Bernie e a chuva artificial…

É difícil ver Bernie ficar sem ter uma ideia nova por muito tempo. Não faz muito atrás as ideias de atalhos na spistas ou medalhas também foram colocadas em pauta (e obviamente não aceitas) e agora o chefe vem com um plano muito mais surreal do que se esperava…

Em entrevista ao The Telegraph, Ecclestone trouxe a opção de que se possa colocar (quando se decidir) chuva artificial (!) nas corridas.

Há circuitos em que você pode fazer chuva artificial, e seria fácil ter esse sistema em algumas pistas. Por que não deixar chover no meio da corrida? Por 20 minutos, ou nas dez últimas voltas?

Talvez com um aviso de dois minutos de antecedência. O suspense seria garantido, e todos estariam nas mesmas condições. –

Bernie Ecclestone.

A ideia não é nova, afinal a chuva artificial já é usada em algumas plantações onde a seca é grande e a chuva é necessária – apesar de que nem todas as nuvens são propícias para chuva: Ou seja, nem com o estímulo artificial sairá água delas.

Acredito que isto mudaria totalmente a surpresa na Fórmula 1 – Imaginemos um aviso prévio de “Em 2 minutos, chuva fina”. Além de falso seria algo controlado pela FIA que não tem um sentido real. E, no final da corrida: “Vettel vence sob chuva (artificial)”.

Fica claro que Bernie está preocupado com a emoção das corridas, de atrair o público e não entediá-lo com corridas chatas sem ultrapassagens. Mesmo assim não nos esqueçamos que teremos corridas com vários pit-stops e ainda com a asa traseira móvel, o que já gera emoção artificial o suficiente.

Além disso o charme de chuva seria perdido, afinal ela viria quando “alguém” quissesse, e elevaria a F1 a um papel ainda mais irreal do atual, o que penso não ser bom. Agora, depende de qual seja o propósito disso para Ecclestone – trazer chuva para lugares em que isso é praticamente impossível, como no Bahrein?

Em suma, dados todos os motivos ditos acima, sou contra. E vocês, aprovam corridas com chuva artificial?

37 pensamentos sobre “Bernie e a chuva artificial…

  1. Realmente a F1 precisa de mais emoção, mas existe outras opções antes de partir para algo sobrenatural como a chuva artificial, como por exemplo correr em bons autodromos em países que tenham tradição e uma pista que traga emoção, e não nesses autodromos em países que não dão a mínima para a F1, criados por esse alemão retardado mais conhecido como Hermann Tilke, a F1 esta deixando de ser um grande esporte para ser um grande negocio.

    • Deixou de ser esporte a muito tempo, agora são apenas jogos de interesses, que acabam até por decidir quem ganha e quem perde.

  2. Na minha opniao, o velho surtou de vez. Imaginem, a situacao:”Ja, ja esta na hora, aperta o botao pra comecar a chover”.;(

    Totalmente gaga!!!rsrsrs…

  3. kkkkkkk, Bernie quando der declarações deve ir para a categoria “Humor”. Meu Deus, chuva artificial? Sem chance, já não basta esse monte de fatores que foram implantados em 2011. E ainda queriam avisar. Se fosse para fazer isso ficassem quietos, querem emoção, não?

  4. Manda internar, esse anão de jardim tá loki!!!!

    Além de idiota é totalmente fora dos padrões de sustentabilidade que a F1 quer alcançar… pensem bem, quantos milhares de litros de água seriam desperdiçados?

      • Cadê o compromisso da F1 com desenvolvimento sustentável? E com a diminuição de custos?

  5. Não há corrida.. necessidade que se fale de F1 e ainda há quem se indigne muito ingloriamente com isso…nem sei porque estou escrevendo…

    Abraço

  6. Interna o velho ! Daqui a pouco ele vai querer trocar o asfalto por grama ! Ja não chega a FIA com a ideia de motores “Walita” para 2013.

    • Eles transformaram uma corrida de automoveis, em um grande negocio, só esqueceram, que quando se acaba com a corrida como ela é, vai junto a emoção a torcida, enfim a disputa. Agora estão querendo dirigir um Show, com roteiro, cenario e atores ensaiados. Já começo a achar, que até as rusgas e desentendimentos entre os pilotos, faz parte de um Show de canastrões desafinados.

  7. Totalmente contra, Tomás, uma chuva artificial seria uma maneira de tornar as corridas artificiais e com um resultado manipulado, já que o botão poderia ser acionado em um momento que prejudicasse um piloto e beneficiasse outro, acabando com a credibilidade da F1.

    Uma observação: pelo o que entendi, as nuvens não seriam bombardeadas para que chovesse. Na verdade será instalado um sistema de irrigação, se é que podemos chamar assim, para que a pista seja molhada.

    • Justamente, Renan. Mesmo que “se conseguisse provar” (sei lá, algo parecido com o Oscar, colocar os horários em envelopes para serem “confirmados” depois) que as chuvas foram programadas antes da corrida, é fácil imaginar que a chuva pode prejudicar ou ajudar os pilotos dependendo da posição que eles largam, ou até pelo tipo de traçado que favoreça ou não determinada equipe.
      Tio Bernie ama decisões polêmicas!

  8. Mais uma pra lista esdruxula:
    Que tal uma pista de terra com rampas para os carros saltarem…sic
    Pelo amor de Deus, interditem este homem. Já passou do limite com suas marmeladas.
    Ao certo ele pensa que é Deus: que se faça chuva e a chuva cai. Talvez ele crie uma sala de controle onde possa controlar todas as variaveis possiveis e brincar de videogame.

  9. Faz o seguinte, pega os carros de 88 ou 89, 90, tanto faz, e bota o pessoal pra correr, ai sim vai ser emocionante! hahahahahaha

  10. Se a questão é emocionar o público e espantar o marasmo, então abandonem-se os tilkódromos em primeiro lugar.

    E voltemos às pistas de macho. Estoril, Magny-Cours, Brands Hatch, Adelaide, e até o abandonado Osterreichring.

    Em segundo lugar, tirar essa viadagem de teto orçamentário. Pra fazer bonito na F1 tem que ter dinheiro, e quanto mais puder investir, melhor. Que se f0dam as outras equipes.

    Em terceiro lugar, reabrir as cotas de patrocínio para empresas de cigarro. Pois é óbvio que ninguém vai se tornar fumante só porque viu a marca estampada em um carro.

    Simples assim.

    • Agora a Pirelli enlouqueceu também!

      “Acho que os comentários de Bernie Ecclestone foram bem interessantes”, declarou o diretor de automobilismo da Pirelli, Paul Hembery, à revista Autosport.

      “Logo após o teste do último GP de Abu Dhabi realizado em pista molhada, falei para ele: ‘Por que não fazemos uma corrida com chuva artificial?’ Poderíamos molhar a pista com um sistema de borrifação, então a ideia não é tão maluca assim”, completou o presidente da Pirelli.

  11. “Vai gastar água em época de aquecimento global, pra que?”

    Em época de F1 politicamente correta, gastar milhares de litros de água em uma temporada de F1, não seria politicamente correto. Diminuam a aerodinâmica em 60 % nos carros(principalmente no assoalho), deixe o bico do carro rente ao chão, deixem o fundo do carro plano como antigamente, diminuam a potência dos freios, etc…Qual o problema em “brecar” um pouco a tecnologia no automobilismo de competição? Vão alegar que os carros de rua dependem disso? Grande bobagem! Daqui a uns anos os carros de rua vão passar dos 600km/h, vão dizer que os freios vieram da F1 e blá, blá , blá…mas quem vai correr nessa velocidade? Melhor pensar em diminuir o consumo de combustível, se for ver , a tecnologia nessa área esta em ritmo de tartaruga. É o maldito jogo de “interesses” que estraga, fora a ambição do homem pelo STATUS, sempre querem o mais rápido, o mais sofisticado, etc…

    Planeta terra esta pedindo S.O.S faz tempo e ninguém liga, se avisar amanhã que vai explodir, não adianta chorar…

  12. Não precisa chuva artificial só não colocar o safety car logo que começar a chover, isso, acabou com a emoção das corridas de chuva dos últimos anos.
    Ou então o Bernie vai querer colocar a chuva artificial e em seguida o Safety Car junto?
    Na minha opinião uma boa corrida de chuva é onde vc pode ver o talentos do futuro.
    Lembram (ou pesquisaram) de Mônaco em 1984?

  13. Quem ele pensa que é?…Deus!!…rsrs…não, disso ele tem certeza…kkkkk. Eis o resultado de uma modalidade de esporte que se voltou para os milhões de dólares em patrocínios, marketing e etc… e se esqueceram do principal, o esporte!! Bernie perdeu uma ótima oportunidade de ficar com a boca fechada!

  14. Das duas uma… ou ele teve mais uma de suas idéias birutas para inglês ver (nem inglês mesmo gostou de uma proposta dessa) ou esqueceu de tomar as suas doses de Gardenal logo pela manhã.

    Tem gente que só se mete a fazer essas besteiras para ser alvo da mídia, só pode ser. E esse Bernie é um deles.

    Vai jogar bingo velho!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s