Williams e Force India – Preview 2011

As equipes que terminaram 2010 dividas por apenas 1 mísero ponto de diferença (pró-Williams) começam 2010 de forma diferentes – O time de Grove parece estar no caminho certo da evolução neste ano, enquanto a Force India não parece muito segura do poder do VJM03 para esta temporada.

A verdade é que a ínfima quantidade de distância entre as duas se deu por um fator – Mais do que uma subida da Williams, foi a Force India quem caiu de rendimento depois da primeira metade e o inesperado finalmente ocorreu: Foi “ultrapassada” pela rival por somente 1 ponto, perdendo a 6ª posição no mundial de construtores.

WILLIAMS

A volta da vitória continua sendo o principal objetivo para o obstinado Frank Williams, e apesar da dificuldade de dar um carro competitivo aos seus pilotos nos últimos anos, não se pode negar todo o esforço que se é colocado nessa possibilidade – E a ideia é que ela esteja próxima.

O 6º lugar em 2010 é uma reflexão de que houve uma melhora, mesmo que os números indiquem o contrário vendo-se 2009. O FW32 se mostrou muitas vezes capaz de lutar pelo Q3, o problema foi que não houve a sonhada consistência, o que impediu sonhar mais alto.

Tanto é que para 2011 o projeto é inteiramente novo e praticamente o contrário ao seu antecessor. O FW33 é um carro agressivo, com uma traseira interessante e compacta, com um bico menor e até resultados expressivos – Rubens foi o melhor nos tempos combinados em Jerez.

A história é a mesma: Testes pré-temporada não dão certeza de nada e o melhor é esperar Melbourne para fazer os primeiros rabiscos de forças concretas, mas é na pré-temporada que tudo o que é essencial no desenvolvimento do carro é trabalhado e a Williams conseguiu, por exemplo, solucionar os problemas com o KERS – Irá usá-lo na Austrália.

A notícia é boa e a promessa é que os azuis voltem aos pódios – sem dúvida Barrichello e Maldonado se esforçarão para isso. Rubens que já está no seu segundo ano me Grove e será uma espécie de “professor” para Maldonado, impulsionado pelos “petrodólares” da Venezuela.

Não será novidade se Barrica for melhor – Mas o que a Williams mais quer é que a sua dupla seja constante para poder brigar mais a frente no grid.

Estatísticas na pré-temporada:

  • Voltas e quilometragem total: 1120/4988
  • Melhor tempo em Valência: 12º, Maldonado (1:14.299)
  • Melhor tempo em Jerez: 1º, Barrichello (1:19.832)
  • Melhor tempo em Barcelona 1: 11º, Barrichello (1:24.008)
  • Melhor tempo em Barcelona 2: 8º, Barrichello (1:22.233)

FORCE INDIA

A queda na segunda metade de 2010 – depois de uma primeira parte promissora – da Force India foi negativa para a equipe que vem evoluindo durante estes poucos anos de vida – Mas que está sendo atingida pelas dívidas.

Vários problemas judiciais com a Aerolab e contratos da época de Spyker que tiveram que se pagos a pilotos que lhes foram prometidos lugares abalaram a estrutura do time de Vijay Mallya e o desenvolvimento do VJM03. Algo que percebeu-se nas pistas.

Somando-se isso ainda houve alguns contra tempos com a saída de Liuzzi da equipe, que saiu em favor do jovem Paul di Resta. E na verdade é esse o ponto que a Force India tem forte: A dupla de pilotos com qualidade.

Di Resta vem de um título na DTM e destaque internacional, enquanto Sutil é o típico piloto que possui talento mas não tem carro para mostrá-lo. Sabe-se que na falta de um lugar melhor (leia-se Renault), ele renovou com a Force India.

A confiança não anda muito alta para 2011 justamente pelos problemas financeiros, mas o certo é que o VJM04 mostrou certa competitividade, mas ainda no início em Valência – Depois não passou de um 13º lugar nos combinados gerais.

Tendo em conta que os testes não são levados a sério no que se diz tempos, a Force pôde andar mais do que Toro Rosso, Renault, Williams e McLaren, o que já é um bom sinal.

Ainda é cedo para arriscar algum palpite, mas é difícil que o VJM03 seja pouco competitivo, pelo menos com Paul e Adrian o guiando.

Estatísticas na pré-temporada:

  • Voltas e quilometragem total: 1226/5435
  • Melhor tempo em Valência: 2º, Sutil (1:13.201)
  • Melhor tempo em Jerez: 17º, Sutil (1:21.780)
  • Melhor tempo em Barcelona 1: 13º, Sutil (1:24.177)
  • Melhor tempo em Barcelona 2: 17º, Di Resta (1:22.653)

14 pensamentos sobre “Williams e Force India – Preview 2011

  1. Eu creio que a Williams venha forte para este ano, o carro parece ser bom e a equipe não teve medo de inovar e construir um carro totalmente novo. Pelos testes pré temporada, parece mesmo que vai andar entre os 10 no Q3. É o que espero de Barrichello e Maldonado, com uma leve vantagem para o Brasileiro. Um dos problemas de a Williams no ano passado ficar somente a 1 ponto da Force India é que o Hulkenberg não ajudou muito nos pontos também, apesar de ser um piloto bom, por vezes não conseguiu colocar seu carro no Q3 e muito menos pontuou em algumas provas. Já a Force India, eu creio que este ano (em algumas provas), até disputa as posições com Sauber e Williams, mas ambas estarão a frente da indiana.

  2. Para rodar como rodou nos testes, é sinal, que os motores melhoraram e estão aguentando o tranco, agora precisamos saber, e isso apenas em corrida, principalmente nas qualificações de sabado, é se o motor empurra mais, que empurrou em 2010, onde ficou claro, que era nitidamente mais fraco, que o restante do gride.

  3. Desculpe ai Tomas, acho, que não prestei atenção ao fato, mas gostaria de saber, com que motores as “Kombis” da Hispania vão vir para o grid esse ano, seria o mesmo do ano passado?

  4. Já começou…

    “Antonio Lobato apuesta por Alonso como ganador del Mundial 2011”

    Como sempre a mídia espanhola coloca já a placa de favorito em Alonso, e esse não chega a ser a melhor a ser feita sempre…

    • Devemos levar em conta Tomas, que a midia esportiva, não vive sem os patrocinadores, e para atrai-los, nada melhor, que declarar já o campeão de 2011. Isso tudo faz parte do jogo de interesses, que circundam a FI., achar o contrario é ilusão ou ingenuidade. Afinal, quem vai ligar na Globo por exemplo, para assisitir a FI., se o Galvão, começar o ano, declarando, que a FI., parece mais um circo de pulgas, que joga com cartas marcadas e abusa da ilusão dos fãs, que acham, que tudo na FI., é legitimo, nada é manipulado. Com certeza, os patrocinadores sairiam em debandada, e iriam buscar mercados mais atraentes para divulgar seus produtos, afinal, eles estão pouco ligando, para quem ganha ou perde na FI., só estão interessados no retorno, que seu investimento pode proporcionar. Isso ocorre aqui no Brasil, no Japão e com certeza na Espanha, que aposta pesado em Alonso, para alavancar seus negocios multimilionarios.

  5. Se ano passado a diferença foi de 1 ponto, esse ano deve ser de 1+muito. A Williams tem um carro diferente, que até agora parece garantir o Q3 sempre. O problema é se o KERS vai ajudar. Até agora, não o fez.
    Já a Force India está regredindo. Ai eles me vem com um carro extremamente estranho, que até agora pouco fez. Parece ter sido ultrapassada por Sauber e STR.
    PS: Tomás, desculpe ser extramamente chato, e perfeccionista, mas o carro de 2011 da Force India é o VJMO4.

  6. A Force india esta na turma da Ferrari, que apostou em uma base que não vá quebrar ou da trabalho, ou seja confiabilidade em primeiro lugar, mas as comparações param por ai, o poder (grana) de evolução da Ferrari são imensos o de uma Force India não, a Williams por mais que eu não queira e torça para que isso não acontece, vai apanhar um pouco, mas seu corpo tecnico e curva de desenvolvimento é maior que STR Force India e Sauber e fica pau a pau com a nova Lotus Renault, agora o que pode diferenciar entre estar atras ou na frente é o carro ter nascido bem, nisso parece que a STR ta a frente de todas, de resto tudo é especulação até a Australia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s