Considerações sobre quem será o Pole

Aparentemente o cenário da divisão de forças entre as equipes não teve grandes mudanças na Malásia. Red Bull ainda domina, com a McLaren colada atrás, já que foi isso o que vimos no 2º treino livre em Sepang. Webber, Button, Hamilton e Vettel dividos apenas por 2 décimos.

Em uma vista geral, os touros continuam sendo a equipe a ser batida, mas existem alguns pontos fracos na performance do RB7 que podem ser a esperança real da McLaren em vencer no domingo: O alto desgaste de pneus e o Kers.

Sobre os compostos, em Melbourne Vettel foi forçado ao parar, notando que a diferença para Hamilton diminuía e a aderência era pouca. Em Sepang o asfalto é ainda mais duro com os Pirelli e Seb já reclamou novamente sobre a sua vida útil. E apesar de ser o mesmo para todos, economizar pneus é uma estratégia notável, e o RB7 talvez não seja o melhor nisso.

Quanto ao Kers, ele foi posto em prática hoje, mas a decisão de usá-lo ainda não foi tomada. Segundo Webber, o sistema funcionou na maior parte do tempo, enquanto Horner adiciona que ele é confiável, mas a decisão sobre o seu uso será tomada pela noite. A anatomia do circuito de Sepang sugere seu uso, mas a equipe não parece muito segura.

É nisso que a McLaren busca tirar vantagem, sendo que Button e Hamilton foram muito bem no TL2: Especialmente Jenson, apesar de Mark ter usado mais combustível.

O que impressionou a todos foi este “pulo” de performance, inclusive desde Melbourne, e, pelas palavras de Jenson, tudo parece estar indo no caminho certo, sem problemas com pneus ou Kers. Mesmo sem sabermos o peso dos carros, a ideia geral é que Red Bull e McLaren são as favoritas indiscutíveis para a Pole.

A certeza disso é grande, pelo menos até agora, pelo mau rendimento da Ferrari e o pessimismo de Alonso e Massa quanto à aderência e velocidade do 150- além do rápido desgaste dos pneus.

Ficou claro nos livres que o carro da Scuderia não esteve na altura dos primeiros, mas Pat Fry alerta que o objetivo nas duas sessões foi colocar em prática vários testes aerodinâmicos, visando, em especial, a parte traseira. Aumentar a aderência e downforce é realmente a principal preocupação da Ferrari no momento.

Tendo em vista isso, é difícil avaliar se veremos Massa e Alonso brigando pela Pole, no que seria melhor esperar o 3º treino livre, pouco antes do qualifying.

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A previsão do tempo para o fim de semana em Sepang é de chuva, o que, se vier a ocorrer, elimina todas as hipóteses tidas em conta até agora. Ampliando a imagem abaixo, vocês podem ver algumas previsões ao redor do mundo:

Dito isto, para passar o tempo mais rápido até a madrugada e trocar algumas ideias, quem acreditam ser os favoritos à Pole?

17 pensamentos sobre “Considerações sobre quem será o Pole

  1. Olha, já que eu não gostei da corrida na Australia, torço para uma chovinha, para deixar tudo mais dificil….hehe
    Sobre a probabilidade, é Malasia, e o que me lembro dela, sempre é chuva….espero por isso, mas por mim tudo bem sem chuva, mas uns pinguinhos de agua, ou quem sabe aquela ideia do Bernie de ter chuva artificial…rsrs…

    Flw ae, abraços…até mais

  2. Pelas primeitas práticas, Webber parece ser o favorito para a pole. Surpresa boa, a evolução da Mclaren e da Mercedes. Surpresa negativa é a Ferrari, aquém do esperado.

  3. Eu ainda não apostei em ninguem, e está dificil fazer isso. Existe 4 pilotos, com dois carros diferentes, com condições de lutar pela pole. Eita Gp agitado…

  4. RBR deve detonar na classificação (Vettel parece ter usado pneus duros no 3TL) e Mclaren a seguirá de “perto”. A única que parece ser capaz disso. Renault parece ser a 3ª equipe do momento. Ferrari não está ao nível das duas primeiras.

    Mercedes melhorou e parece ser competitiva com Schumacher (10º) e Rosberg (11º). Detalhe: nenhum dos dois usou a asa móvel nessa sessão, o que proporcionaria um ganho de cerca de 1s por volta. Fazendo os cálculos, Mercedes estaria pelo menos hoje no ritmo da Ferrari.
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    Hispania no tendrá problemas con el 107%

    Por último hacer mención al equipo Hispania, cuyos dos coches se han quedado fuera del 107% en esta sesión, pero no parece que vayan a tener problemas para superarlo en clasificación. Puntualicemos: los monoplazas españoles han marcado su tiempo con gomas duras, mientras que la cabeza lo ha hecho con blandas y normalmente en la Q1 ninguno de los equipo punteros usa estas gomas más rápidas para marcar un primer crono.

    Narain Karthikeyan ha terminado el último en estos entrenamientos, quedándose a unas cuatro décimas del 107%, pero ha podido rodar sin problemas durante toda la sesión. Y esto último es algo que no puede decir su compañero Vitantonio Liuzzi, quien no ha podido salir a pista hasta los ocho últimos minutos. Aún así, el italiano se las ha arreglado para ser más rápido que el indio y quedarse a tan solo una décima del 107%.

    Fonte: http://www.f1aldia.com/11783/hamilton-marca-mejor-crono-libres-3-sepang/

    • Sim, parece que haverá uma briga interessante entre Ferrari, Mercedes e Renault pelo quinto lugar – Isso se nenhum dos 6 tirar alguma volta voadora, que pode ser possível.

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