Toro Rosso e Sauber – Preview 2011

As duas equipes que contam com motores Ferrari no grid, além da própria Scuderia, começam 2011, aparentemente, com um avanço em relação ao ano anterior e entre as equipes médias ambas tem um bom desenvolvimento dos seus carros – O que se viu com os bons resultados nos testes.

TORO ROSSO


Estatísticas na pré-temporada:

  • Voltas e quilometragem total: 1194/5352
  • Melhor tempo em Valência: 18º, Buemi (1:14.801)
  • Melhor tempo em Jerez: 9º, Buemi (1:21.213)
  • Melhor tempo em Barcelona 1: 6º, Alguersuari (1:23.519)
  • Melhor tempo em Barcelona 2: 10º, Buemi (1:22.396)

Realmente não seria exagero afirmar que, talvez, a Toro Rosso seja a maior surpresa das equipes menos desenvolvidas no bloco das intermediárias em 2010 – junto, possivelmente, com a Sauber.

A equipe de Faenza já vem fabricando seu carro integralmente desde 2010 – sem a Red Bull – e apesar de um ano fraco e abaixo das expectativas, 2011 parece ser a temporada de recolher os frutos em ter a capacidade de ter o mesmo corpo técnico e entender o novo regulamento.

Como já analisamos profundamente neste post, duas semanas atrás o assunto que mais se discutia no paddock era do grande potencial do tímido STR6, um carro que tem muitas soluções interessantes enquanto a saída dos escapamentos e as entradas de ar laterais, que trabalham em um audaz conjunto – algo ótimo para a parte traseira do carro.

Algo muito positivo é que o projeto de Giorgio Ascanelli se acomodou com facilidade nos novos componentes para serem trabalhos em 2011 – KERS (que é o da Ferrari), pneus Pirelli e a asa traseira móvel. Visitando o post citado linhas atrás é possível ler um pouco sobre o desenvolvimento em cada uma dessas áreas.

É um mistério saber se o STR6 realmente será uma força a ser considerada, até porque o que vemos nos testes nem sempre é o visto nas corridas posteriores – que ligam uma série de fatores, principalmente o ritmo, consumo de pneus e a sua administração, pit stops e etc, mas pela conclusão geral até o momento o carro parece ser promissor – agora precisa ser lapidado.

No que se diz ao confronto entre pilotos, sabe-se que tanto Buemi quanto Alguersuari, apesar de negarem, tem o jovem australiano Daniel Ricciardo fazendo uma pressão (mesmo que intencional) sobre os seus lugares – e resultados. Já vimos as palavras do chefe dos energéticos e a ideia é colocar Daniel na equipe em 2012, e justamente por isso o duelo Buemi vs Alguersuari tende a ser interessante.

Em Barcelona foi Sebastién quem levou a melhor…

SAUBER

A Sauber poderia ter tido um grande ano em 2010 não fossem as constantes quebras no C30 que atormentaram a equipe e principalmente Pedro de la Rosa.

Para este ano a “solução”, na tentativa de ter o carro acostumado com o asfalto, foi adquirir muitos quilometros e voltas e testar tudo o máximo possível. Isso parece ter dado muito certo, já que a Sauber foi a 3ª equipe que mais rodou nos testes em geral – apenas perdendo para as poderosas Ferrari e Red Bull.

E o caminho é o certo. Com um carro bem nascido, testar bastante é a única resposta confiável para tirar todos os problemas de confiabilidade e chegar em Melborune com um carro forte e compacto.

Como se aplica em quase todas as equipes, não se sabe o real potencial da máquina de Hinwill, mas o tempo de Pérez em Barcelona é animador – o terceiro melhor no ranking geral, só atrás de Schumacher e Alonso. Mesmo com o carro leve, isso mostra que o C31 tem potencial.

Tudo é diferente quando o trabalho se concentra em três dias e em outro clima e pista, como em Melbourne, mas os avisos de que os tempos conquistados são “reais” abre o panorama melhor.

Já Kobayashi e Pérez devem travar uma boa disputa – mas é claro que Kamui é “o” piloto da equipe, e com um bom carro em mãos deve vencer o jovem mexicano. Pelo menos é o que se supõe depois dos shows que o “japa voador” deu para os espectadores em 2010 (e para quem não se lembra, com a Toyota em 2009), vencendo também De la Rosa e o experiente Heidfeld.

  • Voltas e quilometragem total: 1315/5910
  • Melhor tempo em Valência: 17º, Pérez (1:14.458)
  • Melhor tempo em Jerez: 6º, Kobayashi (1:20.601)
  • Melhor tempo em Barcelona 1: 14º, Kobayashi (1:24.243)
  • Melhor tempo em Barcelona 2: 3º, Pérez (1:21.761)

11 pensamentos sobre “Toro Rosso e Sauber – Preview 2011

  1. São duas equipes que poderão surpreender neste ano. Tiveram uma pré-temporada positiva, mas o que vale é quando chegarmos em Melbourne, onde veremos o verdadeiro potencial das equipes.

    Até agora, ambas mostraram bom rendimento.

  2. O rendimento da Sauber é uma incógnita, nos testes se apresentou veloz em alguns momentos e mesmo com a grande quilometragem adquirida teve problemas de confiabilidade, a falta de experiência dos pilotos tem que ser contra-balanceada pelo competente James Key, acredito que o Koba possa lutar por nonos e décimos lugares com boa frequência e tb graças a James Key creio que o C30 possa evoluir a cada GP.

    O STR6 tem despertado comentários positivos de diversos pilotos, Alguersuari e Buemi estão confiantes, aparentemente não estão fazendo o teatro feito pela Sauber em 2010, tudo indica que deram alguns passos a frente só resta saber qtos na Austrália

  3. Por enquanto, fica tudo por conta da “Bola de Cristal”. Dia 27 de março, saberemos com alguma certeza, quem vai e quem fica, no grid de 2011, até lá, expectativa e só.

  4. As duas equipes estão fortes, na pré-temporada. Mas isso não quer dizer nada. A própria Sauber foi excelente em 2010 na pré-temporada, e nas corridas deixou a desejar. Entre os pilotos, na Sauber eu não tenho dúvidas de quem vence, Kobashow não deve suar para bater Perez. Já na STR é complicado. Não vejo nada de excepcional em nenhum dos dois pilotos, porém acho Alguersuari um pouquinho melhor.
    PS: Tomás, o carro da Sauber de 2010 foi o C29, e esse ano é o C30.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s