Ecos de 2007…

Vão se completar 4 anos do início da temporada de 2007, onde explodiu, pela primeira vez, a guerra entre Alonso e Hamilton na McLaren. O assunto já é velho, mas, com a biografia não autorizada de Bernie Ecclestone lançada recentemente, aparece um novo fato (?) da briga entre os dois titulares de Woking naquela suja temporada.

A princípio, é curioso ver alguns fatores: A briografia é não-autorizada é escrita pelo britânico Tom Bower.

Para não abrir  paráfragos que não levarão a nenhuma conclusão, vamos direto ao ponto:

O ocorrido:

O cenário é o qualifying para o GP da Hungria de 2007. Alonso estava em segundo na tabela e Lewis iria ainda fazer a sua tentativa pela Pole, no momento em que o asturiano para nos boxes para trocar os compostos.

Daí em diante momentos de grandíssima tensão, já que Fernando não se retirava do pit, enquanto Lewis esperava atrás.

Alguns segundos depois Alonso finalmente dá lugar à Lewis, mas  no momento em que este já não poderia mais marcar o tempo. O que se mostra a seguir é um Ron Dennis irado com a situação (o que mostra em tese de qual lado ele estava) ocorrida. Logo depois Alonso é punido com a perda de 5 lugares no grid e Hamilton é o Pole.

Isto nós já sabemos. O que o livro traz de novo é que, segundo Tom Bower, Alonso teria pedido para Ron Dennis, colocar menos combustível (!) no carro de Hamilton para que Lewis tivesse uma pane-seca e não conseguisse completar a corrida.

Pelo visto depois, uma vitória de ponta a ponta de Hamilton, isso não ocorreu.

Analisando:

O mais importante depois de ler as linhas acima é analisar se a sabotagem realmente existiu. Eu, particularmente, não duvido da tensa situação que a McLaren passava naquele momento e muito menos de Alonso sabotar Dennis – Algo que realmente aconteceu quando Fernando deu o ultimato a Ron, duas horas antes do GP Húngaro, em entregar e-mails que incriminavam a McLaren perante a FIA se não lhe fosse dado o status de número 1 da equipe.

Obviamente que naquele momento a esportividade já havia sido colocada em segundo plano e o clima era uma guerra interna. Mas, até que ponto, um piloto pediria para que fosse colocado menos combustível no rival para que este não terminasse a corrida?

Afinal, já com a chantagem de entregar os dados de espionagem da McLaren ele esperava que Dennis cede-se.

A verdade é que na Espanha o fato é totalmente negado e tido como algo cômico – Uma biografia de um inglês falando em contra de Alonso.

Até que ponto isso pode ser interpretado assim eu não sei – Será Bower um escritor de confiança?

Os espanhós, por exemplo, exclamam a situação desta maneira:

Evidentemente no podemos corroborar o desmentir estas nuevas informaciones, pero sabiendo el rencor y odio que se respira en Gran Bretaña cara a Fernando Alonso desde aquella bochornosa temporada, seguramente el libro no cuente toda la verdad.

F1 al día.

A última frase, colocada em negrito no site, evidencia algo que obviamente nós sabemos – Os espanhóis, não todos mas a sua grande maioria, tentam proteger Alonso e incriminar Lewis. Se toda a verdade não foi contada? Seguramente que não.

Dito isto, pergunto: Vocês acreditam nas palavras de Bower e no caso que Alonso pediu para Dennis que fosse colocado menos combustível no carro de Lewis?

33 pensamentos sobre “Ecos de 2007…

  1. Não me supreendo se for verdade, provavelmente isso é um indício de que o Alonso não inspira confiança, por tudo que ele já disse e fez.

    ‘Ser culpado ou ser capaz, tanto faz’

  2. Algo sobre Bower:

    Tom Bower has a distinguished reputation as an investigative historian, broadcaster and journalist. He has written biographies of Robert Maxwell, Mohomad Fayed, Gordon Brown, Richard Branson and Conrad Black, among others. His books about the Nazis include Blind Eye to Murder and the definitive biography of Klaus Barbie. Broken Dreams, his investigation into corruption in English football, won the William Hill Sports Book of the Year Award in 2003. His latest book was The Squeeze: Oil, Money and Greed in the 21st Century.

  3. Alonso é um Shummi menos competente, faz de tudo pra ganhar de forma licita ou ilicita, etica ou não ética, mesmo assim em certos momentos perde a calma e isso afeta seu desepenho em pista, não conseguiu trazer a Maclarem pra ele e ano passado não conseguiu capitanear a Ferrari a ponto de ganhar o campeonato, sem contar que o Shummi era mais contido e educado, já o Alonso é chorão mal educado e não sabe perder.

    Quanto ao 2007 o titulo da Ferrari veio como a redenção diante da espionagem do time inglês, justiça foi feita, como esse ano Alonso o mais ridiculo piloto do ano ( não falo de desempenho, sim atitudes) perdeu e foi um campeonato graficante de ver.

  4. Alonso sempre teve uma briga com a Mclaren, e, segundo ele, com Lewis não existia nada. Então por que ele faria isso?
    Entretanto nós conhecemos o histórico, manchado, de Alonso, então não dá para duvidar.
    Não sei ao certo, acho que é verdade. Principalmente para mostrar a Hamilton quem mandava.

  5. Não sou fã do Alonso, porem é inegavel sua capacidade tecnica, acredito que talvez seja o piloto mais completo depois da era Schumacher. Agora voltando ao caso acima, pelo historico dele e tb pela sua personalidade e atitudes, acho totalmente plausivel que isso tenha acontecido. Fico aqui pensando o que Nelsinho Piquet não deve ter passado na Renault qdo foi companheiro do Alonso, imaginem só o Briatore ajudando e assinando embaixo cada “pedido” do seu pupilo. Piquet Jr. foi destruido naquela equipe !! Acredito que se o mesmo tivesse numa Toro Rosso ainda estaria na F-1.

    Abs.

  6. comentarios negativos e depreciativos de quem não gosta do piloto é igual deixar chave do galinheiro com a raposa.

  7. Ele deve usar aquela tática do pedir não mata.
    Ele pediu em 2007 não deu certo, mas, em 2010 na Alemanha deu certo.
    O Fernando Alonso sabe que tem dois títulos e sabe o que ele pedir tem muita pressão ,em cima, de quem tem que decidir.

  8. Acreditar que Alonso pediu a Ron Dennis, super protetor do Hamilton, algo desse tipo é não ter o mínimo de senso crítico… Logo Alonso o melhor e mais inteligente piloto da F1.

    Agora o que ninguem contou foi o fato de, em algumas corridas, Alonso ter tido a pressão dos seus pneus propositadamente alterada em alguns gps em 2007. E isso é o que, senao sabotagem?
    Faça uma pesquisa Tomás…

    Alonso bem ou mal vende demais… Significa muita grana qualquer noticia que veicule seu nome.

    abraços

  9. Ainda existe quem acredite que o Alonso nada sabia do caso Singapuragate. O cara inteligente como é, iria fazer uma parada no box sem mais sem menos sem questionar a equipe?!?! De qq forma se não sabia antes da corrida, soube depois. Ou ele acha que foi um tremendo golpe de sorte. Se deixar o Alonso domina o pedaço.

    Na F-1 não tem santo, só que alguns gostam de mais privilégios ainda.

  10. Bom, se tratando so Sro. Alonso não dúvido mais nada, é só ver o vasto histórico de escandalos que acompanham o espanhol, Alonso é um grande pilo isso não há dúvidos, porém, é sujo, muito sujo!… Sem mais

    • Pois é, esse é o ponto que – quem não leu o livro – não está compreendendo. O Ron não disse ao Bernie. Mencionou o caso numa das conversas com o Bower e o sujeito publicou no livro.

      Porém, as coisas sempre serão assim: fãs do Alonso dizem que Dennis mente. Fãs do Hamilton dizem que Alonso mente.

      Para quem estuda jornalismo, porém, sabe que acreditar na imprensa britânica é sempre melhor do que na espanhola – pelo menos quando se trata do “jornalismo” esportivo promovido pelo Marca e pelo As.

      • Exatamente. Eu também acredito nisto – levo mais a sério a inglesa do que a espanhola.

        A espanhola leva tudo para o lado “pessoal”- O título prévia da matéria no F1 al día é “RENCOROSA INGLATERRA”…

  11. Sera? Eu acho, que não é possivel, que um piloto como o Alonso fosse solicitar uma tramóia, para se dar bem em uma corrida. Eu, e a imprensa espanhola, temos certeza absoluta, que ele não seria capaz disso, onde já se viu, um piloto santificado, sacramentado, ótimo carater agir dessa forma, ele é audaz, competente, é inspirado diretamente por deus, conheço gente, que garante, que ele guia por psicografia, e quando parar de correr, vai direto para um convento Franciscano na Espanha. Esse santo de carater imaculado, jamais faria uma coisa dessas, a mãe dele garante.

  12. “(o que mostra em tese de qual lado ele estava) ”

    Tómas, o que provocou a tomada de posição foi o próprio evento e não uma predisposição de Ron Dennis de escolher Hamilton, afinal, é preciso lembrar, o dono da McLaren é que contratou Alonso para a equipe e não o contrário.

    Alonso é um sujeito baixo, mesquinho e dissimulado, não sabe lidar com pressão e não suporta dividir atenção com colegas de equipe, e é notório que só conseguiu os títulos quando esteve em uma equipe que era totalmente voltada para o seu sucesso, a Renault de Flávio Briatore.

    Briatore chegou a fritar o Trulli por este ousar ameaçar a hegemonia do espanho dentro da equipe.

    Não acho que a estória seja verdade, mas, não tenho dúvidas que Ron Dennis se arrependeu amargamente de contratar esse bandido. É um grande piloto, mas, sua habilidade é proporcional à falta de caráter.

    • “We weren’t racing Kimi, we were basically racing Fernando.” Ron Dennis.

      Cassius, é um assunto espinhoso e sem fim. Eu sempre reflito um pouco antes de escrever sobre isto porque sempre a convers acaba em alguns pontos já marcados.

      Eu penso, tendo em vista a situação, que a igualdade dentro de uma equipe precisa prevalecer. Alonso jogou feio, baixo, chantageou – Mas isto, claro, porque a espionagem existiu.

      O importante é que sempre respondeu na pista a nebulosa dos bastidores, local onde são definidos (na maioria dos casos), os resultados. Uma boa dica é rever a largada do GP do Brasil de 2007 e prestar atenção em Alonso e Lewis.

      O problema aqui é que Alonso se viu sem a atenção que esperava, como bicampeão do mundo – o que não justifica nada – mas como é sabido seu caráter está formado desta maneira egocêntrica.

      O erro de Dennis foi se colocar do lado de um dos dois, em vez de manter a imparcialidade. Mas como ele viu que não teria muito futuro com ALonso, decidiu apostar em Lewis, que está em Woking até hoje e deve continuar por muito tempo.

      Decisões…

  13. Título do jornal espanhol Marca…

    “Acusación surrealista contra Fernando Alonso en Inglaterra”…

    Engraçado é que no título eles já alegam que é “surrealista”..

  14. Para quem admira a imprensa inglesa, faça o seguinte, cole um link de um site respeitado e especializado em F-1 que trate do assunto…
    Até o momento so vi isso no twitter e na globo. À biografia não tive acesso…
    E como eu disse, Alonso vende demais. Preste atenção ao Blog quando o espanhol é assunto.. Hamilton faz das suas e não é punido.
    Em 2009 em melbourne mentiu e todos ja esqueceram o fato…
    Assim mesmo. Eterna dualidade…

    E eu? Eu sou mais Alonso…

    abraços.

  15. Não duvido nada que realmente tudo isso possa ter acontecido. Alonso não aceita que outro piloto na equipe brilhe, assim como Schumacher durante a sua carreira e que por “coincidência” pilotou para o mesmo patrão (Briatore) que é um típico mafioso e que fez o que fez na Renault quando Piquet correu ao lado do Espanhol. Agora; estes escritores que usam biografias não autorizadas para vender livros, também não são flor que se cheire!

  16. isso tudo que aconteceu com o alonso era presao psicologica ja que ele era chamado do homem que aposentou o shumi e era um bicampeao mundial e vai pra uma equipe de ponta onde tem um estreante sem experiencia ao contrario dele e o alonso nao consegue se empor na pista pois hamilton era mais veloz que ele e entao começa a chorar para rondenis que n cede a ele ,famoso bebe chorao.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s