Fórmula a favor da natureza

Jean Todt, atual presidente da FIA, está empenhado em colocar o automobilismo a favor da natureza com uma categoria que chame a atenção nesse ponto – Sendo que esta possa se tornar realidade em um curto tempo, 2013.

A itenção prossegue no caminho certo, uma vez que a Comissão Europeia (European Commission) pediu a Todt este projeto revolucionário. As ideias não são muito complicadas de serem entendidas.

Todt planeja algo aparte da Fórmula 1, ou seja, criar uma nova categoria com a visão em economizar recursos e ter carros elétricos, tendo suas baterias recarregadas nos boxes e rodando na pista sem liberar nenhuma grama de dióxido de carbono.

Queremos ter o mais rápido possível novas categorias com novas energias, fazendo isso onde possamos, no mundo todo. A comunidade automobilística só está interessada em como melhorar o rendimento, porque querem vencer. Mas se você falar com os fabricantes, eles tem uma maior interesse em melhorar as tecnologias.

– Jean Todt.

O exemplo mais claro disso é o carro elétrico Formulec EF01, que chega a uma autonomia em pista de 20 a 25 minutos, alcançado uma velocidade máxima de 260 km/h e indo de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos.

Sem dúvida a ideia é futurista e também realista, uma vez que apenas falta um maior consenso para tirar o projeto do papel, firmar a categoria e ter pilotos disponíveis (o que certamente não será problema) para ditar o ritmo destes carros que prometem ser o futuro do automobilismo.

Aos poucos tudo isso será passado para a Fórmula 1, sendo que em 2013 o “verde” será a cor mais presente nas pautas da Fórmula 1 da natureza.

8 pensamentos sobre “Fórmula a favor da natureza

  1. Os combustiveis fosseis, só não desapareceram do cenario mundial ainda, porque muitos interesses estão em jogo. Claro, que nós não somos o interesse , nossa saude tambem não, agora mesmo no Brasil, o Etanol deixou de ser a prioridade, em favor dos preços internacionais do açucar e para piorar, o Brasil redescobre uma reserva de petroleo, que foi divulgada ainda na época dos governos militares, mas, que só agora possuem tecnologia experimental para explora-la, e que podera dar mais sobrevida ao combustivel fossil, tão poluidor. Talvez, iniciativas como essa da FIA., possam despertar o interesse pela energia limpa e fazer avançar as tecnologias necessarias principalmente para o armazenamento, cuja tecnologia disponivel é ainda muito cara. Vamos torcer, para que avanços nesta aerea, não sejam apenas fogo de palha, mas que, iniciativas concretas sejam colocadas em ação.

  2. A F-1 vai virar Autorama ?! Não sei se Todt vai conseguir essa revolução toda, mas caso consiga, ja sinto falta dos Poderosos Motores a Combustão.

  3. Penso que a F1 já deveria ter partido para o projeto a muito tempo.
    As grandes mudanças nos carros de rua, vinham sempre da F1, estamos em uma época que poucas coisas se aproveita, o caminho é inverso, espero que a F1 verde volte a ser o caminho das mundanças nos carros de rua.

  4. Seria interessante ver os carros fazendo pitstop para trocar pneus e para trocar baterias.
    Cada carro poderia usar apenas dois conjuntos de baterias por prova.
    Cada piloto teria direito a um determinado numero de baterias (que seriam recarregadas antes das provas) por temporada.
    Deixaria de haver o desequilíbrio de desempenho entre “tanque cheio e tanque vazio”
    O duro é que os carros teriam que carregar um sistema de som com efeitos sonoros de motores.

  5. tendo em vista que as corridas automobilísticas sempre foram os locais de maior inovação tecnologia, ter uma categoria focada na não agressão ao meio-ambiente seria no mínimo um bom impulso ao desenvolvimento das tecnologias. basta saber se vai cair no gosto do público

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s