Red Bull, Ferrari e McLaren – Preview 2011

As três equipes dominantes do ano passado – e que involuntariamente continuam sendo o “Top 3” em 2011, chegam para esta nova temporada em excelente forma – a não ser, claro, pela McLaren, que caiu de rendimento e não está em condição de lutar pela vitória em Melbourne, até que se prove o contrário.

É interessante ver, porém, que o pessoal de Milton Keyes e de Maranello continuam com a ótima forma de 2010 – Na verdade, a Ferrari melhorou significativamente e teve uma pré-temporada muito mais limpa e sem problemas do que no ano anterior. Muita rodagem, tempos baixos e um carro confiável tornam Alonso e Massa fortes candidatos no atual momento.

Mas são os touros quem parecem vir como “os favoritos”, com Vettel e Webber, em Albert Park.

RED BULL

O RB7 já vinha “assustando” desde que ainda era um simples nome, logo após o RB6 vencer o mundial de 2010 com Vettel. O magnífico carro que marcou 15 Pole Positions em 19 possíveis realmente foi um marco para todo o circo e isto ficou evidente nos momentos prévios do conhecimento do atual.

A nova máquina continua com o grau de excelência Newey, forte, estável, rápido e, principalmente, equilibrado, já que se acopla bem para os estilos diferentes de Vettel e Webber e consegue extrair tempos baixíssimos quando lhe é pedido.

Claro que é muito difícil apontar se este é o carro a ser batido – apesar de ser esse o consenso no paddock – já que muitas vezes a pré-temporada não nos dá a oportunidade de ver realmente tudo sobre as equipes em questão, mas uma coisa é certa: A Red Bull estará brigando por uma boa posição sábado e domingo.

O curioso é que, para quem dá uma olhada nas estatísticas logo abaixo, a Red Bull não passou do 3º melhor tempo em nenhum dos 4 combinados – E, mesmo assim, ela é tida como a principal força no momento, junto com a Ferrari.

“Esconder o jogo” vem, obviamente, logo na cabeça, e sabe-se que isso é bem típico da equipe dos touros. O importante, realmente, é o ótimo ritmo mostrado, a constatação de ter um carro vencedor e ser a favorita em Melbourne.

Além disso, e o que deve ser um atrativo aparte, temos a briga interna Vettel vs. Webber – Que deve esquentar muito mais em 2011. Com Seb no status de número 1, Mark irá fazer tudo o possível para quebrar a hegemonia do “novo alemão”, e o interessante é que ambos andaram muito próximo nos tempos durante a pré-temporada.

Com equilíbrio, o duelo deve ficar muito melhor.

Estatísticas na pré-temporada:

  • Voltas e quilometragem total: 1372/6129
  • Melhor tempo em Valência: 5º, Vettel (1:13.614)
  • Melhor tempo em Jerez: 13º, Webber (1:21.522)
  • Melhor tempo em Barcelona 1: 3º, Vettel (1:23.315)
  • Melhor tempo em Barcelona 2: 5º, Vettel (1:21.865)

FERRARI

A Ferrari está conseguindo aos poucos o que quer desde novembro – Esquecer a dramática derrota em Abu Dhabi de uma vez por todas. Isso, e até nem precisa ser dito, será apagado quando Alonso ou Massa vencerem novamente, com “energias e esperança renovadas” em busca do título perdido do ano passado.

A boa notícia para a Scuderia é que o 150 é um carro muito menos problemático do que o F10, sendo o mais rodado em toda a pré-temporada e com poucos problemas – O bom funcionamento na area do Kers e pneus Pirelli são satisfatórios.

A briga pela ponta parece restrita com a Red Bull no momento, já que não há dúvidas que as duas são as principais equipes no momentos – E a mais desenvolvidas em todos os sentidos.

Contanto a experiência de Massa e Alonso, a Ferrari poderá começar depois de alguns anos uma temporada em alta (A vitória ano passado na abertura foi fruto de um problema de Vettel) e sem medo de estar 1 segundo atrás da Red Bull no Qualifying – Ou seja, isso é o que se deduz após a pré-temporada.

Ainda temos a briga Alonso x Massa, seguramente a mais aguardada tanto por espanhóis quanto brasileiros e toda a mídia especializada em F1, e, também, a atitude da Ferrari diante de um benefício a um dos dois (leia-se Alonso).

Se o histórico é cruel pelas escolhas injustas da Ferrari com Felipe, está depositada a chance para ele virar o jogo onde se deve – Na pista. Até agora Massa mostrou um ótimo ritmo e se continuar assim, deve ser um duríssimo adversário para Alonso.

Estatísticas na pré-temporada:

  • Voltas e quilometragem total: 1563/6985
  • Melhor tempo em Valência: 3º, Alonso (1:13.307)
  • Melhor tempo em Jerez: 4º, Massa (1:20.413)
  • Melhor tempo em Barcelona 1: 1º, Massa (1:22.625)
  • Melhor tempo em Barcelona 2: 2º, Alonso (1:21.614)

MCLAREN

Sem dúvida este não é o começo de ano que a McLaren esperava ter. O MP4-26 se mostrou um carro pouco confiável e problemático, já tendo “nascido” mais lento que as duas outras principais inimigas no ano passado.

Claro que ainda a fresca lembrança de 2010 nos remete a McLaren como uma equipe capaz de brigar pela vitória, mas a atual realidade não parece ser assim. A situação ganha veracidade quando os próprios Hamilton e Button alegam que não estão com tanta animação e nem afirmar poder disputar pelos primeiros lugares.

Na verdade é o certo a se fazer, já que colocar expectativas falsas não é a melhor saída para enfrentar o desafio. A verdade é que nos resultados dos testes a McLaren só caiu (4º, 7º, 9º e 14º), o que traz preocupação evidente em Woking.

Mesmo assim, a McLaren trouxe algumas mudanças na última aparição em Barcelona com o fim de coletar mais dados para dar mais downforce ao carro e maior estabilidade nas curvas, que são os principais motivos do MP4-26 não ser tão competitivo.

É de se esperar que uma melhora seja conseguida, mas dar o salto para a vitória enquanto Ferrari e Red Bull estão totalmente preparadas e em ótima forma não será nada fácil – E isso sem contar Renault e Mercedes.

Caberá a Lewis e Jenson fazer o melhor possível enquanto o carro for sendo melhorado com os seus “check-in” a respeito, mas deve ser interessante saber qual dos dois se dará melhor sem chances, aparentes, de poder brigar pela Pole ou vitória. Vale lembrar que ambos se mostraram muito similares na tabela de tempos e quem largar na frente em uma interessante briga interna se dará melhor.

Estatísticas na pré-temporada:

  • Voltas e quilometragem total: 1064/4719
  • Melhor tempo em Valência: 4º, Button (1:13.553)
  • Melhor tempo em Jerez: 7º, Button (1:21.009)
  • Melhor tempo em Barcelona 1: 9º, Hamilton (1:23.858)
  • Melhor tempo em Barcelona 2: 14º, Hamilton (1:22.888)

8 pensamentos sobre “Red Bull, Ferrari e McLaren – Preview 2011

  1. Pingback: Red Bull, Ferrari e McLaren – Preview 2011 « Blog Fórmula 1 | Clicque Auto

  2. Ainda acho que em 2011 a imaturidade de Vetel pode atrapalhar a Constância da Red Bull e como Webber não é o campeão de consistência durante o ano, se a mclaren não apresentar melhoras (o que eu duvido) a briga pode esquentar na Ferrari! Cabe ao Massa não se deixar abalar pela pressao psicológica imposta pelo companheiro! Que venha melborne…

  3. A princípio não colocaria a Mclaren como 3ª força (no caso acho que é a Mercedes), mas com certeza com o passar do tempo vão encostar nos ponteiros. Acho que será interessante as “brigas internas” nas 4 grandes. Webber quer dar o troco, Massa quer reagir a péssima temporada de 2010, Button esta mais adaptado ao esquema da Mclaren e deve engrossar, Schumacher não vai aliviar nada para Rosberg.. Tem muito piloto que vai surtar !

    Abç

  4. E no final, o campeão de 2011 sera o Alonso. Não que eu seja fã do cara, muito pelo contrario, mas cravo no Alonso, por razões, que aprendi a enchergar durante os anos, que venho acompanhando FI. Se ele não fizer nenhuma besteira, o que alias não costuma fazer, sera o campeão de 2011. Espero, que eu me engane redondamente, e que o campeão seja o mais improvavel possivel, o menos lembrado nesse momento, ai, voltarei aqui em Novembro para dizer “errei” graças a Deus, o Alonso se ferrou.

  5. A temporada desse ano nos traz um Vettel mais experiente, um Alonso em um carro competitivo desde o inicio, um Webber tentando mostrar que não é só mais um escudeiro e o Massa tentando renascer das cinzas após uma temporada vergonhosa. Alem de uma mclaren tentando correr atrás do prejuizo(algo como a ferrari em 2010). ou seja essa pode ser um dos melhores anos da historia da f1 (ou não).

  6. Neste momento, embora eu seja ruim de previsões, aposto em Ferrari ou Red Bull, as melhores equipes no momento. A McLaren está mal, a Mercedes corre por fora, além da Renault (Lotus), que andou bem.

    No próximo final de semana, começaremos a ver quem realmente virá mais forte, quem se adapatará melhor às mudanças, consumo de pneus.

  7. eu nao aposto em ninguem , a logica é a seguinte : se é verdade que os peneus perdem ate 05 segundos apos o desgaste, e sabendo que quanto mais o carro é equilibrado ele gasta menos peneu,entao podemos ver carros nao tao veloses ganhando corridas. vai ser duro pros pilotos,por que tem que ser rapido o bastante para o carro de tras nao chegar a menos de 01 segundo e ao mesmo tempo salvar os peneus para nao provocar uma possivel parada a mais que os outros,e o mais absurdo é que a asa so podera ser usada para atacar e nao para se defender, ou seja o piloto da frente nao vai ter muito o que fazer , ele vai deixar passar e na proxima volta tentar dar o troco. mais sera divertido ,quen nao tem nada a perder vai partir pra cima e arriscar nas estratejias. tomas uma pergunta : essa asa movel na chuva podera ser usada , alguem sabe algo sobre isso???????????????????????????

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