A solução? Copiar a Red Bull…

Seguramente o título deste post não seja novidade para ninguém – Desde o ano passado, a solução para algumas equipes foi copiar os “segredos” do RB6, e, nesta temporada, já há pelo menos uma equipe que confirmou o plano de copiar o escapamento do RB7 e uma outra que, segundo o mentor de Milton Keyes, é a maior beneficiada com a cópia.

Adrian Newey, o gênio-projetista, criador do carro campeão ano passado e do vencedor na Austrália domingo, declarou, ontem, em uma cerimônia onde recebeu o troféu Segrave que o salto de qualidade da McLaren desde o fim da pré-temporada para o segundo lugar de Lewis em Melbourne se explica de uma simples maneira:

A McLaren deu um enorme salto para a frente copiando o nosso escape, e isso tem que ser dito.

– Adrian Newey.

E isso pareceu trazer realmente uma grande diferença no rendimento do MP4-26. Acredito e concordo com Newey na conclusão a respeito, e ainda a McLaren aperfeiçoará o carro estreando um novo difusor em Sepang – Este de fibra de carbono, substituindo o atual de titânio.

Além do caso do time de Woking temos a Williams, que planeja integrar ao seu carro o escapamento do RB7: Ou seja, não restam dúvidas que em grande parte que a fonte de informação do resto das equipes no grid é a Red Bull.

Sendo assim, cada uma terá que conseguir tirar melhor proveito das cópias (o que é difícil, mas não impossível), pois senão Newey e o seu RB7 seguirão mandando no campeonato.

Mais uma vez, a solução é copiar a Red Bull.

26 pensamentos sobre “A solução? Copiar a Red Bull…

  1. Ta na hora da Ferrari copiar a RBR tbm, mais um ano onde a Ferrari andou muito na pré-época e tal rendimento não foi correspondido na primeira etapa, é bom a Ferrari reagir logo…

  2. Na Fórmula 1, como em qualquer outra modalidade, os competidores que estão em situação pior, tentarão buscar mecanismos que estão sendo bem sucedidos em outros grupos que conseguem bons resultados.

    A McLaren, mais uma vez conseguiu reagir, e mais rápido, e realmente as melhorias no bólido foram conforme as declarações da cúpula do time de Woking.

    A frase do Chacrinha de que “na tv, nada se cria, tudo se copia”, também serve para o esporte, em especial na categoria máxima do automobilismo, na qual os ingleses conseguiram aplicar pontos positivos do carro da Red Bull em peças para o veículo prateado (metálico/cromado).

      • Ano passado foi a Mclaren com o F-Duct.

        Ano retrasado foi a BrawnGP com o difufor duplo.

        A grande vantagem da Mclaren parece seu processo de projeto. É muito modular. Então fica relativamente fácil a equipe incorporar características dos bólidos concorrentes em seus monopostos.

        Já a Red Bull tem carros não intrinsecamente montados que qualquer adaptação consome meses de estudos e testes por parte de Newey.

  3. Isso na F 1 é a situação mais comum e normal. Sempre quem está na frente tem suas soluções copiadas. O importante é copiar e fazer funcionar se não a vergonha é dobrada.

  4. Vamos torcer então, para que todos copiem rapido o RBR., e comecem a fazer sombra para eles, senão, a coisa vai ficar muito chata. Lembram da era em que só dava Schumacher, quando começava o campeonato, ninguém discutia quem iria ganha-lo, mas quem seria o vice do alemão, espero que estes tempos tenham passado e não voltem mais.

  5. É…..Newey é bom…
    E as equipes que queiram se manter na ponta precisam se inspirar nele…rs
    Alguma equipe pode surgir com alguma coisa nova, surpreendente? até pode, mas com o regulamento mutante da FIA eu acho dificil…
    As constantes mudanças não deixa tempo para os engenheiros e projetistas trabalharem suas ideias, e a RBR que parece já ter achado o caminho para um carro rapido acaba sendo copiada….além de que isso é uma coisa normal na F1 como disse Hugle…

  6. O jeito é esse até que alcançem a Red Bull. Em 2009 a Brawn destrui todos no início do ano, mas depois que descobriram seu grande segredo, o difusor duplo, ela foi caindo. Então se o resto dos time pegarem no calcanhar de aquiles da RBR, quem terá de correr será Newey.

  7. Enquanto uns gastam tempo copiando, a RBR da um passo a frente inovando, é isso que no fim das contas da a vitoria ao criador e a derrota ao copiador.

  8. Todo mundo fala da RBR, mas e a Reneult/Lotus?? Ela não copiou o sistema de exaustão da RBR e foi muito bem na Austrália…é preciso ficar de olho nesse carro também!

  9. Ele já esta dando uma desculpa caso a McLaren chegue na Red Bull. Se ele é tão bom assim, por que a McLaren não foi insuperável quando o mesmo esteve trabalhando nela?!

    Somente um escapamento não faria o carro evoluir tanto.

    • Lembrando que Maclaren e Ferrari são carros um tanto quanto inferiores, pois tem o detalhe do Motor Mercedes e o Ferrari, se as duas equipes forem pouca coisa parecidas com a RBR serão melhor por causa da potencia, mas em se tratando de F1 tudo pode acontecer e a força do Motor pode pesar a favor dos concorentes da RBR.

  10. Quando o Newey chegou na Mclaren em 98 tirou ela de 4 anos sem títulos ganhou três títulos (dois de piloto e um de construtor) e depois perdeu do trio Schumacher, Ferrari e Brawn(outro que por onde passa não deixa escapar título).
    “Carroça” mesmo só em 2004.

  11. MCD isso é um ponto de vista mas os carros de 2001 até 2004 somaram juntos 08 vitórias em 04 anos isso é um bom retrospecto???

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s