo oportunidades importantes de fazer pontos. Na China, a equipe de Maranello ferrou com seus dois pilotos, mas, especialmente com Felipe, está feia a coisa. NOTA 04.

    RENAULT – Foi um decepção neste final de semana, poderia ter ido melhor, mas, essa mania de deixar piloto para fazer tempo na última hora acabou por minar as chances de Heidfeld, e, com o problema de Petrov na qualificação, foi apenas coadjuvante. NOTA 04.

    SAUBER – Está lutando contra gigantes e com uma excelente regularidade, Peter Sauber está dando aula em Frank Willians. NOTA 07.

    LOTUS – Merece menção honrosa pela grande melhora do ano passado para cá. NOTA 07.

    Resumindo tudo, acho que não dá para cravar que a RedBull vá perder a dianteira, mas, é uma alento para a competição que a McLaren esteja com possibilidade de lutar por vitórias.

    Vettel, para mim ainda é o melhor, mas a verdade, é que entre os grandes (Vettel, Hamilton, Alonso, Button e Schumy), detalhes podem decidir vitórias, portanto, não aceito esse papo de que qualquer deles precisem provar alguma coisa, todos são campeões mundiais e pilotos extraordinários sendo fundamental a performance do carro.

      • Obrigado Lucas. Tomara que as próximas corridas sejam tão eletrizantes quanto essa.

    • Vamos lá Cassius.

      Como sempre, perfeitas análises, concordo com tudo, mas alguns pontos queria discutir. Rosberg e Schumacher sofreram com o consumo de combustível no final da corrida, o que fez ambos diminuir ritmo e perder melhores posições, no caso de Nico, o pódio inclusive.

      E, sobre Vettel ser o melhor da atualidade, tudo, tudo mesmo, se facilita com um RB7 em mãos. E isso não se discute, afinal não poderíamos jamais esperar isto de Sebastian no Ferrari 150.

      Com isso, acredito que Vettel viva “no mundo das estrelas” com essa máquina em mãos. Ele está fantástico, sim, teria vencido não fosse a estratégia de duas paradas da Red Bull, mas “e se colocássemos Hamilton, Alonso ou seja quem for no mesmo carro?”. Com certeza, eu queria muito ver isso. Porque comparar Seb com os outros em carros inferiores é dureza.

      Alonso está errando muito. Mas foi assim ano passado. Errou na largada na China, errou no qualifying na Turquia, e seguramente mais erros que não lembro. Depois, quando venceu na Itália, Cingapura, Coréia e chegou líder em Abu Dhabi, era “o cara”. Como dizem, todo piloto é visto pela sua última corrida, e nesta Alonso foi mal, e o seu carro pior.

      Massa parece melhor do que ele até agora, arriscando mais, mas gostaria de esperar para ver se a Ferrari melhora, mesmo que demore, como em 2010. Se o fizer, veremos a opinião da maioria até lá.

      • Boa Noite Amigos.

        Concordo plenamente com o que o Tomás está dizendo e assino em baixo.

        Portanto, a historia não me deixa mentir. Seb desde que tem esta maquina voadora nas mãos, parte na pole o que faz é so acelerar e sem ameaças, gostaria tambem de ver ele com um F150 ou um MP4-26 nas mão se faria o que ele faz com aquele foguete de RB7. Com toda sinceridade mesmo a minha avo com aquele foguete seria campeão antecipado…..

      • Mas é exatamente isso que eu falei no fim do post. Qualquer dos melhores no melhor carro tem a obrigação de ganhar e Sebastian ganhou e continuaria ganhando não fosse o erro crasso da RedBull.

        O que eu acho engraçado e alguém querer afirmar que Vettel não mostrou a que veio, que ainda tem de provar que é um dos grandes.

        Ora, se ele não é um dos grandes o que são Alonso, Hamilton e Button, o que eles tem de melhor que Vettel?

        E parece que a maioria, inclusive você, se esqueceu de que a primeira vitória do garoto foi numa Toro Rosso em Monza (me fale de outros pilotos que conseguiram tal feito, ToroRosso é pelotão intermediário para fraco, muito diferente de Renault, McLaren e Brawn GP).

        Pode até ter gente que considera Vettel abaixo de alguém e eu respeito, mas, meu ponto é que os números comprovam que eu posso dizer que ele é o melhor da atualidade sem que isso seja um exagero, a verdade é que ele não deve nada a nenhum outro que está no grid, independente do carro.

      • Não ponho em dúvidas que Vettel já mostrou a que veio e que a sua passagem pela Toro Rosso demonstram seu potencial. Até aí tudo bem.

        Aliás, tecnicamente Sebastian é sim o melhor da atualidade, afinal é só olhar a tabela do mundial. Mas no atual momento, é fácil avaliar ele como o melhor. O interessante é fazer o mesmo se nas próximas duas ele errar e bater e perder espaço no campeonato.

        O carro apresenta muito do que o piloto pode fazer, infelizmente, e o Red Bul é o melhor de todos.

    • Você deu nota 09 para o Massa? Achei que ia viver para ver isso! rs…
      Mas ele realmente foi merecedor de um 9!
      O Massinha tá pondo as asinhas de fora

      • “Você deu nota 09 para o Massa? Achei que ia viver para ver isso! rs…” [2]
        Mas foi justo.

  9. Belissima corrida, cheia de ultrapassagens e disputas lindas. Lindas como a corrida de Hamilton, que esteve na frente, atrás e passou todo mundo na ultima parte da corrida. Vettel optou por duas paradas, e se deu mal. Assim como ontem, não tenho comentários para Webber, entretanto, hoje foi pela excelente atuação. Button não fez grande coisa, foi sem sal e sem açucar. A Mercedes melhorou colocando Rosberg em 5º e Schumi em 8º. A Ferrari aquela mesma coisa da Malásia, mas hoje com uma corridaça de Massa estragada pela estratégia, e uma boa corrida de Alonso, estragada por (mais) um erro da Ferrari.
    Na largada Vettel usou o Kers, e em nada adiantou. A Red Bull precisa evoluir, e bastante, o seu Kers.

    • A Ferrari está com “crise de estratégias”, porque não é possível que tenha apostado naquela estratégia ridícula enquanto Alonso se arrastava na pista, no final das contas o tempo que perdeu com os pneus deteriorados poderia ter efetivado em uma parada e tentado algo de macios no final. Fora isso o erro nos boxes.

      • Concordo, Tomás. Na hora do nervoso da prova, não atentei-me a isso. Mas depois olhando, poderia mesmo. Em uma matemática burra: Ele perdia em média 1 segundo por volta. O pit completo demorava coisa de 23 segundos, e ele perdeu uns 10s naquelas voltas que andou em “altissima velocidade”. Se parece logo no começo da degradação, ele “economizaria” esses 10 segundos, e os outros 13 da parada, ele poderia ir tirando aos poucos de quem já não tinha pneus novos, sem contar que iria usar os macios no fim, muito mais rápidos.

  10. gostei da analice do Cassius , mas francamente coloca o nome de todos os pilotos e ironisar o nome do Massa . para min é um brasileiro que merece respeito como todos os outros que passarao pela f1 , coisa que nao é tao facil como ficar atraz de um computador achando que sabe tudo de f1 . reconheço o talento de cada um e de todos apesar de nao simpatizar com todos, e nao tem essa que a RBR estragou a corrida do vetel , aquilo foi exesso de confiança de todos principalmente dele.

    • Prezado Willian,

      Estou apenas sendo irônico e acho que o único que pode limpar a barra do Massa é ele mesmo, fazendo várias corridas como fez hoje.

      Sempre fui um fã do Massa e cheguei a achar que ele estava no mesmo nível dos grandes, mas não engulo as entregadas, minhas críticas ácidas são por conta da injustificável submissão do piloto, espero que ele se recupere, mas não confio que ele consiga isso na Ferrari.

  11. Fico com a impressão que Massa poderia em determinado momento(quando chegou a ter 12 ou 18 seg. de diferença p/ Alonso e estava a frente de HAM faltando 12 voltas) fazer mais uma troca de pneus .Iria perder as posiçõesp/HAM-BUT-ROS e até p/ ALO,mas depois com pneus novos e tanque perto do fim, fazer voltas rapidas e superar alguns dos adversários.No mínimo ganharia a posição de ALO e terminaria onde acabou,valia a pena arriscar.

      • Plenamente, e o mesmo se aplica para Alonso até. Não é de hoje que a Ferrari erra em estratégias, e pelo menos eu já teria mandando Alonso para os boxes quando ele virava 3 segundos mais lento por volta…

    • Mas para isso precisa de algo que só os melhores pilotos tem: coragem.

      Coragem pois, além de poder não dar certo (embora a lógica diga que podia funcionar), ele teria que fazer 10 voltas em ritmo de classificação, ou seja, teria que fazer 10 voltas acima do limite, aumentando as chances de um erro.

      Eu, particularmente, que gosto de pilotos que na verdade são competidores, acho que ele deveria tentar essa tática e deixar de lado o comodismo habitual.

  12. Negócio é o seguinte, presta atenção! Eu fiz a contagem(não oficial), ok, mas se tiver algum errinho a culpa não é minha! Tava fazendo a contagem e tinha uma GORDINHA no MSN tantando me cantar:

    “Amor, amor, falar comigo”

    Já vai, pera, um minutinho, tô terminando aqui, já vaiiiiiiiiiiiiiiiii…

    Fazer contagem de bolão com mulher no “ouvido”, complicado…

    Classificação Bolão

    1 Edgas Mutute,117
    2 Crizan,112
    3 Mac,111
    4 Geovani Aparecido de Brito,105
    5 Hugle,105
    6 Nastassja Almeida Febras,102
    7 Juliano,103
    8 Vitor Barbosa,100
    9 Luiz,97
    10 André,91
    11 Guilherme Rovida,90
    12 Viktor,90
    13 Claudio,89
    14 Hudson,88
    15 Fernando Barreto,87
    16 Altair Cordeiro,86
    17 Leandro Penaquini,86
    18 Marcelo Andrade,85
    19 Alex Bogardden,83
    20 Everton Ferreira,83
    21 Cassius Clay Regazzoni,81
    22 Débora Longen,81
    23 Valtinho,81
    24 Vitor Alves,82
    25 Elton de Oliveira,80
    26 Willian Ferreira,79
    27 J. Floriano,78
    28 Leandro Vascon,73
    29 Jocimar,72
    30 KBK,72
    31 Maria C Barbosa De Almeida,72
    32 Roberto Seabra,71
    33 Carlos Roberto,70
    34 Mauricio,69
    35 Rochester, 69
    36 Renato Gouveia,68
    37 “Latino Heat” Leonardo Felix,65
    38 Will,65
    39 Davi Costa,63
    40 Lucas – SJC,63
    41 David Matheus,62
    42 Lucas,62
    43 Edgard,61
    44 Rafael 2010-11,61
    45 Osias Neves Carvalho,60
    46 André/Pira,58
    47 Victor Albergaria,57
    48 Luiz Arthur,54
    49 Lucimara G. Cardoso de Brito,53
    50 Ester,52
    51 Raphael Ângelo,52
    52 Jobson,49
    53 Jorge Schroter,47
    54 Edson Basilio Ladeira Carvalho,43
    55 Gabriel Pogetti Junqueira,42
    56 Paulo Patullo Neto,42
    57 Élton,40
    58 Alcides Tavares Araújo,38
    59 William Cairo M. Pires,38
    60 Daniel Machado,38
    61 Dylan Almeida Febras,37
    62 Vinicius Nogueira de Sena,37
    63 Diego Trindade,35
    64 MCD,35
    65 Newton Velloso,34
    66 Fábio Carlos,33
    67 Betosimas,30
    68 Marcos Gonçalves,30
    69 Vitor, o de Recife,30
    70 Joao Vitor,28
    71 Willian Rochadel,27
    72 Carlos Tavares,24
    73 Lucas Desiderato,21
    74 Francis Junior,17
    75 Márcio Almeida,16
    76 Maicon Lira,15
    77 William Richard Dias Rodrigues,15
    78 marcellopaz,15
    79 Domingos Lins,12
    80 marcelopruss,12
    81 Diego Ribeiro,8
    82 Vito,5
    83 Marcelo Brum,2
    84 Diego Raphael,0
    85 Ricardo Cesar L Silva,0
    86 Ricardo Rik,0

  13. Palavras de Webber ao final da corrida:

    “- Parabéns a Lewis (Hamilton). Foi bom que alguém finalmente… Claro que Seb (Sebastian Vettel) é da minha equipe, mas ele está em uma fase fenomenal e estamos todos aqui lutando por vitórias. É uma pena por um lado que a McLaren tenha vencido, mas não podemos deixar Seb se distanciar muito. Foi um bom dia para a corrida, um bom dia para nós da RBR em termos de equipe –”

    Gosto da sinceridade dele e como eu sempre soube o Canguru não guarda palavras diz o que pensa, e isso deixa claro que a disputa interna é imensa.

    Palavras de Vettel ao fim da corrida:

    “Mark (Webber) fez uma grande corrida e felicito-o porque ele tinha iniciado a partir do fim do mundo e levantou-se para o pódio”.

    Vettel parece resignado. E tem que estar, e que venha a próxima corrida.

    • Característico de Mark a sinceridade, Vettel deve ter engolido as palavras com força. É isso, mas mesmo assim Webber não deve se animar muito, já que a distância entre ele e Seb aumentou mais 3 pontos hoje.

  14. A corrida foi sensacional, teve gente grande e nanicos se engalfinhando por posições, enfim teve tudo, o que pede uma boa corrida de FI. Fica aqui, a minha referencia especial, ao piloto mais sensacional de todos, no dia de hoje, Webber, esse superou a tudo e a quase todos, deu show e mostrou uma garra enorme. Mais duas ou tres voltas e ele ganhava a corrida. Enfim, finalmente, um fim de semana para guardar na memoria.

    • É bastante curioso que ninguém, e acho que nem o próprio Webber, esperavam o pódio na China depois de largar 18º. A última remontada que lembro, mais recente, é de Alonso em Cingapura/2008, onde largou 15º e chegou 1º, mas claro, tivemos a batida de Nelsinho e a armação da Renault.

      Tendo isso, que eu lembre, é a maior subida de posições de um piloto nos últimos anos.

      • Verdade. Só que ele usou pneus macios e novos no final da corrida, quase não usou o duro, enquanto os outros estavam com pneus duros e já desgastados. Ótima estratégia. Não sei, mas acho que é melhor esquecer a pole e pensar na vitória.

      • Concordo, André. Antes a vitória saindo do 3º posto, do que o 2ª lugar, saindo da ponta. Mas não pode fazer como a Ferrari, que dá a seus pilotos uma volta para fazerem milagre com um carro ruim, apostando demais na corrida.

      • Tomás,
        Tem o Alonso ano passado em Mônaco que largou de 24° (último) e chegou em sexto, mas, não foi uma corrida tão espetacular, pq teve a ajuda da batida do Nico Hülkenberg ,ele chegou a ficar preso atrás do Lucas di Grassi.

      • Lucas,
        Quando li o seu comentário, lembrei de um frase que o Ayrton Senna falou em 86 onde ele dizia que preferiria trocar todas as poles dele daquele ano por apenas uma vitória.

      • Bem lembrado MCD, em Mônaco Alonso subiu mais posições que Webber, mas a corrida de Mark foi mais impactante (e sem ajudas de batida ou polêmica na última volta)..

  15. E até agora, depois de 3 corridas, o piloto o Safety Car já apodreceu dentro de seu carro. Não tivemos nenhuma volta com o SC na pista. Não sei se é bom, ou ruim.

    • Por um lado é bom, afinal a corrida deixa de ganhar um toque artificial. Porém, para quem gosta de disputas apertadas pela ponta (que mesmo assim tivemos sem SC) é ruim. 1 mísero carro abandonou na China (e de um jeito estranhíssimo, Alguersuari com a roda frouxa), até a Hispania completou com seus dois carros.

      • É bom também pela segurança, e mau pela segurnaça, já que isso pode mostrar que os pilotos não se arriscam tanto.

  16. É até engraçado falarem mal do Alonso. Em 2010, foi a mesma coisa… E ele, mesmo errando e tendo um carro inferior, foi vice-campeão.

    E aí?

    • Mas Rafael, seja sensato. Alonso ano passado errou muito sim, mas ao menos era rápido. Esse ano ele não está rápido, muito pelo contrário, está mais lento que seu companheiro onde em 2010 meteu 100 pontos de diferença. Alonso precisa melhorar, pois nesse ritmo, ele tá ferrado.

      • Concordo, ele precisa melhorar, mas ainda faltam 16 GPs, e é por esse motivo que não acho muito inteligente diminuir o Alonso***. Em 2010, após 3 etapas, o líder era Felipe Massa.

        O Mundial é longo, a temporada é de ‘reconhecimento’… Aos poucos, os fortes vão aparecendo.

        Abraços.

        *** Diminuo o Massa, mas não por 3,4 corridas, e sim, pela carreira dele na F1.

      • “Em 2010, após 3 etapas, o líder era Felipe Massa.”

        Acho que isso resume tudo muito bem. E como o campeonato muda, apesar de ter a impressão que em 2011 os candidatos ao título estão mais definidos – até agora.

      • Nenhum piloto que está na F1 deve ser diminuido, muito menos um piloto que tem 11 vitórias, 33 pódios, 15 poles, 13 VMRs e 446 pontos na carreira.

      • Só pra deixar claro o que eu quis dizer…

        Eu não posso comentar que o Alonso não sabe ultrapassar, pela colisão com o Hamilton em Sepang, assim como não posso dizer que o mesmo não sabe largar, pelo mal começo de temporada, como foi dito pelo ‘Cassius Clay Regazzoni’.

        …São coisas que acontecem, mesmo com os melhores pilotos. Vettel já errou feio, assim como o Hamilton. E todos eles são grandes campeões.

        Att.

  17. Mais um maravilhoso e detalhado post, com analise completa do final de semana!!! Ate com os tipos de pneus que os 10 primeiros largaram!!!
    So sei que hj a corrida foi maravilhosa sem Safety Car, e sem Chuva, como ha mt tempo a FIA apelava para tal, para se obter uma corrida emocionante!!!
    E a FIA, a PIRELLi, e claro com a SINERGIA de todos que contribuem para esse maravilhoso esporte a motor, fizeram com que a F1 chegasse hj no seu apice!!! Claro que vindo la atras, com a decisão de consertar a cagada sobre a nova regra, do que tem mais vitorias seria o campeao, eai todos fãs reclamaram e a FOTA ou FOM, fizeram valer o que todos queriam, 25 pontos sendo mais justo, e sendo mais SHOW em termos de retirar uma diferença inancansavel para outra! Bom estou destoando do assunto principal! Acho que a DRS, KERS, PIRELLi , COMISSARIOS EX PILOTOS, JEAN TODT, 5 CAMPEÕES, PEÇAS IGUAIS P/ TODAS EQUIPES, UNIAO DOS PILOTOS, FIA E FOM FLEXIVEL C/ MUDANÇAS NAS REGRAS, E DETALHES! Enfim, tudo isso somado, chegou ao que é a F1 HJ, e vem mais por ai heim! É so o começo!!!

  18. semana passada o vettel jogou o carro pra cima do hamilton e hoje denovo ele jogou o carro mais deu errado ,passa a repararem a largada do vettel ele sempre joga o carro pra cima de alguem e nao so uma fez ele muda de direçao mais de 1 vez.

  19. Corrida foi excelente, a melhor da temporada. Torci bastante para o Hamilton ou o Button passar o Vettel na largada e passaram. De novo o Vettel tentou fechar o Hamilton, só que ele esqueceu do Button que já estava de boas em primeiro. Mas valeu, Hamilton vai dar trabalho pro Vettel no campeonato, Webber fez uma corrida espetacular, saindo de 18° e não teve um bom ritmo no início da corrida, ficou muito engavetado.

    Agora serão 3 semanas sem F1 =/ mas pra compensar, a gente fica com a F-Indy aqui em São Paulo no dia 1 de maio rsrs

  20. Top 8 do campeonato 2010 após Malásia (3 corridas):

    1. Felipe Massa (Ferrari) 39
    2. Sebastian Vettel (Red Bull) 37
    3. Fernando Alonso (Ferrari) 37
    4. Jenson Button (McLaren) 35
    5. Nico Rosberg (Mercedes) 35
    6. Lewis Hamilton (McLaren) 31
    7. Robert Kubica (Renault) 30
    8. Mark Webber (Red Bull) 24

    Top 8 do campeonato 2011 após China (3 corridas):

    1. Sebastian Vettel (Red Bull) 68
    2. Lewis Hamilton (McLaren) 47
    3. Jenson Button (McLaren) 38
    4. Mark Webber (Red Bull) 37
    5. Fernando Alonso (Ferrari) 26
    6. Felipe Massa (Ferrari) 24
    7. Vitaly Petrov (Renault) 17
    8. Nick Heidfeld (Renault) 15

    • Interessante que em 2010 estava bem mais espalhados os pontos. Esse ano já está bem definido quem vai brigar pelo título.

      • Exatamente MCD, e, na verdade, Button, Hamilton e Vettel também tem mais. Ou seja: Os maiores prejudicados em 2011 até aqui são Alonso e Massa.

        2010-2011

        1. Sebastian Vettel (Red Bull) + 31
        2. Lewis Hamilton (McLaren) + 16
        3. Jenson Button (McLaren) + 3
        4. Mark Webber (Red Bull) + 13
        5. Fernando Alonso (Ferrari) – 11
        6. Felipe Massa (Ferrari) – 15
        7. Vitaly Petrov (Renault) –
        8. Nick Heidfeld (Renault) –

      • Por isso que em relação a performance ainda eu acredito que é cedo para falar dele.
        A arma dele é a regularidade, daí quando os outros começam a errar ele vai estar sempre fazendo os pontos dele, daí pode aparecer mais na classificação.

  21. Nossa, que corrida fabulosa! Estava viajando exatamente quando a corrida estava passando, então o negócio foi fazer o download assim que cheguei no hotel e não deixar ninguém me contar o resultado até eu poder assistir. E valeu a pena! Não acertei os primeiros no bolão, mas foi show de bola ver o Hamilton vencer e o Webber fazer uma senhora corrida também. Parabéns aos dois!
    E o bolão está esquentando, muito legal!
    Grande abraço a todos!

  22. O “erro” de estratégia do Vettel no GP da China nivelou a performance dos carros, ou seja, o RB7 deixou de ser amplamente e visivelmente superior aos demais. E é nessa “equivalência” de forças que Hamilton mostrou o porque é o melhor piloto do grid.

    Dizer que o Vettel é o melhor piloto do grid sem abrir um parenteses gigantesco para o carro que ele tem em comparação ao carro dos outros é fanatismo demais.

    • “Dizer que o Vettel é o melhor piloto do grid sem abrir um parenteses gigantesco para o carro que ele tem em comparação ao carro dos outros é fanatismo demais.”

      É o que estou tentando explicar faz algum tempo…

    • E não é fanatismo apontar Hamilton como o melhor…

      Cara, não seja um piadista.

      O que gente como você tem de aprender é que você pode achar Hamilton o melhor do grid e os outros tem de respeitar, porque existe algum fundamento nessa ideia, Hamilton é um excelente piloto com grandes resultados.

      Por outro lado, tudo que se aplica a Hamilton se aplica a Vettel, e é muita ignorância não aceitar o fato de que Vettel pode ser apontado como o melhor do grid, aliás, se formos olhar a ponta da tabela, é ele que está lá e não Hamilton.

      Portanto, se tem alguém sendo fanático neste espaço, esse alguém é você, que não aceita opiniões contrárias e bem fundamentadas e tenta desqualificá-las com a pecha de fanatismo.

      Pense bem no meu argumento antes de responder, não quero uma discussão infantil, apenas te mostrar que existem pessoas que pensam diferente de você sem que isso seja fanatismo.

  23. Em 1988 a McLaren fez um super carro, ganhou 15 das 16 corridas. Em 2 ou 3 ocasiões erraram na estratégia e mesmo assim os seus pilotos venceram as corridas pois eram, de fato, os 2 melhores pilotos do grid.

    Eu disse em outro blog e repito aqui. Tenho certeza absoluta que o Hamilton, no RB7, com a mesma estratégia adotada pelo Vettel nessa última corrida, não teria perdido a prova pois ele teria feito valer a absurda superioridade do carro. Acho que Alonso também não perderia a corrida nessa mesma situação.

    Considerando 2010, todas as vezes em que houve um mínimo de igualdade de performance entre os carros, Vettel sucumbiu a Hamilton, Alonso e até mesmo para Button e Webber.

    Então, sim. Vettel ainda precisa provar algumas coisas para poder ser considerado o melhor do grid. Com um carro infinitamente superior como é o RB7 e como já era o RB6 e o RB5 da segunda metade de 2009, a lista de pilotos que podem ser considerados o melhor do grid passa de 10.

    • “Em 2 ou 3 ocasiões erraram na estratégia e mesmo assim os seus pilotos venceram as corridas pois eram, de fato, os 2 melhores pilotos do grid.”

      Conversa fiada. Gostaria de saber quais foram essa corridas.

      “Tenho certeza absoluta que o Hamilton, no RB7, com a mesma estratégia adotada pelo Vettel nessa última corrida, não teria perdido a prova pois ele teria feito valer a absurda superioridade do carro.”

      Bom, se ter certeza de algo tão imprevisível não é fanatismo pró-Hamilton então não sei dizer o que seria…

      • Acho que o Hamilton seria pior, nós sabemos o quão conservador ele é em relação aos pneus.

    • Há um pouco de exagero em dizer que Lewis faria melhor. Quem garante?

      E inclusive quando eu cito o que ele ou Alonso fariam no RB7, nunca digo que fariam melhor, apesar de acreditar que seja possível sim. É o tal do “e se…”. Porque também não temos como saber o que Vettel faria no 150 – Que, diga-se de passagem, seria muito menos do que no RB7.

      Como dizem, 70% do potencial do piloto está no carro. Vamos trocar, Alguersuari no Red Bull e Vettel no Toro Rosso.

    • Tanto o Vettel quanto o Hamilton tem as características de serem velocíssimos e terem muitos erros idiotas durante a temporada.
      Tomando como base o fim da temporada passada e ínicio dessa Vettel foi o melhor do grid e ao meu ver na última corrida ele não teve nenhum erro besta que o tirasse do posto de melhor piloto.

  24. Corrida ótima. McLaren e Mercedes, parando uma vez mais que Vettel e a Ferrari, ganharam a longo prazo. A dupla prateada andou muito, principalmente os ingleses. Os alemães deram um salto de qualidade, mostrando que poderão melhorar ainda mais na atual temporada. Dinheiro e estrutura o time das três pontas têm.

    Os ferraristas chegaram entre os oito melhores, mas Alonso não conseguiu acompanhar Felipe Massa. O piloto brasileiro teve um bom desempenho e acompanhou McLaren e Red Bull durante boa parte da prova.

    A Renault (Lotus) não teve o mesmo desempenho das duas etapas anteriores. Petrov ainda foi 9º, mas Heidfeld teve uma atuação apagada em solo chinês.

  25. Tomás, tivemos um momento (que pode ser) histórico nesta corrida, e que passou desapercebido por muitos. Pela primeira, sob igualdade de condições, um carro das equipes “nanicas” terminou uma prova à frente de um carro das equipes “medianas”. Kovalainen finalizou a corrida em 16°, e Maldonado em 18° (Perez não entra nesta estatística pois foi 17° graças a uma punição).
    A Lotus tem se diferenciado entre as 3 “novatas” e, principalmente, Kova. Sei que ele não é um gênio, mas que deixa no chinelo Petrovs e Maldonados da vida, isso é certo!
    Fica minha torcida para que o Kova repita corridas como essa e conquiste o primeiro pontinho das “nanicas” ainda esse ano, em alguma corrida com chuva, safety-car, piloto parando em box errado e padre correndo na pista ;P

    • Vito, com certeza!

      Aliás, Kova é um piloto de destaque, ano passado já foi o melhor das novatas. Bateu Fisichella na Renault em 2007, mas ao ir na McLaren com Lewis ao seu lado, acabou perdendo prestígio.

  26. gente e facinho de avaliar as peformace dos pilotos hamilton e alonso na mesma equipe hamilton ganhou de alonso que e o mesmo ja era bi campeao e hamilton estreante , vettel e webber vettel ta dando uma coça no webber ganhou o campeonato de 2010 e lidera o de 2011, hamilton e button hamilton ta dando uma coça no button e reparem que ate ak hamilton pegou companheiro forte alonso era bi e button campeao , e o vettel so o webber que todos sabemos que ele e um piloto mediano agora gente me coloca o pau diresta no lugar do button pra ver oque acontece eu na minha opiniao acho que da hamilton ja com o vettel todos ja sabemos a resposta pau do diresta pra cima de vettel (rsrsrsrsrsrs)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s