Vettel é Pole na abertura da temporada

Parece realmente que estamos vivendo o replay de 2010. Vettel e Red dominaram o treino classificatório de agora pouco de uma forma excepcional: Seb marcou o fantástico tempo de 1:23.529, mais rápido que a sua própria pole do ano passado. A Red Bull, ou pelo menos Vettel, mostra que tem um carro impressionante em mãos – e vencê-lo será um trabalho árduo amanhã.

O que assombra a todos é a facilidade, principalmente de Vettel, em marcar tempos tão rápidos sem suar tanto. Eles vêm com naturalidade, digna de um campeão e do, agora mais do que nunca, melhor carro do grid. E sem contar que fantástica marca de Sebastian veio sem o uso do Kers.

Mas fica claro que o piloto também faz a diferença, já que Webber não passou do 3º lugar na tabela – Quase 1 segundo atrás do companheiro de equipe. Isso, em casa e no dever de fazer frente ao número 1 da equipe não é nada bom e Mark já começa o ano de maneira complicada.

Em situação pior estão os que não tem o RB7 em mãos, começando por Hamilton, o surpreendente segundo lugar hoje. O ponto positivo é que a McLaren recuperou o tempo perdido na pré-temporada e acertou nas mudanças nos escapamentos e assoalhos.

Mesmo assim, tudo isso não animou em nada um tenso Hamilton prestes a realizar a pesagem, com uma expressão notavelmente não acreditando que Vettel foi capaz de tirar aquele tempo. Button também foi razoável, em 4º.

O tema começa a ficar preocupante na Ferrari: Alonso foi modestamente 5º e Massa, cometendo seus erros, oitavo. O problema é que já faz alguns anos que a Ferrari tem o péssimo costume de mandar seus pilotos tarde para a volta lançada no Q3, acreditando que nenhum errará ou não cumprirá as expectativas.

O resultado foi nem sequer conseguir uma segunda fila, e Fernando alegando que foi o máximo que pôde fazer. Se aos poucos nota-se que o 150 não é aquilo tudo o que se pensava, a Ferrari tem uma corrida imprevisível pela frente para reverter o quadro.

Creio que são dignos de destaque Petrov, Rosberg e Buemi. O russo colocou seu R31 em um ótimo 6º lugar (a melhor posição de largada em sua carreira) diante do fiasco de Heidfeld, que ficou no Q1, em 18º.

Rosberg foi sétimo vencendo novamente Schumacher, como foi costume em 2010 e Buemi levou a Toro Rosso ao Q3 logo na primeira corrida: Está certo que não passou do décimo lugar, mas já iniciou na frente de Jaime a batalha interna.

Massa e Barrichello foram péssimos, com ambos cometendo erros não esperados. Nada que não se possa reverter na prova, mas ter deslizes logo de cara não é a melhor forma de começar um ano.

Fora isso, Kobayashi pôs a Sauber no Q3 e a Force India mostrou realmente não ser rápida: Mas Di Resta superou Sutil.

No que se diz das novatas, o mesmo de 2010: Lotus a melhor, com Virgin atrás. A diferença fica em que, com a regra dos 107%, a Hispania pode ficar fora da corrida se os Stewards decidirem por efetivar a porcentagem e deixar Liuzzi e Karthikeyan apenas com a vontade de correr.

A decisão deve sair ainda hoje.

  • Tempos oficiais:
Pos Piloto Time Q1 Q2 Q3
01. S. Vettel Red Bull 1:25.296 1:24.090 1:23.529
02. L. Hamilton McLaren 1:25.384 1:24.658 1:24.307
03. M. Webber Red Bull 1:25.900 1:24.494 1:24.395
04. J. Button McLaren 1:25.886 1:24.957 1:24.779
05. F. Alonso Ferrari 1:25.707 1:25.242 1:24.974
06. V. Petrov Renault 1:25.543 1:25.882 1:25.124
07. N. Rosberg Mercedes 1:25.856 1:25.405 1:25.421
08. F. Massa Ferrari 1:26.031 1:25.582 1:25.599
09. K. Kobayashi Sauber 1:25.717 1:25.405 1:25.627
10. S. Buemi Toro Rosso 1:26.232 1:25.971 1:27.066
11. M. Schumacher Mercedes 1:25.962 1:26.053
12. J. Alguersuari Toro Rosso 1:26.620 1:26.103
13. S. Perez Sauber 1:25.812 1:26.108
14. P. di Resta Force India 1:27.222 1:26.739
15. P. Maldonado Williams 1:26.298 1:26.768
16. A. Sutil Force India 1:26.245 1:31.407
17. R. Barrichello Williams 1:26.270 S/ tempo
18. N. Heidfeld Renault 1:27.239
19. J. Trulli Team Lotus 1:29.342
20. H. Kovalainen Team Lotus 1:29.254
21. T. Glock Virgin 1:29.858
22. J. d’Ambrosio Virgin 1:30.822
23* V. Liuzzi Hispania 1:32.978
24* N. Karthikeyan Hispania 1:34.293

________________________________________________

Dito isto, quais são as suas considerações sobre o treino de hoje? Aponta algum favorito para o GP da próxima madrugada? Tudo isso, claro, na sessão de comentários.

58 pensamentos sobre “Vettel é Pole na abertura da temporada

  1. Levou 308 GPs e 19 temporadas para eu finalmente ouvir da boca do Barrichello: EU ERREI!!!

    Estou emocionado…

    Ah, Parece que o Vettel vai jantar todo mundo, mas, minha torcida vai toda para o Kobayashi.

    Gostaria só de ouvir alguma coisa sobre o Petrov, porque tem uma partezinha da nossa imprensa que espinafrou o cara na defesa do inexpressivo Bruno Senna.

  2. Alguns pitacos:

    Red Bull/Vettel: 1700 Anos-Luz na frente do Resto. (comecei bem o Bolão)

    Ferrari/Mercedes/Williams: Decepção

    Mclaren: A surpresa

    Massa: Pilotagem de amador na 6ª e sabado. Péssimo !

    Webber: deveria se aposentar. Que kct que ele tomou em casa.

  3. Se a FIA quiser alterar algo para melhorar o espetaculo, deveria banir Adrian Newey da F-1 !

    O q o cara faz é de outro mundo.

    • Sim, mas Vettel tem feito muito mais que ele!!!
      Lembrando poles e soberanias humilhantes sobre os demais:
      Massa Cingapura 2008 – 0.990 sobre Lewis 2º
      Schumacher Malasia 1999 – 0.990 sobre Eddie Irvine 2º (ps: Schumy voltava de 5 meses parado, por ter quebrado as pernas em Silverstone)
      Senna Monaco 1988 , etc

  4. O tema começa a ficar preocupante na Ferrari: Alonso foi modestamente 5º e Massa, cometendo seus erros, oitavo. O problema é que já faz alguns anos que a Ferrari tem o péssimo costume de mandar seus pilotos tarde para a volta lançada no Q3, acreditando que nenhum errará ou não cumprirá as expectativas.
    —————-%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%—————————-
    Eu nao acho preocupante, sabe pq? A Ferrari tem KERS + REAR WING, e a RED BULL não!!! A Ferrari mesmo sendo passada pela Mclaren na hora H, ainda esta entre os 10 com ambos os pilotos, que pra mim são os mais fortes mentalmente no grid (Veja Schumacher, Nick, Barrichello etc)
    Em relação ao Massa, mesmo com problemas de pneus, adaptação da asa movel, ele ainda conseguiu ir para o Q3, e se manter apenas duas posições atras do primeiro piloto da equipe!!! Ou seja, ele ta fazendo sua parte, e como sempre, ele largar mt bem, amanha pode esperar que ele vai segurar no braço mt gente, como fez ano passado, e deixou Alonso para tras!!!

    • Massa forte menrtalmente?! Vc se lembra de algo assim? ”Quando ficar 0,5s atrás de alguém paro de correr” ou “Fernando is faster than you. Can you confirm that you understand the message?”

  5. O Vettel está de parabéns. Botou 0.8 décimos no Webber. Estou muito feliz com a McLaren, foi uma ótima surpresa, quando quase todos diziam que a equipe seria uma vergonha. Massa e Rubinho só decepção, que papelão!

    Petrov “engoliu” o Heidfeld, haha. Bem feito! A Mercedes parece que será a mesma do ano passado.

  6. A Red Bull dominou os treinos e andou muito, principalmente com Vettel. A McLaren foi melhor que a Ferrari, dividindo com os rubrotaurinos as duas primeiras filas.

    O time de Woking, com as melhorias no carro, melhorou significativamente, superados apenas pela equipe de Milton Keynes. A Renault (Lotus) foi bem, apenas com Petrov, enquanto Heidfeld decepcionou.

    Na corrida, veremos como serão as coisas em longa distância. Poderemos ter surpresas.

  7. bom…ate previsivel…qm foi conservador nas apostas pode ter se dado bem…
    destaque para di resta, e petrov….um otimo sexto lugar para ele…
    di resta por ter ficado na frente de sutil…..

    a corrida pode ter surpresas…a f1 ta com algumas novidades…q pode causar problemas para alguns e sorte para outros….
    prometeeee

  8. Melhor o Rubinho voltar para a Argentina e continuar suas férias na fazenda “Paraíso das tartarugas”, aproveita leva o Schumacher, Heidfeld, Trulli e o Massa….rs. Não tem nem como culpar a Ferrari ou Alonso, Felipe não consegue(de novo) dominar o carro, paciência!

    A cara “fechada” do Webber, e do Vettel(super confiante) depois do treino diz tudo, não tem como reclamar que ele é favorecido na equipe, o alemão faz por merecer ter mais atenção da equipe , mesmo caso do Hamilton na Mclaren.

    Melhor Mercedes tomando 1.892, foi pracabá!!! Alonso também deve estar bem frustrado tomando 1.445. Petrov foi espetacular vou torcer para que não cometa erros na corrida. Realmente muita coisa lembra 2010…

  9. gostaria de saber porque renalt e nao lotus e essa lotus é afalsa ou averdadeira por que eu sempre fui fa da lotus de emerson e Senna mas hoje nao sei para qual devo torcer.Por favor me tirem essa duvida abraço

  10. Alguem sabe me dizer se o 11º colocado no Grid de largada poderá trocar os pneus para corrida? E se os Top-10 continuam não podendo para corrida?

    • Exatamente. do 11º para trás podem mexer em tudo, pneus, regulagens… Esse pode ser o único alento para a decepção de Schumacher!

      • Francis
        Se eu não me engano no acerto do carro não pode mexer do treino classificatório para a corrida independente da posição.
        Mas, se essa regra mudou eu não sei.

  11. Mais previsivel que essa pole, só a próxima. Com um carro desse, e um piloto desse, é possivel apostar de outro modo? Vettel engoliu todos. Hamilton mostrou que a Mclaren realmente melhorou. Tanto que ficou entre dois carros extraterrestres. Ferrari ridicula. Alonso em 5º e Massa, ainda mais horrivel, em 8º. E a Lotus Renault acertou em escolher o Heidfeld…

  12. Tomás, caro amigo, esse Qualifying me surpreendeu. Com a McLaren mais para perto das Red Bull do que as Ferrari.

    Para a prova, eu espero tudo mais embolado. Tanto as latinhas não tão na frente, quanto as Ferrari junto das 2 outras ‘grandes’. Também acho que o Rosberg pode beliscar algo mais surpreendente.

    Estou ansioso!

  13. Eu disse… Eu disse em 2010 > O Schumacher não é páreo para o Rosberg, tampouco o Massa é para o Alonso.
    Reclamar de pneu e acerto do carro é desculpa de piloto mediano. O Schumi FOI o cara; O Alonso É o cara; E o Massa NUNCA foi o cara.

    (O Lucas Desiderato, salvo engano, fez críticas quanto a essas minhas previsões)

    Quando eu digo que a F1 nem sempre é uma caixinha de surpresa, acham ruim… Mas a verdade é que acompanhar e analisar os fatos torna as previsões um tanto quanto previsíveis… Fáceis de visualizar.

    Mas enfim… Vamos ao que interessa…

    Alguém sabe o que aconteceu com o Heidfeld? Pois levar um segundo e meio do Petrov é diabólico.
    Fico imaginando essa Renault na mão do Kubica…

      • A sua ironia não tem valor, pois os fatos estão mostrando o que eu disse há mais de 7 meses.

        Se quiser apostar comigo, estou dentro.

      • Ok, Lucas – SJC…

        É que alguns não conseguem entender que eu não sou a Mãe Dinah, o que faço é juntar as peças. Apenas isso.

        Abraço.

  14. Em 2010, a RBR era, sem dúvida alguma, o melhor carro, mas errou demais, o que quase acabou custando-lhe o título.

    Agora só quero ver este ano, como é que ela e os pilotos irão se comportar em corrida. Isso é uma coisa que todos, acredito eu, querem ver.

  15. Até que enfin, começou a temporada…Não pude ver o treino dessa madrugada, mais pelo o que eu vi pela manha, ficou claro para todos que a Red Bull, Vettel e Cia limitada..São os montros a serem batidos nessa temporada.

    Fiquei completamente decepcionado com Ferrari, Um treino pifio, Massa errando muito, Erros nos bastidores da Ferrari, Ainda prejudicam muito a equipe.

    Eu torcedor fiel, da Willians, tive um misto de sentimentos, Barrichello errou, mais sabemos que o carro desse ano tem potencial, Maldonado tem que ralar muito, quero vê-lo no ritmo da corrida.

    No mais, Parabens a Buemi, Mostra que esse ano para as equipes intermediarias, vai ser um ano disputado…

    Para a corrida de amanha, Fica a expectativa, de Vettel para trás, Porque só se algo muito estraordinario aconteçer, Vettel Perde essa Corrida. ( Espero que aconteça) RSRSRSRS…

    Go Alonso, Go Webber, Go Barrichello…

  16. Impressionante a facilidade com a qual ele fez a pole. Acho que nem ele esperava tanta sobra, mas corrida é outra coisa. Mas, se as coisas ficarem nesse nivel, Vettel ganha com sobras. DEstaque pro sexto lugar do Petrov, andou muito o russo. Esperamos uma ótima corrida, abraço.

  17. Alguem sabe me dizer com qual tipo de pneu cada um vai largar entre os Top10 do grid? Sera que todo mundo foi de macio?

  18. acordei as 3:00 hs da manhã para ver as RBRs passeando no parque junto com as maclarens, e nao gostei , a minha esperança é que Vetel e Hamilton se achem na primeira curva pra corrida não ficar chata,e pelo jeito o pesadelo do Alonso vai largar na cola dele , tomara que o Petrov divida com o Alonso , e se isso acontecer ele vai pirar. para o Massa fica a impressao que ele nao esta conseguindo se concentrar, essa pressao esta lhe atrapalhando,talves um bom resultado amanha possa lhe dar mais confiança ,e quanto ao Barrichello acho que ele onten ainda nao passaria para o Q3 , no maximo teria tirado a posiçao do Shumi o que ja seria bom.seria melhor ainda se chuvesse,pra colocar mais pimenta,rsrsrsrsrsrrrsrrsrrsrrrsrsrsr!!!!!!!!!!!!

    • Sobre o Massa ele realmente deve estar pressionado e outro problema é que o Alonso falou que eles não tinham pressão na frente do carro.

      • No caso do Massa a pressão estava no meio do carro, dentro do cockpit. Um pódio deve o animar a acompanhar Alonso.

      • Massa errou, e ele sabe disso. Em início de mundial o principal, é não errar e vencer o companheiro, nisso Vettel, Hamilton e Alonso fizeram sua parte hoje.

        E Petrov foi muito bem também.

  19. “Um pódio deve o animar a acompanhar Alonso.”

    Sem querer guerra de opiniões por aqui, mas isso é o que disseram quando ele subiu ao pódio no GP da Coréia 2010. Adiantou?! Não!…

    Em 2010 foi o pneu. Esse ano será o quê?

    Acho que já está na hora de abrirmos os olhos.

    • Um pódio dependendo do resultado de Alonso. Mesmo assim, Massa terá que melhorar muito para acompanhar o ritmo de Alonso, que não errou no treino. Isso a Ferrari conta hoje, amanhã…

  20. Na Australia é muito comun a entrada do seft car, e se isso acontecer nas 10 primeiras voltas, quem estiver com o composto mais duro vai se dar bem por que como o macio cai de rendimento muito rapido com o tanque cheio , o segundo pelotão tem a possibilidade de usar peneus macios novos no final da corrida e dar sufoco nos carros que largarem na frente , em uma pista de poucos pontos de ultrapassagens isso pode ser decisivo, ou seja quem largar do decimo primeiro para tras devera faser os dois primeiros trechos de peneu duro e colocar o macio de tanque quase vasio e dai por diante, dar voltas de classificaçao, ai o bicho vai pegar, ja que as regras do saft car esse ano mudaram e nao precisa de abastecimento,nao vai adiantar muito o lider abrir vantagem e destruir os peneus. Esse GP sempre foi marcado por abandonos e rodadas, entao como vimos nos treinos o asfalto é muito traisueiro e como os peneus se desgastam muito, fora do traçado vai ter uma verdadeira farofa de borracha .

  21. Tomás existe um erro nos tempos do Q2 de Shumacher e S. Buemi, os tempos estao trocados na sua postagem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s