McLaren dita o ritmo do FP2 em Albert Park

Para confundir ainda mais o pensamento de todos na compreensão da distribuição de forças das equipes aqui em Melbourne, a McLaren simplesmente se colocou nos dois primeiros lugares na tabela no FP2 – Porém, existem dúvidas quanto a esses tempos serem reais ou não.

A verdade é que eles baixaram significativamente – claro, com a pista cada vez mais emborrachada – e a dupla de Woking foi a única a chegar na casa de 1:25 (Alonso ficou a 2 milésimos disso). Seguramente as mudanças no assoalho e escapamento começam a dar resultados e isso fica evidente na planilha de tempos.

Outro fato de destaque é a continuidade de bons tempos de Schumacher e Barrichello, se mantendo no Top 10 com tranquilidade. Lá atrás, porém, a situação de Virgin e Hispania é desesperadora, já que até agora não passariam na regra dos 107%.

Mesmo assim ainda é muito cedo para fazer qualquer prognóstico – O mais aconselhável é esperar amanhã. De qualquer forma, até a análise pela tarde, fica a sessão de comentários para cada um registrar que conclusão tirou do que vimos até aqui.

Tempos:

Pos. Piloto Time Tempo
1 4 Jenson Button McLaren 1:25.854
2 3 Lewis Hamilton McLaren 1:25.986
3 5 Fernando Alonso Ferrari 1:26.001
4 1 Sebastian Vettel Red Bull 1:26.014
5 2 Mark Webber Red Bull 1:26.283
6 7 Michael Schumacher Mercedes 1:26.590
7 6 Felipe Massa Ferrari 1:26.789
8 17 Sergio Perez Sauber 1:27.101
9 11 Rubens Barrichello Williams 1:27.280
10 8 Nico Rosberg Mercedes 1:27.448
11 19 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 1:27.525
12 10 Vitaly Petrov Renault 1:27.528
13 9 Nick Heidfeld Renault 1:27.536
14 18 Sebastien Buemi Toro Rosso 1:27.697
15 16 Kamui Kobayashi Sauber 1:28.095
16 15 Paul di Resta Force India 1:28.376
17 14 Adrian Sutil Force India 1:28.583
18 12 Pastor Maldonado Williams 1:29.386
19 20 Heikki Kovalainen Lotus 1:30.829
20 21 Jarno Trulli Lotus 1:30.912
21 25 Jerome d’Ambrosio Virgin 1:32.106
22 24 Timo Glock Virgin 1:32.135
23 23 Vitantonio Liuzzi Hispania
24 22 Narain Karthikeyan Hispania

35 pensamentos sobre “McLaren dita o ritmo do FP2 em Albert Park

  1. a maclaren continua como no ano passado andando de tanque vasio na sexta-feira para se exibir !!!!1

  2. olha so o Petrov mais rapido do que o Heidfeld, quero ver so a cara do chefe da equipe se o Petrov disbancar o companheiro, ele nao é o bam bam bam ?eles vao se arrepender de nao ter dado a chance para o Senna.

  3. A FI., esta mesmo a fim de confundir e não de explicar, até agora, o unico carro, que se mantem regular é o de Alonso, que não importa quem esteja na frente, agarrou a terceira posição e não largou mais. Surpresa até agora o mexicano com a Sauber, se sutenta essa posição, ainda vamos ver. A inversão de posições na Mercedes, deixa claro, que o carro desse ano é pró-Schumacher, como já tinha previsto, mas como até a comatosa Mclaren parece ter se reerguido do tumulo para assombrar RBR e Ferrari, podemos esperar ainda por algumas novidades. É claro, não vamos nos esquecer das “Kombis” da Hispania, que deve repetir o fiasco do ano passado. O primeiro dia de treinos na Australia, não deixa as coisas muito claras, como alias já era previsto, mas pelo menos, abre a temporada de GPs., sem maiores incidentes.

    • “O primeiro dia de treinos na Australia, não deixa as coisas muito claras”
      E espero que, GP após GP, não tenhamos as coisas muito claras mesmo. Seria muito chato se, por exemplo, a Red Bull disparasse na frente e tivessemos apenas disputas por posições intermediárias.

    • Nada a ver. O Schumacher só foi 7 decimos mais rapido porque quando ele fez o seu tempo foi com pneus macios e estava liberado o uso da asa movel. Quando Rosberg fez as voltas com pneus macios o treino ja estava no modulo “simulação de corrida” e estava proibido o uso da ATM aleatoriamente.

  4. Sei que ainda é cedo pra mensurar o real desempenho de cada equipe, mas parece que a Willians, Sauber e STR progrediram em relação à 2010, a Force India manteve a premissa de enfraquecimento demonstrados nos testes. Entre os pilotos Perez mostrou uma ótima capacidade de adaptação, em contrapartida o atual campeão da GP2 ainda não demonstrou velocidade alguma.

  5. Thomas,
    Gostaria de incentivar uma outra discussão. Segue um texto retirado do “Tazio”:

    A Federação Internacional de Automobilismo [FIA] deu mais detalhes sobre a regra do uso da asa traseira móvel e baniu o uso do sistema em condição de chuva.

    Para evitar que haja problemas com a segurança, o diretor de provas da entidade, Charlie Whiting, enviou um comunicado aos times esclarecendo a questão e proibindo a operação do item quando os carros estiverem utilizando pneus de pista molhada.

    “Como foi discutido no encontro com os chefes de equipe ontem, gostaria de confirmar que, por motivos de segurança, a parte ajustável permitida pelo artigo 3.18 do Regulamento Técnico não poderá ser operada em qualquer treino, incluindo a classifciação, se o carro estiver utilizando pneu intermediário ou de chuva”, informou Whiting.

    “Qualquer piloto que usar a parte móvel enquanto o carro estiver calçado com estes pneus será reportado aos comissários por violar o artigo 2.3 do Regulamento Técnico.”

    ————————————
    A pergunta: Se a chuva estiver moderada, e algum heroi conseguir se manter na pista com pneus de pista seca, ele poderá usar a asa móvel?
    Agora só falta passar querosena na zebra e mandar acender pra ficar mais “extreme”!

    • A FIA., deve ter um colegiado de “idiotas”, que trabalham para chegar as conclusões mais malucas possiveis, e nós, só ficamos com mais duvidas, infelizmente.

    • Eu sou a favor da ATM e na minha opinião as regras sobre ela deveria ser a seguinte.
      Ser usada só em corridas (ou treino livre) e em vez de ela ser acionada para tirar downforce quando estiver a menos de 1 segundo, deveria, ser para adicionar pressão aerodinâmica quando se aproxima-se a um segundo do carro da frente independente do lugar da pista para o piloto que vem mais rápido poder manter o ritmo.

      • estranho… se você adicionar “downforce” em um carro, em uma reta… ele perde velocidade!

      • Mas Vito, na reta o piloto pegaria o vácuo e também poderia desativar essa asa.

  6. Largar na pole não vai fazer tanta diferença como sempre foi, agora o que vale mais é treinar em ritmo de corrida e acertar o carro para gastar menos pneu, aparentemente todos estão mais preocupados com a corrida do que ser mais rápido em uma única volta para fazer pole. Um ou outro piloto de ponta vai tentar dar o pulo do gato com uma parada a menos, isso com piso seco. Se a corrida for com chuva, aí nivela tudo, ninguém precisa se preocupar com desgaste de pneus. Curioso Mercedes e Mclaren colocar pacote novo e andar bem logo de cara, Mercedes pouco rodou com o novo pacote, a Mclaren muito menos. Não tem favorito “direto” a vitória, vários pilotos podem vencer essa corrida(até quem larga do meio do pelotão, quanto mais duro for o pneu menos parada vai fazer, pode ganhar pelo menos uns 25 segundos, claro que essa diferença some no final, mas o que interessa é chegar a frente o mais possível). Vou torcer para que aconteça como nos anos 80, o piloto fazia uma parada a menos(ou nenhuma) e andava na frente(pneus mais duros), porém no final da corrida estão mais lentos. Logo atrás vem outros pilotos babando com pneus moles(novos), tirando rapidamente a diferença, algumas vezes dava certo e o piloto vencia). Aí não tem jeito, quem quer ficar na frente tem que jogar o carro em cima, claro que os vilões sempre vão ser os piloto de fora, mas é melhor ser vilão que bundão…

    “Deu para perceber que Massa NÃO vai ter vida fácil, cometeu vários erros, seria problema de adaptação a asa móvel? Não sei, só que ninguém pode reclamar da equipe, o problema é entre carro e piloto que não estão se entendendo bem.”

  7. Button vai se dar muito bem nessa corrida. Ninguem sabe poupar borracha como ele. Acho que ele vem forte. Schumacher também vai se dar bem com as várias paradas já que é um grande estrategista.

  8. É difícil saber o que pensar da McLaren. É provável que as equipes no segundo treino estivessem preocupadas em testar os compostos. Mas essa dobradinha não deixa de ser um sinal positivo!
    Força McLaren!
    Bom treino/corrida para todos!

  9. Bem lembrado Vitor Alves, voltando ao Massa, não parece ser problema com relação a asa móvel( ele aciona na reta, ou saída de curva, os erros são na entrada da curva e nessa hora o funcionamento da asa é automática, portanto não tem relação asa/erro do piloto), acho que Massa não esta conseguindo um bom acerto no carro, esta andando no limite e os tempos não vem tão bem como do espanhol, aí vem a ansiedade(os pequenos erros aparecem), fazendo GRANDE diferença na tabela de tempo, todos sabem que Felipe esta sobre pressão. Tomará que os erros sumam, mas é nítido que Alonso é mais veloz. A corrida vai ser complicada, acho melhor Massa ser mais conserador, não tem muito o que fazer se esta mais lento que o companheiro, é terminar a corrida pontuando, quem sabe herdando posições com quebras e acidentes dos outros. Complicado, nas outras equipes os pilotos estão se alternando na disputa, mas na Ferrari só dá o espanhol…

  10. Com toda essa coisa dos pneus, e se o carro da McLaren andar isso tudo que andou hoje, a vantagem é toda do Button, já que ele sabe economizar pneus muito bem. Mas vamos ver esses treinos oficiais, se bem que até nas duas ou três primeiras corridas não dá para saber direito quem é quem nessa temporada ainda, como é normal na F1.

      • 2º treino livre do 1º Gp, e já tudo indica. Então Button vai bater Hamilton, a Red Bull estara atrás da Mclaren e Ferrari, o Petrov andara na frente do Heidfeld, D’Ambrosio baterá Glock, Perez irá acabar com Koba. Menos por equanto.

  11. Eu disse no ano passado > O Massa JAMAIS irá ganhar do Alonso. A conversa dos pneus é balela.

    …Ok, sei que é muito cedo pra comentar, mas ele já começou tomando chocolate do companheiro.

    Vamos ver o que será o Treino e a Corrida, mas em todo caso, creio que o Alonso não irá, NUNCA, JAMAIS, perder para o Felipe.

    F1 2011, aqui vamos nós…

  12. para mim depois do acidente o Massa perdeu no minimo meio segundo, outro dia eu li uma entrevista do Piquet, e ele dizia que apos aquele acidente que ele teve , salvo engano em Imola, e logo apos o acidente ele teve muita dificuldade em fazer voltas rapidas , e reclamou que perdeu um pouco da noçao de profundidade em curvas de alta e so conseguia andar rapido quando estava atras de um carro tao rapido quanto o dele. ou alguem vai me dizer que Alonso anda mais do que o Shumi e o Kimi ? e nenhum desses intimidou o Massa pelo contrario , lhe deu motivaçao, Alonso é desses pilotos que começa a derrotar seu adversario antes de entrar na pista , no pscicologico, oMassa tem que se impor tambem e parar de dizer nos vamos, e dizer eu vou brigar na primeira curva seja la com quem for e para min so me intereça ser o primeiro , andar rapido e dizer no radio o que o espanhou disse eu sou mais rapido ,isso é ridiculo, ai ele vai mexer na comsentraçao do espanhou , se continuar com esse discurso ai fica facio pro chorao. força filipe massa como no Brasil em 2008, voce perdeu mais foi com garra e atitude de campeao.

  13. Duvido que seja real esse tempo. Deveriam estar com o cheiro da gasolina. O jeito é esperar a classificação.

  14. Olha sou brasilerio e sempre torço por nosso pilotos, sei que muitas vezes eles dão mole, mas se analizarmos bem, rubinho já teria sido campeão se não fosse por ordens ou erros nas paradas de bosque da ferrari, e o mesmo aconteceu com felipe em 2008 em cingapura a ferrari tirou o que seria o primeiro titulo dele e o primeiro depois do nosso fantastico SENNA..MAS CONTINUO ACREDITANDO QUE VAI CHEGAR VAI BRASIL, VAI MASSA VAI RUBINHO…..RUBENS,RUBENS…FELIPE,FELIPE MASSA DO BRASIL….TAM TAM TAM…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s