O erro na asa traseira móvel de Rubens…

A asa traseira móvel já não está trazendo os frutos esperados para o início de temporada. Ela não trouxe grande vantagem para os pilotos, apesar de algumas ultrapassagens, e agora sabemos que Barrichello teve a sua ATM com regulagem programada de forma errada pela direção da prova em Melbourne, o que complicou bastante a sua corrida.

Dickie Stanford, o team manager do time de Grove, já havia expressado a sua preocupação com o rendimento logo após terminada a prova, e a constatação final atingiu em cheio a perspectivas sobre um bom funcionamento da asa.

Rubens não pôde usar a ATM na reta, mesmo estando o suficientemente próximo a um rival para efetuar a ultrapassagem, e se terminou descobrindo que a FIA havia errado na programação da mesma – A regulou apta para o segundo setor.

Barrica acabou desabafando que estava explicada a dificuldade para ultrapassar Heidfeld, depois de passar reto na curva 3 ainda na primeira volta e cair para a última posição. Obviamente, a inutilidade da asa dificultou a sua remontada árdua no grid.

Curiosamente, Rubens foi o piloto que mais ultrapassou na corrida…

Em suma, acredito que a ATM está realmente não exercendo um papel importante, e na opinião dos próprios pilotos e dirigentes, ela não teve todo o efeito esperado, mesmo lembrando que Albert Park não seja o circuito mais fácil para acionar a asa no calendário.

Me coloco no lugar da Williams e de Barrichello, que não puderam usufruir de uma vantagem que todos os carros possuíam – E por um erro de culpa da FIA, regulando mal a asa na direção da prova.

Vamos ver até que ponto a ATM será usada e com quais benefícios, mas a verdade é que Barrichello foi o grande prejudicado do fim de semana.

17 pensamentos sobre “O erro na asa traseira móvel de Rubens…

  1. É, ele teve problema com a asa móvel, mas errar 3 vezes em um final de semana é muita coisa, ainda mais erro primário. No carro do Perez deu para ver por onde Rubens tentou passar, e Perez não jogou o carro em cima do Rubens, o mexicano estava lado a lado com uma Toro Rosso na entrada da curva e advinha quem apareceu a direita tentando passar os dois que nem um CAVALO DOIDO? Ele, Rubinho, como 3 carros não passam no mesmo lugar, Rubinho passou reto que nem cortador de grama. No vídeo da para perceber que ele já vinha com as rodas na grama, e roda na grama não tem como frear, acabou passando reto. Fez boa recuperação, mas jogou tudo no lixo ao bater no Nico, já tô “vacinado” com o Rubinho, quando não caga no começo, caga no meio ou no fim…
    O legal é que no domingo ele voltou ao normal botando a culpa em todo mundo, no sábado pelo menos, tinha admitido o erro no treino…

  2. Em Melbourne a ATM pode não ter sido fundamental, mas acho que em muitas corridas será um aparato interessante e deve surtir o efeito desejado pela FIA. Ainda é cedo para julgar.

    abç

  3. E agora? Vão recompensar como o Rubens? E se fosse com Vettel? Dá pra perder campeonato, facilmente, com uma vitoria a menos!

  4. Uma coisa é certa! A Williams tem um bom carro!! Com a alteração no sistema de exaustão, que eles pretendem usar já na China(e a ATM regulada de acordo, né dona FIA??), vai dar um bom pega entre Williams, Sauber e STR, até me arrisco a dizer que eles podem incomodar as grandes, se Barichello não cometer erros como os que vimos na Austrália.

  5. Olhem a foto abaixo, mostra por onde o Rubinho tentou passar na primeira volta(nesse momento a Sauber de Perez estavam lado a lado com outro carro, Rubinho veio por fora na grama), e com 2 rodas na grama todos sabem, não tem como freiar, passa reto…assim fica difícil.

    Errou no treino!
    Errou na primeira volta!
    Errou ao bater no Nico!

    • Ano passado o webber fez um monte de merda nesse GP, era experiente e coisa e tal, depois disso foi o piloto revelação do ano, Vettel cometeu um monte de erros tolos durante a temporada, no fim do ano foi campeão, uma corrida só não serve de analise, mostre uma sequencia de cinco ou seis corridas seguidas que o piloto fez besteira e ai sim a avaliação tem mais peso, e mais, quem larga em 17º e não é agressivo, passeia com a lotus e virgin a corrida toda.

    • Ok, errou…e quem não erra na F1?? Sem querer defender o Barrichello, ele é um piloto constante e sempre comete poucos erros, o problema é que o final de semana dele já começou errado, desde o aeroporto da Argentina…rsrs

      • Realmente, naquela semana ele deve ter acordado com o pé esquerdo, passado em baixo de uma escada enquanto olhava um gato preto e pisado numa risca.

  6. No Bahrein, as asas moveis teriam um batismo de fogo, la é dificil mesmo de ultrapassar, o gp da Australia foi bom mais uma vez e, cheio de alternativas, ano passado, sem Kers e asa tivemos ultrapassagens, asse ano também teve ultrapassagens, precisa avaliar mesmo a tal asa em um Tilkodromo, onde rola aquelas procissões horrorosas, avaliar se ela vai mudar o panorama daquelas corridas chatas, se mudar fica, se não acaba com asa de uma vez.

    O problema pode ser os touros, que tem asas naturais, afinal o seu patrocinador da asas, então falando sério, a RBR faz muita curva, em geral mesmo pressionadas, contornam muito bem abrindo uma frente que, mesmo os mais potentes motores Mercedes e Ferrari, não consegue pegar a RBR motor Renault, será que o banimento da asa poderia deixar a supremacia taurina ainda maior?

  7. Ta,eu tambem tava esperando mais da estréia do campeonato,ate porque to botando uma fe na willians. Porém não se pode ficar condenando o rubinho.Todo mundo erra. Vettel foi campeão ano passado errando muito. Então vamos pra próxima e fim de papo.

  8. Que legal, o Rubinho errou porque estava querendo correr, ultrapassar e não se esconder como é sempre acusado de fazer. Finalmente, mostrou as garras, bateu, saiu fora da pista porque pisou na grama tentando achar espaço para ultrapassar, foi no minimo guerreiro, afinal, a torcida sempre o acusou de ser bundão, e agora, que resolveu mostrar as garras dando uma de Mansel, o pessoal acha, que foi cagada. Tá legal, foi, e dai, pelo menos, ele tentou, não deu, fica para a outra. Espero, que ele esteja com o mesmo animo na Malasia, se bater de novo tentando ultrapassar alguém, que se dane.

    • Brasileiros…eternos instisfeitos!!…rsrs…se não ataca, é taxado de bundão, se ataca e erra, é taxado de precipitado, inconsequente…Vamos ver na próxima, eu estou otimista com essa Williams, sério mesmo!! Acredito que da para ser a quarta força, passando pela Lotus e Mercedes, que pelo visto errou no meio do caminho no carro de 2011.

  9. para mim barrichello teve uma reaçao incrivel naquela corrida, se nao fosse aquela batida ele teria incomodado ate o alonso , pois ele faria uma parada a menos , gostei tambem do ritmo da willians que pelo que sabemos nao pode usar a asa movel , entao na malasia vai dar trabalho no Q3 , o unico problema é a caixa de cambio que ainda nao da confiança, mais torço para que resolvam esse problema.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s