Análise técnica: Quem será o Pole amanhã?

O segundo treino livre de madrugada serviu para equlibrar mais ainda o panorama das equipes para o classificatório de amanhã, e também para apagar o momentâneo favoritismo que a Red Bull havia colocado no FP1. O interessante é que, com Red Bull, Ferrari e McLaren em boa forma, a briga pela Pole deve ser eletrizante.

Para a visão de Vettel e Webber, eles estão bem posicionados, mas existe sempre o risco de não saber qual é o set up do rival, principalmente nas sexta-feiras onde tudo está em jogo e as quantidade de gasolina, os tipos de pneus e as condições de pista variam.

Notavelmente se o clima for seco ela deverá ficar ainda mais rápida: O melhor tempo no FP1 foi 1:26.831, com Webber, enquanto no segundo já caiu para 1:25.854 com Button no volante.

Pneus, o dilema a ser desvendado

A Ferrari, no entanto, preferiu se concentrar nas atualizações na asa dianteira e no desenvolvimento dos Pirelli, rodando com diferentes tipos de combustível, como informou Pat Fry. Os compostos italianos que prometem ser o fator decisivo do final de semana, e criam a questão: Qual pneu usar, macio ou duro?

Segundo Alonso  e Massa, talvez se possa rodar 10 ou 30 voltas com um jogo específico. Felipe explicou que esperava um tempo mais rápido com os macios, e estes não chegam ao seu estado perfeito no mínimo de 4 voltas. O curioso é que eles tem menor degradação do que era esperado, mas não se sabe se o mesmo será visto na corrida, onde gira a preocupação.

Quanto aos duros, em long runs, o resultado não foi positivo, mas a verdade é que a chuva atrapalhou e muito o trabalho ao longo do dia. Outro dado de destaque é que o circuito de Albert Park é bem mais amigável com os pneus do que foi Barcelona duas semanas atrás, ou seja, os pneus se desgastam menos em Melbourne e isso é uma diferença par as equipes que estavam acostumadas a testar em outro clima e pista durante toda a pré-temporada.

____________________________________________________

A McLaren se mostrou muito otimista depois de ver os resultados das mudanças nos escapamentos e assoalhos. Ficou claro que estas estão tendo um efeito positivo no MP4-26 e apagando a imagem negativa do carro na pré-temporada.

Coletando dados do que Button e Hamilton puderam explicar, a condução do 26 ficou mais “completa”. Em outras palavras mais técnicas, está se conseguindo obter mais agarre aerodinâmico na parte traseira. Logo, é possível conseguir ter na parte dianteira e isso traz temperatura aos pneus, algo ótimo para o momento.

É bom explicar que é nisso que justamente a Ferrari está sofrendo, como Alonso timidamente explicou. Segundo o asturiano, a Scuderia está longe de ter a porcentagem ideal na parte dianteira, apesar do carro estar melhor do que o esperado. Talvez não seja por acaso que Massa ficou atrás nos tempos. Sem tanta aderência na frente, o aquecimento dos pneus fica menos fácil.

Voltando para o time de Woking, Martin Whitmarsh foi outor que destacou a duração dos Pirelli, algo que possibilitou, junto às mudanças no carro, da McLaren poder rodar várias voltas com uma estabilidade e sentir o carro melhor.

______________________________________________________

Em quem apostar?

Contanto ainda que temos Renault, Mercedes e talvez Williams com chances de brigar por algo, é complicado apostar claramente em alguma equipe para a Pole nesta madrugada.

Red Bull, Ferrari e McLaren encontraram o caminho, mas as três tem um ponto fraco para ser eliminado.

Na sessão de comentários, fica a pergunta para ser respondida na opinião de todos por aqui: Em que jogar as fichas para a Pole Position neste sábado?

14 pensamentos sobre “Análise técnica: Quem será o Pole amanhã?

  1. Eu voto no Sebastian. Fiquei feliz com o melhor desempenho da McLaren.
    E é interessante sua observação, Tomás, que a falta melhor aerodinâmica frontal no carro da Ferrari para ajudar na aderência e, consequentemente, no aquecimento dos pneus. Desejo sorte ao Massa!
    Esse segundo treino pelo menos nos deu a impressão que a Red Bull não está tão na frente e teremos uma classificação disputada! Vamos ver na pista!
    Boa-noite, galera!

    • Vettel… mas torço sempre pelo Massa!(2)
      O Alemão da equipe dos energéticos tem habilidade e loucura o suficiente para explorar a ATM e o KERS durante a classificação (pelo menos é o que eu acredito).

  2. Pole: Vettel com uma mão só no volante.

    Mas torço por uma zebra, no caso qq equipe que não seja RBR

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s