Alonso x Massa – Primeiras reflexões

A briga mais esperada do ano pela maioria dos fãs brasileiros e espanhóis (além de suas respectivas imprensas) finalmente começou e a pergunta que vai se instalando aos poucos é: Alonso vencerá novamente Massa sem maiores dificuldades como em 2010?

A resposta, obviamente é impossível de ser dada com uma corrida apenas. Mas algumas reflexões sobre o desempenho de ambos em Albert Park podem ser feitas e o cálculo final parece mesmo apontar que o espanhol larga em vantagem técnica e mental.

No sábado, Alonso conseguiu colocar 6 décimos em cima de um atrapalhado Felipe: Que errou na saída dos boxes e em parte da classificação, o que não lhe deu chances de lutar por uma melhor posição no Q3. Em Qualifying, Fernando já abre o placar: 1×0 (5º x 8º lugar).

  • Na corrida…

No domingo tudo pareceu mudar logo na largada, já que Massa logrou pular para a mesma posição de grid do companheiro, enquanto Alonso caiu para 9º. Pesando ainda mais a favor de Felipe, se defendeu muito bem de um rápido Button por algumas voltas.

O declínio da situação de Massa chegou justamente quando Jenson tentou a ultrapassagem, a conseguindo mas cortando caminho e sendo posteriormente punido pela manobra ilegal. Nesse momento, Alonso passou Felipe, sendo que Massa não deu o mínimo aspecto de briga.

Daí em diante os fatos mudaram para ambos: Massa admitiu depois que a estratégia de adiantar o uso dos duros atrapalhou a sua corrida e a terceira parada no fim o fez perder mais posições, já que a escolha certa seria realmente os macios.

Em contraste, Alonso conseguiu imprimir um bom ritmo também com os duros – Nas últimas 16 voltas após o 3º pit stop rodou em 1:29′ em 12 delas. Isso, aliado ao desgaste de Petrov, o fez aproximar-se do russo, mas sem tempo suficiente para brigar com ele pelo pódio.

Massa estabeleceu a volta mais rápida da prova restando apenas 3 para o final, na 55, com 1:28.94. Na mesma volta passou Buemi e cruzou em nono lugar.

Opinião

Como todo insider (no meu caso, ainda amador) é preciso dar a opinião particular sobre o assunto. A verdade, porém, é que em uma corrida no campeonato, e tão movimentada quanto a de ontem, dar um veredicto confiável é extremamente complicado.

Ainda mais quando os dois pilotos tiveram corridas complicas, como Alonso e sua largada péssima, além da demora da Ferrari no seu pit-stop. Quanto a Massa, a escolha precipitada de usar duros terminou complicando sua corrida e colocar isso em uma análise sobre performance não seja a ser a melhor saída.

Porém, uma coisa é certa: Alonso se mostrou mais rápido, com menos erros e mais consistente do que Massa, tanto na classificação quanto na corrida. Digamos que Fernando errou de forma grave só na largada, quando perdeu 4 postos.

Saber economizar pneus era algo essencial e não fosse o tráfico depois da largada (quando caiu para 9º) poderia ter sido colocada em jogo realizar apenas duas paradas.

Massa, por outro lado, não pôde ser tão consistente como Alonso foi na última parte do GP , não esteve saisfeito com o ritmo do 150 e ainda teve que se encontrar com o complicado Buemi no caminho – Mas terminou por efetuar a ultrapassagem e, na mesma, marcar a volta mais rápida da corrida.

Até o momento, notei Alonso mais forte e menos errático, com um ritmo forte e consistente. Isso fez a diferença para ter o 4º lugar nas mãos e em Sepang a tendência já é o pódio, tanto para ele quanto Massa. Mas o espanhol começa em vantagem por enquanto.

__________________________________________________

Agora é com vocês: Como avaliam este primeiro round da briga Alonso x Massa?

56 pensamentos sobre “Alonso x Massa – Primeiras reflexões

  1. Alonso não me agrada como personalidade por diversos motivos. Mas pra mim não ha duvidas que Alonso é muito mais piloto que Massa em todos aspectos.

    Então respondendo sua pegunta: Vai !!

  2. Massa

    Pré-temporada: Diz que os pneus são os melhroes pra ele. Que se adaptou, e que consegue “extrair” calor com Pirelli.

    Austrália: Diz que não conseguiu acerto certo. E dá a desculpe de sempre que não conseguia chegar a temperatura correta.

    Prevejo outra surra do Alonso. Não gosto dele, mas admito que é um filho da puta quando é pilotagem.

    • E no fim de semana Alonso estava falando que o carro estava tendo problemas com o “downforce” na parte dianteira do carro.

      • Exatamente MCD. Fica claro que o ritmo da Ferrari está longe de ser o ideal, aprox. 4 décimos atrás da Red Bull, mas estão no caminho certo, e o importante é que o bom ritmo foi conquistado, pelo menos com Alonso.

        Vamos ver em Sepang, lá dificilmente as corridas são normais, se não chover será milagre…

  3. Ferraris terceira forca, Alonso motivado perseguiu podio. Massa desmotivado ficou para atras. Se nao haver melhoria na Ferrari, vai ser assim ano todo.

    Thomas, podes organizar seu bolao nesse site aqui indicado por um colega – http://www.bolaof1.com.br – tudo automatizado, resultado sai instantaneamente.

    Abraco de Lisboa!
    PR

  4. A pista Australiana realmente é chata de achar o traçado perfeito volta a volta, porém para um piloto experiente como Massa nada justifica ele ter com o mesmo composto (duro) voltas a 1,30 e intercalar com voltas a 1,33 as vezes 1,34! E não estou falando de desgaste pois as seguencias eram intercaladas! Com isso de duas uma ou o Massa não esta acreditando no carro, ou não esta acreditando em si!

    • É, realmente Thomas, a sua inconsistência ficou clara em algumas partes da prova, e curiosamente a sua volta mais rápida (que terminou sendo a de toda prova) foi na mesma onde teve que ultrapassar Buemi pelo 9º lugar.

  5. É, já vi que Alonso é ALONSO e parece que Massa é Felipe.

    Sugestão: Tomás, lá no calendário, além da data, você poderia acrescentar o horário das corridas, valeu!

  6. Não tenho duvidas que a Ferrari ordenou novamente que Felipe abrisse. Raciocinem comigo: Maquiavelicamente, o diretor da Ferrari pensou: “Button vai ter que devolver a posição, então se o Alonso passar o Massa ele “Button” terá que deixar os dois pilotos da minha equipe passar”. Todo mundo sabe, principalmente Alonsito, que Massa é extremamente frágil mentalmente, explicitado principalmente depois do episódio da Alemanha de 2010. Então vejamos: um piloto que até então vinha “com a faca entre os dentes” defendendo arduamente sua posição, travando rodas, mudando o traçado a ponto de Button declarar que Massa é o piloto “mais dificil de ser ultrapassado”, de repente não oferece o minimo de resistência ao companheiro, e a partir daí faz uma corrida pra lá de medíocre como se estivesse doido pra acabar logo aquela tortura mental, como se estivesse vivendo dentro de um filme de lembraças de 2010, aí no finalzinho da corrida faz a melhor volta como se quisesse inutilmente dizer ao mundo: “viu como eu sou rápido se deixarem!”. Tudo isso é no minimo estranhamente suspeito!!!!.

    PS. A forma com que o Vettel ultrapassou o Button, por fora, e o salto na largada de Webber pra cima do Hamilton, sem usar o KERS, demonstram que o RB7 é realmente o carro com melhor tração do grid.

    Abraços Tomás!

    • “aí no finalzinho da corrida faz a melhor volta como se quisesse inutilmente dizer ao mundo: “viu como eu sou rápido se deixarem!”. Tudo isso é no minimo estranhamente suspeito!!!!.”

      Chamam-se pneus novos e tanque vazio.

      Abraços!

    • Francis Junior

      Meu Amigo desculpa lá, mas Teoria conspirativa tem hora e razoabilidade, a ordem viria de quem, do seu Eng de Pista? Entre a primeira passada do Alonso que o Massa rebate e a segunda, e quem perceba um pouco disto vê logo que perdeu tangência na curva, se passam 7 segundos mesmo por telepatia teria de haver uma velocidade supersónica até para a F1…
      Admito que por Patriotismo seja duro ter assistido ao Piquet e Ayrton e ter vontade que esses tempos voltem, ter três “Tris”, com o Emerson, mas esse é mais difícil de ter visto, mas não deixe que isso o faça pensar que tudo é conspiração….

      Um Abraço

  7. Depois de uma largada ruim Alonso não se abalou, se recuperou bem chegando em 4º lugar, ainda teve o gostinho de passar o brasileiro na pista sem ordem de equipe. Massa foi bem no início, teve chance de chegar a frente do espanhol, mas não conseguiu manter o ritmo e amargou um 9º lugar (por sorte virou 7º com a desclassificação da Sauber). Massa esta longe do nível do espanhol, vai ser assim na maioria das vezes, Alonso sempre a frente. Adianta o Galvão xingar a equipe querendo sempre jogar o torcedor contra a Ferrari e o espanhol? Se querem dar atenção ao narrador, boa sorte.
    Só pra lembrar, jogo de equipe esta liberado em 2011, se o espanhol estiver sempre a frente campeonato, depois não adianta reclamar. A Ferrari só pode contar apenas com um piloto na luta pelo título, o outro infelizmente só serve para marcar pontos, já vi isso no passado em várias equipes, só não enxerga quem não quer.
    “Galvão deve estar morrendo de raiva, trapalhadas dos brasileiros na pista, espanhol na frente, e o pior, ALEMÃO vencendo”

  8. “Massa = Ilusão”
    Saudades de Senna, depois de um pré temporada animadora, discurso otimista.Problemas com pneus resolvidos, ótimo , pensei comigo vamos ter um piloto Brasileiro de volta na briga, mais não…..Fiquei acordado a madrugada toda pro cara me dar esse desgosto.
    Massa não pilota mais nada(ou nunca pilotou, teve sorte de ter um carro ótimo em 2008), Alonso é infinitamente superior. Enquanto ele diz que tem problemas , o cara anda 7 décimos mais rapido que ele, ridiculo, volta pra sauber.
    Saudades do Nosso Campeão Senna, lamentavel….Mais um ano de desculpas, tomo vergonha na cara e assume que é pior que Alonso, ou então encarna o Senna e começa a andar de igual pra igual, porque ano que vem se continuar assim ta fora da ferrari, pra minha sorte que não vou mais sofrer com isso, ja vou assistir torcendo pro Lewis porque não gosto de Alemão..rsrsrs…..Pra cima deles Hamilton estou contigo..!!!!!

  9. Massa largou muito bem e Alonso largou muito mal. Depois disso, os polos se inverteram, com Alonso fazendo uma bela corrida de recuperação e Massa decaindo vergonhosamente.

    Ao menos pra mim ficou claro que não houve nada de errado (nem ordem de equipe) na ultrapassagem de Alonso sobre Massa. Felipe se assustou um pouco na curva pois imaginou que Button estava ultrapassando-o pela curva (quando na verdade estava por fora dela) e acabou perdendo a tangência (e, logo, a velocidade). Alonso que não é bobo e estava mais rápido acabou por aproveitar a oportunidade.

    Enfim, gostei bastante da corrida, apesar da superiorade da Red Bull de Vettel acho que tanto Hamilton quanto Alonso conseguem alcançá-lo no deocrrer da temporada. Acredito ainda que se o espanhol não tivesse largado tão mal teríamos combates legais dele com o inglês e com o alemão pelas primeiras posições.

    Abraços

    • Samuel, você viu o que eu vi. Já estava pensando, que eu estava ficando louco, graças a Deus, não estava não, nem foi ordem de equipe, o Felipe apenas perdeu a tangencia correta e com isso a velocidade, o que facilitou e muito o serviço do Alonso, que estava muito atento.

      • Na real basta ver o vídeo da ultrapassagem:

        O Massa realmente perdeu um pouco da tangência e acabou perdendo a velocidade, o Alonso atacou e o Massa num primeiro momento até tentou segurar a onda, quando veio a segunda curva o Alonso tava melhor tracionado e posicionado e fez uma ultrapassagem relativamente fácil. Acredito que o Massa até poderia ter tentado endurecer mais, mas o máximo que conseguiria seria colocar as duas ferraris pra fora da corrida, pois ele estava mais devagar, mal tracionado e mal posicionado.

        Abraços!

      • Ora, ora, que desculpa esfarrapada!

        O Massa segurou o Button por OITO VOLTAS, com o Jenson sempre colocando o carro de lado.

        Por que o ‘FelipeMePassa’ não segurou o Alonso em DUAS pequenas CURVAS?

      • Na boa, só não vê quem não quer.

        O Massa, que tinha segurado o Button por oito voltas, não queria proporcionar a mesma batalha com o Alonso, pois já sabia o que ia acontecer. Vide GP da Alemanha de 2010.

        Perdeu a tangência na curva (12), segurou na outra (13. Há frenagem), e só foi perder na seguinte (14). Isso é desculpa da tangência?! (risos)

  10. Bolão, contagem não oficial, pode haver pequenos erros, se aparecer algum peço descupas! Fiz mais para tirar uma base.

    Desculpa Tomás, é que não aguentei esperar…rs

    Fico esperando a contagem oficial, essa eu fiz com a desclassificação dos pilotos da Sauber!


    Nastassja Almeida Febras, 50
    Everton Ferreira, 50
    Crizan, 50


    Rafael 2010-11, 48
    Luiz, 48


    Elton de Oliveira, 44


    Marcelo Andrade, 42
    Fernando Barreto, 42
    Viktor, 42
    Carlos Roberto, 42
    Vitor Barbosa, 42
    André, 42


    Luiz Arthur, 38
    Maria C Barbosa De Almeida, 38
    Mac, 38


    Vinicius Nogueira de Sena, 37


    Claudio, 36


    Edgard, 35
    Hudson, 35


    Fábio carlos, 33
    Alcides Araújo, 33
    Leonardo Felix “Latino Heat”, 33

    10°
    Betosimas, 30
    Débora LongeN, 30
    Altair Cordeiro, 30
    Lucas – SJC, 30
    Geovani Aparecido de Brito, 30
    KBK, 30
    Alex Bogardden, 30
    Renato Gouveia, 30
    Vitor Alves, 30
    Leandro, 30
    Vitor, o de Recife, 30
    Osias N Carvalho, 30
    Leandro PenaquinI, 30
    Hugle, 30
    Cassius Clay Regazzoni, 30
    Guilherme Rovida, 30
    Roberto Seabra, 30
    MCD, 30

    11°
    Jorge Schroter, 25
    Valtinho, 25

    12 °
    Davi Costa, 23
    Will, 23

    13°
    Lucimara G. Cardoso de Brito, 18

    14°
    Rochester, 17

    15°
    J. Floriano, 15
    william Richard dias rodrigues, 15
    David Matheus, 15

    16°
    Edson Basilio Ladeira Carvalho, 13

    17°
    Lucas, 12

    18°
    Marcos Gonçalves, 10

    19°
    Edgas Mutute, 9
    Victor Albergaria,9

    20°
    Willian ferreira, 8
    Willian Rochadel, 8

    21°
    Carlos Tavares, 6

    22°
    William Cairo M. Pires, 5
    Vito, 5
    Diego Trindade, 5
    Lucas Desiderato, 5

    23°
    Maicon Lira, 3
    Raphael Ângelo, 3

    24°
    Newton Velloso, 0
    Daniel Machado, 0
    Ricardo Rik, 0
    Dylan Almeida Febras, 0
    Paulo Patullo Neto, 0
    Diego Raphael 0,
    Élton, 0
    Jobson, 0

  11. É evidente que o Alonso é melhor que o Massa. O problema é que o Massa abre para o Alonso passar. Isso é ridículo!

  12. Na verdade eu não entendi até agora a ultrapassagem de Alonso em Massa. Parece que ele se distraiu, ou esperou que Button devolvesse a posição, ou, algo praticamente, impossível, cedeu.
    Para a temporadada, acho que Alonso supera facilmente Felipe Massa, infelizmente.

  13. Alonso não só é melhor que o massa, como que qualquer outro do grid.
    A Ferrari tem Massa para a briga de construtores, so que nem isso ele está fazendo mais.
    Em 2008 só brigou pelo titulo pq a Ferrari era muito superior e Kimi, depois de ter ganho o mundial, só quis saber de aumentar o consumo de vodka…

    Massa é um bom piloto, nunca passará disso.

    Pena a Globo, por interesse óbvio, passar outra imagem.

    • Acho, que ninguém dirige um FI., se não for pelo menos bom, o que não da é achar, que todo piloto brasileiro pós Senna é retardado. Se você se der ao trabalho, vai perceber, que pilotos estrangeiros, a maioria deles, apesar de apenas bons tambem, não merecem metade dos adjetivos, que são aplicados aos brasileiros, sendo que varios deles, por qualquer motivo são elevados a posição de pré genios, já os brasileiros conseguem no maximo ser idiotas que deram sorte.

      • Não concordo com você, pois os chamados estrangeiros estão papando os titulos!!!!Concordo com “idiotas que deram sorte” e ai, como ficamos???
        Não basta ser bom piloto, tem que ser “o cara”….tem que ter culhãos, quem é homem vai e faz e não fica prometendo!
        A melhor qualidade deles estão nas palavras, ótimas para iludir a todos.Eu vou ,eu quero, eu consigo….blá blá blá…
        chega de prometer, mostra na pista brasileirada!!!!
        enquanto isso é escolher um estrangeiro pra torce, pq amo F1….

      • Infelizmente Juca, você foi literal demais, pois nem todos os estrangeiros estão papando titulos. Por exemplo a menina dos olhos da galera é o Koba, bom piloto, não é campeão, nem genio, mas ninguém crucifica o cara por isso, ele esta lá trabalhando, fazendo o que gosta, e assim, tem dezenas de pilotos, que entram e saem da FI., sem ganhar nada, mas nem por isso merecem os adjetivos e ofensas, que o pessoal adora postar, quando se trata dos brasileiros. Você não ama FI., você é fã, gosta muito, mas não daria sua vida por ela, isso é amor, quer torcer pelo Hamilton, Alonso, Vettel, problema seu, ninguém tem nada com isso, só não precisa marretar o pessoal da casa, só porque faz aquilo, que você nunca conseguira fazer.

      • Bem, concordo que a Globo coloca uma imagem, uma áurea em volta de agora no caso de Massa e Barrichello que nem sempre é realista.

        Isso já tem um princípio, na época de Senna. A diferença é que na época a Globo inflamava a situação, mas Senna cumpria na pista, com shows e vitórias. Claro, tinha um bom carro em certos anos que conquistou o título.

        Talvez a falta de um piloto que engula seus companheiros e faça shows em pista coloque um pouco essa situação tensa, mas não é culpa nem de Massa ou Barrichello, afinal eles não são obrigados a vencer e se o azar ou erros vêm, o que se pode fazer?

        O jeito é ter mais paciência, nenhum dos dois são gênios na pista. Massa tem a equipe focada em Alonso, mas por um motivo, que é ele ser inferior e não conseguir reverter a situação. É cedo ainda, pode ser que consiga, mas na Austrália não foi bem.

        E Rubens pode ter 19 temporadas nas costas mas errou no sábado e no domingo, ou seja, quando a culpa é do piloto isso tem que ser dito. E isso que ainda não tem um carro para disputar o título, o que claramente contribui. Todos erram, a diferença é que quando, por exemplo, Alonso ou Vettel erram, nos seus países é difícil ver a mídia ou torcedores os criticando arduament por isso.

        No Brasil, quando Massa ou Rubens erram, tem pessoas que até os xingam, que dizem ter vergonha, ou seja, de qual lado se está? Todos são humanos e erram, mas eles tem muita pressão em cima por resultados. Apenas 3 brasileiros de todos os que correram na F1 puderam vencer títulos, e nesta F1 complicada onde a Red Bull manda no momento, isso se torna ainda mais difícil.

      • Marreto mesmo, nunca ofendi mais mostra meu descontentamento.Se você acha que assim vamos chegar em algum lugar ótimo, continua elogiando!Errar é humano, agora dar soco em ponta de faca é burrice.
        O ano passado o Koba com um carro pior que massa andou muitas vezes na frente dele, e você vem me dizer que ele não é um ótimo piloto, piloto bom pra min é aquele de anda em qualquer carro, lógico que dentro dos seus limites(maquina), mais tiram leite de pedra.Porque alonso nunca reclamou dos pneus?????
        E torce pra Hamilton não é pra mim um problema, e sim a solução !!!!!!
        E os erros que você não quer condenar Massa e Barrichelo comentem todo o ano, tudo igual…..anda quando não precisa, roda quando não deve e na maioria das vezes são nem tem culhão.
        Agora você dizer que eu não faria igual está correto, sou pobre e nunca teria oportunidade de correr, mais se fizesse seria muita mais macho que eles.Os caras já são ricos e tem medo arriscar e andar com a faca nos dentes! Como por exemplo Hamilton, até parece que os caras estão no transito com medo de levar multa, bater, aciona seguro..piada!!!!
        E quanto a dar a vida pela F1…acorda vai…nem eles fazem isso!!!!

  14. Bem amigos… (rsrsrs) realmente começo a admitir que, infelizmente, Massa não tem mais o mesmo pique. Realmente, Alonso é um dos melhores pilotos, mas Massa tinha como enfrentá-lo, em 2008 e acredito que em 2009 também… mas depois do acide te…
    Começo a achar que ele sofreu algum tipo de trauma depois do acidente, pois ele nunca mais foi o mesmo.
    Infelizmente esse ano ele sai da Ferrari.
    Novamente digo, espero estar bem errado…

    Abraço!

  15. Deu impressão mesmo que o Massa ficou esperando algo e o Alonso se aproveitou e passou sem tomar conhecimento( não pode bobear com Alonso atrás), aí a direção não podia mandar o Alonso voltar atrás do Massa, pois a ultrapassagem dele foi limpa, muito menos mandar Button entregar duas posições a Ferrari, ia dar uma baita confusão depois, aí decidiram punir o Button com uma parada no box, foi justo. Massa brigou muito com Button, mas não tinha carro para segurar por muito tempo, os pneus a cada volta ia ficando pior, Alonso ficou só na “espera” com o carro bem melhor que o Massa, quando apareceu a chance ele fez a ultrapassagem. O ruim é que Massa depois não conseguiu se achar na corrida, admitiu que errou na escoha de pneu, paciência. Esse é o problema, os pilotos brasileiros não conseguem fazer a diferença a corrida toda , eles batalham muito, mas os resultados não aparecem. Massa fez bonito no começo, depois caiu muito. Alonso começo mal e terminou bem. Já Rubens tinha tudo pra se redimir da besteira do treino, mas novamente se preciptou, a imagem dentro do carro não mente, ele tirou na reta bem antes da curva(para a direita) para tentar passar o Nico, não deu certo e bateu, acabou punido corretamente. Se o Rubinho tirar Nico ou Alonso(BEL/2010) de novo da corrida, os dois pegam ele pelo pescoço…rs

    Rubens tomou punição, não tem como colocar a culpa no Nico dizendo que o alemão antecipou a freiada. Frank Williams deve estar ficando com saudade do Huck, mas dá para Rubens se recuperar, a Williams parece ter um bom carro.

    Barrichello/Rosberg Crash F1 Australia 2011

    • Para mim também ficou claro que Rubens adiantou o ponto de ultrapassagem, quis achar espaço onde não havia.

      Todos erram, mas, sinceramente, ele faria uma boa corrida e aguardar outro momento oportuno não custava nada.

  16. Gente, tentar comparar o Massa com o Alonso é a coisa mais “nonsense” do mundo. Simplesmente não há comparação. É como comparar Vectra com Chevette. Os dois são da mesma fábrica, mas com um abismo entre eles. Alonso é um cara determinado e centrado ao extremo. MAssa é um funcionário apenas. Não há como negar que, depois do acidente na Hungria em 2009, MAssa não é mais o mesmo lutador. E podem ter certeza absoluta, se fosse o Rubinho no mesmo lugar de MAssa, as lutas seriam bem mias interessantes.
    Abraço

  17. Não tinha visto o vídeo do Samuel, realmente Alonso veio com mais ação, não tinha muito o que fazer o Massa, acho que nem ele esperava um Alonso tão próximo. Pelo menos foi uma ultrapassagem normal, limpa.

    • Hehehe, só pra ressaltar mais uma coisa, vejam no vídeo a diferença que havia entre o Massa e o Alonso antes da ultrapassagem do Button. Logo após a curva o Felipe saiu tão mal que Fernando conseguiu chegar junto dele em menos de 3 segundos.

      Realmente acho que brasileiro pensou que o inglês ia ultrapassá-lo por dentro da pista e com medo de um eventual choque recolheu seu carro, perdendo a tangência, velocidade e tracionamento, permitindo a aproximação do Alonso e sua ultrapassagem.

      Abraços!

  18. Pra mim não é complicado separar os pilotos, tem aqueles que sempre vão brigar diretamente pelo título : Vettel/Alonso/Hamilton e até o Button( o inglês pelo menos fez o básico em 2009, com um bom carro bateu o companheiro de equipe e foi campeão, venceu tudo quando tinha um carro de ponta e foi cerebral quando o carro não era tão bom, fez corridas de espera, e raramente errou em 09, mereceu o título). Webber e Massa são bons pilotos, podem vencer corridas, mas para vencer campeonatos dependem de muito vento a favor, não são apostas da equipe(ficam na reserva como Irvine em 99), o que eles podem fazer é tentar segurar o emprego em equipe de ponta, e quem sabe um dia dar sorte como fez Button, mas tem que bater o companheiro de equipe, tarefa nada fácil. A sorte que a Brawn deu em 09 acontece 1 vez a cada 60 anos, complicado…

    • Concordo com o Mac.

      Para mim os três melhores pilotos atuais são Alonso, Hamilton e Vettel. Acho que a escolha de ser torcedor por qualquer um dos três leva muito mais em conta questões pessoais do que técnicas, pois nisto eles são muito próximos. Talvez a única diferença seja nos estilos, mas cada um com o seu já conseguiu no mínimo um título.

      Particularmente eu sou um grande fã do espanhol, mas consigo compreender e respeitar facilmente quem é apaixonado pelo inglês (com seu estilo showman) ou pelo alemão (com seu estilo cool que representa a jovialidade).

      Abraços!

      • Eu concordo Samuel no grid hoje são os melhores, já que Kubica resolveu fazer bobagem durante as férias. Já pensou a Lotus com Kubica andando tudo o que sabe, pelo menos teriamos mais opção para a vitória e o campeonato ia pegar fogo. Ainda bem, que o campeonato tem esses 3 pilotos, só espero, que Mclaren e Ferrari fiquem a altura de competir com a RBR, senão, não há piloto que tire o campeonato do Vettel em 2011.

  19. Muito cedo pra tecer um comentário?!… É e não é ao mesmo tempo.

    Se juntarmos as peças, veremos que o Alonso é e sempre será mais piloto que o Massa, não importando os pneus, erros e etc.
    (Falo isso desde quando o Espanhol foi anunciado na Ferrari)

    Em 2010, comentei sobre o ‘Schumacher x Rosberg’, ‘Webber x Vettel’ e ‘Massa x Alonso’. Os fatos mostraram o que eu disse.
    Não é questão de ser Mãe Dinah, é saber não deixar o lado “torcedor” e o lado “esperança” tecer seus comentários.

    Neste ano, veremos outra derrota do Felipe.

  20. É sempre bom termos algum Brasileiro nos representando na F-1, até porque, qdo não tivermos nenhum, não saberemos como ficará a cobertura do esporte por aqui, mas com certeza não será um bom cenário. Podemos perder nosso grande premio, fora os direitos de transmissão não serem mais viáveis para algum canal de tv, fora internet e demais mídias, uma vez que o conhecimento de F-1 no Brasil é muito superficial para a grande maioria, e o desinteresse será grande.

    Mas não é um questão de crussificar Massa ou Rubinho, como alguns fazem diariamente e sim uma questão de analisar que são bons pilotos, mas não são gênios. Pode ate ser que um dia algum deles ganhe o Titulo Mundial (caso Button em 2009), mas atualmente é simples de avaliar. Massa é muito inferior a alguns pilotos Top e Rubinho esta numa equipe mediana, sem chances maiores.

  21. Olha, eu tb acho que não dá pra comparar os dois não. Discordo do Thomas dizendo que o Alonso teve uma “péssima” largada, pelo contrário, largou muito bem, tanto que na curva 1 já estava passando o Button quando teve a porta fechada e acabou perdendo posições, que ele logo tratou de recuperar. Segurou a onda do Webber, que de pneus macios (-2s) não deu jeito de passar o espanhol de pneus duros (+2s). Resumindo, ele faz a diferença!
    Repetição do ano passado, basta lembrar que o Alonso classificou a meros 0,726 s na frente do Massa em ’10. Esse ano o Massa se recuperou e conseguiu ficar a 0,625s

    • “Discordo do Thomas dizendo que o Alonso teve uma “péssima” largada, pelo contrário, largou muito bem, tanto que na curva 1 já estava passando o Button quando teve a porta fechada e acabou perdendo posições”

      Sim, é verdade, mas no final de contar terminou sendo negativa, perdeu 4 posições que acabaram por ter que fazer uma terceira parada depois, isso influenciou muito no resultado final dele no GP.

      • Sim sim, só acho que a “largada” foi boa, ruim foi a primeira volta como um todo.

  22. Acho que o fato do Button te-lo atacado forte acabou com os pneus dele no inicio, além de que ainda o inglês cortou caminho e nem devolveu a posição. Massa tentou , mas sem sucesso, voltar na frente do Alonso, pois na retomada pra pista, poderia rodar já que tinha ficado perto da grama. E Alonso, mais uma vez, terminou uma corrida atrás do Petrov. Acho que o espanhol sonha com o russo todo dia rs.

  23. O Massa deixou o Alonso passar, a gente aqui que entende de F1 sabe que ele facilitou, não tem nem o que discutir.

    Vi gente falando dos brasileiros e tal. Veja bem: o Massa com uma ferrari está fazendo MUITO MENOS que o Barrichello faz com a Williams. Só ver como foi a corrida de ambos. Se não tivesse ocorrido o acidente com o Rosberg, certeza que ele chegaria na FRENTE do Massa, largando em 17° e ainda caindo pra último na terceira curva.

    Ou seja, precisa falar mais alguma coisa sobre a comparação de ambos?

  24. Alonso é mais piloto que Massa, isso é fato. Mas porque, na visão dos cornetas, Massa não pode ganhar de Alonso? Isso eu não entendo. Tantos pilotos melhores já perderam para os piores, isso acontece.
    Claro, com os erros e a inconsistência da Australia, Felipe pode desistir. Mas lento ele não foi, tanto que fez a melhor volta da corrida. Largou bem, passou Alonso, e segurou Button. Depois, atrás do Buemi, bem mais lento, ele fez a volta mais rápida, imaginem sem o suiço.
    Então Felipe precisa melhorar dois pontos. A cabeça, precisando se concentrar mais para não cometer erros estúpidos como os do Qualify. E a consistência, porque se Massa fizesse voltas mais parecidas, e rápidas, ele chegaria em 5º, atrás do Alonso.

    • Lucas, o Vettel é melhor, que o Webber, isso ninguem discute, o Alonso é melhor, que o Massa isso ninguem discute, o problema é fazer esse pessoal, parar de comparar o otimo com o bom, não dá, a comparação fica impossivel, é o mesmo que comparar um craque de futebol com um jogador mediano, mas porque ele joga no seu time, apesar de todos saberem que é mediano, o torcedor precisa passar o dia repetindo isso a exaustão. Isso, eu não entendo, se o cara é tão ruim, por que desperta tanto interesse, deixa ele fazer o seu joguinho e o mundo segue, não vai ser cornetando o cara o dia todo, que ele vai virar craque do dia para a noite. Pelo menos, enquanto eles estiverem por lá correndo, nós teremos transmissão em TV aberta, GP Brasil e outras coisas, que por exemplo Argentina não tem mais, Africa do Sul e varios outros países, que perderam o interesse pela FI., assim, que não tiveram mais pilotos na categoria. Deixem os caras fazerem o arroz com feijão deles, enquanto alguns pilotos acima da media dão o show, e boa corrida.

    • “Mas porque, na visão dos cornetas”

      Cornetas, não, são os que entendem de F1. É fácil perceber que NUNCA o Massa irá ganhar do Alonso.

      Só torcedor esperançoso para não perceber.

  25. Gente , não à o menor clima pro Massa se concentrar nessa equipe, o Alonso largou mau, perdeu 04 posiçoes , só passou carros intermediariose parou no Petrov, não fez nenhuma grande ultrapassagem e o presidente ainda rasga elogios , dizendo que o carro è que precisa melhorar e que o chorão fez uma grande corrida de recuperaçao, e nem se quer comentou a bela largada do Massa e a força com que ele segurou Button com o carro muito mais lento,

    Esse mau desenpenho do Massa é no minimo estranho , da ferrari pode se esperar tudo, e mais para mim o Alonso é pipoqueiro , quando é pra decidir na pista ele sempre arregou , é um piloto muito sujo , e pode ter serteza que pra ganhar ele é capaz de qualquer falcatrua , o cara pedio pro chefe deixar o Hamilton sen gasolina ,se beneficiou de um falso acidente pra ganhar uma corrida com um carro que nunca teria chance, trapaciou na entrada dos boxes contra seu conpanheiro de equipe pedio pra deixar ele passar na moleza , è por que tem medo de dividir a curva com o Massa , entao nada adianta o Massa ser mais rapido , sempre vira aquela ordem baixe o giro do motor, ou entao , vai dar um atraso no pit stop , ou uma estrategia diferente, para mim o Alonso ja deveria ter cido banido da f1 à muito tempo , por varias sugeiras que esteve envolvido e nunca foi punido , torço muito pra ferrari ficar fora do podiun ai eu quero ver se o chorao fica muito tempo.

  26. Gostaria de estar errado, mas acho que não tem muito o que esperar de diferente nessa briga.

    Alonso é melhor e vai derrotar Felipe novamente. Não sei se Massa permanece na Ferrari. Se ficar, é pra ser segundo piloto, mesmo.

  27. Quem me dera q o Felipe pudesse ler meu comentário, Felipe é mais piloto qoe o Alonso (mau carater- FDP), com um SANTANDER POR TRÁZ DE TUDO, até minha avó passava do felipe, tá na hora de “chutar o balde” amigo, a ferrari tá mau das pernas, depende desse patrocinio, agora mais do que nunca torço para weber, haminton e vetel, Alonso é um safa…egoista, continue assim felipe, quando a ferrari manda vc deixar o Fernandinho passar, você termina em décimo, que se fod… o mundial de construtores, arrebeta RBR. Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s