Expectativas para a classificação

Os dois treinos livres desta madrugada em Shangai nos mostram a realidade como já a conhecemos: Red Bull e Vettel na frente. Mas não necessariamente por Seb ter liderado ambas sessões, teremos que esperar mais uma Pole e vitória do RB7 – Em tese, os bons motores Mercedes, o qual McLaren, Mercedes e Force India estão equipadas, prometem ser, pelo menos, a esperança da equipe de Woking para este fim de semana.

O tempo de Vettel é expressivo (1:37.688), mas outros três pilotos terminaram no mesmo segundo, mais especificamente 0.255 atrás da sua marca: A dupla da McLaren e Rosberg, com seu W02. Não por coincidência, Schumacher aparece em 4º, aproximadamente 4 décimos atrás do Red Bull.

A diferença toma forma a partir de Massa, já na casa dos 1:38.5, onde lhe seguem Sutil (em uma ótima posição comparando ao rendimento do VJM03 até aqui) e os dois carros da Renault, com Nick e Vitaly, nesta ordem.

Mas, e o que isto tem de relevância para o Qualifying? Se formos analisar, quase nenhuma, afinal o uso dos pneus, duros e macios, acertos de volta e condição do clima são essenciais para o andar do Q3. Tradicionalmente, porém, quem sair primeiro e marcar volta tem um peso a menos nas costas. Este foi o caso de Vettel em Sepang, e, em contraponto, a Ferrari se arriscou, pela falta de pneus macios já usados no Q2, a dar para Alonso e Massa uma única tentativa de marcar tempo.

O FP2 traz duas referências: Vettel em primeiro e o bom rendimento dos motores Mercedes, fato induzido pelas longas retas que exigem força do motor, visto que entre os 7 primeiros, 5 carros estão equipados com os propulsores alemães – Com exceção do Renault de Vettel e o Ferrari de Massa. Para a classificação, somemos Webber e Alonso e deve estar formado, teoricamente, o pelotão dianteiro.

O equilíbrio do carro e funcionamento dos freios em ótimo estado, além da asa móvel e Kers em andamento, é fundamental para que as equipes que tem chances da Pole possam conquistá-la.

O FP3, pouco antes da hora decisiva, pode abrir este panorama. No momento a Red Bull é favorita, mas eu não descartaria a McLaren e uma eventual surpresa da Mercedes – Pelo menos para a segunda fila.

A Ferrari ainda passa por alguns problemas técnicos envolvendo o túnel de vento, sendo que Fernando teve seu treino comprometido por complicações no sistema hidráulico. Apesar disso, parece haver um otimismo entre o pessoal de Maranello. Uma coisa, pelo menos, é clara: Se na China o rendimento do 150 foi ruim, será necessário enfocar para outros horizontes.

Com algumas horas para o último livre, quais são suas visões para o Q3 na madrugada? A sessão de comentários é de vocês.

10 pensamentos sobre “Expectativas para a classificação

  1. Acho que tem uma chance de pelo menos 80% de dar Sebastian de novo. Mas dessa vez penso que vai ser mais suado.
    A grande expectativa está para saber como se sairá a Ferrari. Eu imagino que dessa vez, sem problemas com o carro, Fernando deve andar mais par a par com o Felipe. É certo que no mínimo, o Dom Fernando deve estar muito indignado com essa situação, rs!
    Bom fim de semana a todos e torcendo para que tenhamos uma excelente corrida!

    • Provavelmente, mas o FP3 estará para – em teoria – melhorar esse cenário. A Ferrari deve estar atrás de Red Bull e McLaren, com o detalhe que Mercedes e Renault não vão deixar um suposto quinto lugar muito fácil.

  2. E ae Tomás, blz?

    Espero no mínimo que a classificação seja parecida com o que já vimos, espero, mas não torço por isso….
    Se não for Vettel, acho que será ou Webber, mas pelo o carro, ou o Hamilton, que vem mostrando um otimo serviço, levando em consideração a situação da Mclaren em relação a RBR.
    Sobre a Ferrari….dificil, o carro não vai, e não tem o que Alonso e Massa fazer.
    Agora nos resta esperar mesmo…sabe…

    Flw ae, até mais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s