Análise técnica sobre o segredo da Red Bull

O tema seguramente é familiar: A Red Bull é mais veloz “do que normal” em comparação aos rivais e tem um “segredo” escondido no RB7 – Ou seja, uma vantagem que para os engenheiros das outras equipes não conseguem reproduzir em seus carros. Há quem diga que é ilegal, apesar da FIA ter aprovado a asa dianteira da Red Bull no final de março, mas a vantagem desta está na pista.

Vamos simplificar de todas formas: O esboço desta suspeita em que se baseia esta vantagem trata-se que, de alguma maneira, nas retas, o RB7 levanta a traseira e em conseqüência abaixa a dianteira.

É uma espécie de Efeito Venturi, que “consiste em que um fluido em movimento dentro de um conduto fechado diminui sua pressão ao aumentar a velocidade depois de passar por uma zona de seção menor.”

Traduzindo para o vocabulário da F1, a downforce e carga aerodinâmica da traseira passa para a dianteira quando o carro ganha velocidade na reta (o gráfico de Gabriele Pirovano represente isso de forma simples na imagem acima, clique para ver o gif se mexer).

E, também, todo o conjunto  inclina para frente nas tomadas de curva. Isso explica porque no teste para testar a flexibilidade do carro feito pela FIA, ele passa sem problemas, já que o segredo do seu funcionamento está na pista.

Mas isso não será algo que as outras equipes poderão copiar tão facilmente. O motivo que não é um mecanismo específico que faz a asa flexionar, mas toda a composição da fibra de carbono, que é a matéria prima utilizada para se esculpir os carros. Ou seja, esta solução é muito mais complicada do que parece, e já “nasceu” com o RB7.

Em suma, a equipe que quiser copiar (se descobrir como, o que até agora não se sabe), terá que, praticamente, construir um novo carro. Com um segredo, que aos poucos já não é tão secreto como deveria ser, o RB7 tem garantida uma boa margem de segurança para ganhar seus décimos com esta ideia genial por parte de Adrian Newey.

Abaixo observem algumas comparações que mostram a flexibilidade da asa dianteira do RB7 (cliquem para ampliar):

Comparação: Asas Ferrari, Red Bull e McLaren

Opinião:

Tendo em vista esta info, vocês acreditam que este ganho será fundamental para a Red Bull continuar prosseguindo na sua continuidade de Poles e vitórias?

Atentos na possibilidade de algum engenheiro poder compensar isso de alguma outra maneira que não seja a que Newey obteve.

39 pensamentos sobre “Análise técnica sobre o segredo da Red Bull

  1. Excelente topico Tomas!!! E um grande furo!!!Parabens!!!

    Mas nem tudo é espinhos para a Ferrari, que adiantou novidades que estariam apenas na Turquia, para ja agora na China!!!

    Ritmo de corrida a Ferrari mostrou que tem, so falta mesmo é o escapamento funcionar e fazer flying laps como Red Bull e Mclaren!!!

      • É, trata-se de uma pesquisa detalhada e, em base dela, tirar uma conclusão, sem esquecer da minha opinião, claro.

        Também verificar fotos, ver vídeos, mas não acho que seja um furo – concordando com o Will – Mas sim uma análise detalhada sobre o assunto.

  2. Belo post Tomas.
    Tem a ver com a afinação a traseira da redbull está mais alta que os outros e a frente mais baixa, pode se ver na foto com o mac, a asa traseira mais alta e frente mais baixa. E não com a flexibilidade como diziam as outras equipas, a esta hora está tudo no túnel de vento a testar um setup parecido, mas tão é tão simples assim.

  3. Tomás, parabéns pelo Post ! Na 2ª foto a traseira do RB7 não esta levantada e ainda sim a asa dianteira estava baixa, ainda acho que o segredo é mais complexo do que podemos imaginar. Nas fotos 3 e 4, nitidamente vejo a asa dianteira flexionada nas extremidades com relação ao ponto de apoio central da mesma. Não sei como a asa passa no teste de peso da FIA, mas flexiona claramente com a pressão aerodinamica na pista. Ainda que a traseira do RB7 levantasse nas curvas, pela logica perderia downforce e sairía de traseira, perdendo velocidade de curva ou rodando.

    • Verdade, Marcelo. A dianteira abaixa, mesmo com a traseira normal. O segredo deve estar na frente.

    • “Ainda que a traseira do RB7 levantasse nas curvas, pela logica perderia downforce e sairía de traseira, perdendo velocidade de curva ou rodando.”

      Outro contraponto é justamente esse, por isso eu levo mais em consideração a hipótese de funcionar apenas em retas, o que é ao mesmo tempo mais plausível.

  4. Parece, que a frente do carro é flexivel, o que não seria possivel, a não ser, que a RBR., dominasse a fisica de tal forma, que controlasse as moleculas de carbono para agir ao seu comando. Tem caroço debaixo desse angu, podem ter certeza. Lembra muito o carro da Willians 93, que ficou conhecido como carro aranha, sei lá muito estranho e de dificil compreensão, para pobres mortais como eu.

    • Ola Newton, pelo que entendi, não é a frente que é flexivel, mas sim todo o carro se inclina para frente qdo aumenta a pressão atras. Penso que algum mecanismo transfere a inclinação, baixando a frente enquanto levanta a traseira, na verdade uma transferencia de pressão.

      • Mas nesse caso não seria uma especie de suspensão movel, como o carro aranha da Willians de 93, que foi banida da FI. Esse controle teria que ser eletronico, sera, que o regulamento permite isso, já que equivale a um controle de tração disfarçado.

  5. Muito interessante a materia, se não explica totalmente o funcionamento, da um caminho para o mesmo. De qualquer forma , isso tem a ver com a genialidade do Newey, e merecidamente vão ganhar muito mais. Genio é Genio, temos que tirar o chapeu para eles.

  6. Os testes de flexibilidade da FIA verificam se as asas flexionam lateralmente, ou seja se as pontas das asas se deslocam pra baixo, com relação ao eixo longitudinal do bico da asa.
    Ao que parece, todo o bico (e, possivelmente, toda ponta dianteira do chassis) se flexiona para baixo.
    Se for isso mesmo, e se o regulamento abre brecha para isso, a sacada é tão genial que levou mais de uma temporada inteira pra ser percebida, ao contrário do difusor duplo da Brawn 09 ou do escape “adiantado” da Renault

  7. Não tem nada a ver com a flexibilidade, mas sim com a afinação do próprio carro! A frente baixa e a traseira mais alta, foi a própria redbull que disse isso. Mas não é tão facil assim mudar o setup do carro, porque todo o fluxo aerodinâmico do carro fica alterado. Como já li algures, palavras do Eddie Jordan de certeza só em 2012 é que vamos ver os outros com os carros como o redbull.

    • Na verdade, se você prestar atenção na terceira foto, Vettel está em baixa velocidade (basta ver a palavra Pirelli nítida nos pneus), enquanto Webber está em alta velocidade. Com Seb, a asa está normal, com Mark, ela está mais baixa.

      Portanto, acredito que seja flexibilidade também – aliada com a traseira alta.

  8. De formação, sou Engenheiro de Materiais.
    E no mestrado, desenvolvi um equipamento usando venturi.
    Sobre a explicação dado no post, só tenho uma coisa a dizer: Genial!
    Parabens, Thomas

  9. Isso não é o efeito solo? Se for é ilegal, mas os caras mandam muito bem. Com um princípio básico da aerodinâmica, o que me leva a crer que é ilegal pois qualquer engenheiro pensaria dessa forma.

  10. realmente a flexibilidade desse bico da Rbr é meia esquisita , mas se ate agora ninguem se pronunciou. mais o que me intriga mesmo é a respeito do kers. Tomás a minha pergunta é : se a RBR pode correr o ano inteiro sen usar o dispositivo e isso é permitido, e se o kers tem que estar no carro mesmo desligado ou pode ser substituido por placas no asualho , apenas para estar dentro do peso correto ? e digo mais se o uso do kers provoca um certo desequilibrio no carro entao a RBR esta se beneficiando mais do que os que estao usando e que tem mais trabalho para equilibrar o carro . a distribuiçao de peso com o kers no meio do carro è muito mais complexa, mais se ele for substituido por placas nao seria mais simples.o que eu quero dizer é que um carro rapido como a RBR e com equilibrio nao precisa do kers para se defender da asa movel, so precisa estar a mais de 01 sg do carro de traz que ven usando de tudo e desequilibrando o carro , o Hamilton foi um bom exemplo disso a queda de rendimento foi grande . entao para min a RBR esta se aproveitando . nao sei ao certo do regulamento mais queria saber.

  11. quando eu acho que Adrian Newey já inventou tudo o que pode ele me vem com essa.Quanto a como isso ocorre realmente é difícil de imaginar, mas tenho uma teoria (rústica e um tanto absurda) o RB7 teria uma espécie de peso móvel que com as acelerações e desacelerações se moveria (seguindo a lei da inércia essa distribuição de peso junto com uma suspensão que permitisse que o carro ” balançasse”poderia explicar isso. Acho que não é isso, mas pelo menos eu tentei.

  12. De toda essa discussão, deu para tirar pelo menos uma conclusão. Esta explicado, porque o Webber não levou um pé na bunda no final do ano passado e nem foi punido por ter se acidentado na reta final do campeonato e não ter avisado a equipe. Os segredos da RBR., e que o Webber conhece muito bem, deve valer um contrato, que vai durar até a descoberta da mina. Vale tambem a preocupação da RBR., em não “favorecer” o Vettel explicitamente e fazer tanta questão de anunciar isso a todo momento. SERA????????????????????

    • eu não tinha pensado, mas realmente o que ele sabe deve ser o bastante para colocar qualquer equipe grande em pé de igualdade com a RBR. Se bem que com Adrian newey é bem capaz de eles inventarem algo de novo

      • Bom então só resta para as outras equipes, tentarem teletransportar o Sr. Scoth da Enterprise, esse sabia fazer magicas mesmo, quem sabe………

    • Já pensei nisso em um momento, mas existem contrapontos na história. Mark já está no final da carreira, não sei se corre no ano que vem (até porque existem, pelo menos, 3 pilotos cobiçando a sua vaga) e ele não deve querer retornar às posições intermediárias de novo.

      Tendo em base isso, deve haver um acordo “ético” entre partes em não divulgar aos rivais isso, já que o mesmo se aplica para Vettel se ele for para a Ferrari no futuro. Se for livre e não houver isso, não sei, mas a F1 em 2013 já mudará bastante, então…

  13. Belo post, Tomás. Grande achado.
    Enfim, mais uma vez Newey ataca. Desta vez de uma maneira secreta, que a FIA não descobriu, ainda, e as equipes não sabem como copiar. É bem engenhoso, e dificil de entender como um carro a 300KM/H consegue abaixar desta maneira. A Red Bull achou um pote de ouro com esse tal de Newey.

    • Obrigado Lucas.
      Mesmo assim, a questão é: Newey tem uma base, que é o regulamento. Todos os engenheiros devem ter ideia do que Adrian faz, mas não sabem a sua totalidade ou como implantá-lo: Até porque não é tão simples como parece.

      Também não creio que ele se arriscaria a projetar algo desde a fibra de carbono, que é a matéria prima utilizada para se esculpir os carros., fora das regras. Mas é que se necessita “algo” para explicar o bom rendimento do RB7, e que não sei se deverá se manter assim na China.

      • Tomás diz:
        -“Também não creio que ele se arriscaria a projetar algo desde a fibra de carbono, que é a matéria prima utilizada para se esculpir os carros., fora das regras.”

        Fora das regras não, mas, se utilizando de alguma brecha no regulamento.

  14. Amigo Tomas..
    Por posts como este que vc se diferencia dos demais,…primeiramente parabens…
    E falando da RBR, sim…acredito muito q este esteja sendo o segredo de Newey. Acredito vendo os projetos da carreira do cara…sempre com solluçoes criativvas e mecanicas, que funcionam na pista….(qm n se leembra das suspensoes ativas q ate Senna ficou surpreso?)
    Porem esse trunfo n é a cahve p o titulo, ja q outras equipes pode n copiar isso, mas sim desenvolver coisas novas. Neste momento vejo a McLaren mais proxima disso, e ferrari ainda um pouco perdida….
    o q vc acha?

  15. Newey faz mais diferença que pilotos!!! Claro que Schumacher é a exceção, pois ele sabendo disso, levou as feras junto ao mesmo para a Ferrari!!! Se Vettel honrar a nacionalidade e sangue alemão, concerteza depois de 2015 levara Newey consigo!!! Resta saber, se ele quer ter essa responsa, e pressao de querer ser o novo Schumacher, ou Novo Senna, e bater todos os recordes!!!

  16. Boas, Meus F1 Freaks Like Me

    A tão esperada Asa dianteira da Scuderia..vamos ver se será móvel em corrida porque assim na foto mesmo parada parece que se move….

    Eppur si Muove

    Galileo Galilei

  17. Tomás!

    Achei este vídeo enquanto procurava por detalhes dos treinos do GP da China.
    Acho que deve funcionar como complemento deste post. =)

  18. almenta o downforce,jogando a fente pra baixo,que foda exelente comentario,os do ano pasado que tinha o aerofolio curvo e aquela barbatana na area de traz do cockpit é o que ajudavam mais,mas acho que o segredo dete ano deve ser issosem fala que falndo de rbr red bull racing tem os carros com a frente levantada o que ajuda,nao só a fente mas a aero dinamica,parece que a parte de traz estas tnedo mais impacto com o chao,mas a parte da frente ao acelerar faz o carro se estabilize e levente a parte de traz,mas nossa é realmente muito calculado isso,genial

  19. O segredo é o mesmo até hoje, 2013. A asa dianteira move-se isoladamente, não é uma deformação inteira do carro. Em um dos treinos livres deste ano (em um país asiático), Vettel saiu da pista e teve que ser guinchado. Quando ergueram o carro, a asa dianteira começou a balançar, como se tivesse uma dobradiça entre ela e o carro. A equipe avisou Vettel e ele desesperadamente pediu para eles pararem de erguer o carro. Na tv, falaram que ele ficou preocupado em não mostrar o assoalho do carro, que também é um segredo de todo fórmula 1. Impressionante como ninguém pune a Red Bull.

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