O que o problema no chassis de Webber revela

Logo após de finalizada a corrida em Melbourne, o expressivo Helmut Marko disse para a alemã RTL que Mark Webber estava com o chassis defeituoso no fim de semana, sendo essa a causa de ver o Aussie tão apagado na prova quanto no treino classificatório de sábado.

Já havíamos tocado o assunto timidamente domingo pela tarde, mas este veio à tona na imprensa mundial somente segunda, onde, naturalmente, já começaram certas polêmicas por parte dos espectadores que prezam igualdade e os torcedores de Mark, na Austrália.

Analisando tecnicamente, o que ocorreu é que, com o chassis problemático, Mark não conseguiu marcar voltas rápidas nem manter um ritmo estável com os pneus duros e macios – Além de sofrer um desgaste maior nos compostos, algo que ficou claro ao longo da corrida.

Tratando de deixar as teorias conspiratórias que já estão sendo criadas fóruns afora (benefício extra a Vettel por parte da Red Bull, dando um chassis com problemas à Webber), apesar de cada um ser livre para pensar o que quiser, vimos Mark muito lento no sábado e domingo. Assim, muitos apontaram como um massacre certo e simples de Vettel – Porém é provável que não seja bem assim.

Com esse desgaste ampliado e problemas em ambos pneus, Webber não poderia fazer milagres na prova. Ter fechado em quinto lugar, sabendo-se do que se sabe hoje, é um resultado expressivo.

Sendo breve, este problema no chassis revela, no mínimo, duas coisas: Primeiro, (para mim não, mas com vários acreditando que a Red Bull já começou o ano jogando em favor de Vettel), é bom ficarmos de olho no que ocorrerá nas próximas corridas quanto a este assunto, para poder traçar uma conclusão (mesmo prévia) do que está acontecendo nos bastidores da equipe austríaca.

E segundo, no fim das contas é algo positivo para quem criticou bastante o australiano no treino e corrida, e abre uma expectativa para ver o que ele fará com o carro no mesmo nível e condição do que seu maior adversário, Sebastian.

É um jogo de estratégia, não só mental mas também político, só que sem equipamentos iguais fica complicado ter uma disputa justa, Red Bull…

35 pensamentos sobre “O que o problema no chassis de Webber revela

  1. Tenta-se, digo isso de algumas partes da imprenssa, mostrar que a RBR é igual a Ferrari ou Maclaren na hora de decidir campeonatos, ou seja busca a vitoria a todo custo, e se o custo disso for competir bem com apenas um piloto, ela assim o faz, mas vejo um diferencial na RBR, ela foi exemplar no fim do ano, o Webber sim foi imprudente, apesar de sua confissão em relação ao acidente de bicicleta, que lhe causou uma queda no rendimento devido a contusões, a RBR não o mandou embora, se fosse o Webber piloto da Ferrari e fizesse o que fez, tava sem emprego este ano, por isso acho cedo pra chegar as conclusões de que esse esta favorecendo aquele ou não, e em termos de Tramoia politica a RBR pode não ser santa, mas é bem menos ridicula que Ferrari das ordens de ultrapassagens ridiculas e da Maclarens com suas arapongagens.

  2. O que ‘salva’ a Red Bull num momento de fazer uma possível politicagem no paddock é a falta de competência em fazer isso.

    As teorias conspiratórias surgem muito em função do que ocorreu ano passado. Então, motivo para isso a Red Bull deu.

    O que acho estranho é, como danificaram o chassi do carro do Webber? Ele não fez o melhor tempo na sexta-feira?????

  3. Eu ainda aposto em Webber!!!

    O piloto mais regular de 2010, pontuou em 16 de 18 gps!!!

    Mas fica a dica também, a Ferrari impos a Massa tirar o pé e facilitar para Alonso, e o pior, deixando Alonso que estava atras parar primeiro!!!O que o prejudicou completamente, ficando 10s sempre entre ambos, justamente a diferença que Massa perdeu ao parar depois que o espanhol!!!

    Massa largou melhor que Alonso, fez a volta mais rapida da corrida, e ainda fez bonito segurando Button por varias voltas!!!

    • Massa não fez a volta mais rápida do fim de semana, queM fez foi Vettel.

      E a volta mais rápida dele foi uma pura exceção (1:28.947), tanto que a mais próxima que ele chegou disso foi 1:29.770. Todas as outras voltas foram da casa de 1:30 para cima, tanto macios e duros.

      Já Alonso teve um bom ritmo:

      A volta mais rápida dele foi 1:29.487, mas também marcou mais 11 voltas na casa dos 1:29′ (isso na ultima parte da corrida), o que o ajudou também a chegar em Petrov, com duros. Na volta 42 parou e daí em diante emplacou esse ritmo:

      42 (Pit) 1:50.315
      43 1:37.745
      44 1:30.029
      45 1:29.608
      46 1:29.840
      47 1:29.837
      48 1:29.597
      49 1:29.487
      50 1:29.867
      51 1:29.937
      52 1:29.657
      53 1:29.507
      54 1:30.401
      55 1:29.529
      56 1:29.665
      57 1:29.912
      58 1:30.501

      • Tô brincando, nem apostei ainda, é que saiu em muito lugar que o Massa tinha feito a melhor volta, porquê?

      • Sim, ele fez a volta mais rápida da corrida, no domingo, não do fim de semana. O tempo mais rápido do fim de semana foi de Vettel, no treino classificatório, com 1:23.529.

    • Alonso foi melhor que o Massa na corrida, isso é incontestável, mas que a Ferrari tem historico de estrategias ruins para um piloto e muito boa para os outros, isso ninguem aqui pode dizer o contrário, a culpa é a da Ferrari e do Alonso, depois do papelão alemão, toda ultrapassagem do espanhol sobre Massa rerá coberta de duvidas.

  4. Para marcellopaz: Eu sou grande torcedor do Massa, mas cá prá nós… é verdade mesmo que houve essa ordem da Ferrari? Eu tenho minhas dúvidas quanto à isso porque o Massa estaria fazendo um suicídio profissional aceitando esse tipo ordem logo num início de campeonato!
    Não seria mais uma teoria de conspiração?

    Abraço!

    • É complicado provar, mas repare o seguinte, se fosse Alonso segurando Button, e Massa vindo colado, sera q Alonso facilitaria tão como fez Massa, e ainda a Ferrari deixaria Massa parar primeiro???

    • Não acredito em ordem da Ferrari… Massa perdeu o equilíbrio e velocidade pensando que iria bater com Button (só que este cortou a chicane) e Alonso cortou os 3 segundos logo – E depois passou.

      Se Massa facilitou, eu não creio, estamos na primeira corrida ainda… Pois nem todas as ultrapassagens que Alonso faz tem que ser entregues ou todas as ultrapassagens que Massa leva ordens da Ferrari…

  5. O ano já começar com conspiração é complicado viu… mas será que a Red Bull não podia tomar nenhuma providência quanto a esse chassi defeituoso? Como trocá-lo?
    Acredito muito que, se Webber tivesse um carro à altura de Vettel, a corrida seria bem diferente.

    • Logico que se Alonso o fez, foi pq Massa deixou (bullying??), Massa ou toma atitude de campeão, ou vai ser esse capacho o ano inteiro!!!
      Mas acredito que nas proximas corridas, Alonso e Massa não estarao tao proximos, pois Massa é mais rapido q o espanhol com os pneus MACIOS e SUPER MACIOS, como mostrou a fazer a volta mais rapida do fim de semana!!!
      Sem contar que Alonso ja mostrou que não sabe largar bem (Renault 2005 e 2006 tinha controle de largada)!
      E ainda levou bullyng novamente de Petrov!!!

      • Bullying é f… hehehehe
        Se o Massa está sofrendo Bullying ele deveria fazer que nem o Zangief Kid?hehe

  6. Vamos torcer para que na Malasia, as coisas corram melhor. FI., é esporte de alta performance e qualquer coisa, pode acabar influindo no resultado. Com certeza, os carros virão com melhoras, talvez o circuito tenha influencia mais positiva sôbre esse ou aquele carro. São muitas variaveis para analisar e algumas perguntas ficaram sem resposta, como por exemplo, se o carro do Hamilton não tivesse soltado o piso, sera que ele não teria colocado mais pressão no Vettel? Se o Alonso não tivesse sido fechado e caido para nono, seus pneus não o teriam levado ao podio e quem sabe a vitoria? O que aconteceu na Australia, não vai se repetir na Malasia, mas outros problemas vão surgir, então vamos torcer, para que sejam ações, que valorizem os pilotos e que eles possam mostrar finalmente, que esse ano, não sera um campeonato onde só um pode vencer.

  7. Se a RBR esta apostando no Vettel, esta apostando no cara certo! Naquele que não deixou Alonso ser Tri em 2010(o que seria uma desgraça para a RBR). Webber nem vice foi, se ele estava realmente machucado devia avisar a equipe para ela tomar a decisão de apoiar ou não totalmente Vettel, pois Alonso na reta final assustou, já o canguru “sumiu” nas últimas corridas, se foi por causa da lesão devia pelo menos avisar a equipe. Webber avisou depois do campeonato(risos), mas a equipe não gostou nadinha de ele esconder o problema. Hoje a RBR dá o troco, se concentrando mais no alemão, Vettel foi veloz e não deu nenhuma pixotada em treinos e corrida. Já Alonso, Webber e Lewis deram suas “escorregadas”, aquele assoalho solto do Lewis aconteceu depois de uma escapada na pista, poderia ter jogado a corrida fora o inglês, Lewis é fera, mas sempre é uma interrogação nas corridas. Com chassi bom Webber ia ser “engolido” pelo alemão do mesmo jeito, Vettel esta pilotando muito. Alonso também esta muito a frente de Massa, o mesmo acontece com Hamilton sobre Button: As equipes vão apostar tudo nos melhores: Vettel, Hamilton e Alonso…o resto pode ser conformar com pódios e vencer algumas corridas, garantindo o emprego e o ótimo salário…

  8. Com chassi danificado ou sem chassi danificado, o fato é que desde a corrida do Japão do ano passado, Vettel vem pulverizando todos os concorrentes, não dando a menor chance de reação, se impondo mesmo.

    Portanto, não creio que Webber vai ter chances nessa temporada (um raio não cai duas vezes no mesmo lugar), aliás, se formos olhar o retrospecto, Vettel, na grande maioria dos casos em que foi inferior a Webber, ou o foi por problemas mecânicos ou o foi por afobação, o que é natural em um piloto tão jovem.

    Teorias conspiratórias à parte, Vettel é o piloto a ser batido esse ano e isso serve para Webber, Alonso, Hamilton e Button (os que eu acho que terão alguma chance).

  9. Acredito que as equipes realmente estarão priorizando seus melhores pilotos.
    E no caso de Massa, ele terá de, literalmente, “correr atrás do prejuízo”, afinal ano passado foi um ano horrível para ele, que o deixou um nível abaixo do seu companheiro, isso às vistas da torcida e principalmente da Ferrari. Pode até ser verdade que tenha havido algum tipo de ordem da Ferrari, mas como não podemos ter essa certeza, temos de lidar com as informações que temos, e estas denotam um Massa visivelmente com algum tipo de problema.
    Mas realmente, a desculpa da RBR sobre o chassi do Webber, na minha leiga e singela opinião, foi muito esfarrapada… seria melhor nem terem falado nada! Como que uma equipe com a excelência tecnológica deles, não detectou na sexta ou no sábado o tal defeito no chassi??

  10. O chassis do Vettel deixou a desejar o ano passado inteiro. Mas com o Webber é conspiração. Ah vão catar coquinho…

  11. Ola Tomás! Entrei pela primeira vez aqui e gostei, vou colocar como link no meu blog, te convido a entrar lá, espero que goste.
    Quanto ao chassi, foi estranho mesmo o desempenho de Webber no fim de semana todo, o carro dele gastava mais pneus e era mais lento que o do Vettel. Mas talvez o australiano não goste do traçado de Melbourne, mesmo correndo em casa. Prefiro aguardar outra prova para ver se é o chassi ou se o Webber está sentindo a pressão de ter na equipe o campeão do mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s