Ferrari – A favorita? (análise dos testes)

Restam apenas 4 dias de testes pré-temporada pela frente para que pilotos e equipes embraquem direito até Melbourne, onde teremos a abertura oficial do mundial 2011. Tendo em vista 11 dias de atividades em pistas espanholas, o consenso – até dos rivais – é que a Ferrari é, no momento, a favorita para vencer a primeira corrida do ano.

Claro que é preciso analisar detalhadamente volta por volta os tempos conseguidos pelos pilotos, inclusive podendo se criar um comparativo entre Massa, Hamilton e Webber, que correram no dia 21 em Montmeló.

Mas a objetividade de traças tempos chega a ser ilusória em um momento em que o piloto entra na pista, marca 1:31, voltando dos boxes 15 min. depois na casa dos 1:24 – ou seja, em ritmo de classificação – algo muito comum na total liberdade que é dada nos testes de pré-temporada.

  • A que mais testou

Os números deixam claro que a Ferrari foi a equipe que mais rodou até agora, nestes 11 dias, aproveitando o tempo disponível para desenvolver o carro e consequentemente o desgaste dos pneus Pirelli (e como fazer para aumentar a sua durabilidade), a reabilitação com o KERS (o do F150th é aparentemente o melhor) e o uso da asa traseira móvel – algo que, por exemplo, a McLaren fez muito pouco, rodando apenas mais do que Virgin, Lotus e Hispania.

A tabela acima mostra esse quadro perfeitamente – A Ferrari rodou 814 km a mais do que a Red Bull (segunda nos números) e 1531 do que o pessoal de Woking, sendo que a sua totalidade é repartida nos dias utilizados com o modelo de 2010.

O que mais é chave até aqui, e o ponto que as próprias rivais apontam, é a confiabilidade do F150th, algo não visto no ano passado, com costantes problemas beirando a primeira etapa – tanto que, neste mesmo período de 2010, era a McLaren quem estava no topo dos tempos, com Button, tendo Alonso em 10º e Massa em 17º nos combinados.

Acima, agora no caso dos pilotos, se comprova esta vantagem em kms da Ferrari – e de Alonso – sobre os rivais, onde, curiosamente, vemos Schumacher, Barrichello e as duas Sauber (que usam motor Ferrari), de Kobayashi e Perez, entre o top 8 com mais voltas completadas. Completando esses oito postos temos ainda Massa em terceiro e Webber e Vettel, 4º e 7º respectivamente.

  • A favorita?

Não estranhem que Red Bull e McLaren (ou seus pilotos) façam bastantes “elogios” a boa forma da Ferrari atualmente – existe uma parte de jogar a pressão do favoritismo para o rival antes do início do ano bem habitual e não se sabe até que ponto é benéfico chegar em Albert Park com o placa de favorito.

Mesmo assim sabemos que a imprensa espanhola estará sempre fazendo este papel na falta de que os rivais se expressem, tentando não tirar Alonso do candidato ao título em 2011.

É cedo, falta 1 mês para que os treinos livres em Melbourne comecem e até lá ainda temos a sessão final de testes em Montmeló  – mas não esperem que ela irá densvendar todas as dúvidas, se é que não fará mais.

Enquanto isso, Webber e Button alegam que “A Ferrari está dois segundos mais rápida em séries longas” – até que ponto isso é realidade é difícil saber, mas pode haver exagero. Massa foi 0.817 mais veloz do que Mark segunda-feira em quase o dobro de voltas do que o australiano.

A consistência do F150th é mais do que sabida, mas nunca tiremos a Red Bull do mapa – “Ainda temos o carro mais potente”, diz Webber.

  • Conclusão

Particularmente, opino que é complicado afirmar um único favorito para a vitória em Melbourne, tendo em vista que ainda restam testes em Barcelona. Red Bull, e porque não Mercedes e McLaren, estão aí, e os touros podem chegar a ser mais perigosos dos que o Cavallino Rampante.

Dito isso, tirem as suas conclusões e, na sessão de comentários, opinem – A Ferrari é a favorita?

60 pensamentos sobre “Ferrari – A favorita? (análise dos testes)

  1. Como tenho acompanhado muito pouco os testes da pré-temporada, ainda não tenho uma noção. Sei pelos comentários dos pilotos que as melhores equipes nos primeiros treinos foram Ferrari e Red Bull, enquanto McLaren e Mercedes, que testaram a durabilidade dos carros, correm por fora. A Williams dizem que está com um carro bom para este ano.

    Renault (Lotus) também está cotada para disputar as primeiras colocações. Da Sauber, pouco tem se falado, da Lotus Malaia também.

    Nesse momento, apontaria a escuderia de Maranello e o time das bebidas energéticas como os favoritos, mas os prateados de Woking e da Alemanha podem vir fortes para 2011.

  2. Sempre que nos dispusermos a fazer previsões, tanto para as melhores como para as piores equipes, 2010 aparecera sempre como referencia. O que deixa claro, que os testes realizados até agora, esclarecem muito pouco, afinal, as informações reais de performance ficam trancadas a sete chaves pelas equipes. Por isso, a Australia, passa a ser agora a bola da vez, lá veremos carros em busca dos melhores tempos de largada, saberemos finalmente como os carros se comportam em ritimo de corrida. Por isso a minha curiosidade aumenta a medida, que se aproxima a data da corrida e continuo a lamentar, que o GP., do Bahrein não vá acontecer.

    • A mudança repentina para melbourne pegou todos de surpresa e certamente isso traz alguns benefícios (e ao contrário também) para certas equipes – Red Bull e Ferrari, por exemplo, acho que perdem.

      Já McLaren terá mais tempo para desenvolver um carro que ainda não está 100%.

      Mas o maior ponto negativo é justamente que a Pirelli não poderá testar os pneus em clima quente (fez isso antes, mas em provas particulares), e isso traz incertezas, ainda mais com a pouca duração destes…

      • Como Webber disse:
        “Eu não acho que as duas semanas extras farão grande diferença. É o mesmo para todos. Estamos sempre preparados para correr em duas semanas. O frete terá que sair para Melbourne bastante cedo.”
        Acrescentando:
        “Eles terão um pouco mais de tempo, mas não terão mais quilometragem na pista porque há somente um teste de quatro dias antes do primeiro GP, que agora será em Melbourne. O tempo está um pouco mais em mãos, mas a quilometragem em pista é exatamente a mesma”, defendeu o ex-piloto.

      • Sobre a Pirelli: Ontem a noite, e agora as 7:00 am, esta passando GP ON TRACK no SPEED (da SKY), que é um programa de 30 minutos exclusivo só de F1. E neste entrevistou o chefão da Pirelli, e eles dissem que o pneu não é tão bom em temperaturas baixas, mas quando chegar na Europa eles atingirão seu apice, pois foram feitos para temperaturas mais altas, e sobre ter 3 ou 4 pit stops ele disse que isso é jogar para o publico, e que nos testes e simulações os pit stops serão no maximo 3 e olhe lá, disse que 2 pit stops serão o suficiente!!!

  3. Minha torcida é uma, e minha opinião do que deve acontecer é outra. Pelo que acompanhei acredito que a Red Bull esta escondendo uma reserva de desempenho ainda, portanto, na ordem eu vejo Red Bull pouquissimo a frente da Ferrari, um degrau abaixo Mercedes pouco superior a Mclaren, depois na ordem Lotus Renault, Williams, Toro Rosso, Sauber e o resto das tranqueiras.

    abç

      • O pessoal, continua usando 2010 como base de calculo, isto sim pode surpreender, afinal nos testes iniciais do ano passado, tinha gente parecendo, que ia e não foi, e equipes, que especulava-se, estavam escondendo o jogo, mas na verdade, o jogo estava bem claro, só faltava a confirmação em corrida.

  4. Como já tinha referido noutros post, Redbull na frente, Ferrari a seguir. Depois vem Sauber, Renault e Williams, a Mclaren e a Mercedes atrás, no inicio vão ser a desilusão! E a force india que tb vem a andar bem.

  5. Ainda acredito que a RedBull seja a verdadeira favorita.

    Vettel é mais piloto que Alonso e Adrian Newey é um gênio, portanto, os touros devem sair na frente.

    Veremos em Melbourne.

      • Ué Tomás, você agora é onipotente?

        Essa é apenas a minha opinião e não necessariamente uma verdade absoluta, cada qual que tenha preferências distintas das minhas.

        Se compararmos a carreira dos dois até a idade de Vettel, o alemão leva larga vantagem, portanto, apesar de Alonso ser mais experiente, Vettel para mim tem mais lenha para queimar.

        Meu argumento pode não ser conclusivo, mas está longe de ser um absurdo.

        Espero que o blog não vire uma eterna discussão infrutífera entre torcedores de pilotos.

      • Não Cassius, apenas eu creio que dizer, no atual momento, que Vettel é mais piloto do que Alonso é uma atitude precoce, pois apesar de Sebastian ser um campeão recente, sem a máquina que teve em mãos não sei se chegaria até o que Alonso ou Lewis fizeram nos seus respectivos times.

        Sem desmerecê-lo, acho que ele tem um grande futuro, mas se formos futuristas comparar é fácil, agora, no dia de hoje, Vettel está atrás, pelo menos, de Alonso e Hamilton.

        “Espero que o blog não vire uma eterna discussão infrutífera entre torcedores de pilotos.”

        Vamos tratar que não, o nível aqui é bem alto, as discussão geral é muito bacana. Mas comparar sempre traz polêmicas. Em suma apenas acho que é cedo para dizer que Vettel é mais piloto do que Alonso – imagino que o tempo dirá, e também ver (algo muito importante) o que ele fará sem o melhor carro e a equipe para si.

    • Tudo muda depois que um piloto consegue um título, com o Kimi sua motivação diminuiu.
      Penso que com o Vettel, vai ser diferente, ele pode chegar a ser um piloto completo.
      Não estou dizendo que o Alonso já é esse piloto, pois nunca vi um grande piloto errar tanto, como foi o ano passado.
      Agora que o garoto Vettel tem estrela, que nasceu a b… para a Lua, isso se comprovou na última corrida.

    • Vettel pode ser mais rapido que Alonso em flying laps, e ser o melhor na chuva!!!Mas precisa melhorar muito seu impeto, e parar de fazer bobagens, coisa que até hj Lewis Hamilton não conseguiu!!!

      • Atualmente Vettel é melhor sim, Teve problemas que o Alonso não teve, “disputa interna” foi nas ultimas provas rapido e constante (o bom piloto é revelado no momento de decidir isso Vettel mostrou que soube fazer, enquanto Alonso ficou tentando dar ordens a pilotos de outras equipes que não obedeceram (Petrov) Alonso tem seu pontecial, mas no momento concordo com o Cassius……Vettel é melhor e olha que ainda tem pontos a melhorar enquanto alonso já é um piloto formado….Se Alonso calar a boca e sentar a Bota volta a ser melhor, se continuar com eterna choradeira é melhor se aposentar vir morar no Rio de Janeiro e Torcer pro Botafogo, ai ele pode chorar a vontade…

  6. Ferrari e RBR estão bem a frente, bons tempos e poucos problemas técnicos em relação a Mclaren e Mercedes, só que a Mclaren “rodou” bem menos nos testes que as rivais, isso é bom para a Mercedes que pode brigar para ser a terceira força do ano (mais que isso é pedir demais, mas já seria uma boa evolução), todos devem estar curiosos para saber o desempenho dos carros Mercedes e Mclaren. Para início de temporada, pelo jeito, Ferrari e RBR já tiraram tudo o que podia do carro, estão prontas. Esse cancelamento da etapa do Bahrain chegou em boa hora para Mercedes e Mclaren, com esse tempo extra podem melhorar e se aproximar mais das favoritas. Não vejo Mclaren brigando logo de cara, só se Hamilton fizer diferença na pista, o problema é que Lewis às vezes joga a corrida fora, melhor pensar nos pontos se o carro não for tão bom, o mesmo serve para a Mercedes. Vai ser um campeonato melhor que 2010, 5 campeões na pista(5 diferentes desde 06). Vettel corre sem a pressão de ser campeão, Alonso vem “mordido” por perder o tri em 2010, Massa e Webber também estão “mordidos”, querem mostrar serviço! Schumacher já melhor entrosado com a F1 atual é garantia de boas brigas, a tendência é melhorar, desde que o carro ajude! Button e Hamilton sempre mostram grandes corridas, lamentar a ausência de Kubica, Heidfeld vai ter trabalho para se adaptar e desenvolver um carro feito para o polaco, mas deve fazer uma boa temporada. Surpresa mesmo até aqui parece ser a Williams, mas sem grana e sem um grande piloto não dá para exigir muito. Então, quem seria a quinta força (apostando em apenas um piloto) na temporada?

    Heidfeld – LotusRenault?
    Rubinho – Williams?
    Sutil – Force India?
    Kobayashi – Sauber?
    Jaime ou Buemi – Toro?

    Outro mistério…

    • Toro Rosso e Force India são até agora uma grande incógnita. Quanto a Renault, Williams e Sauber, aposto que estarão nos pontos durante o ano, mas uma grande surpresa é difícil.

    • Pelos incriveis tempos de flying lap e lap by lap, a Toro Rosso vem logo atras de Ferrari e Red Bull, mas até que ponto é verdade ou mentira???

      Eu acho que é verdade, pois a Toro Rosso é filial da Red Bull, e para o Adrian Newey é fácil fácil, elaborar algumas modificações no perfeito carro do ano passado da RBR e passar para a filial com melhorias e novidades, para não dar na cara que teve copia de chassis!!!

      E amigo, se a Toro Rosso ficar a frente de Mclaren e Mercedes, segura o homem que dá ASAS, pq a FIARRARI vai ficar doida, e também vai querer fazer uma filial, algo que nao conseguiu com a Sauber em anos atras!!!

      • Se comenta que a Toro Rosso tem realmente um carro com potencial, o que é surpreendente até certo ponto pela queda – já que a partir do ano passado o carro é fabricado em Faenza.

        É claro que os tempos de Buemi segunda foram com tanque vazio, já que depois virou em 1:30 novamente. Mas, é um bom indício. Apenas indício, porque pré-temporada nada é muito certo.

      • Desde os testes em Valência eu esotu de olho na Toro Rosso. Eles estão sempre lá em cima. Com Buemi, Alguersuari e Ricciardo. Também, um carro basicamente igual ao RB6, equipado com um motor Ferrari, no minimo razoavel deve ser.

      • Acho que isso era mais factível quando se trabalhava em conjunto, mas desde 2010 a Toro Rosso projeta seus próprios carros em Faenza, o que traz um perfil independente.

  7. O ano passado a Ferrari (mais do que este ano) também foi chamada de favorita por toda a imprensa especializada, e veja só no que deu….
    Apesar de não gostar, acho que a RedBull está tão forte quanto estava em 2010, e ainda por cima tem o engenheiro aeronáutico Adrian Newey em seu time.

  8. No ano passado a Red Bull sofreu com problemas de confiabilidade no início da temporada, o que causou um falso equilíbrio.
    Mas esse ano eles estão esbanjando confiabilidade (quase no mesmo patamar da Ferrari) e, pode ter certeza, ainda não rodaram o carro em simulação de classificação. Fala-se até que a volta que Vettel deu no primeiro dia de testes da semana passada não foi com pouco combustível no tanque.
    Concordo com o Regazzonni acima: os reais favoritos são os touros.

  9. Declarações de Ross Brawn com relação aos testes da Mercedes:

    “Nós estamos bem cientes do ritmo de nosso carro, da distância para os ponteiros e dos motivos disso, que inclui os problemas de refrigeração”, explicou Brawn no site oficial da Mercedes. “Nossa intenção sempre foi a de lançar o carro com uma especificação bastante básica para nos dar mais tempo para nos concentrarmos no pacote de atualizações. Sabendo de todos os fatos, eu me sinto confortável com nossa posição atual e com os desenvolvimentos que virão”, acrescentou.

    “O maior desafio para nós tem sido o problema na refrigeração. As modificações a curto prazo que foram feitas para o lançamento do carro custaram uma quantidade razoável de desempenho. A solução tem sido incorporada ao design da carroceria no nosso pacote de atualização e vai recuperar esse desempenho antes da primeira corrida”, salientou Brawn.

    Ross Brawn explicou que os problemas da Mercedes se intensificaram por causa das pequenas alterações feitas no W02 para resolver o problema na refrigeração. Ciente do desempenho irregular da equipe nos testes da pré-temporada, o dirigente ressaltou, no entanto, que o pacote de 2011 estará pronto até a última bateria de treinos coletivos.

    • “Nós estamos bem cientes do ritmo de nosso carro, da distância para os ponteiros e dos motivos disso”

      Querendo ou não isso é algo positivo, ter conhecimento dos problemas. Vamos ver se há potencial para superá-los.

    • “As modificações a curto prazo que foram feitas para o lançamento do carro custaram uma quantidade razoável de desempenho. ”

      Sinceramente nao entendo o Ross Brawn, abandonou o desenvolvimento do W01 na metade da temporada para se dedicar quase que exclusivamente ao W02, e vem com essa conversa fiada!:(

      • As modificações na qual ele se refere, foi devido ao problema de refrigeração que o W02 apresentou nos testes. Com a proibição dos testes “livres” fica dificil antever problemas. Normal.

    • Porque o tio Ross está tão empenhado em dar explicações tão específicas sobre o problema do W02? Será para não afungentar os patrocinadores?
      #mistério

  10. Se for verdade, aí fica dificil:

    De acordo com uma reportagem da revista italiana ‘Autosprint’, as voltas mais rápidas obtidas por Sebastian Vettel nos últimos treinos da pré-temporada em Barcelona foram obtidas com tanque cheio no novo RB7.

    • Pois é, li isso. A intriga é como esses dados foram conseguidos. Se for verdade… Mas vale ver que a revista é italiana e jogar o favoritismo na Red Bull tira essa das costas da Ferrari.

  11. Tomás, se bem que os italianos não são muito de exaltar a concorrencia, os caras gostam mais de criticar as falhas da Ferrari. Mudando de assunto, vc sabe quanto ganha o Adrian Newey na Red Bull ? E ate qdo vai o contrato dele ? Ultimamente é melhor ter um bom engenheiro e um piloto mediocre do que o inverso.

      • É, se nesses 10 entre 20 forem mais do que 16, sim:

        1. Fernando Alonso (Ferrari): 30 milhões de euros.

        2. Lewis Hamilton (McLaren): 16 milhões de euros.

        3. Felipe Massa (Ferrari): 14 milhões de euros.

        4. Jenson Button (Mclaren): 9 milhões de euros.

        5. Michael Schumacher (Mercedes GP): 8 milhões de euros.

        Fonte: Business Book GP, 2010.

      • Acho que o Adrian merecia ganhar mais, mas acho que não vai para a Ferrari porque não quer ver seus carros dentro de uma equipe tão bagunçada, rs!

  12. A RBR é claramente a que está bem a frente. Pelo que parece, começa o ano sendo a equipe mais forte, como foi em 2010.

  13. Ainda não sei se a Ferrari é a favorita. Pré-temporada é muito inconclusiva. Porém ela andou muito em quantidade e qualidade. Pode até ser que esteja mais próxima da Red Bull, que ainda acho que está um pouco na frente.

  14. Em 2009 e 2010 a Ferrari também era imbatível na pré temporada e quando começou o campeonato a divisão de forças era bem diferente. Acredito que a RBR tem muita carta na manga para mostrar e é na minha visão a única que pode vencer na Austrália.

  15. Em 11 dias de testes: Vettel foi o mais rapido 3 vezes, tendo a Red Bull o carro mais perfeito e estavel em lap chart (lap by lap), com Webber fazendo tempos ala Schumacher em eras douradas!!!Mais de 20 voltas no mesmo segundo, me deixo de boca aberta, e mostrou que os pneus Pirelli não oscilam no carro de outro planeta da Red Bull, coisa que na Ferrari acontece!!!
    Mas essa superioridade da Red Bull no inicio dos testes, foi diminuindo a medida que a Ferrari com sua alta tecnologia e de olho grande(bisbilhotar as outras), conseguiu melhorar e muito seu carro em voltas rapidas, como prova o ultimo dia de teste com Massa voando fazendo uma volta espetacular!!!
    Porém, o que me deixa assustado, é que nos dias 18 e 19 na Catalunia, Alonso não conseguiu nem ameaçar o temporal de Vettel em ambos os dias!!!Mas Massa conseguiu uma volta ala Cingapura 2008 (quando ele pos 1s em Lewis que era o 2º) no último dia de testes!!!Mas o Vettel não estava lá pra responder ao Felipe!!!
    Como o ano passado a Red Bull tinha seu turbo nas ultimas voltas do Q3, e sempre fazia as poles por isso, esse ano nao vai ser diferente!!!Cabe a nós ver se a Ferrari conseguiu copiar isso também da Red Bull!!!Se sim, os caras estão com um super Ctrl+c Ctrl+v revolucionario!!!

  16. “Escondendo o jogo”

    “Segundo a italiana “Autosprint”, a Red Bull seguiu a contramão de boa parte das equipes nos dois primeiros dias da sessão de testes de Barcelona.

    Enquanto times pequenos e médios notadamente burlam o regulamento para conseguir tempos melhores e chamar a atenção de patrocinadores, a Red Bull teria feito o oposto.

    Vettel teria cravado as melhores marcas, na sexta e no sábado, com gasolina até a tampa. Em outras palavras, o time está escondendo o jogo da concorrência, e a vantagem seria bem maior em condições de classificação.”

    http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/arch2011-02-01_2011-02-28.html#2011_02-25_18_13_37-11074102-0

    Será?😮

  17. Tomas
    A Ferrari nao é favorita nao….nao absoluta
    Ela estará na briga pelas primeiras posições, porém afirmar que ela esta a frente das outras nesse inicio de ano é muito dificil afirmar…..
    Pode ser que sim, mas os testes de inicio de ano sempre sao uma duvida, red bull, mclaren e até a mercedes podem ameaçar a ferrari….
    Cada equipe tem seu cronograma de trabalho nestes testes, portanto em um dia que a Ferrari andou muito bem e a Red Bull andou lá atras pode ser uma coisa natural, os tempos não necessariamente estao relacionados no mesmo dia!
    Portanto acredito que a ferrari vem bem….porem pode ser surpreendida pelas outras equipes…iremos ter certeza no dia da corrida…..
    vamos aguardar anciosos!!!

  18. O Adrian não é de ser superado tão fácil na “mágica” de fazer carros velozes. Acho que a Red Bull ainda mantém o seu domínio. A equipe dos touros avançou muito em confiabilidade no ano passado, ela deve estar pelo menos um pouco acima das outras.
    A Ferrari impressiona pela confiabilidade, e deve estar na “reta” da Red Bull. McLaren e Merceds são um mistério. Os pilotos de Woking não parecem muito otimistas, infelizmente, com os carros que tem. Mas a dupla de ingleses parece bem empolgada pelo tempo que ainda falta para terminar a pré-temporada. Só que a McLaren não investiria tanto tempo em inovações à toa, o mistério deve ser em descobrir todas as habilidades do carro. E se o diferencial não aparecer na primeira corrida, certamente apararecerá depois!
    A Mercedes está fazendo de tudo para “despitar” a concorrência. Equipe e pilotos tem jogado informações desencontradas. Mas eles iniciaram o ano dizendo que iriam surpreender este ano e conseguiram por duas vezes o melhor tempo na pré-temporada.Porém, apesar dos problemas que a McLaren tem apresentado, acredito que ainda é cedo para dizer que a equipe a Mercedes seria uma 3ª força. A equipe alemã ainda tem muita coisa para mostrar para ser apontada nesse estágio.
    É difícil acreditar que a Toro Rosso alcançou tanto potência para sair do pelotão intermediário. Esses tempos surpreendentes que marcou nos testes parecem mais uma forma de “despistar” o desempenho da equipe Red Bull e angariar patrocínios para a equipe B. Mas é melhor esperar para tirar conclusões. No pelotão intermediário, acredito que a Renault ainda não saiu da liderança, mas acho que não vai ter o desempenho esperado agora com o afastamento de Robert. A Sauber angariou mais patrocínios e é bom ficar de olho nela, mas parece que também que a equipe de Peter gosta de “jogar para a torcida”. Até a Willians pode surpreender…
    Aguardemos o campeonato para trazer as novidades!
    Deus abençoe a todos!

  19. Acredito que a vantagem pode pender entre as duas dependo do tipo da pista, condição de asfalto e estilo de pilotagem dos pilotos.

  20. na minha opiniao a grande favorita sao os touros vermelhos pois ate na ultima corrida eles estavao na frente em 2010 e como o regulamento mudou muito pouco na parte aerodinamica a vantagem sao deles. no minimo as outras equipes de ponta como mclaren ,ferrari,mercedes vao demorar umas 4 a 5 corridas pra no minimo ameaçar os touros vermelho apesar de ainda sonhar que a mclaren ganha umas 15 corridas das 19 ou talvez 20 esse ano.

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