Mais uma pole de Vettel na China

E Vettel apagou todas as perspectivas de que teríamos a primeira Pole Position de 2010 “não-Red Bull”. Foi um tempo avassalador conquistado no início do Q3 que abriu as portas para a 3ª largada de cara ao vento de Seb neste ano, enquanto Mark larga apenas em 18º.

Mas, pouco mais de 7 décimos atrás, não podemos nos esquecer da sempre presente McLaren, que colocou sua dupla estrategicamente colado em Vettel e sua Kinky Kilie. Especialmente divididos por menos de um décimo, Jenson e Lewis irão impor seus Kers na largada, esperando pela tentativa de ultrapassagem ou problema no sistema de Vettel. Até porque Webber já sofreu bastante com seus contrapontos.

De uma vez por todas a Mercedes comprovou a sua eficiência nos livres para o classificatório: Rosberg foi 4º, 2 décimos atrás da dupla de Woking, e se situa em uma boa chance de visar o pódio – Sem antes se defender das duas sedentas Ferrari que estarão ali atrás, na terceira fila.

Alonso e Massa, que mais uma vez tiveram que sacrificar-se e arriscar para uma única tentativa no Q3 devido ao anterior uso dos pneus macios, se encaixaram apenas em 5º e 6º, como de costume, já que Alonso só largou desta posição até hoje em 2011. O interessante é que ambos terminaram com tempos muito semelhantes e Felipe parece em melhor forma.

Em síntese, o treino não teve grandes destaques, a não ser a prematura eliminação de Webber no Q1, após sofrer com o acerto e Kers, “pensando que seria suficiente” para passar de fase, e a bandeira vermelha que Petrov causou restando 2 minutos para o término do Q2. Inevitavelmente, isso mudou a ordem do mesmo e a enorme fila de carros lutando para marcar um tempo satisfatório demonstrou isso. Mesmo assim, não deixou de ser interessante.

Sendo “compreensível”, poderíamos ressaltar as boas performances de Alguersuari (7º) e Di Resta (8º), tendo ambos superado os colegas de equipe e conquistado a melhor posição de largadas em suas carreiras. Curiosamente, ambos podem no futuro ir para Red Bull e Mercedes.

Pelo meio-dia já vamos entrando no que seria o dia prévio à corrida e começar a analisar as possibilidades de cada pilotos para o GP. Porém, enquanto isso, conto com a opinião de todos, que é muito importante, na sessão de comentários, contando suas conclusões de mais um massacre de Seb.

  • Resultado oficial:
Pos No Piloto Equipe Q1 Q2 Q3
1 1 Alemanha Sebastian Vettel Áustria Red Bull 01:35.674 01:34.776 01:33.706
2 4 Reino Unido Jenson Button Reino Unido McLaren 01:35.924 01:34.662 01:34.421
3 3 Reino Unido Lewis Hamilton Reino Unido McLaren 01:36.091 01:34.486 01:34.463
4 8 Alemanha Nico Rosberg Alemanha Mercedes 01:35.272 01:35.850 01:34.670
5 5 Espanha Fernando Alonso Itália Ferrari 01:35.389 01:35.165 01:35.119
6 6 Brasil Felipe Massa Itália Ferrari 01:35.478 01:35.437 01:35.145
7 19 Espanha Jaime Alguersuari Itália Toro Rosso 01:36.133 01:35.563 01:36.158
8 15 Reino Unido Paul di Resta Índia Force India 01:35.702 01:35.858 01:36.190
9 18 Suíça Sébastien Buemi Itália Toro Rosso 01:36.110 01:35.500 01:36.203
10 10º Rússia Vitaly Petrov França Renault 01:35.370 01:35.149
11 14 Alemanha Adrian Sutil Índia Force India 01:36.092 01:35.874
12 17 México Sergio Perez Suíça Sauber 01:36.046 01:36.053
13 16 Japão Kamui Kobayashi Suíça Sauber 01:36.147 01:36.236
14 7 Alemanha Michael Schumacher Alemanha Mercedes 01:35.508 01:36.457
15 11 Brasil Rubens Barrichello Reino Unido Williams 01:35.911 01:36.465
16 9 Alemanha Nick Heidfeld França Renault 01:35.910 01:36.611
17 12 Venezuela Pastor Maldonado Reino Unido Williams 01:36.121 01:36.956
18 2 Austrália Mark Webber Áustria Red Bull 01:36.468
19 20 Finlândia Heikki Kovalainen Reino Unido Lotus 01:37.894
20 21 Itália Jarno Trulli Reino Unido Lotus 01:38.318
21 25 Bélgica Jérôme D`Ambrosio Reino Unido Virgin 01:39.119
22 24 Alemanha Timo Glock Reino Unido Virgin 01:39.708
23 23 Itália Vitantonio Liuzzi Espanha Hispania 01:40.212
24 22 Índia Narain Karthikeyan Espanha Hispania 01:40.445

35 pensamentos sobre “Mais uma pole de Vettel na China

  1. É isso, que eu chamo de FI., burocratica. Tudo se repete numa enfadonha rotina nada de novo. O Vettel entra na pista, faz o tempo quando e como quer, os outros se descabelam para tentar chegar nos seus calcanhares e nunca conseguem, esse filme é reprise, já tivemos uma época, em que as coisas aconteciam assim, e o que se via durante as corridas,eram os bocejos da torcida. Até o papo no final dos treinos livres se repetem, com os comentaristas arriscando, que o Kers vai fazer e acontecer, o Vettel que se cuide. Mas, no final, lá esta ele, em pé no lugar mais alto do pódio, somando pontos e pelo visto, titulos. Com tanta emoção assim e de madrugada, é capaz de todo mundo voltar a dormir, antes do final da corrida.

  2. Estão sacaneando o Webber. Só estão trabalhando para o Vettel. Assim fica fácil.
    O que eles estão fazendo é muito pior que jogo de equipe. O Webber deveria sair logo desta fria.

    • Eu, não ia nem tocar no assunto “Webber”, já que tem muita gente, que acha, que a FI., é composta de anjos, amem. Na realidade, quando você tem um piloto, que usa o mesmo esquipamento e pode fazer sombra ao escolhido da equipe, o melhor mesmo é deixar os “problemas” com o equipamento tira-lo da zona de conforto do seu escolhido. Já ouvi estorias, sôbre pressão nos pneus, ajuste de cambio, aerofolios ou qualquer outro artificio, que possa tirar o “intruso” das costas do seu preferido. Em FI., quando o chefe da equipe, diz, que não há prediletos e repete isso a exaustão, é bom ficar esperto, pois é ai que mora o perigo. Mas, se o cara(Alonso) começa a falar demais e render pouco, você põe pilha nele, dando gaz ao seu pior inimigo, o companheiro de equipe.
      Na FI., não existe teoria da conspiração, existe a pratica da conspiração, nesse caso, os indesejaveis, que se cuidem.

  3. Impressionante como a Red Bull está usando o carro do Webber como cobaia para os testes com o Kers,mas,usar nos treinos livres até tudo bem,agora fazer ele testar o Kers no treino classificatorio deixando ele em 18º enquanto o Vettel reina absoluto é ridículo…
    E impressionante também o desempenho de Rosberg,da Toro Rosso e do Paul Di Resta…

  4. Pra não sairmos da rotina, surgem as primeiras teorias de conspiração da Red Bull contra Mark Webber. Para mim, todas elas são prematuras. Mark já mostrou que é um piloto que não engole quieto ser colocado em segundo plano, vocês não se recordam do ano passado, ele simplesmente colocava tudo exposto quando a equipe dava prefêrencias ao Vettel. Enfim, não acho que é isso que está acontecendo. Na verdade, se formos bem frios na analise, Webber sai de pneus duros no Q1 pois seu companheiro conseguiu uma ótima colocação utilizando os mesmos compostos e a frente dele estavam carros bem inferiores, talvez a atitude da red Bull tenha sido arrogante ao não levar em consideração os riscos, visto o pouco tempo de treino de Webber. Já a respeito do Kers, eu não engoli estes dados que o Galvão Bueno trouxe de que Webber passou o fim de semana inteiro testando Kers (fazendo o trabalho sujo), em nenhum momento ouvi de Mark Webber ou da equipe estas informações nas entrevistas, mas é bom ficarmos de olho, seria estranho durante a corrida apenas um carro ter o Kers de novo. Por fim, acho que a corrida ainda pode ser interessante, espero que Button e Hamilton estejam dispostos a atacar efetivamente o lugar de Vettel e com isso nos trazer emoções.

    • Esqueça a teoria da conspiração e examine o obvio. Onde esta Webber? Ou desaprendeu como se pilota um FI., ou a RBR., dele, não é igual a de Vettel.

      • “ou a RBR., dele, não é igual a de Vettel.”

        Bem, o carro de Webber já não será igual ao de Vettel, se não tiver Kers, está clara a desvantagem, ainda mais na largada.

  5. Observem a volta que deu a pole para o Vettel. O carro é perfeito, não dá nenhuma escapada, parece que o cara está jogando video-game.

    • Mas nem em video game é possivel fazer uma volta tão limpa quanto essa. O carro é bom demais, o piloto é bom demais.

      • Né,eu não consigo fazer uma volta tão limpa quanto a do Vettel no F1 2010…

      • Nem eu, eu fui com ele próprio, e fiz 1:34:8, mas errando. Não dá para ser perfeito daquele jeito.

  6. Hilário o Galvão falar em HIERARQUIA na RBR, que ela esta fazendo o certo em deixar o Vettel fazer o acerto “fino”, enquanto Webber cuida dos “pepinos”, mas a RBR não tem muito o que fazer, hoje não tem como treinar como antigamente, então os poucos treinos oficiais ficam como laboratórios para se solucionar os problema, caso do KERS na RBR! Mas o mundo vai se perguntar INDGNADO:

    “Meu Deus, coitadinho do Webber, ele é apenas um australianinho naquele mundão, porque o coitadinho é escolhido para testar o KERS e o Vettel fazer o acerto “fino” ?”

    Oras, não tem como o piloto fazer tudo com pouco treino, leva vantagem de fazer o acerto “fino” quem esta na frente na pontuação, quem é rápido no treino, na corrida e não comete erros, caso do Vettel. Queriam o que? Que a RBR desse mais atenção para o Webber que não vem fazendo um bom início de campeonato? Não tem jeito a ESTRELA do Vettel brilha muito mais.

    A RBR veio com esse papo(furado) de igualdade entre os pilotos em 2010 porque tinha 2 carros na frente, agora que tem que solucionar problemas como o KERS, se concentra em apenas um piloto, e Vettel faz por merecer atenção total, na pista esta dando de lavada no canguru, aequipe tem obrigação de dar um carro perfeito a ele.

    Não adianta meter o pau na RBR, no bolão a maioria esta com Vettel(nessa hora que se dane o Webber). E não adianta o canguru querer jogar culpa no mundo, ele também errou muito na pista, mesmo com carro bom não consegue andar no mesmo tempo do alemão. Webber leva pelo menos 50% de culpa por estar nessa situação! Se ele tivesse no lugar do alemão(vencendo tudo), ele quem seria o escolhido por fazer o acerto “fino”.

    Pelo menos fiz uma aposta “dupla” com Webber no bolão, se não fosse bem nos treinos, poderia vir voando no final da prova, grande chance de fazer a melhor volta.

    • Eu tambem não daria muito atenção ao Webber, afinal, correr seu ultimo ano na FI., enquanto Vettel, esta apenas começando, e na FI., é assim mesmo, ninguém vai botar dinheiro bom onde não há retorno. Mas tambem não precisa exagerar, pois o nome RBR., tambem esta escrito no carro do Webber. Se a diferança fosse de milésimos, mas é de horas, afinal, quem esta errando a RBR., ou o Webber.

  7. Vettel em uma volta, foi quase um segundo mais rápido que o segundo colocado. Isso é impressionante, o resto é fichinha. Webber ridiculo, ridiculo. Não tem que reclamar que não usou os macios, tem carro para bater de frente com os duros. Mclaren bem, como sempre, em 2º e 3º. Ferrari a mesma coisa, mandando seus pilotos pro tudo ou nada, ridiculo. Mercedes bem com Rosberg, já Schumacher, sem comentários. Str e Force India indo bem, colocando seus carros no Q3 (só o Sutil que ficou fora, por pouco).
    Novamente todos correm, bom. É bem legal ver a Hispania passando sem problemas para a corrida.

  8. Quero ver amanha se o vetel vai segurar as duas maclaren fungando no seu cangote, e o que é que a ferrari vai fazer pro Massa perder a posiçao pro Alomso , por que Massa vai passar ele na largada tranquilo e pular para quarto , ele esta largando muito bem . e para min o vencedor da china sera o Button ele vem melhorando muito . quero ver como o vetel se comporta andando atraz , ai o bicho pega.

  9. Por isso dei 50% de erro para cada(o erro do chassi no carro de Webber na AUS é culpa da equipe, não acretido que ela ia sacanear ele justo no GP de seu país, já na MAL o erro foi do canguru fazendo uma péssima largada). Mesmo que a RBR desse atenção igual a Webber, isso não impediria de Webber errar feio na MAL, e hoje, vimos Webber reclamar dos mesmos pneus duros que Vettel usa. J. Brabham foi taxativo depois dele errar na KOR: “acho que 2010 foi sua primeira e última chance de ser campeão”: Webber além dos pneus duros, depois, foi reclamar algo pra FIA, coisa que não tem nada haver com a equipe, sequer reclamou do KERS(claro que ele perdeu tempo no treino com o KERS, mas alguém tinha que fazer esse trabalho, ele foi o escolhido por estar muito atrás do alemão na tabela). A RBR esta fazendo o certo, vai que a Mclaren vire o jogo daqui algumas corridas, tudo é possível, a RBR não quer correr riscos, ainda mais com Vettel pilotando muito. O que esta acontecendo com Webber aconteceu com Rubinho na Ferrari, quando não consegue andar junto com o companheiro, começa a chiadeira. Webber sabe que não esta no nível do alemão, tem que reconhecer isso. A equipe não esta errada em querer fazer um Bicampeão, ao invês de que 2 campeões! Vettel sendo Bi, a RBR vai querer fazer dele Tri, coisa rara na F1 um piloto vencer 3 campeonatos seguidos. Tudo é levado em conta, tudo faz parte do desafio, tudo é revertido em mais grana e mais poder, e a RBR ainda não tem o staff de Ferrari e Mclaren, precisa de mais grana. Webber esta devendo, olha o caso do Button, esta sempre na cola do Hamilton, e todos sabem que Lewis é o queridinho da equipe. Talvez, a estrela do Webber esteja se apagando, já Vettel tem até o direito de errar, esta em outro nível, e quando esse erro acontecer, vai poder se recuperar…

    • Eu concordo com você Mac, que o Vettel é muito mais piloto, que o Webber, mas, com o mesmo equipamento, já que no treino de classificação, voltam a usar o acerto padrão, fica dificil de entender, por que o carro do Webber fica devendo tanto em performance, afinal atras dele, só mesmo as tres piores equipes do grid. Se, ele ficasse quatro ou cinco posições atrás do Vettel, seria palatavel, mas um grid inteiro de diferença, é muita diferença, ele teria que errar em todas as voltas rapidas e não alcançar carros reconhecidamente inferiores a RBR. No final das contas, essa discussão, só serve mesmo, para abrandar o marasmo, dos treinos e provavelmente da corrida. Espero estar enganado, em todas as minhas conclusões, principalmente com relaçao a corrida.

  10. Pessoal,
    Uma coisa me deixou um tanto intrigada ao final do treino. Por que Sebastian Vettel demorou tanto tempo para sair de sua Red Bull? Inicialmente achei até que ele estivesse passando mal ou querendo esconder alguma coisa… sei lá. Será que só eu reparei na demora do alemão em sair do carro?

    • Olá Deusy, tudo bem? Então, reparei a mesma coisa, ele ficou la olhando de um lado pro outro e não saia do carro estranho não!? … Abç, Lucas Mendonça

      • Rafael Lopes, do Voando Baixo, respondeu a nós em seu blog:

        “Aliás, é bom aproveitar este post para esclarecer algo: ao chegar nos boxes, Vettel ficou mais tempo no cockpit que o normal. As teorias de conspiração logo apareceram, como um novo comando no volante ou algum acionamento secreto. Mas, na realidade, é mais simples que isso. O regulamento criado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) exige que os carros em 2011 tenham uma distribuição de peso fixa e os modelos precisam ir para a balança junto com o piloto. Entretanto, o fiscal da FIA fez um sinal para que o alemão saísse do carro que não viu. Por isso ele demorou mais do que o normal, pois precisou ser avisado por um dos engenheiros da RBR. Foi apenas isso. Nada de mistérios ou segredos, apenas um mal-entendido.”

  11. Não percam tempo discutindo o sexo dos anjos, Vettel sempre foi muito mais piloto que Webber, era apenas mais afobado, agora, com um pouquinho de experiêcia, está pondo Webber no bolso.

    Outra coisa, se lembram ano passado, na última corrida, quando Webber precisava passar Alonso para garantir o título para a RBR, o que fez Webber? Se fingiu de morto para não ajudar Vettel, nem sequer pressionou Alonso.

    Vamos parar de achar que Webber é um pobre coitado, ele sempre se utilizou de pressão anti-ética para ferrar com todos os companheiros que teve (Pizzonia que o diga), minava os adversários de equipe politicamente, sempre exigiu preferência (e conseguia).

    Porém, agora ele tem de encara o melhor piloto da atualidade, então está tomando ferro desde o ano passado, não é e nunca foi páreo para Vettel.

    • Acho que – pelo menos no meu caso – não se está tratando Webber como o coitado da história, mas temos que ver os dois lados e sim, no ano passado a Red Bull beneficiou Vettel, não vou esquecer Turquia e Inglaterra tão fácil.

      Seb é melhor, porém, é muito curioso que todos os problemas com o Kers ocorram com Webber, seria interessante trocar os dois de carro…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s