Poderá Webber vencer Vettel em 2011?

Defender um forte ponto de vista quando se tem ao lado a novíssima sensação da Fórmula 1 (o atual campeão mundial) dividindo, teoricamente, as mesmas atenções em uma mesma equipe não chega a ser das tarefas mais fáceis – muito menos para o “velho” Mark.

Os episódios vistos em 2010 se intesificaram após uma temporada de 2009 mais “pacífica”, onde Webber não chegou a lutar com força pelo título.

Mas ficou claro que no ano passado o Aussie mostrou a sua força, se apresentando como um piloto muito forte e regular nas corridas – algo não muito comum na carreira pré-Red Bull de Mark.

Mesmo com a identidade da Red Bull fixada no jovem e promissor Vettel, Webber conseguiu apesar de ter falhado na hora final manter uma resistência clara em frente das decisões de Helmut Marko e Christian Horner, mantendo o seu caráter forte, o que desencadeou várias partes no ano de grande desconforto no staff.

James Allen conseguiu realizar uma entrevista com Mark logo após dos testes em Barcelona, onde foram esclarecidos alguns pontos, além dos técnicos, de como evoluirá sua relação com Vettel em 2011 e da sua preparação mental para enfrentar o duelo a partir de agora.

Como o próprio James salienta, Mark, mentalmente, apertou o botão de “reset”. Ele tem conhecimento que fez várias coisas certas em 2010 (manteve sua forma e respondeu também na pista), e os detalhes que colidiram no naufrágio da esperança do título, obviamente, tratarão de ser arrumados.

Curando as feridas da derrota no ano passado e acelerendo no processo de apostar mais nas Pole Positions (Mark marcou a metade do que Vettel logrou), colocando assim uma pressão natural de sábado, algo que Sebastian se especializou em fazer na temporada passada.

Dito isto, façam as suas conclusões e, na sessão de comentários, digam – Poderá Webber vencer Vettel em 2011?

30 pensamentos sobre “Poderá Webber vencer Vettel em 2011?

  1. O Vettel é um grande piloto, um talento natural, mostrou isso logo de cara, enquanto Mark Webber, assim como Felipe Massa, foi crescendo gradativamente, com o passar dos anos.

    O australiano, em 2009 e 2010, fez temporadas sólidas, com bons desempenhos, pecando em alguns momentos, mas demonstrou boa forma. Será bem difícil, já que o jovem alemão é muito veloz e tem a preferência da Red Bull, além de contar com o título. Para o aussie, que não possui muito prestígio com alguns integrantes da cúpula rubrotaurina, será uma luta mais dura, porém é possível.

  2. Fico na torcida pra isso acontecer, ainda mais com alguma possibilidade de a Red Bull dominar 2011. Porem acho pouco provável.

  3. Só se tiver um acidente com o Vettel, a chance do Webber foi no ano passado e ele fez a opção de se arriscar em uma bicicleta.

  4. Não. Se a RBR., repetir o campeão esse ano, o que eu duvido, não sera o Webber. As energias(politicas) da FI., esse ano, convergem para a Ferrari, mais especificamente para o Santo Alonso das Asturias, afinal, é preciso vender a FI., mais competitiva, para isso nada melhor, que a alternancia de campeões, além do que a FIA, precisa dar satisfações aos patrocinadores do Sto. Alonso, dando retorno ao investimento.

  5. Acho que ele nunca foi páreo, porém, “carreras son carreras”, e, na pista, tudo pode acontecer.

    O fato é que Webber só tem torcida dos australianos e daqueles que torcem para o lado mais fraco os famosos “underdogs”, porém, alguns esquecem do que ele fez ao Pizzonia na Jaguar.

    Além disso, toda a preferência que Vettel tiver será merecida, pois, no final do ano passado, foi um piloto perfeito, contudo, a RedBull não tem política de prejudicar deliberadamente um piloto em detrimento de outro como a Ferrari ou a McLaren já fizeram muitas vezes.

    Pelo que aconteceu até aqui, na RedBull, a preferência se dará em casos em que um update ou novo componente só puder ser feito em um dos bólidos (caso de Silverstone ano passado), jamais influenciando o resultado dentro da pista.

    Agora, para ser bem sincero e não ficar em cima do muro, acho que Vettel vai triturá-lo com ou sem preferência.

      • Aquela não foi uma posição oficial da equipe e sim de Helmut Marko, que advoga claramente a preferência a Vettel dentro da equipe.

        Por mais que alguns insistam a RedBull tratou a questão da preferência de forma totalmente diferente das outras equipes de ponta, sem influenciar diretamente um resultado de pista ou obrigar seus pilotos a entregar posições.

        O fato real é que na Turquia, Webber e Vettel foram para a brita e Webber não foi penalizado por conta do fato, aliás, continuou recebendo o mesmo tratamento que Vettel até o fim do campeonato, o resto são apenas especulações da turma que acha que todos são iguais à Ferrari.

        Essa ladainha do “se” (se Vettel estivesse na frente no fim do campeonato a estória seria diferente) não passa de achismo, portanto, vou ficar com os fatos como eles aconteceram e não como poderiam acontecer.

      • Eu não sei você Cassius, mas foi naquele momento que eu passei, digamos, a desconfiar da “camaradagem” na Red Bull. Acho que já está claro para todos que a Red Bull prefere Vettel. Lembro que Webber um dia justificou isto dizendo que ele já é velho e Vettel ainda está começando, portanto vende mais.

        Mark sabe que a equipe não está com ele, e mesmo que queiramos fingir que o tratamento é igual, ele não é. Quero esperar esta temporada para comrpovar o que digo.

    • Tomas o que Cassius fala é verdade, Webber era um Michael Shumacher dos times pequenos, concentrava esforços e investimento apenas em um carro, era tbm apelidado de leão de treino, onde ainda continua forte, porem alem da leve preferência, afinal aquele acidente pode ter mostrado isso, mas no fim do certame a RBR foi exemplar e deixou o campeonato rolar correndo o risco de perder o campeonato, venceu e Webber não perdeu campeonato por preferência ou ordem, foi visivelmente pior no fim do campeonato e é no fim campeonato que se vê quem são os melhores.

      Webber deve garantir boas atuações, mas não consigo ve-lo campeão, Alonso e Vettel tem mais espirito de campeão cada um a sua maneira.

      • “mas no fim do certame a RBR foi exemplar e deixou o campeonato rolar correndo o risco de perder o campeonato”

        Sim, eu concordo. Mas acho errado que a Red Bull ganhe a fama de não ter preferência sendo que até Webber diz que ela prefere Vettel. Só para detalhe que o campeão foi Vettel, no GP do Brasil não houve troca de posições pois quem estava na frente?

        A intenção não é criar teorias conspiratórias, mas sim mostrar um pouco da realidade, ou todos já se esqueceram do clima horrendo que houve na equipe o ano inteiro?

      • Tem gente, que torce para o América, eu torço para a AFE, porque não torcer para Massa e Rubinho, afinal de contas, eu levanto cedo no domingo, passo madrugadas acordado, devo poder torcer pelo meu país. Quem já viu Damon Hill ganhar campeonato mundial de FI., pode esperar qualquer coisa, até, que a FIA nos de um refresco, quem sabe. Sonhar é preciso.

      • Eu sou teimoso, vou torcer para Massa e Rubinho mesmo. (3) Sempre Brasil, a Maré de Sorte um dia pode abençoar um desses dois.

  6. Webber teve sua chance em 2010, mas nas últimas 6 corridas foi facilmente superado pelo jovem alemão, se correu machucado(????), paciência! Webber já começa o ano jogando pra torcida, alega que se sente como cachorro vira-lata(já vi isso várias vezes), só que em 2010 ele teve carro mais resistente que Vettel, o certo não seria o contrário? Superar Vettel em 2011 vai ser complicado, Webber não tem mais moral para reclamar, foi superado hora “H”, nem vice campeão foi, Vettel se impôs e impediu o Tri de Alonso(pra RBR, isso seria uma desgraça). Webber tem que correr MUDO esse ano, se fosse campeão poderia esnobar como fez no GP da Inglaterra. Agora se quiser reclamar, tem que primeiro garantir o título.

  7. Eu não queria ser derrotado por Sebastian”, disse ele ao jornal Sunday Times. “É essa linha de pensamento que você anda com o instinto competitivo. Você sai pensando: ‘eu não quero perder hoje’”.

    Quando perguntado se perdido a sua única chance de o título em 2010, Webber não descartou a oportunidade.

    “Vamos ver. Eu ainda tenho muita confiança em mim”

  8. Penso que Webber já começa 2011 tendo que mostrar muito mais do que o fez em 2010, pois agora corre ao lado do campeão atual. É um bom piloto, mas na hora “H”, falhou, se foi ou não por estar fisicamente debilitado é um problema que ele mesmo causou, assim como Kubica, infelizmente.

  9. Acho possivel, porém dificil, Vettel foi campeão em 2010, isso acaba dando á ele mais confiança nele mesmo, acho que se o Vettel começar á obter bons resultados na temporada 2011, ele não para mais, e para o Webber conseguir andar no ritmo do Vettel, ele vai ter bastante trabalho. Como sempre, continuo torcendo pro Massa, já que parece que esse ano ele esta se sentindo confortavel com os novos pneus Pirelli, e como já vimos, ele é bem rapido quando esta confortavel, bom isso nós veremos quando á temporada começar, que por sinal estou bem ansioso para ela começar…

  10. Eu acho que o Webber continuara na briga, porém, qual será a atitude da Red Bull??? Vai priorizar Vettel???

    Se não deixar os dois livres e dar igualdade, pagará caro por isso e perderá os construtores!!!
    Ferrari acho que nessa leva, pq o Massa esta de volta, e a Ferrari vai deixa-lo lutar, pois ano passado viu que o Massa fez muita falta para atralhapalhar os outros!!!E até deram lhe um ultimato!!!

    Hj não tem mais espaço para um Schumacher e Rubinho, hj ambos os pilotos tem que serem top de linha e ter igualdade e trabalhar em equipe, mesmo na luta pelo titulo, a Mclaren aprendeu isso depois de um Kovalainen frouxo e mole!!! Contratou Button!!!

  11. O Mark Webber tem que andar quem nem ano passado, fazendo a serviço dele e tendo aquela regularidade se vai superar o Vettel é outra história.

  12. Acho que o Mark pode sim superar Sebastian este ano. Se o alce investir em constância, velocidade e tiver boas estratégias de pits stops, pode brigar diretamente com Sebastian por vitórias.
    Só que o Mark precisa melhorar nas classificações. Isso é nítido. Ficar reclamando de um lado para o outro do favoritismo de Sebastian não garante título. Agora é o momento do Mark aproveitar essa fase maravilhosa de ascensão na carreira, com o carro rápido que tem e acreditar! Se ele não acreditar nele, quem é que vai acreditar!
    Então, vamos ver o qu

  13. Acho que o Mark pode sim superar Sebastian este ano. Se o alce investir em constância, velocidade e tiver boas estratégias de pits stops, pode brigar diretamente com Sebastian por vitórias.
    Só que o Mark precisa melhorar nas classificações. Isso é nítido. Ficar reclamando de um lado para o outro do favoritismo de Sebastian não garante título. Agora é o momento do Mark aproveitar essa fase maravilhosa de ascensão na carreira, com o carro rápido que tem e acreditar! Se ele não acreditar nele, quem é que vai acreditar!
    Então, vamos ver o que vai dar este ano!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s