Análise prévia para o GP da Malásia

Vettel: Ele conseguirá vencer amanhã?

A Pole Position de Vettel hoje em Sepang é uma prova de que, além da Red Bull estar forte nos sábados, larga em claríssima vantagem para a corrida se manter a liderança – Como Seb fez em Melbourne – e, com uma largada boa, as chances de vitória são sempre grandes. Ou seja, se não estivéssemos na Malásia e a possibilidade de chuva para a prova não fosse de 80%.

Exatamente pelas condições do tempo é que a importância de marcar a Pole Position aqui é relativamente pequena, já que com água na pista, vários pit-stops e estratégias modificadas, todos terão que correr com a sorte ao seu lado para tentar vencer – E isso não se reduze apenas aos 4 primeiros do grid.

Como comenta o diretor da Pirelli, Paul Hembery, outro dado importante é que foi detectada um diferença de 1,2 segundo dos compostos duros para os macios, o que nos deu a oportunidade de ver um Qualifying sensacional, disputado até o último segundo.

É claro que isso, em uma corrida seca, terá um impacto grande, e, mesmo que Paul ironize que haverá um sol brilhante amanhã, as previsões indicam, entre o horário da corrida, estas possibilidades de chuva:

Mesmo assim, podem ser feitas algumas observações para a prova de domingo.

A primeira é bastante interessante, e trata-se de que, a pedido dos pilotos, a FIA mudou o lado de que o Pole position sairá: Como sabemos, habitualmente ele larga pelo lado esquerdo, porque assim pode abrir bastante para contornar a primeira curva em uma melhor posição.

Só que como as “bolinhas” que se soltam dos Pirelli tendem a ir para a esquerda da pista, até porque a linha de curso não está bem definida, foi decidido mudar para o lado direito, para não prejudicar quem sai em primeiro e também os ímpares.

A outra é sobre a grande questão da Red Bull: Teria Vettel usado o Kers para marcar a Pole hoje? Mesmo com Alonso, incrédulo, Vettel alega que a Pole não teria sido conquistada sem a ajuda do sistema – E é verdade.

Apesar da FOM (misteriosamente) não ter mostrado nas voltas voadoras de Vettel, na classificação, o uso do Kers no RB7, logo depois de encerrado o qualifying foi comprovado que sim, a Red Bull usou Kers em sua Pole Position e a luz verde acima efetiva esta tese.

E isso significa que sem o equipamento a Red Bull não estaria aonde está e deixando evidente a eficiência do Kers em Sepang. Portanto, o mistério terminou e a Red Bull também terá vantagem na largada.

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Com a alta possibilidade de chuva, não há muito o que analisar: Apenas ressaltar que se ela não vier, a corrida ganhará outra visão, talvez mais interessante. Com água na pista, tudo mudará absolutamente e, como já falamos antes aqui, a sorte será uma das principais forças dos pilotos para domingo.

Agora, é com vocês: (contando que haja chuva), quem vence? A Ferrari conseguirá ir ao pódio? Isso e mais, claro, na sessão de comentários.

25 pensamentos sobre “Análise prévia para o GP da Malásia

  1. Caso chova, acredito que as três grandes fiquem num mesmo patamar, podendo qualquer um de seus 6 pilotos vencer. O risco é muito alto as 5 horas, no meio da corrida. Se estiver seco, Red Bull, se molhado, não me arrisco.

    • O interessante é que uma parte da corrida seja seca e a outra molhada, o que balançaria algumas estratégias e seguramente veríamos o grid inteiro indo aos boxes de uma vez.

      • Eu quero isso mesmo. Metade da da corrida seca, e outra metade molhada.

  2. claro que não se deve tentar prever o que acontecera caso chova, afinal nesse caso o inconcebível ganha traços de realidade, mas algumas coisas são praticamente certezas certezas:
    -Vettel não tera vida fácil e se ganhar vai ser após lutar muito
    -A Ferrari dificilmente chega ao podio, a não ser em caso de inúmeros abandonos
    -Hamilton deve tentar passar Vettel com um vigor espetacular nas 10 primeiras voltas
    -Button e Webber vão travar uma briga interessante pela terceira colocação
    -Petrov termina na frente de Alonso
    -Hispania e Virgin mais uma vez não fazem nada a não ser atrapalhar os outros e quebrar

  3. Se chover, ninguém vai ter vida fácil. Sebastian e Lewis são bons de chuva, eu acredito que dificilmente, mesmo com vendaval, a vitória escapa das equipes desses dois pilotos. Só se acontecer mesmo o mais que imprevisível, tipo aquela briga entre o Sebastian e o Mark na Turquia no ano passado!
    Se a Ferrari chega o pódio? Acho difícil, elas teriam que contar com problemas em pelo menos dois carros que estão à frente delas no grid. Mark poderia ser considerado o mais frágil das duas primeiras filas, mas ao que parece, esse final de semana ela apareceu mais determinado do que na sua terra natal, Austrália!
    Se chover, vou de Lewis. Se for no seco, de Sebastian.
    Torcendo para que com chuva ou sem chuva tenhamos uma corrida muito boa!
    Boa-noite a todos!

  4. Se chover até a Hispania pode levar ahahahaha mas se ficar no seco, acho que a Mclaren pode surpreender por poupar mais pneus.

  5. Muita gente pensa que chovendo vai igualar bastante os carros, chegando ao ponto da Ferrari poder duelar com Mclaren e Red Bull, eu penso outra coisa. Carro bom é carro bom seja na chuva ou no seco, chovendo ou não eu acredito que a vitória fique entre as 2 ponteiras. Mas não to dizendo que não nivela um pouco, acredito eu que chovendo os pilotos bons de chuva com carros inferiores (Alonso, Schumacher, Rubens, etc.) podem fazer uma corrida melhor do que se estivessem no seco. Resumindo… não nivela tanto, mas ajuda

    Go Go Go Mclaren

    • É que fica muito dificil alguem fazer um carro bom para chuva e seco, por isso esperamos que nivele, por menos que seja.

  6. Talvez a chuva estrague o pega entre os 4 primeiros, mas anima a corrida do restante. O Barrica diz estar torcendo para cair um temporal, caso isso aconteça acho que ele nem termina a corrida devido a algum acidente lá no fundo do pelotão, por estar junto com um monte de “bração”. O Massa tb diz estar torcendo pela chuva, deve estar ficando louco, pois várias corridas dele na chuva foram uma desgraça, ainda mais com essa Ferrari manca.

  7. Me pareçe que a torcida de todo o grid, logicamente tirando Sebastian,Rbr e Cia limitada, e que caia um temporal em Sepang daqui a algumas horas, mais precisamente na hora da corrida, mas todos nos sabemos que os mais simples temporais na malasia, são capazes que fazer grandes estragos, que diria gps do passado…

    Torço para que o Gp da Malasia, seja um gp inesquecivel e com muita emoção, porque piloto bom mesmo, procura o resultado com chuva ou sem chuva…

    Fica a minha torcida para Rubens Barrichello e Mark Webber…

  8. Se a corrida terminar como começar, o campeonato fica assim:

    1. Sebastian Vettel (Red Bull) 50
    2. Lewis Hamilton (McLaren) 36
    3. Mark Webber (Red Bull) 25
    4. Fernando Alonso (Ferrari) 22
    5. Jenson Button (McLaren) 20
    6. Vitaly Petrov (Renault) 19
    7. Felipe Massa (Ferrari) 12
    8. Nick Heidfeld (Renault) 8
    9. Sebastien Buemi (Toro Rosso) 4
    10. Adrian Sutil (Force India) 2
    11. Nico Rosberg (Mercedes) 2
    12. Paul di Resta(Force India) 1
    13. Kamui Kobayashi (Sauber) 1

    Equipes:

    1. Red Bull 75
    2. McLaren 56
    3. Ferrari 34
    4. Renault 27
    5. Toro Rosso 4
    6. Force India 3
    7. Mercedes 2
    8. Sauber 1

  9. isso ae galera, acabei de chegar do trampo (23:48), dormir pra acordar as 5 e ir direto pro trampo de novo (07:00) … até amanhã nos comentários pós corrida, abras

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