Vettel vence o GP da Malásia

E em um GP onde a chuva tão prometida não chegou, a Red Bull fez o seu dever e conduziu Vettel para a sua segunda vitória na temporada – em duas corridas. Vale frisar que ela não foi tão simples, já que o ritmo das equipes é mais parecido em termos de corrida e Button chegou apenas 3,2 segundos atrás.

A grande novidade da corrida pode ser nomeada como Nick Heidfeld, que realizou uma ótima largada, saindo em 2º, e conseguiu depois de uma suada batalha em 3º, deixando a Renault com 2 pódios em duas corridas e se igualando na disputa interna com Petrov, o que é bastante importante.

Vettel, 2ª vitória


Sebastian conseguiu, com a seguridade e sorte que todo campeão tem em seu DNA, vencer de forma convincente a sua segunda corrida na temporada, simplesmente o máximo que ele podia conquistar até o momento.

Dirigiu de forma segura ao longo da corrida, sem cometer erros e ultrapassando os adversários (quando teve alguém na frente) facilmente, tendo uma boa sintonia com o Kers, que o beneficiou bastante até a hora de desligá-lo. É claro que os eficientes pit-stops da Red Bull ajudaram em não perder tempo precioso e a Red Bull, como um todo, fez um belo trabalho.

A vitória de Vettel em si não é só esportiva, mas também mental, colocando pressão extra em todos os pilotos que aspiram chances de título, especialmente em Webber, cujo total de pontos nem chega na metade de Sebastian, e conta com o mesmo equipamento. É claro que o problema no Kers do Aussie na largada contribuiu para um mau resultado, mas no fim das contas foi uma boa recuperação nos parâmetros da situação particular de Mark.

Button, segundo e vice-líder


Talvez possamos encaixar Jenson no perfil do grande vitorioso depois de Vettel no fim de semana, já que após sair em 4º no grid logrou ser o segundo na corrida e, de quebra, o vice-líder do campeonato, sendo o único piloto com possibilidades de passar Vettel na classificação em Shangai.

O segredo para a sólida posição conquistada está no bom tratamento dos pneus a partir da segunda perna da corrida. Na primeira, antes da largada, Jenson “tirou”, intencionalmente, muita asa dianeira, o que terminou por solidificar-se como um erro, já que sofreu um grande sobreviragem no primeiro stint, pelo erro na regulagem na escolha, o que danificou bastante os pneus traseiros.

Ele a foi regulando melhor a cada parada, e o seu desempenho foi melhorando. Na última parada da volta 38, Jenson manteve um bom ritmo com os duros, o que já havia sido sustentado pelo bom rendimento dos macios, e marcou 9 das últimas 16 voltas na casa dos 1:41, sendo mais veloz que Vettel.

Heidfeld, a surpresa positiva do fim de semana

Ninguém, nem mesmo a própria Renault, esperava a repetição de ver o R31 no pódio em uma corrida que prometia ser uma verdadeira batalha entre adversários marcados: Red Bull, McLaren e talvez Ferrari.

Claro que além da sorte pelo problema de Webber na largada e o acidente entre Alonso e Hamilton, Nick foi o responsável por uma ótima largada, ganhando quatro posições logo na primeira curva – Algo que até surpreendeu Vettel, quando viu um “carro preto” pelo retrovisor.

Em suma, Nick seguiu a estratégia “padrão”, parando na volta 39 e voltando em sétimo. Enquanto os restantes pararam e Fernando foi para trás, Heidfeld passou Lewis pelo terceiro lugar restando três voltas para o fim da corrida, e depois teve que segurar o veloz Webber que vinha logo atrás.

Foi um grande resultado após um terrível fim de semana em Melbourne, e o deixa muito mais confortável na disputa interna com Petrov, agora empatados com 15 pontos.

Reporte completo daqui a pouco.

  • Resultado:
Pos No Piloto Equipe Tempo Voltas Grid
1 1 Alemanha Sebastian Vettel Áustria Red Bull 01:37:39.832 56 1
2 4 Reino Unido Jenson Button Reino Unido McLaren +3.261 56 4
3 9 Alemanha Nick Heidfeld França Renault +25.075 56 6
4 2 Austrália Mark Webber Áustria Red Bull +26.384 56 3
5 6 Brasil Felipe Massa Itália Ferrari +36.958 56 7
6 5 Espanha Fernando Alonso Itália Ferrari +37.248 56 5
7 16 Japão Kamui Kobayashi Suíça Sauber +1:06.439 56 10
8 3 Reino Unido Lewis Hamilton Reino Unido McLaren +1:09.957 56 2
9 7 Alemanha Michael Schumacher Alemanha Mercedes +1:24.896 56 11
10 15 Reino Unido Paul di Resta Índia Force India +1:31.563 56 14
11 14 Alemanha Adrian Sutil Índia Force India +1:41.379 56 17
12 8 Alemanha Nico Rosberg Alemanha Mercedes +1 volta 55 9
13 18 Suíça Sébastien Buemi Itália Toro Rosso +1 volta 55 12
14 19 Espanha Jaime Alguersuari Itália Toro Rosso +1 volta 55 13
15 20 Finlândia Heikki Kovalainen Reino Unido Lotus +1 volta 55 19
16 24 Alemanha Timo Glock Reino Unido Virgin +2 voltas 54 21
17 10 Rússia Vitaly Petrov França Renault Direção 52 8
NC 23 Itália Vitantonio Liuzzi Espanha HRT +10 voltas 46 23
NC 25 Bélgica Jérôme D`Ambrosio Reino Unido Virgin Abandono 42 22
NC 21 Itália Jarno Trulli Reino Unido Lotus Abandono 31 20
NC 17 México Sergio Perez Suíça Sauber Abandono 23 16
NC 11 Brasil Rubens Barrichello Reino Unido Williams Hidráulica 22 15
NC 22 Índia Narain Karthikeyan Espanha HRT Abandono 14 24
NC 12 Venezuela Pastor Maldonado Reino Unido Williams Abandono 8 18
Hamilton perdeu 20s por manobra irregular enquanto se defendia de Alonso.


  • Campeonato de Pilotos:
  1. Sebastian Vettel (Red Bull) 50
  2. Jenson Button (McLaren) 26
  3. Lewis Hamilton (McLaren) 22
  4. Mark Webber (Red Bull) 22
  5. Fernando Alonso (Ferrari) 20
  6. Felipe Massa (Ferrari) 16
  7. Nick Heidfeld (Renault) 15
  8. Vitaly Petrov (Renault) 15
  9. Kamui Kobayashi (Sauber) 6
  10. Sebastien Buemi (Toro Rosso) 4
  11. Adrian Sutil (Force India) 2
  12. Michael Schumacher (Mercedes) 2
  13. Paul di Resta(Force India) 2
  • Campeonato de construtores:
  1. Red Bull 72
  2. McLaren 48
  3. Ferrari 36
  4. Renault 30
  5. Sauber 6
  6. Toro Rosso 4
  7. Force India 4
  8. Mercedes 2

36 pensamentos sobre “Vettel vence o GP da Malásia

  1. Por Enquanto, estou cansado e só vou dizer uma coisa:

    Ei Ferrari VTC!!!
    Ei Ferrari VTC!!!
    Ei Ferrari VTC!!!
    Ei Ferrari VTC!!!
    Ei Ferrari VTC!!!
    Ei Ferrari VTC!!!
    Ei Ferrari VTC!!!
    Ei Ferrari VTC!!!

    Esses mafiosos tem de saber que o público é mais inteligente do que eles imaginam…

  2. Red Bull e Vettel sobrando. Mas acho que a McLaren ainda tem condições de brigar junto. A Ferrari também tem condições de se recuperar como no ano passado. Só espero que a briga seja justa, mas vendo o que eles postaram no twitter, to vendo que não estão dispostos a isso não.

    Belíssima corrida do Heildfeld. Péssimo fim de semana da Williams. Tomara que se recuperem.

    Ainda fico imaginando uma coisa. Como seria o Kubica nesse carro da Renault? Ahh se ele tivesse correndo…

    • Nesta altura do campeonato, Kubica deve estar muito, mas muito arrependido, da bobagem, que fez no inicio do ano. O carro da Lotus até agora, parece muito bom e com o Kubica, com certeza, estaria brigando com o Vettel.

  3. Tomas a posiçao de Alonso esta errada na classificaçao ele é o quinto .e falando da corrida deu pra ver que fora a RBR que sobra as outras se concentrarao num acerto para a corrida, e na minha opiniao o podium esta aberto este ano e todos tem chance , o Massa estaria la si nao fosse a ajuda da ferrari, é incrivel como eles errao com os brasileiros,so faltou a chuva para apimentar mais a corrida ,mais eu gostei de ver muitas brigas, a maiorr decepçao no momento é a willians, ate a Hispania termina corrida mesmo sen pre temporada, acho que esse carro é o mesmo da temporada passada.

  4. A partir de hoje, uma coisa é certa, se o Alonso não leva na pista, a Ferrari resolve o problema dele nos boxes. Para não exagerar na analise, ou cometer alguma injustiça com alguém, eu revi varias vezes a parada do Massa nos boxes, que eu tenho gravada e não consegui ver nada, que pudesse ter prejudicado a troca dos pneus, enfim, qualquer coisa que eu diga, vai parecer choradeira, melhor então deixar para lá. Uma coisa é certa na Ferrari, o chefe de equipe é um dos piores dos ultimos anos, a Ferrari, que há pouco tempo atrás era a campeã em trocas de pneu, desaprendeu, pois mesmo as trocas do Alonso, não foram nenhuma “Brastemp”, os tempos foram sempre muito ruins. Outra coisa, que ficou claro hoje, é que a tal asa movel é realmente anti-esportiva, ela tira qualquer chance de defesa para o piloto, que vai a frente, usando um artificio, que é dado a um e negado a outro piloto, é uma ultrapassagem artificial e portanto foge a minha compreensão de fã do esporte. Quem esta decepcionando tambem, são as Willians, que não consegue chegar ao fim de uma corrida e parece, que o problema é recorrente, o cambio não funciona. Quanto a batida do Alonso, segundo o Bruno Senna, acontece, por causa da largura das asas, o piloto fica com a sensação, que já pode ir e…………bate. Se o Massa tivesse cometido esse erro, seria uma cagada monumental, mas como foi o Alonso, fica só como errinho de calculo.

  5. E ae Tomás, tudo blz ae?
    Gostei da corrida, apesar do Vettel ter ganhado denovo, não que eu goste dele, é que acaba que não tem muita competição com um só ganhando.
    Que pena, mesmo, que o Alonso bateu no Hamilton, teria sido a melhor parte da corrida, disparado.
    Esquisito foi ambas as Williams saindo, pessimo desempenho da Mercedes, e a Renault mostrando a todos que tem carro, e quem diria, pilotos para brigar nos construtores, e por vitorias….mostando que não é tão dependente assim de um Kubica, apesar que agora seria otimo.
    Ao meu ver, a unica equipe capaz de parar a RBR, e o Vettel, é a Mclaren….isso é quase certeza, a Ferrari mostra novamente porque é “otima” em estrategia….rs
    Sobre o Schummy…rs…gostei até, ficou na frente do Rosberg, já o carro….tá dificil…vai ser mais um ano pra ser esquecido, mas que pelo menos não perca para o companheiro….hehe

    Obs: Nunca vi na minha vida, o Galvão Bueno tão chato como hoje, falando sempre bem do Massa, eu torço pelo o Massa, mas ficar comparando tudo o que ele faz com os outros…rs…é demais, comparou a briga dele com a do Webber, com a do Hamilton e Heildeld.

    Flw ae, vamos para China…hehe….abraços.

  6. Puts está dando nojo da Ferrai, o Felipe era para estar em uma posição…. se a Ferrari não correr atrás do preju logo logo a Renaul passa eles nos construtores

  7. Hamilton acaba de ser punido pelos comissãrios do GP da Malásia. 20s a mais no tempo. Alonso também foi punido com 20s, mas como Hamilton também foi, nada muda para ele.

    Com isso…

    Alonso permanece em 6º, Hamilton cai para 8º, Kobayashi sobe para 7º.

  8. o galvao so esqueceu que na comparaçao que ele fez e que o massa segurou o webber porq o webber nao tem kers ou seja ele usava a asa e o felipe usava o kers pra se defender so que Heildeld tinha asa e o kers pra atacar impossivel pro hamilton se defender,ak galera me explica uma coisa ae porq a mclaren fez o hamilton usar peneus duros antes da hora ela errou e feio na estrategia do hamilton era pra ele ter chegado em 2 e o button em 3 otimo pro campeonato de construtores.

    • A situação das Ferrari esta dificil, acho bom alguém correr para a prancheta em Maranello e começar tudo do principio, o primeiro passo é trocar o chefe de equipe, depois fazer um carro novo.

  9. A corrida foi boa. O que foi incrível foi a queda de rendimento do carro do Hamilton. Pelo menos o Button chegou em segundo.

    Gostei de ver o Nick Heidfeld chegando em terceiro e calando muita gente. Mas o que será que aconteceu com o Petrov?

  10. Vettel ainda, ou já, corre como campeão. Tenho medo e raiva da Red Bull, por deixar as corridas tão chatas. Ferrari ridicula em suas declarações, como sempre.

  11. Bolão do Tomás(contagem não oficial, se tiver algum erro peço desculpas, é que eu não aguento ficar sem ter uma base). Para quem fez poucos pontos, não desanimem, lembre-se que o campeão de 2010 fez média de 24 pontos por prova, por isso, tem muuuuuuito tempo pra se recuperar! Até o GP da China e boa sorte a todos!

    1 Crizan,80
    2 Mac,79
    3 Marcelo Andrade,74
    4 Viktor,74
    5 Débora Longen,72
    6 KBK,72
    7 Fernando Barreto,72
    8 Leandro Penaquini,72
    9 Vitor Barbosa,72
    10 Roberto Seabra,71
    11 Renato Gouveia,68
    12 Claudio,66
    13 Vitor Alves,63
    14 Nastassja Almeida Febras,62
    15 Cassius Clay Regazzoni,60
    16 Altair Cordeiro,60
    17 Alex Bogardden,60
    18 Carlos Roberto,60
    19 Leandro Vascon,60
    20 Geovani Aparecido de Brito,60
    21 Osias N Carvalho,60
    22 Guilherme Rovida,58
    23 David Matheus,57
    24 Victor Albergaria,57
    25 Hudson,56
    26 Edgard,56
    27 Valtinho,55
    28 Elton de Oliveira,55
    29 Everton Ferreira,50
    30 Maria C Barbosa De Almeida,49
    31 Lucimara G. Cardoso de Brito,48
    32 Rafael 2010-11, 48
    33 Luiz,48
    34 Jorge Schroter,47
    35 Juliano,47
    36 André,47
    37 Luiz Arthur,46
    38 J. Floriano,45
    39 Lucas,44
    40 Edson Basilio Ladeira Carvalho,43
    41 Gabriel pogetti junqueira, 42
    42 Edgas Mutute,39
    43 Jocimar,38
    44 Vinicius Nogueira de Sena,37
    45 Lucas – SJC,35
    46 Alcides Araújo,33
    47 Paulo Patullo Neto,33
    48 Leonardo Felix “Latino Heat”,33
    49 Fábio Carlos,33
    50 Vitor, o de Recife,30
    51 Betosimas,30
    52 MCD,30
    53 Hugle,30
    54 Jobson,26
    55 Will,25
    56 Carlos Tavares,24
    57 Davi Costa,23
    58 Willian Ferreira,21
    59 André/Pira,18
    60 Newton Velloso,17
    61 Rochester,17
    62 Maicon Lira,15
    63 Raphael Ângelo,15
    64 William Richard Dias Rodrigues,15
    65 Mauricio,13
    66 Lucas Desiderato,10
    67 Marcos Gonçalves,10
    68 William Cairo M. Pires,10
    69 Willian Rochadel,8
    70 Élton,6
    71 Diego Trindade,5
    72 Daniel Machado,5
    73 Domingos lins,5
    74 Dylan Almeida Febras,5
    75 Vito,5
    76 Marcelo Brum,2
    77 Diego Raphael,0
    78 Ricardo Cesar L Silva,0
    79 Ricardo Rik,0

    • Eu não falei, apostar em zebras na FI., da certo, eu que não fiz nenhum ponto a semana passada, cravei o sexagesimo lugar com 17 pontos. Alias, para ser sincero, a unica aposta no favorito, que fiz, foi no Vettel para a pole, mas essa tambem, tá virando barbada. Vou reclamar com a FIA., que tirou pontos de mim ao punir Hamilton, rsrsrsrsrsr.

    • Agora para recurar essa rodada sem pontos preciso lembrar de apostar.
      Pole Position: Vettel
      Vitória: Vettel

      São 30 pontos de cara.

  12. Diferença grande entre Button e Hamilton, um ataca muito e fica sem pneu, outro vai só na “banguela” cuidando do carro e chega em segundo, Button foi muito bem. Hamilton que abra o olho, Button pode ser um grande aliado do….Vettel! Chegando a frente do Hamilton, tira pontos importantes do primeiro piloto da Mclaren. Alonso muito estranho, errando muito(largou mal na AUS), e na Malásia já começou perdendo 2 posições na primeira volta, depois o erro ao danificar o bico do carro, eu sinceramente, não vi nada de errado na manobra do Lewis, se ele deu uma mexidinha para a direita, e foi punido por isso, então a punição foi ridícula! Heidfeld ESPETACULAR, na AUS pulou de 18º, para 13º na primeira volta(pena que teve o carro danificado em um toque). Na MAL deu show na largada , não errou na corrida e não deu mole no final para Webber, vai dar trabalho esse alemão na Renault…não é fora de série, mas Heid nunca teve um carro de ponta na vida, e sempre fez muitos pódios com equipamento inferior, acabou fazendo mais um hoje. Massa foi bem, com Alonso errando, pode incomodar, mas a Ferrari precisa melhorar muito, se Massa se entender com o carro, pode incomodar muito Alonso. Mercedes é de dar dó, Rosberg não apareceu na corrida, as duas Mercedes sendo ultrapassadas facilmente na reta por Sauber, esse Kobayashi é muito bom, não gosta de esperar nada, quando tem chance vai pra cima. Di Resta sem conhecer nada, já pontuou duas vezes seguidas, muito bom. Schumacher ainda salvou o dia da Mercedes com 2 pontinhos, muito pouco, o carro é muito ruim de ritmo de corrida, tem algo errado e não estão conseguindo achar o problema. Quanto a Vettel, dizer o que? O cara não erra, faz poles e ganha as corridas, esta sobrando, foi o último a parar para colocar pneus moles, em termos de campeonato não vai ser fácil acompanhar o alemão, Hamilton bem que tentou na corrida, forçou e acabou errando de novo saindo da pista. Vettel não precisa se preocupar se não tiver liderando, com esse carro ele pode fazer pódios em todas as corridas, só uma sequência de quebras para tirar o título de suas mãos…e ele não merece isso! Webber largou muito mal, depois não adianta reclamar que a equipe favorece o campeão.

  13. Esse ano o Vettel tem sido impecavel, parece, que aprendeu com as barbeiragens do ano passado, quanto ao Hamilton, continua o mesmo, ainda não aprendeu a dosar a medida do carro, quer correr como senão tivesse nada a poupar, da no que deu. Alias o ingles, apesar da fama de genio, fica sempre devendo, perdeu titulos inacreditaveis, e quando ganhou um foi aos 50 minutos do segundo tempo de gol contra. Apesar do pessoal achar ele uma fera, para mim ele ainda tá devendo com ou sem titulo mundial. Agora, estranho mesmo é o caso do Alonso e a Ferrari, eu tinha certeza absoluta, que esse ano a FIA., (como em anos anteriores já fez) teria tudo preparado para o Alonso ser campeão, até agora pelo menos, parece, que me enganei. Tá certo, que o Alonso é um cara perigoso para os politicos da FIA., e já mostrou isso no passado, quando entregou as falcatruas da Mclaren, apenas por vingaça. Acho, que o pessoal da FIA., e mesmo o Bernie, devem ter esse cara atravessado na garganta o que afinal é bom para o campeonato. O Alonso com certeza, vai escrever um livro assim que deixar de correr, e ao contrario de seus colegas, vai botar no papel, muita sujeira da FI. Quem viver, vera.

  14. Não poderia deixar de comentar sobre a façanha do Petrov. O MCD comentou que no GTA ele ganharia pontos por “salto insano”…e ganhou…não viram logo a frente do carro a pontuação na placa de isopor??…150…kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s