Vettel conquista confortável vitória em Melbourne

A Red Bull realmente terminou por confirmar um domínio anunciado desde sábado: Com mais de 20 segundos de diferença para Hamilton, o segundo, Vettel venceu a corrida de abertura da temporada de 2011.

Fica cada vez mais claro que o RB7 é o carro mais equilibrado do grid, e isso em uma temporada que deve ser marcada pelas paradas nos boxes e desgaste dos pneus será essencial para coletar ótimos resultados como o de hoje.

Se por um lado Seb sofreu com a perda de aderência dos compostos e viu um consistente Lewis se aproximar, tudo foi salvo sem a necessidade de realizar uma terceira parada: Aliás, Hamilton e Petrov também pararam 2 vezes.

Em suma, foi um fim de semana perfeito para Vettel, mas amargo para Webber que não mostrou em nenhuma parte poder lutar pela vitória (isso contando com o mesmo equipamento do que o vencedor) e, sofrendo com os pneus, fez três paradas e foi apenas quinto. Porém, a explicação possa ser que, segundo Helmut Marko informou agora pouco, o Aussie teve problema no chassis durante a corrida, o que pode ter comprometido seu desempenho.

——–

A outra equipe que mostrou estar bem posicionada foi a McLaren: Lewis conseguiu um satisfatório segundo lugar (algo impensado após o fim da pré-temporada) mesmo tendo problemas com o assoalho solto. Aliás, ainda pode haver punição da FIA pela distância mínima do assoalho ao asfalto, mas até o momento (5:56 horário de brasília) nada foi dito a respeito.

Button teria ido melhor (mas não muito) se não fosse o Drive Trough que levou por cortar caminho ao ultrapassar Massa em certa parte da corrida: Terminou em 6º, longe de Mark, o 5º.

——–

A Ferrari, mesmo fora do pódio, poderia ter estado tranquilamente nele não fosse a perda de tempo na troca de pneus com Alonso. Fernando já havia perdido suficiente tempo em uma péssima largada, mas com o bom ritmo do 150 conseguiu ultrapassagens logo e se manteve vivo na briga pelo pódio.

Chegou em quarto, colado no excepcional Petrov que já estava praticamente sem pneus – Alonso já vinha recortando distância nas últimas voltas, mas o tempo não foi o suficiente.

É alentador para a Ferrari saber que tem um carro em boa forma, mas que precisa ser melhorado, ainda, para lutar pela Pole. No mais, Alonso se mostrou muito eficiente depois da 3 troca e sempre cravou a volta mais rápida na sucessora da ida aos boxes, sendo com macios ou duros. E nas últimas de 17 com duros, 12 foram na casa de 1:29″, o que mostra estabilidade.

Massa, mesmo largando bem, não teve uma corrida boa e se envolveu em alguns problemas e confrontos diretos no início: Foi ultrapassado, depois de se defender muito bem, por Button e em um piscar de olhos por Alonso em seguida.

Terminou na distante 9ª posição, porém com a punição da Sauber subiu para sétimo. O resultado abaixo da média é, em grande parte, culpa da escolha errada dos pneus, depois de passar Buemi, e por pouco não levou uma volta de Vettel. O positivo é que Massa terminou com a volta mais rápida – E Alonso a segunda.

Mesmo não sendo o começo que a Ferrari esperava, com um pouco de sorte em Sepang a briga pelo pódio deve vir.

——–

Os outros destaques são, em primeiro lugar, a estreia no pódio de Vitaly Petrov que, depois de uma largada ótima e uma corrida consistente, recebeu os frutos de ter um bom carro em mãos e emplacou o primeiro pódio da carreira em sua corrida número 20 – O que deixa a Renault em estado frenético e Heidfeld cético. E sabe-se lá o que poderia acontecer com Kubica em pista.

——–

A Sauber foi igualmente bem e Sergio Pérez o seu destaque: Estrondoso sétimo lugar no debut do mexicano, com apenas uma única parada, economizando pneus de uma forma inacreditável. E o mais importante disso talvez seja que ficou na frente de Kobayashi, o oitavo, na primeira disputa direta no ano. Se o nível continuar assim, promete.

*Atualização:*

Kobayashi e Pérez foram desclassificados da corrida por infringir o regulamento técnico com a asa traseira, portanto não somam pontos nesta estreia. A Sauber irá apelar a decisão.

——–

Com a desclassificação da dupla da Sauber, Buemi sobe para o oitavo lugar e a Force India termina por pontuar com os seus dois pilotos: Sutil em 9º e o estreante Di Resta em décimo, sendo o único rookie a pontuar em Melbourne.

Nos fim de semana para esquecer, entram sem dúvidas Williams e Sauber, que tiveram todos os seus carros fora da corrida e começam 2011 atrás. Tudo deve melhorar em Sepang, em teoria, já que possuem carros capazes de beliscarem os pontos.

——–

Mais tarde outra análise das equipes e o que pode ser levado em consideração para o GP da Malásia. Por enquanto, a sessão de comentários está aberta para que todos deixem a sua opinião.

Resultado da corrida:

1
Sebastian Vettel RBR-Renault 58 1:29:30.259 1 25
2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 58 +22.2 secs 2 18
3 Vitaly Petrov Renault 58 +30.5 secs 6 15
4 Fernando Alonso Ferrari 58 +31.7 secs 5 12
5 Mark Webber RBR-Renault 58 +38.1 secs 3 10
6 Jenson Button McLaren-Mercedes 58 +54.3 secs 4 8
7 Felipe Massa Ferrari 58 +85.1 secs 8 6
8 Sebastien Buemi STR-Ferrari 57 +1 Lap 10 4
9 Adrian Sutil Force India-Mercedes 57 +1 Lap 16 2
10 Paul di Resta Force India-Mercedes 57 +1 Lap 14 1
11 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 57 +1 Lap 12
12 Nick Heidfeld Renault 57 +1 Lap 18
13 Jarno Trulli Lotus-Renault 56 +2 Laps 20
14 Jerome d’Ambrosio Virgin-Cosworth 54 +4 Laps 22
NC Timo Glock Virgin-Cosworth 49 +9 Laps 21
DSQ Sergio Perez Sauber-Ferrari 58 +65.8 secs 13
DSQ Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 58 +76.8 secs 9
Ret Rubens Barrichello Williams-Cosworth 48 Transmission 17
Ret Nico Rosberg Mercedes GP 22 Accident damage 7
Ret Heikki Kovalainen Lotus-Renault 19 Water leak 19
Ret Michael Schumacher Mercedes GP 19 Puncture damage 11
Ret Pastor Maldonado Williams-Cosworth 9 Transmission 15

* Kamui Kobayashi e Sergio Pérez foram desclassificados da corrida por infringir os artigos 3.10.1 e 3.10.2 do regulamento técnico.

**Volta mais rápida: Felipe Massa (Ferrari) 1:28.947, na volta 55.

Campeonato de Pilotos:

  1. Sebastian Vettel 25
  2. Lewis Hamilton 18
  3. Vitaly Petrov 15
  4. Fernando Alonso 12
  5. Mark Webber 10
  6. Jenson Button 8
  7. Felipe Massa 6
  8. Sebastien Buemi 4
  9. Adrian Sutil 2
  10. Paul di Resta 1

Campeonato de construtores:

  1. Red Bull 35
  2. McLaren 26
  3. Ferrari 18
  4. Renault 15
  5. Toro Rosso 4
  6. Force India 3

80 pensamentos sobre “Vettel conquista confortável vitória em Melbourne

  1. Opá, Cheguei…

    Parabens tomás, ao contrario de algumas equipes, seu cobertura da pré-temporada foi muito boa, e está começando a temporada brilhantemente..

    #Ansioso…

  2. Estou acompanhando a TV e o LT da F1.

    Vettel e Hamilton dividindo a primeira curva… Interessante. Só torço para que os dois continuem na corrida, rs

  3. Parabéns para o Sebastian! E uma impressionante volta por cima da McLaren! E mais uma vez… Vitaly segurou o Fernando…kkk!
    Vamos ver o que nos espera nesta temporada, rs!

  4. Depois vou comentar mais (o sono tá foda), mas, por enquanto só tenho uma coisa a dizer:

    Alonso… PETROV IS FASTER THAN YOU!!!! CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUPA ESPANHOL BABACA!!! CHUUUUUUUUPA FERRARI!!!

  5. Lamentável o desempenho de Nick Heidfeld, que apesar de reestreiar na F1 sempre foi um piloto rápido, não sei se contiunando a correr desta forma a Lotus R permanecerá com ele até o fim do ano, creio que este piloto tem ainda umas 4 ou 5 corridas para mostrar o seu potencial senão….

  6. O Hamilton acompanhou bem o Vettel boa parte da corrida. Nas 20 voltas finais ele teve que tirar o pé por conta daquela escapada que danificou um pouco o carro. A McLaren está na cola dos Touros. Eu pensei que seria um passeio, mas não foi.

    A Renault muito bem. O Kubica perdeu uma grande oportunidade este ano. É uma pena. Bom ver o Petrov no pódio.

    Nem vou comentar dos brasileiros…

    • Sim, tanto que Vettel disse que não foi uma vitória fácil. Depois da classificação também pensava que seria um banho de Seb, ainda mais quando ele começou a abrir na ponta.

      Mas Lewis estabilizou a briga e se não fosse o assoalho quebrado teria pelo menos terminado mais próximo.

  7. Primeira corrida do ano e tive a infelicidade do meu celular não despertar conforme havia programado antes de dormir, acordei as 4:40 da manhã…. ainda não estou acreditando que perdi a corrida, trágico…

  8. Permitam-me fazer uma breve análise. Gosto muito de ler as que são feitas pelos meus amigos fãs de F1 e, da mesma maneira, farei a minha.
    Essa vitória da RBR não foi um passeio, pelo menos na minha opinião. A McLaren de Hamilton acompanhou bem a RBR de Vettel. A Ferrari, está no mesmo nível da McLaren, talvez um pouco atrás, mas muito pouco. Não gostei muito da asa móvel, ela na verdade não surtiu muito efeito, e é um aparato covarde. O que produz efeito, de fato, é o Kers. Excepcional corrida de Petrov, mostrou que pode substituir Kubica, não à mesma altura, mas muito bem, e levar a Renault a mais pódios nesta temporada.
    Pudemos ver, claramente, a batalha dos pilotos com os pneus, todos escorregaram, fritaram pneus, enfim, daqui a pouco eles se acostumam. Fato que merece nota é a rapidez dos pit-stops da RBR, 3s.
    Ótima corrida, espero mais dessas no ano. Que venha a Malásia!

  9. uma coisa que nao pode passar de liso e o rubinho 19 anos de f1 e ate hoje nao aprendeu nada,acabou com a corrida do rosberg e o pior com a dele sendo que ele era muito mais rapido que rosberg era so esperar,ae vem ele com aquela desculpa esfarrapada que nao queria ultrapassar o rosberg naquela curva,se fosse hamilton ou vettel estariam caindo de pau neles, o massa so pode ter recebido uma comunicaçao pra deixar o alonso passar ele pois o button cortou caminho e como tinha q devouver a possiçao a felipe assim perderia 2 posiçao do alonso que passou felipe e a do felipe ,que vergonha esses brasileiros hoje assim fica dificl.

    • Para mim, ficou bem evidente que Rubinho não estava tentando ultrapassar ali, errou o ponto de freiada e bateu… assim como Senna e Piquet também já fizeram (não que ele esteja nesse nível, mas para mostrar que foi apenas um erro, nada além disso).
      Mas antes disso: o cara saiu de último e ganhou várias posições, belíssima corrida. Isso você não viu?

      Massa disputa posição com Button, ambos sairam da linha ideal, Alonso se aproveita e ultrapassa os dois. Simples assim. A equipe de Button deve ter preferido correr o risco de receber ou não a punição, do que devolver duas posições.
      Massa teve uma largada excelente, mas não correu bem. Estou sentindo que este ano será semelhante ao anterior
      Alonso me pareceu tirar 110% da Ferrari, o carro parece estar um pouco abaixo do esperado e o espanhol segue endiabrado.

      • concordo plenamente com o vito, rubinho largou lá atrás, errou, voltou tava em 9º mas ai se precipitou um pouco, mas não deixa de ter feito uma bela corrida ;D

  10. Pouca coisa mudou em relação a Abu Dhabi 2010. Vettel na frente, Mclaren forte, Massa atrás de Alonso, e o espanhol atrás do Petrov. (Desculpem, não aguentei) Ainda é a primeira corrida, mas a Red Bull está forte demais. Se for assim, o campeonato perde a graça.
    No fim das contas os pneus e a ATM não foram grandes problemas, e deram um ar de suspense à corrida.
    E, rapidamente, quero dizer que estou muito feliz com a corrida do Massa. Ano passado ele foi bem tanto no qualify quanto na corrida de estreia, e deu no que deu durante a temporada. Esse ano ele começou mal, então quem sabe.

    • Ferrari e Maclaren estão proximos e são muitos bons no quesito curva de desempenho, e ainda temos que ver o carro da RBR nos circuitos de alta, mas o favoritismo é deles e não tem quem tire…

    • Lucas, não sei até que ponto esse raciocínio é “racional”, porque convenhamos que o 150, apesar de um bom ritmo (com Alonso, nas últimas 17 voltas com duros) Massa não foi bem e vencer esse ano ainda é complicado.

      • Sim, é só uma brincadeira. Um piloto que quer lutar por um campeonato não pode chegar em 9º.

  11. Pessoal,a Sauber foi desclassificada da corrida de Melbourne na Austrália…

    Os comissários perceberam que a curvatura da asa traseira dos carros da Sauber estava irregular,abaixo do permitido,e por isso,a Sauber foi excluída da corrida e seus pontos foram para os pilotos das posições seguintes à ela…

  12. Bom, finalmente da para dizer: os treinos na Espanha são apenas para espanhol ver e nada mais. Com exceção da RBR., que na Espanha já dava mostras de ter um bom carro, todas as outras “profecias” baseadas nos treinos espanhois, não se realizaram. Lá vamos nós de novo, para um ano morno, com Ferrari e Mclaren se revesando na segunda posição, enquanto as RBR., vão papando tudo. Se o Vettel não cometer os mesmos erros do ano passado, sera campeão de novo, faltando 4 ou 5 GPs., para o final da temporada. Quanto ao Petrov, eu disse, que o carro do Alonso, iria precisar de uma busina, mas ninguém me ouviu. Entre o “morno” e a FIA, eu fico com o morninho mesmo, espero, que nenhuma malandragem venha a favorecer a Ferrari, que precisa desesperadamente do titulo mundial desse ano, para dar satisfações aos pagadores do salario do Alonso. Vamos torcer, para que a disputa fique na pista, e que o fiasco da Ferrari hoje, seja apenas pontual e que o pessoal de Maranello consiga dar mais gaz para as maquinas vermelhas na proxima corrida, para que pelo menos consigam acompanhar a Lotus e Mclaren.

  13. A Mercedes apesar do Rosberg ter saído devido ao Rubinho, estava num ritmo fraco, Shumacher começou o ano como terminou, mau das pernas, mas o carro da Mercedes pareceu lento em ritmo de corrida, a Renault de Petrov andou muito bem, A ferrari foi mal, Alonso foi bem e tirou mais do que o carro rendia, Maclaren é sem duvida a segunda força, a Sauber como no ano passado cuida muito bem dos pneus, não sei se o item burlado do regulamento ajuda no desepenho ou não, mas é uma equipe a ser observada.
    Alguem compartilha da mesma opinião sobre a Mercedes?

    • Eu concordo, relativamente, apesar de Rosberg ter feito um bom qualifying e Schumacher uma boa largada. Só que foi uma corrida cheia de problemas para os dois e, se tivesse sido “normal”, teriam somado pontos.

  14. Bom, agora, descansado, aqui vão os pitacos:

    EQUIPES

    RedBull – Como eu disse antes, nada de desespero, a RedBull não é essa coca-cola toda em corrida, é superior, mas, nada que seja impossível de alcançar, tanto é assim que Webber tomou pau de muita gente. De qualquer forma deve ser ressaltado que eles não usaram o KERS, o que deixa uma incógnita no ar: Qual foi o motivo? Será que com o KERS o carro fica desequilibrado? Isso é importante porque em pistas com retas maiores o KERS com a Asa Móvel podem anular a vantagem dos Touros (sabidamente superiores em curva).

    McLaren – Aqui de novo eu sou obrigado a dizer que eu previ no post sobre o assunto que o povo de woking sabe dar a volta por cima, e deram de forma soberba, chegando bem perto da RedBull, porém, no quesito comando, a equipe cometeu um erro imbecil e imperdoável, não determinar que Button cedesse a posição de volta a Felipe “Escudeiro do Alonso” Massa. Button ia chegar na frente das Ferrari e lutando com Petrov, só não teve essa chance por causa do “drive trough” (muito bem aplicado).

    Renault – Espetacular a ascensão da Renault, o carro nasceu bem e trata a borracha com muito carinho, o que com os novos pneus pode significar pódios e vitórias, pena que o Kubica gosta tanto de se arriscar em outras categorias perto da abertura da temporada.

    Ferrari – Os “carcamanos mafiosos de vermelho” foram surpreendidos, estavam se achando antes da bola rolar e agora viram que são a terceira, senão a quarta força do campeonato, porém, o mesmo raciocínio aplicável à McLaren pode ser usado para os “red carcamanos”, ou seja, em Sepang podemos ter a Ferrari de volta às primeiras posições. Deve ser lembrado os péssimos trabalhos de Pit Stop na segunda parada (tanto de Alonso quanto de seu escudeiro), pois, pelo que parece, eles valeram a terceira posição, vão ter de treinar muito para chegarem no nível da RedBull.

    Sauber – Ia elogiar muito a equipe do Sr. Peter, mas, que cagada fenomenal, esse pessoal é burro ou o quê, tentar enganar a FIA nas medidas do carro, só sendo muito mané. Decepção.

    Mercedes – As flechas de prata precisam de um descarrego, tanto Schumy (que largou muito bem) quanto Rosberg foram prejudicados pelos braços duro em Melbourne. Não fossem os navalhas os dois teriam melhor sorte, por isso não vou dizer que foi uma decepção a participação da Mercedes.

    O resto das equipes não merece menção.

    PILOTOS

    VETTEL – O garoto vem destruindo a concorrência (interna e externa diga-se de passagem) desde o Brasil ano passado, e, se continuar regular assim vai ser um passeio essa temporada. O menino sempre foi rápido, extremamente habilidoso e só não era constante, se ele agregar esta característica os outros não terão chances esse ano. Nota 9,5 (só porque ele não fez a volta mais rápida).

    HAMILTON – Apesar de falar muita besteira e ser meio pentelho, o garoto toca muito, não tem medo de ninguém e nem de correr riscos (quase se deu mal na saída de pista), às vezes da errado, e às vezes, como aconteceu hoje, isso dá muito certo (prefiro os corajosos do que os covarde, por isso nunca gostei do Prost e do Alonso, por exemplo), ele foi muito bem, e, só não teve chance de vencer porque era o Vettel com uma RedBull na sua frente. Nota 8,5.

    PETROV – Calou a boca de muito mané (principalmente brasileiros) e teve a honra de ser o primeiro russo em um pódio de F1, foi muito competente para se manter na frente do choronso (o que já está virando sacanagem…rs…), foi frio, rápido e poupou borracha como ninguém, se continuar assim vai fazer a equipe esquecer por alguns momentos que o Kubica poderia estar guiando o excelente Renault deste ano. Nota 10 (afinal ele não está pilotando uma RedBull ou McLaren).

    ALONSO – Largou mal, se recuperou de forma espetacular, mas, depois fez uma boa corrida, muito burocrática, e, na única oportunidade que poderia ter alguma dificuldade, contou com a ajuda do Button e do seu fidelíssimo escudeiro. Continua sendo um dos favoritos, pilota muito, é regular e sabe ser estrategista. Vou torcer contra ele a temporada inteira, mas sei que é tenso contar com erros do Pilantra das Astúrias, pois, sua habilidade é proporcional à falta de caráter. Nota 8.

    Webber – Muita gente torceu para o canguru perneta ano passado por ser uma espécie de “underdog”. Já eu, nunca gostei deste fanfarrão (principalmente porque ele é da turma do Alonso e Briatore, e já fez muita sacanagem contra companheiros de equipe , como foi o caso do Pizzonia). Hoje não tenho a menor dúvida, ele não serve para limpar o sapato do Vettel e será massacrado esse ano (aliás, desde que pegou Vettel pela frente, só tomou pau). Com o melhor carro do grid, fez uma corrida sofrível, não deu o menor trabalho para o Alonso e terminou em péssima posição, relativamente, só não foi pior do que o Pé de Chinelo. Nota 2 (porque chegou no fim da corrida).

    Button – Lutou muito e deu azar de ficar atrás do escudeiro fiel no início da corrida, mas errou feio em não devolver a posição, acabou prejudicado por sua própria burrice, poderia ter chegado no pódio. Nota 5 (pelo erro feio).

    Sérgio Perez – Confesso que nunca tinha prestado a atenção nesse mexicano, olha, tirando o Petrov, para mim, ele foi o nome da prova, conseguindo superar o mito Koba em sua primeira corrida de F1. Espero que a Sauber entregue um carro dentro do regulamento na próxima corrida. Nota 9,5.

    Kobayashi – Não lembrou o piloto de outros GP’s, mas, não tomou um pau do Perez, ficou de bom tamanho. Nota 7.

    FIEL ESCUDEI…ops! Felipe “entrega o ouro pro Alonso” Massa – Começou muito bem, largou como um gigante, teve uma briga fratricida com Button, chegando a jogar o inglês para fora da pista várias vezes, parecia até o Senna do bons tempos defendendo posição, fiquei em estado de êxtase, até me peguei torcendo para ele novamente, fiquei meio paralisado com a postura do sujeito, até pensei: Será? Será que o cara resolveu ligar o foda-se e voltar a ser um piloto de verdade? Então… de forma inesperada… o Button fez uma enorme cagada e só ficou o Alonso no retrovisor. Aí vocês já sabem, Alonso no retrovisor e sinal para esse merda de piloto abrir as pernas igual a prostituta de puteiro de estrada. E foi o que esse porcaria fez, abriu pro seu cafetão passar, na maior facilidade, como se estivesse em um passeio de domingo, ou seja, o pobre coitado do Button foi prejudicado porque deu o azar de fica na frente de um empregado do Alonso, que estava disposto a jogar o inglês no muro para garantir a posição do Príncipe das Astúrias. Felipe Massa é uma vergonha para a F1, deveria se aposentar e parar de pagar mico. Nota -10.

    Buemi – Foi bem ao conquistar os pontos, mas, sem muita coisa para comentar. Nota 6.

    Barrichello – Errou muito, erros bobos para o piloto mais experiente da história, mas, antes errar porque queria ganhar posições do que ficar entregando posição para companheiro de equipe. Barrichello está se reiventando, tentando se redimir dos anos de Ferrari, merece um pouco de consideração. Nota 6.

    O resto não merece nota.

    Abraços a todos.

  15. o vito e Rochester o unico erro que existe e o rubinho ate hoje esta na f1 muitos dizem que quando ele disputava pela ferrari que no minimo 2 titulos de shumi era dele sendo que com o melhor carro so foi vice uma vez, ate se ele sempre fose vice do shumi sempre ae tudo bem.ae vem a braw gp denovo melhor carro disparado e olha oq aconteceu tomou um pau do button.
    sempre o rubens vai dar desculpa pois nisso ele e bom tem 19 anos que ele faz isso ele pode enganar voces eu nao mais,e nao vem fala que ele ta colocando a willianz no seu devido lugar oq ele ta fazendo com a willianz o rosberg fez muito bem chegou ate em segundo em singapura em 2008 sendo que era pra ser primeiro pela safadeza de pique

    • Douglas, com tanto piloto estrangeiro para você elogiar, vejo, que sua preocupação é marretar o Barrichello, deixa o cara em paz, afinal, ele é tão “ruim” para você, que não devia nem merecer seus comentarios, não é mesmo.

  16. Afinal, a Ferrari tem salvação, ou o Estafano vai enfiar tudo no buraco de novo? A Ferrari devia colocar urgentemente um aviso nos classificados: “Procura-se um chefe de equipe competente”.

  17. Realmente, uma pena o que aconteceu com a Sauber. O Perez foi incrivel parando apenas uma vez, espero que a equipe continue crescendo. PEtrov foi a surpresa positiva da corrida, e o Vettel venceu com muita facilidade. Tomare que não seja sempre assim, porque vai ficar chato rs.
    Ah, convido vocês para passarem no meu blog, fiz um post falando da situação da Hispania, espero que possam ver e gostar.
    Abraço!

  18. A evolução das posições do Rubinho na prova da Austrália:
    Volta / Posição
    01 / 20 (saida da pista)
    03 / 17 (ultrapassa os acidentados que foram ao pit)
    05 / 15 (ultrapassa nanicos e Pastor)
    07 / 14 (ultrapassa FIndia)
    13 / 12 (ultrapassa Heidfeld)
    14 / 17 (pit stop)
    15 / 16
    16 / 14 (ganha posições com pit dos demais)
    17 / 12 (ultrapassagens)
    18 / 11
    20 / 10
    22 / 09 (linda ultrapassagem sobre Koba, dando volta no Schumacher)
    24 -> mete o nariz na lateral no Rosberg, daí não acompanhei mais

  19. O Vettel realmente sobrou, mas como você disse, não fosse o problema no assoalho, talvez o Hamilton brigasse pela vitória, até pq, em diversos momentos virava mais rápido do que o alemão e fiquei com a impressão de que o carro da Red Bull consome mais pneus do que o McLaren.
    Destaque para Petrov pela prova consistente, Pérez (pena a desclassificação da Sauber) e Di Resta, que acompanhou o Sutil de perto.
    Agora vamos esperar a corrida em Sepang.

    Abraço!

  20. Me impressionaram nesta corrida:

    1) a superioridade da Red Bull
    2) a inconstância da Ferrari, mto rápida com pneus novos e muito lenta com pneus usados
    3) o Massa depois da mola não é mais o mesmo
    4) e o Petrov, heim?? Deu um show.

    Em tempo: Barrichello, barrichellou!

  21. Acredito se fosse a Ferrari fora da regra só pediriam para arrumar na próxima corrida, mas, como foi a Sauber deram logo a desclassificação.
    A FIA é a organização mais parcial (leia-se Ferrari ou quem tem dinheiro) que tem no mundo e o pior que é de forma explícita.

  22. Meus pitacos da corrida:

    Red Bull: Imbátivel em classificação, em ritmo de corrida parece que poder alcançada (um dia talvez).

    Vettel: Esta pilotando muito, nesse FDS foi um absurdo.

    Webber: espero que tenha sido o carro, pois foi ridiculo o seu desempenho.

    Mercedes: A principio a grande decepção, mas foi uma corrida atípica para a dupla, devido aos acidentes. Mas acendeu a luz amarela na equipe do Ross, faltou performance.

    Ferrari: Ta comendo pneu que nem farinha, o carro tem um ritmo inconsistente. Tb uma decepção nesse inicio de temporada. Pra quem esperava brigar com RBR, tomou pau da Mclaren.

    Alonso: Continua combativo como sempre, mas não desenvolveu o carro como o esperado.

    Massa: Se cagou todo qdo viu o Alonso no espelho, nos treinos foi péssimo (comeu grama uma duzia de vezes). Acho que sera outro ano infernal, a pressão vai acabar com ele. Deve ser praga do Nelsinho ou efeito mola na cabeça.

    Mclaren e sua dupla: Grande trabalho depois da irregular pre temporada. Hamilton e Button estão em alto nivel de pilotagem.

    Renault e Petrov: Renault excelente trabalho, Petrov foi surpreendente. O que a auto-confiança não faz?!?!

    Sauber e Perez: Sauber tb um belo trabalho, Perez tb surpreendente, meteu até o Koba no bolso. Acho que o Japa ta assustado com a concorrencia.

    Williams e Rubinho: Williams parece veloz, mas acho que esse cambio quebrará muito ainda (preço da ousadia). Rubinho cometeu um erro infantil, errou mais ainda em não assumir. Colocou a culpa no Rosberg, no freio, nos Pirelli, no Galvão…

    Toro Rosso: Um bom carro tb. Buemi 1 x 0 no Alguessuari.

    O Resto não compensa o tempo de teclar.

    • Desculpe discordar, Marcelo, mas Alonso tratou os pneus duros muito bem nas últimas 17 voltas da corrida, rodando na casa dos 1:29 em 12 delas, ou seja, bastante regular. E Massa terminou com a volta mais rápida.

      • Eu, não queria se piloto brasileiro de jeito nenhum. Quando corre mais, e força a mão é retardado, se anda no limite é covarde, enfim, piloto brasileiro tem que adquirir cidadania estrangeira antes de começar a correr, e não comentar com ninguém, que é da terra, senão………., pau nele.

    • Achei meio exagerado dizer que o Perez colocou o Koba no bolso. Koba largou com os pneus de classsificação e teve que fazer uma parada extra devido a isso, caso contrário as posições seriam provavelmente invertidas. Bom… dizer que o Koba tá assustado… pra um piloto que afirmou que pilotava pela vida em 2009 e 2010 combatendo os experientes Trulli, De la Rosa e Heidfeld, imagino mais o Koba como um irmão mais velho para o Perez, já que foi declarado pelo próprio a necessidade de ajudar Perez em 2011.

    • A asa móvel não deve ter tido efeito por aquela reta era um pouco curta.
      Esperem uma corrida com uma reta mais longo e ATM mais vácuo a diferença que vai dar.

      • As ultrapassagens seriam legais em todas as pistas, e não somente em uma ou outra.

  23. Grande Felipe Massa, hein (risos)

    …E tem gente que ainda acredita nele, rs… Diabólico!

    Sem mais.

    • E só complementando…

      A ultrapassagem do Alonso em cima do Massa será a mais rápida desta temporada.

  24. Agora tem uns sonhadores numas comunidades pró-Barrichello dizendo que o carro é muito rápido e que se não fossem os problemas,ela teria chegado ao pódio, teria brigado com a Ferrari, Mclaren etc.

    O carro da Williams parece bom mas apenas o suficiente pra brigar naquele grupo intermediário.

  25. Cassius

    Ainda não parei de rir com a tua análise, mas diz-me uma coisa, a primeira defesa do Filipinho foi pra disfraçar, né?

    Tangência na curva e isso tudo foi miragem…

    Abraço e obrigado pelos parabéns do outro dia

  26. Pingback: O que o problema no chassis de Webber revela « Blog Fórmula 1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s